O guardião

Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para navegação Pular para pesquisar

O guardião
The Guardian 2018.svg
The Guardian 28 May 2021.jpg
Primeira página do The Guardian em 28 de maio de 2021
ModeloJornal diário
FormatoBroadsheet (1821–2005)
Berliner (2005–2018)
Compacto (desde 2018)
Os Proprietários)Guardian Media Group
Fundador (es)John Edward Taylor
EditorGuardian Media Group
Editor chefeKatharine Viner
Fundado5 de maio de 1821 ; 200 anos atrás (como The Manchester Guardian , renomeado The Guardian em 1959) (1821-05-05)
Alinhamento políticoCentro-esquerdo [1] [2] [3]
Línguainglês
Quartel generalKings Place , Londres
PaísReino Unido
Circulação110.438 (em julho de 2020) [4]
Jornais irmãThe Observer
The Guardian Weekly
ISSN0261-3077  (imprimir)
1756-3224  (web)
Número OCLC60623878
Local na rede Internettheguardian.com

The Guardian é um jornal diário britânico. Foi fundado em 1821 como The Manchester Guardian , e mudou seu nome em 1959. [5] Junto com seus jornais irmãos The Observer e The Guardian Weekly , The Guardian faz parte do Guardian Media Group , de propriedade do Scott Trust . [6] O trust foi criado em 1936 para "assegurar a independência financeira e editorial do The Guardian para sempre e para salvaguardar a liberdade jornalística e os valores liberais do The Guardian, livres de interferências comerciais ou políticas". [7] O trust foi convertido em umsociedade limitada em 2008, com uma constituição escrita de forma a manter para o The Guardian as mesmas proteções que foram construídas na estrutura do Scott Trust por seus criadores. Os lucros são reinvestidos no jornalismo, em vez de distribuídos aos proprietários ou acionistas . [7]

A editora-chefe Katharine Viner sucedeu Alan Rusbridger em 2015. [8] [9] Desde 2018, as principais seções de jornais do jornal foram publicadas em formato tablóide . Em fevereiro de 2020, sua edição impressa tinha uma circulação diária de 126.879. [4] O jornal tem uma edição online, TheGuardian.com , bem como dois sites internacionais, Guardian Australia (fundado em 2013) e Guardian US (fundado em 2011). Os leitores do jornal estão geralmente na corrente principal esquerda da opinião política britânica, [10] [11] e sua reputação como uma plataforma paraO editorial social liberal e de esquerda levou ao uso de " leitor do Guardian " e "Guardianista" como epítetos frequentemente pejorativos para aqueles de tendências esquerdistas ou " politicamente corretas ". [12] [13] [3] Erros tipográficos frequentes durante a era da composição manual levaram a revista Private Eye a apelidar o jornal de "Grauniad" na década de 1960, um apelido ainda usado ocasionalmente pelos editores para zombaria. [14]

Em uma pesquisa de pesquisa da Ipsos MORI em setembro de 2018 projetada para questionar a confiança do público em títulos específicos online, o The Guardian obteve a pontuação mais alta em notícias de conteúdo digital, com 84% dos leitores concordando que "confiam no que [eles] veem". [15] Um relatório de dezembro de 2018 de uma pesquisa da Publishers Audience Measurement Company (PAMCo) afirmou que a edição impressa do jornal foi considerada a mais confiável no Reino Unido no período de outubro de 2017 a setembro de 2018. Também foi relatado a ser a mais lida das "marcas de notícias de qualidade" do Reino Unido, incluindo edições digitais; outras marcas de "qualidade" incluem The Times , The Daily Telegraph , The Independent e the i. Enquanto The Guardian ' circulação impressa s está em declínio, o relatório indicou que a notícia do The Guardian , incluindo o relatado em linha, chega a mais de 23 milhões de adultos no Reino Unido a cada mês. [16]

O principal entre os notáveis ​​" furos " obtidos pelo jornal foi o escândalo de hackeamento de telefones da News International em 2011 - e em particular o hack do telefone da adolescente inglesa assassinada Milly Dowler . [17] A investigação levou ao fechamento do News of the World , o jornal dominical mais vendido do Reino Unido e um dos jornais de maior circulação da história. [18] Em junho de 2013, o The Guardian deu a notícia da coleta secreta pela administração Obama de registros telefônicos da Verizon , [19] e posteriormente revelou a existência do programa de vigilância PRISMdepois que o conhecimento disso vazou para o jornal pelo denunciante e ex - contratante da NSA , Edward Snowden . [20] Em 2016, The Guardian liderou uma investigação sobre os Panama Papers , expondo as ligações do então primeiro-ministro David Cameron com contas bancárias offshore . Foi nomeado "jornal do ano" quatro vezes no British Press Awards anual : mais recentemente em 2014, por suas reportagens sobre vigilância governamental. [21]

História

1821 a 1972

Primeiros anos

Prospecto do Manchester Guardian , 1821

O Manchester Guardian foi fundado em Manchester em 1821 pelo comerciante de algodão John Edward Taylor com o apoio do Little Circle , um grupo de empresários não conformistas . [22] Eles lançaram o jornal em 5 de maio de 1821 (por acaso no mesmo dia da morte de Napoleão) após o fechamento policial do mais radical Manchester Observer , um jornal que havia defendido a causa dos manifestantes do Massacre de Peterloo . [23]Taylor havia sido hostil aos reformadores radicais, escrevendo: "Eles apelaram não para a razão, mas para as paixões e o sofrimento de seus conterrâneos maltratados e crédulos, de cuja indústria mal paga eles extorquem para si os meios de uma vida abundante e existência confortável. Eles não labutam, nem fiam, mas vivem melhor do que aqueles que o fazem. " [24] Quando o governo fechou o Manchester Observer , os campeões dos proprietários da usina levaram a melhor. [25]

O influente jornalista Jeremiah Garnett juntou-se a Taylor durante o estabelecimento do jornal, e todos do Little Circle escreveram artigos para o novo jornal. [26] O prospecto anunciando a nova publicação proclamava que iria "zelosamente fazer cumprir os princípios da liberdade civil e religiosa [...] defender calorosamente a causa da Reforma, [...] empenhar-se em ajudar na difusão de princípios justos de Política Economia e apoio, sem referência ao partido de que emanam, todas as medidas úteis ". [27] Em 1825, o jornal se fundiu com o British Volunteer e era conhecido como The Manchester Guardian e British Volunteer até 1828. [28]

O Manchester and Salford Advertiser, da classe trabalhadora, chamou o The Manchester Guardian de "a prostituta asquerosa e o parasita sujo da pior parte dos donos de fábricas". [29] O Manchester Guardian era geralmente hostil às reivindicações dos trabalhadores. Do Projeto de Lei das Dez Horas de 1832, o jornal duvidava que, em vista da competição estrangeira, "a aprovação de uma lei decretando uma destruição gradual da manufatura de algodão neste reino seria um procedimento muito menos racional". [30] The Manchester Guardiandescartou as greves como obra de agitadores de fora: “[...] se for feita uma acomodação, acabou a ocupação dos agentes da União. Eles vivem da contenda [...]”. [31]

Escravidão e a Guerra Civil Americana

O jornal se opôs à escravidão e apoiou o livre comércio . Um artigo principal de 1823 sobre a contínua "crueldade e injustiça" para com os escravos nas Índias Ocidentais, muito depois da abolição do comércio de escravos com a Lei do Comércio de Escravos de 1807, queria justiça para os interesses e reivindicações tanto dos proprietários quanto de seus escravos oprimidos. [32] Ele acolheu a Lei de Abolição da Escravidão de 1833 e aceitou o "aumento da compensação" para os proprietários de plantations, já que a "culpa da escravidão atribui muito mais à nação" do que aos indivíduos. O sucesso da lei encorajaria a emancipação em outras nações escravistas para evitar o "risco iminente de uma rescisão violenta e sangrenta". [33]No entanto, o jornal argumentou contra a restrição do comércio com países que ainda não aboliram a escravidão. [34]

Tensões complexas desenvolveram-se nos Estados Unidos. [35] Quando o abolicionista George Thompson fez uma turnê, o jornal disse que "[s] lavanderias é um mal monstruoso, mas a guerra civil não é menor; e não buscaríamos a abolição mesmo da primeira por meio do perigo iminente do último". Sugeriu que os Estados Unidos deveriam compensar os proprietários de escravos por libertarem escravos [36] e apelou ao presidente Franklin Pierce para resolver a "guerra civil" de 1856, o Saque de Lawrence devido às leis pró-escravidão impostas pelo Congresso. [37]

Em 1860, o The Observer citou um relatório de que o recém-eleito presidente Abraham Lincoln se opunha à abolição da escravidão. [38] Em 13 de maio de 1861, logo após o início da Guerra Civil Americana , o Manchester Guardian retratou os estados do Norte principalmente como impondo um monopólio comercial oneroso sobre os Estados Confederados , argumentando que se o Sul fosse liberado para ter comércio direto com a Europa , "não estaria distante o dia em que cessaria a própria escravidão". Portanto, o jornal perguntou "Por que o Sul deve ser impedido de se libertar da escravidão?" [39] Esta visão esperançosa também foi sustentada pelo líder liberalWilliam Ewart Gladstone . [40]

Estátua de Lincoln em Manchester, com trechos da carta dos trabalhadores e sua resposta na base.

Houve divisão na Grã-Bretanha por causa da Guerra Civil, mesmo dentro dos partidos políticos. O Manchester Guardian também entrou em conflito. Apoiou outros movimentos de independência e sentiu que também deveria apoiar os direitos da Confederação à autodeterminação. Criticou a Proclamação de Emancipação de Lincoln por não libertar todos os escravos americanos. [40] Em 10 de outubro de 1862, escreveu: "É impossível lançar qualquer reflexão sobre um homem tão evidentemente sincero e bem-intencionado como o Sr. Lincoln, mas também é impossível não sentir que foi um dia mau tanto para a América como mundo, quando foi eleito presidente dos Estados Unidos ”. [41] Naquela época, o bloqueio da União estava causandosofrendo nas cidades britânicas . Alguns, incluindo Liverpool, apoiaram a Confederação, assim como a "opinião atual em todas as classes" em Londres. Em 31 de dezembro de 1862, os trabalhadores do algodão realizaram uma reunião no Free Trade Hall de Manchester que resolveu "sua repulsa pela escravidão negra na América e pela tentativa dos rebeldes escravistas do sul de organizar no grande continente americano uma nação escravista como base ". Houve um comentário de que "um artigo principal do Manchester Guardian fez um esforço para impedir que os trabalhadores se reunissem para esse fim". O jornal relatou tudo isso e publicou sua carta ao presidente Lincoln [42]ao reclamar que "a principal ocupação, se não o principal objetivo da reunião, parece ter sido abusar do Manchester Guardian ". [41] Lincoln respondeu à carta agradecendo aos trabalhadores por seu "sublime heroísmo cristão" e os navios americanos entregaram suprimentos de socorro à Grã-Bretanha. [42]

O jornal relatou o choque para a comunidade do assassinato de Abraham Lincoln em 1865, concluindo que "[a] separação de sua família com o presidente moribundo é muito triste para descrever", [43] mas no que da perspectiva de hoje parece um editorial mal julgado escreveu que "[de] sua regra, nunca podemos falar, exceto como uma série de atos repugnantes a toda noção verdadeira de direito constitucional e liberdade humana", acrescentando "é sem dúvida lamentável que ele não tenha tido a oportunidade de reivindicar suas boas intenções ". [40]

De acordo com Martin Kettle , escrevendo para o The Guardian em fevereiro de 2011, " The Guardian sempre odiou a escravidão. Mas duvidava que a União odiasse a escravidão no mesmo grau. Argumentou que a União sempre tolerou tacitamente a escravidão ao proteger os estados escravistas do sul contra a condenação que mereciam. Criticava a proclamação da emancipação de Lincoln por impedir o repúdio total à escravidão nos EUA. E punia o presidente por estar tão disposto a negociar com o sul, com a escravidão uma das questões ainda em discussão " [44]

CP Scott

CP Scott tornou o jornal reconhecido nacionalmente. Ele foi editor por 57 anos a partir de 1872 e tornou-se seu proprietário quando comprou o jornal do espólio do filho de Taylor em 1907. Sob Scott, a linha editorial moderada do jornal tornou-se mais radical, apoiando William Gladstone quando os liberais se separaram em 1886, e opondo-se à Segunda Guerra Bôer contra a opinião popular. [45] Scott apoiou o movimento pelo sufrágio feminino , mas criticou qualquer tática das sufragistas que envolvesse ação direta : [46] "A posição realmente ridícula é que o Sr. Lloyd Georgeestá lutando para libertar sete milhões de mulheres e os militantes estão quebrando as janelas das pessoas e interrompendo reuniões de sociedades benevolentes em um esforço desesperado para evitá-lo. liderança ". [47] Foi argumentado que as críticas de Scott refletiam um desprezo generalizado, na época, por aquelas mulheres que" transgrediam as expectativas de gênero da sociedade eduardiana ". [46]

Scott contratou JM Synge e seu amigo Jack Yeats para produzir artigos e desenhos documentando as condições sociais do oeste da Irlanda; essas peças foram publicadas em 1911 na coleção Travels in Wicklow, West Kerry and Connemara . [48]

A amizade de Scott com Chaim Weizmann desempenhou um papel na Declaração Balfour de 1917 . Em 1948, o Manchester Guardian apoiava o novo Estado de Israel .

Em 1919, o correspondente especial do jornal WT Goode viajou a Moscou e obteve entrevistas com Vladimir Lenin e outros líderes soviéticos. [49] [50]

A propriedade do papel passou em junho de 1936 para o Scott Trust (em homenagem ao último proprietário, John Russell Scott, que foi o primeiro presidente do Trust). Essa mudança garantiu a independência do jornal. [51]

Sylvia Sprigge serviu como correspondente do The Manchester Guardian na Itália de 1943 a 1953. [52]

De 1930 a 1967, uma cópia especial de arquivo de todos os jornais diários foi preservada em 700 caixas de zinco. Estes foram encontrados em 1988, enquanto os arquivos do jornal foram depositados na Universidade de Manchester 's John Biblioteca da Universidade de Rylands , no campus de Oxford Road. O primeiro caso foi aberto e considerado como contendo os jornais publicados em agosto de 1930 em perfeitas condições. As caixas de zinco eram feitas mensalmente pelo encanador do jornal e armazenadas para a posteridade. Os outros 699 casos não foram abertos e foram todos devolvidos ao armazenamento a The Guardian ' garagem s, devido à falta de espaço na biblioteca. [53]

guerra civil Espanhola

Tradicionalmente filiado ao Partido Liberal de centro e centro-esquerda , e com uma base de circulação não-conformista do norte, o jornal ganhou reputação nacional e o respeito da esquerda durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). George Orwell escreve em Homage to Catalonia (1938): "De nossos jornais maiores, o Manchester Guardian é o único que me deixa com um respeito maior por sua honestidade". [54] Com a pro-Liberal Notícias Chronicle , o Trabalho -supporting Daily Herald , o Partido Comunista 's Daily Workere vários jornais dominicais e semanais, apoiou o governo republicano contra os nacionalistas insurgentes do general Francisco Franco . [55]

Pós-guerra

O então editor do jornal, AP Wadsworth , odiava tanto o campeão esquerdista do Trabalhismo, Aneurin Bevan , que fez uma referência a se livrar de "Tory Vermin" em um discurso "e dos odiadores de sua comitiva" que encorajou os leitores a votar Conservador nas eleições gerais de 1951 e remover o governo trabalhista de Attlee no pós-guerra. [56] O jornal se opôs à criação do Serviço Nacional de Saúde por temer que a provisão estatal de saúde "eliminasse a eliminação seletiva" e levasse a um aumento de pessoas com deformações congênitas e irresponsáveis. [57]

O Manchester Guardian se opôs fortemente à intervenção militar durante a Crise de Suez de 1956 : "O ultimato anglo-francês ao Egito é um ato de loucura, sem justificativa em quaisquer termos, mas breve expediente. Ele derrama gasolina em um incêndio crescente. Não há como saber de que tipo de explosão virá em seguida. " [58] [59]

Em 24 de agosto de 1959, o The Manchester Guardian mudou seu nome para The Guardian . Essa mudança refletiu o crescente destaque dos assuntos nacionais e internacionais no jornal. [60] Em setembro de 1961, The Guardian , que anteriormente só havia sido publicado em Manchester , começou a ser impresso em Londres . [61] Nesta Roberts foi nomeada a primeira editora de notícias do jornal lá, tornando-se a primeira mulher a ocupar tal cargo em um jornal nacional britânico. [62]

1972 a 2000

Conflito da Irlanda do Norte

Quando 13 manifestantes dos direitos civis na Irlanda do Norte foram mortos por soldados britânicos em 30 de janeiro de 1972 (conhecido como Domingo Sangrento ), The Guardian disse que "Nenhum dos lados pode escapar da condenação." [63] dos manifestantes, eles escreveram: "Os organizadores da manifestação, senhorita Bernadette Devlin entre eles, deliberadamente desafiou a proibição de marchas. Eles sabiam que pedradas e Sniping não poderia ser evitada, e que o IRA poderia usar a multidão como um escudo . " [63]Sobre o exército, escreveram eles, "parece haver pouca dúvida de que tiros aleatórios foram disparados contra a multidão, que a mira foi dirigida a indivíduos que não eram nem bombardeiros nem portadores de armas e que força excessiva foi usada". [63]

Muitos irlandeses acreditaram que a decisão do Tribunal de Widgery sobre os assassinatos foi uma cal, [64] uma visão que mais tarde foi apoiada com a publicação do inquérito de Saville em 2010, [65] mas em 1972 o The Guardian declarou que "o relatório de Widgery não é unilateral "(20 de abril de 1972). [66] Na época, o jornal também apoiava o internamento sem julgamento na Irlanda do Norte: "O internamento sem julgamento é odioso, repressivo e antidemocrático. Na situação irlandesa existente, lamentavelmente, também é inevitável ... Para remover os líderes, na esperança de que a atmosfera se acalme, é um passo para o qual não há alternativa óbvia. " [67]Antes disso, o The Guardian havia convocado o envio de tropas britânicas para a região: os soldados britânicos poderiam "apresentar uma face mais desinteressada da lei e da ordem" [68], mas apenas com a condição de "a Grã-Bretanha assumir o comando". [69]

Sarah Tisdall

Em 1983, o jornal estava no centro de uma controvérsia em torno de documentos relacionados ao posicionamento de mísseis de cruzeiro na Grã-Bretanha que vazaram para o The Guardian pela funcionária pública Sarah Tisdall . O jornal acabou cumprindo uma ordem judicial para entregar os documentos às autoridades, o que resultou em uma sentença de prisão de seis meses para Tisdall, [70] embora ela tenha cumprido apenas quatro. "Eu ainda me culpo", disse Peter Preston , que era o editor do The Guardian na época, mas continuou argumentando que o jornal não tinha escolha porque "acreditava no Estado de Direito". [71] Em um artigo discutindo Julian Assangee a proteção de fontes por jornalistas, John Pilger criticou o editor do The Guardian por trair Tisdall ao escolher não ir para a prisão "com base no princípio fundamental de proteger uma fonte". [72]

Suposta penetração da inteligência russa

Em 1994, o desertor da KGB , Oleg Gordievsky, identificou o editor literário do Guardian , Richard Gott, como "um agente de influência". Embora Gott negue ter recebido dinheiro, ele admitiu que almoçou na embaixada soviética e tirou benefícios da KGB em visitas ao exterior. Gott renunciou ao cargo. [73]

Gordievsky comentou no jornal: "A KGB adorou o The Guardian . Foi considerado altamente suscetível à penetração." [74]

Jonathan Aitken

Em 1995, tanto o programa de televisão Granada World in Action quanto The Guardian foram processados ​​por difamação pelo então ministro Jonathan Aitken , por sua alegação de que o proprietário da Harrods , Mohamed Al Fayed , pagou para Aitken e sua esposa permanecerem no Hôtel Ritz em Paris , o que significaria aceitar um suborno da parte de Aitken. Aitken declarou publicamente que lutaria com "a simples espada da verdade e o fiel escudo do fair play britânico". [75] O processo judicial prosseguiu e, em 1997, The Guardianproduziu provas de que a alegação de Aitken de que sua esposa pagou pela estadia no hotel era falsa. [76] Em 1999, Aitken foi preso por perjúrio e pervertendo o curso da justiça . [77]

Conexão

Em maio de 1998, uma série de investigações do Guardian expôs a fabricação no atacado de um documentário da ITV muito elogiado, The Connection , produzido pela Carlton Television.

O documentário pretendia filmar uma rota desconhecida pela qual a heroína foi contrabandeada da Colômbia para o Reino Unido. Um inquérito interno na Carlton concluiu que as alegações do The Guardian estavam em grande parte corretas e o então regulador da indústria, o ITC, puniu Carlton com uma multa recorde de £ 2 milhões [78] por violações múltiplas dos códigos de transmissão do Reino Unido. O escândalo gerou um debate acalorado sobre a exatidão da produção documental. [79] [80]

Mais tarde, em junho de 1998, o The Guardian revelou outras invenções em outro documentário de Carlton do mesmo diretor. [81]

Guerra do Kosovo

O documento apoiou a intervenção militar da OTAN na Guerra do Kosovo em 1998–1999. O Guardian afirmou que "o único caminho honroso para a Europa e a América é usar a força militar". [82] O artigo de Mary Kaldor foi intitulado "Bombas longe! Mas para salvar civis, devemos trazer alguns soldados também." [83]

Desde 2000

Esther Addley, redatora sênior de notícias do The Guardian, entrevistou o ministro das Relações Exteriores do Equador Ricardo Patiño para um artigo relacionado a Julian Assange em 2014.

No início dos anos 2000, o The Guardian desafiou o Act of Settlement 1701 e o Treason Felony Act de 1848 . [84] [85] Em outubro de 2004, o The Guardian publicou uma coluna humorística de Charlie Brooker em seu guia de entretenimento, cuja frase final foi vista por alguns como um apelo à violência contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush ; depois de uma polêmica, Brooker e o jornal pediram desculpas, dizendo que os "comentários finais eram uma piada irônica, não um apelo à ação". [86] Após os atentados de 7 de julho de 2005 em Londres , The Guardianpublicou um artigo em suas páginas de comentários por Dilpazier Aslam , um muçulmano britânico de 27 anos e estagiário de jornalismo de Yorkshire . [87] Aslam era membro do Hizb ut-Tahrir , um grupo islâmico , e publicou uma série de artigos em seu site. De acordo com o jornal, ele não sabia que Aslam era membro do Hizb ut-Tahrir quando se candidatou para se tornar um trainee, embora vários membros da equipe tenham sido informados disso quando ele começou no jornal. [88] O Home Office afirmou que o "objetivo final do grupo é o estabelecimento de um estado islâmico (Califado), de acordo com o Hizb ut-Tahrir por meios não violentos". O guardiãopediu a Aslam que renunciasse à sua participação no grupo e, quando não o fez, encerrou seu contrato de trabalho. [89] No início de 2009, o documento iniciou uma investigação fiscal em uma série de grandes empresas do Reino Unido, [90] incluindo a publicação de um banco de dados do imposto pago pelas empresas FTSE 100 . [91] documentos internos relativos ao Barclays Bank 's evasão fiscal foram retirados do The Guardian website após Barclays obteve uma ordem engasgos . [92] O jornal desempenhou um papel fundamental ao expor a profundidade do caso de hacking de telefones do News of the World . The Economist 's A revista Intelligent Life opinou que ...

Assim como Watergate está para o Washington Post e a talidomida para o Sunday Times , a invasão de telefones certamente será para o The Guardian : um momento decisivo em sua história. [93]

Cobertura do conflito israelense-palestino

Nas últimas décadas, o The Guardian foi acusado de crítica tendenciosa à política do governo israelense [94] e de preconceito contra os palestinos. [95] Em dezembro de 2003, a colunista Julie Burchill citou "um viés marcante contra o estado de Israel" como uma das razões pelas quais ela deixou o jornal para o The Times . [96]

Em resposta a essas acusações, um editorial do Guardian em 2002 condenou o anti-semitismo e defendeu o direito do jornal de criticar as políticas e ações do governo israelense, argumentando que aqueles que veem essas críticas como inerentemente antijudaicas estão enganados. [97] Harriet Sherwood, em seguida, The Guardian 's editor estrangeiro, mais tarde seu correspondente Jerusalém, tem também negou que The Guardian tem um viés anti-Israel, dizendo que os objectivos de papel para cobrir todos os pontos de vista do conflito israelense-palestino . [98]

Em 6 de novembro de 2011, Chris Elliott, The Guardian ' editor leitores s', escreveu que " guarda jornalistas, escritores e editores devem ser mais vigilante sobre a linguagem que eles usam ao escrever sobre judeus ou Israel", citando casos recentes em que The Guardian receberam queixas a respeito da linguagem escolhida para descrever os judeus ou Israel. Elliott observou que, ao longo de nove meses, ele sustentou reclamações sobre a linguagem em certos artigos que eram vistos como anti-semitas, revisando a linguagem e anotando essa mudança. [99]

The Guardian ' seção de guia de estilo s referido Tel Aviv como capital de Israel em 2012. [100] [101] The Guardianmais tarde esclareceu: "Em 1980, o Knesset israelense promulgou uma lei designando a cidade de Jerusalém, incluindo Jerusalém Oriental, como a capital do país. Em resposta, o conselho de segurança da ONU emitiu a resolução 478, censurando a" mudança no caráter e status do Santo Cidade de Jerusalém "e exortando todos os Estados membros com missões diplomáticas na cidade a se retirarem. A ONU reafirmou essa posição em várias ocasiões, e quase todos os países agora têm sua embaixada em Tel Aviv. Embora, portanto, seja correto emitir uma correção para deixar claro que a designação de Israel de Jerusalém como sua capital não é reconhecida pela comunidade internacional, aceitamos que é errado afirmar que Tel Aviv - o centro financeiro e diplomático do país - é a capital. O guia de estilo foi alterado em conformidade. "[102]

Em 11 de agosto de 2014, a edição impressa do The Guardian publicou um anúncio de defesa pró-Israel durante o conflito Israel-Gaza de 2014, apresentando Elie Wiesel , encabeçado pelas palavras "Os judeus rejeitaram o sacrifício de crianças há 3.500 anos. Agora é a vez do Hamas." O Times havia decidido não veicular o anúncio, embora já tivesse aparecido nos principais jornais americanos. [103] Uma semana depois, Chris Elliott expressou a opinião de que o jornal deveria ter rejeitado a linguagem usada no anúncio e deveria ter negociado com o anunciante sobre o assunto. [104]

Clark County

Em agosto de 2004, para a eleição presidencial dos Estados Unidos , o suplemento diário do G2 lançou uma campanha experimental de redação de cartas no condado de Clark, Ohio , um condado de tamanho médio em um estado indeciso . O editor Ian Katz comprou uma lista de eleitores do condado por US $ 25 e pediu aos leitores que escrevessem às pessoas listadas como indecisas na eleição, dando-lhes uma impressão da visão internacional e da importância de votar contra o presidente George W. Bush. [105] [ referência circular ] Katz admitiu mais tarde que não acreditava nos democratas que advertiram que a campanha beneficiaria Bush e não o oponente John Kerry . [106]O jornal descartou a "Operação Clark County" em 21 de outubro de 2004 depois de publicar uma coluna de respostas - quase todas indignadas - à campanha com o título "Caros babacas do Limey". [107] Alguns comentaristas sugeriram que a antipatia do público pela campanha contribuiu para a vitória de Bush no Condado de Clark. [108]

Guardian America e Guardian US

Em 2007, o jornal lançou o Guardian America , uma tentativa de capitalizar seu grande número de leitores online nos Estados Unidos, que na época era de mais de 5,9 milhões. A empresa contratou o ex- American Prospect editor, New York revista colunista e New York Review of Books escritor Michael Tomasky para dirigir o projeto e contratar uma equipe de repórteres americanos e editores da Web. O site apresentava notícias do The Guardian relevantes para o público americano: cobertura de notícias dos EUA e do Oriente Médio, por exemplo. [109]

Tomasky deixou seu cargo de editor do Guardian America em fevereiro de 2009, cedendo as tarefas de edição e planejamento a outros funcionários dos Estados Unidos e de Londres. Ele manteve sua posição como colunista e blogueiro, assumindo o título de editor geral. [110]

Em outubro de 2009, a empresa abandonou a página inicial do Guardian America , direcionando os usuários para uma página de índice de notícias dos EUA no site principal do Guardian . [111] No mês seguinte, a empresa demitiu seis funcionários americanos, incluindo um repórter, um produtor de multimídia e quatro editores da web. A mudança ocorreu quando o Guardian News and Media optou por reconsiderar sua estratégia nos Estados Unidos em meio a um enorme esforço para cortar custos em toda a empresa. [112] Nos anos subsequentes, no entanto, o The Guardian contratou vários comentaristas sobre assuntos dos EUA, incluindo Ana Marie Cox , Michael Wolff , Naomi Wolf , Glenn Greenwalde o ex-redator de discursos de George W. Bush, Josh Treviño . [113] [114] A primeira postagem de Treviño no blog foi um pedido de desculpas por um tweet polêmico postado em junho de 2011 sobre a segunda flotilha de Gaza, a polêmica que havia sido reavivada com a nomeação. [115]

O Guardian US foi lançado em setembro de 2011, liderado pela editora-chefe Janine Gibson , que substituiu oserviçoanterior do Guardian America . [116] Após um período durante o qual Katharine Viner serviu como editora-chefe dos EUA antes de assumir o comando do Guardian News and Media como um todo, o ex-vice de Viner, Lee Glendinning, foi nomeado para sucedê-la como chefe da operação americana em no início de junho de 2015. [117]

Amordaçado por relatar o Parlamento

Em outubro de 2009, o The Guardian relatou que era proibido relatar sobre um assunto parlamentar - uma questão registrada em um documento de ordem do Commons, a ser respondida por um ministro no final daquela semana. [118] O jornal observou que estava sendo "proibido de dizer a seus leitores por que o jornal está impedido - pela primeira vez na memória - de relatar o parlamento. Obstáculos legais, que não podem ser identificados, envolvem procedimentos, que não podem ser mencionados, em em nome de um cliente que deve permanecer em segredo. O único fato que o The Guardian pode relatar é que o caso envolve os advogados Carter-Ruck de Londres . " O jornal afirmou ainda que este caso parece "colocar em questão os privilégios que garantem a liberdade de expressão estabelecidos nos termos do1689 Bill of Rights ". [119] A única questão parlamentar mencionando Carter-Ruck no período relevante foi por Paul Farrelly MP, em referência à ação legal por Barclays e Trafigura . [120] [121] A parte da questão referenciando Carter -Ruck refere-se à ordem de restrição da última empresa em setembro de 2009 sobre a publicação de um relatório interno de 2006 [122] sobre o escândalo de despejo de lixo tóxico da Costa do Marfim em 2006 , que envolveu um caso de ação coletiva que a empresa só resolveu em setembro de 2009 após o Guardian publicou alguns dos e-mails internos do trader de commodities. [123]A liminar de denúncia foi suspensa no dia seguinte, pois Carter-Ruck a retirou antes que o The Guardian pudesse contestá-la no Tribunal Superior. [124] Alan Rusbridger atribuiu o rápido recuo de Carter-Ruck a postagens no Twitter, [125] como fez um artigo da BBC. [126]

Vazamentos de Edward Snowden e intervenção do governo do Reino Unido

Em junho de 2013, o jornal publicou a notícia da coleção segredo da Verizon registros telefônicos realizada por Barack Obama administração 's [19] [127] e, posteriormente, revelou a existência do programa de vigilância PRISM depois que vazou para o jornal pelo ex- NSA contratante Edward Snowden . [20] O jornal foi posteriormente contactado pelo secretário de gabinete do governo britânico, Sir Jeremy Heywood , sob as instruções do primeiro-ministro David Cameron e do vice-primeiro-ministro Nick Clegg , que ordenou que os discos rígidos contendo as informações fossem destruídos. [128] The Guardian 's escritórios foram, então, visitou em julho por agentes do Reino Unido GCHQ , que supervisionou a destruição das unidades de disco rígido contendo informações adquiridas a partir de Snowden. [129] O Guardian disse que destruiu os discos rígidos para evitar a ameaça de ação legal por parte do governo do Reino Unido, que poderia tê-lo impedido de reportar sobre a vigilância do governo dos EUA e do Reino Unido contida nos documentos. [130] Em junho de 2014, o The Register relatou que a informação que o governo procurou suprimir destruindo os discos rígidos estava relacionada à localização de uma base de monitoramento "além do sigilo" da Internet em Seeb , Omã , e o envolvimento próximo deBT e Cable & Wireless na interceptação de comunicações pela Internet. [131] Julian Assange criticou o jornal por não publicar todo o conteúdo quando teve oportunidade. [132] Rusbridger havia inicialmente coberto os documentos de Snowden sem a supervisão do governo, mas posteriormente o procurou e estabeleceu um relacionamento contínuo com o Ministério da Defesa . A cobertura do Guardian sobre Snowden continuou mais tarde porque a informação já havia sido copiada fora do Reino Unido, rendendo ao jornal o Prêmio Pulitzer . Rusbridger e os editores-chefes subsequentes teriam assento no quadro de avisos do DSMA do governo .[133]

Reuniões secretas de Manafort-Assange

Em um artigo do Guardian de novembro de 2018 , Luke Harding e Dan Collyns citaram fontes anônimas que afirmaram que o ex-gerente de campanha de Donald Trump , Paul Manafort, manteve reuniões secretas com o fundador do WikiLeaks , Julian Assange, dentro da embaixada do Equador em Londres em 2013, 2015 e 2016. [ 134] Um repórter caracterizou a história: "Se estiver certo, pode ser o maior ganho deste ano. Se estiver errado, pode ser a maior gafe." Tanto Manafort quanto Assange negaram ter se encontrado com o último ameaçando com uma ação legal contra o The Guardian . [135] Cônsul do Equador em Londres, Fidel Narváez, que trabalhou naA embaixada do Equador em Londres de 2010 a julho de 2018, negou que as visitas de Manafort tivessem acontecido. [136]

Desenho animado de Priti Patel

O Guardian foi acusado de ser "racista e misógino" depois de publicar um cartoon que retratava a secretária do Interior , Priti Patel, como uma vaca com um anel no nariz em uma suposta referência à sua hindu , já que as vacas são consideradas sagradas no hinduísmo . [137] [138]

Cobertura do WikiLeaks

O jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept , ex-colaborador do The Guardian , acusou o The Guardian de falsificar as palavras do fundador do WikiLeaks , Julian Assange, em uma reportagem sobre a entrevista que ele deu ao jornal italiano La Repubblica. Greenwald escreveu: "Este artigo é sobre como aqueles [ The Guardian 's ] falsas alegações-formações, realmente, foram espalhados por toda a internet por jornalistas, fazendo com que centenas de milhares de pessoas (se não milhões) para consumir notícias falsas." [139] O Guardian posteriormente emendou seu artigo sobre Assange. [140] [esclarecimento necessário ]

Depois de publicar uma história em 13 de janeiro de 2017, alegando que o WhatsApp tinha um "backdoor [que] permite espionar mensagens", mais de 70 criptografadores profissionais assinaram uma carta aberta pedindo que o The Guardian retirasse o artigo. [141] [142] Em 13 de junho de 2017, o editor Paul Chadwick lançou um artigo detalhando o relatório falho no artigo original de janeiro, que foi alterado para remover referências a uma porta dos fundos. [143] [144]

Propriedade e finanças

O Guardian faz parte do Guardian Media Group (GMG) de jornais, estações de rádio e mídia impressa. Os componentes do GMG incluem The Observer , The Guardian Weekly e TheGuardian.com . Todos pertenciam à The Scott Trust , uma fundação de caridade existente entre 1936 e 2008, que visava garantir a independência editorial do jornal para sempre, mantendo sua saúde financeira para garantir que não se tornasse vulnerável a aquisições por grupos de mídia comercial. No início de outubro de 2008, a Scott Confiança ' ativos s foram transferidos para uma nova sociedade anónima, A Scott Trust Limited, com a intenção é que a confiança original seria dissolvida.[145] Dame Liz Forgan , presidente do Scott Trust, garantiu aos funcionários que os objetivos da nova empresa permaneceram os mesmos que nos acordos anteriores.

The Guardian 's sede em Londres

The Guardian é o único diário britânico que realiza (desde 2003) uma auditoria anual social, ética e ambiental na qual examina, sob o escrutínio de um auditor externo independente, o seu próprio comportamento como empresa. [146] É também o único jornal diário nacional britânico a empregar um ombudsman interno (chamado de "editor dos leitores") para lidar com reclamações e correções.

The Guardian e seus grupos principais participam do Projeto Syndicate e intervieram em 1995 para salvar o Mail & Guardian na África do Sul; GMG vendeu a maioria de suas ações do Mail & Guardian em 2002. [147]

The Guardian foi consistentemente deficitárias até 2019. [148] divisão do Jornal Nacional da GMG, que também inclui The Observer , relatou perdas de exploração de £ 49,9 milhões em 2006, acima dos £ 18,6 milhões em 2005. [149] O papel era portanto, fortemente dependente de subsídios cruzados de empresas lucrativas dentro do grupo.

As perdas contínuas feitas pela divisão National Newspaper do Guardian Media Group fizeram com que ela se desfizesse de sua divisão Regional Media, vendendo títulos para o concorrente Trinity Mirror em março de 2010. Isso incluiu o carro-chefe Manchester Evening News e cortou o vínculo histórico entre aquele jornal e The Guardian . A venda foi feita com o objetivo de salvaguardar o futuro do jornal The Guardian como é o propósito pretendido pelo Scott Trust . [150]

Em junho de 2011, o Guardian News and Media revelou um aumento nas perdas anuais de £ 33 milhões e anunciou que estava procurando se concentrar em sua edição online para cobertura de notícias, deixando a edição impressa para conter mais comentários e recursos. Também foi especulado que The Guardian poderia se tornar o primeiro jornal diário nacional britânico a estar totalmente online. [151] [152]

Nos três anos até junho de 2012, o jornal perdeu £ 100.000 por dia, o que levou a Intelligent Life a questionar se o The Guardian poderia sobreviver. [153]

Entre 2007 e 2014, o The Guardian Media Group vendeu todos os seus negócios paralelos, de jornais regionais e portais online para classificados e consolidados, no The Guardian como produto único. As vendas permitiram que adquirissem um capital social de £ 838,3 milhões em julho de 2014, supostamente para garantir a independência do Guardian para sempre. No primeiro ano, o jornal teve mais perdas do que o previsto e, em janeiro de 2016, os editores anunciaram que o The Guardian cortará 20 por cento do pessoal e dos custos nos próximos três anos. [154] O jornal é raro em pedir contribuições diretas "para fornecer o jornalismo independente de que o mundo precisa". [155]

O relatório anual de 2018 do Guardian Media Group (ano que termina em 1 de abril de 2018) indicou algumas mudanças significativas ocorrendo. Suas edições digitais (online) respondiam por mais de 50% das receitas do grupo naquela época; a perda de operações de notícias e mídia foi de £ 18,6 milhões, 52% menor do que durante o ano anterior (2017: £ 38,9 milhões). O Grupo cortou custos em £ 19,1 milhões, em parte mudando sua edição impressa para o formato tablóide. O proprietário do Guardian Media Group, o Scott Trust Endowment Fund, relatou que seu valor na época era de £ 1,01 bilhão (2017: £ 1,03 bilhão). [156] No seguinte relatório financeiro (para o ano de 2018/2019), o grupo reportou um lucro ( EBITDA ) de £ 0,8 milhões antes de itens excepcionais, empatando assim em 2019. [157] [158]

Esquema de assinatura de "membros"

Em 2014, o The Guardian lançou um esquema de adesão. [159] O esquema visa reduzir as perdas financeiras incorridas pelo The Guardian sem a introdução de um acesso pago , mantendo assim o acesso aberto ao site. Os leitores do site podem pagar uma assinatura mensal, com três níveis disponíveis. [160] Em 2018, esta abordagem foi considerada bem-sucedida, tendo trazido mais de 1 milhão de assinaturas ou doações, com o jornal esperando atingir o ponto de equilíbrio em abril de 2019. [161]

Financiamento da fundação

The Guardian Foundation no Dia da História da Câmara do Senado de 2019.

Em 2016, a empresa estabeleceu um braço filantrópico com sede nos Estados Unidos para arrecadar dinheiro de indivíduos e organizações, incluindo think tanks e fundações corporativas. [162] As doações são focadas pelos doadores em questões específicas. No ano seguinte, a organização arrecadou US $ 1 milhão de organizações como a Humanity United de Pierre Omidyar , a Skoll Foundation e a Conrad N. Hilton Foundation para financiar relatórios sobre tópicos como a escravidão moderna e as mudanças climáticas. O Guardian afirmou que garantiu US $ 6 milhões "em compromissos de financiamento plurianual" até agora. [163]

O novo projeto se desenvolveu a partir de relações de financiamento que o jornal já tinha com a Fundação Ford , Rockefeller e Bill e Melinda Gates . [164] Gates deu à organização $ 5 milhões [165] para sua página de Desenvolvimento Global. [166]

Em março de 2020, o jornal afirma ser "a primeira grande organização de notícias global a instituir uma proibição total de aceitar dinheiro de empresas que extraem combustíveis fósseis". [167]

Posição política e opinião editorial

Fundado por comerciantes e comerciantes têxteis, em seus primeiros anos o The Guardian tinha a reputação de "um órgão da classe média", [168] ou, nas palavras do filho de CP Scott, Ted, "um jornal que permanecerá burguês até o fim" . [169] Associado inicialmente ao Pequeno Círculo e, portanto, ao liberalismo clássico expresso pelos Whigs e, posteriormente, pelo Partido Liberal , sua orientação política sofreu uma mudança decisiva após a Segunda Guerra Mundial , levando a um alinhamento gradual com o Trabalhismo e a esquerda política em geral.

O Scott Trust descreve um de seus "objetivos centrais" como "garantir a independência financeira e editorial do Guardian para sempre: como um jornal nacional de qualidade sem filiação partidária; permanecendo fiel à sua tradição liberal". [7] [170] O público leitor do jornal está geralmente na corrente principal esquerda da opinião política britânica: uma pesquisa do MORI realizada entre abril e junho de 2000 mostrou que 80 por cento dos leitores do Guardian eram eleitores do Partido Trabalhista; [10] de acordo com outra pesquisa do MORI realizada em 2005, 48 por cento dos leitores do Guardian eram eleitores trabalhistas e 34 por cento, eleitores liberais democratas . [11]A reputação do jornal como plataforma para opiniões liberais levou ao uso dos epítetos " Leitor Guardião " e "Guardianista" para pessoas com tais pontos de vista, ou como um estereótipo de pessoas de classe média, sérias e politicamente corretas . [13] [171]

Embora o papel é muitas vezes considerada a ser "ligada indissoluvelmente" para o Partido Trabalhista, [170] três dos The Guardian 's quatro escritores líder juntou mais centrista Partido Social Democrata em sua fundação em 1981. O papel era entusiasmado em seu apoio à Tony Blair em sua tentativa bem-sucedida de liderar o Partido Trabalhista, [172] e ser eleito primeiro-ministro. [173] Em 19 de janeiro de 2003, dois meses antes da invasão do Iraque em 2003 , um ObserverEditorial disse: "A intervenção militar no Oriente Médio traz muitos perigos. Mas se quisermos uma paz duradoura, pode ser a única opção. [...] A guerra com o Iraque ainda não pode chegar, mas, consciente da responsabilidade potencialmente aterrorizante que recai sobre os Governo britânico, estamos apoiando o compromisso atual com um possível uso da força. " [174] Mas The Guardian se opôs à guerra, junto com o Daily Mirror e o The Independent . [175]

Em seguida , o editor do Guardian , Ian Katz, afirmou em 2004 que "não é segredo que somos um jornal de centro-esquerda". [176] Em 2008, o colunista do Guardian Jackie Ashley disse que os colaboradores editoriais eram uma mistura de " libertários de centro- direita , verdes, blairitas, brownitas, trabalhistas, mas brownitas menos entusiasmados, etc," e que o jornal foi "claramente deixado de centro e vagamente progressivo ". Ela também disse que "você pode estar absolutamente certo de que, nas próximas eleições gerais, a postura do The Guardian não será ditada pelo editor, muito menos por qualquer proprietário estrangeiro (ajuda que não haja"t um), mas será o resultado de um debate vigoroso dentro do jornal ".[177] As páginas de comentários e opiniões do jornal, embora muitas vezes escritas por colaboradores de centro-esquerda como Polly Toynbee , permitiram algum espaço para vozes de direita de centro, como Sir Max Hastings e Michael Gove . Desde um editorial em 2000, o The Guardian é a favor da abolição da monarquia britânica. [178] "Escrevo para o Guardian ", disse Max Hastings em 2005, [179] "porque é lido pelo novo estabelecimento", refletindo a influência então crescente do jornal.

Na corrida para as eleições gerais de 2010 , na sequência de uma reunião da redação, [180] o jornal declarou o seu apoio aos Liberais Democratas, devido, em particular, à posição do partido sobre a reforma eleitoral . O jornal sugeriu votação tática para evitar uma vitória conservadora, dado o sistema eleitoral britânico de primeira posição . [181] Na eleição de 2015 , o jornal mudou seu apoio ao Partido Trabalhista. O jornal argumentou que a Grã-Bretanha precisava de uma nova direção e o Trabalhismo "fala com mais urgência do que seus rivais em justiça social, enfrentando o capitalismo predatório, no investimento para o crescimento, na reforma e no fortalecimento da esfera pública, no lugar da Grã-Bretanha na Europa e no desenvolvimento internacional" . [182]

O editor assistente Michael White, ao discutir a autocensura da mídia em março de 2011, disse: "Sempre senti mal-estar liberal e de classe média em ir atrás de histórias sobre imigração, legal ou não, sobre fraude de bem-estar ou os hábitos tribais menos atraentes de a classe trabalhadora, que é mais facilmente ignorada. Toffs, incluindo os da realeza, cristãos, especialmente papas, governos de Israel e republicanos dos EUA são alvos mais diretos. " [183]

Em uma entrevista de 2013 para a NPR , o correspondente do The Guardian na América Latina, Rory Carroll, afirmou que muitos editores do The Guardian acreditavam e continuam a acreditar que deveriam apoiar Hugo Chávez "porque ele era um porta-estandarte da esquerda". [184]

Na eleição de liderança do Partido Trabalhista de 2015 , The Guardian apoiou Yvette Cooper e criticou o esquerdista Jeremy Corbyn , o candidato bem sucedido. [185] Essas posições foram criticadas pelo Morning Star , que acusou o The Guardian de ser conservador. [186] Embora a maioria dos colunistas políticos do The Guardian fossem contra a vitória de Corbyn, Owen Jones , Seumas Milne e George Monbiot escreveram artigos de apoio sobre ele.

Apesar dessa posição crítica, na eleição de 2017, o The Guardian endossou o Partido Trabalhista. [187] Nas eleições europeias de 2019, o The Guardian convidou seus leitores a votarem em candidatos pró-UE, sem endossar partidos específicos. [188]

Circulação e formato

O Guardian teve uma circulação média diária certificada de 204.222 cópias em dezembro de 2012 - uma queda de 11,25 por cento em janeiro de 2012 - em comparação com as vendas de 547.465 para o Daily Telegraph , 396.041 para o The Times e 78.082 para o The Independent . [189] Em março de 2013, sua circulação média diária caiu para 193.586, de acordo com o Audit Bureau of Circulations. [190] A circulação continuou a diminuir e situou-se em 161.091 em dezembro de 2016, um declínio de 2,98 por cento no ano. [191]

História de publicação

The Guardian 's centro de visitantes Newsroom e arquivo (No 60), com um sinal de idade, com o nome de The Manchester Guardian

A primeira edição foi publicada em 5 de Maio 1821, [192] , altura em que o guarda era um semanal, publicada aos sábados e custando 7 d ; o imposto de selo sobre os jornais (4d por folha) forçou o preço a subir tanto que não era econômico publicar com mais frequência. Quando o imposto de selo foi reduzido em 1836, o The Guardian adicionou uma edição de quarta-feira e com a abolição do imposto em 1855 tornou-se um jornal diário custando 2d.

Em outubro de 1952, o jornal deu o passo de imprimir notícias na primeira página, substituindo os anúncios que até então ocupavam aquele espaço. O então editor AP Wadsworth escreveu: "Não é algo que eu goste, mas parece ser aceito por todos os especialistas dos jornais que é preferível estar na moda." [193]

Após o fechamento do jornal da Igreja Anglicana, The Guardian , em 1951, o jornal retirou "Manchester" de seu título em 1959, tornando-se simplesmente The Guardian. [194] Em 1964 mudou-se para Londres, perdendo parte de sua agenda regional, mas continuando a ser fortemente subsidiado pelas vendas do Manchester Evening News, mais barato, mas mais lucrativo . A posição financeira permaneceu extremamente pobre na década de 1970; ao mesmo tempo, estava em negociações de fusão com o The Times . O jornal consolidou sua posição de centro-esquerda durante as décadas de 1970 e 1980. [ citação necessária ]

Primeira página do The Guardian de 2001, mostrando o antigo design do jornal quando em formato broadsheet. Este projeto foi usado de 1988 a 2005

Em 12 de fevereiro de 1988, o The Guardian teve um redesenho significativo; além de melhorar a qualidade da tinta de suas impressoras, também mudou seu cabeçalho para uma justaposição de um Garamond " O " itálico , com um arrojado "Guardian" Helvético , que permaneceu em uso até o redesenho de 2005.

Em 1992, o The Guardian relançou sua seção de recursos como G2 , um suplemento em formato tablóide. Esta inovação foi amplamente copiado por outros broadsheets "qualidade" e, finalmente, levou ao surgimento de papéis "compactos" e The Guardian 's mudança para o formato Berliner . Em 1993, o jornal se recusou a participar do broadsheet guerra de preços iniciada por Rupert Murdoch 's The Times . Em junho de 1993, o The Guardian comprou o The Observer de Lonrho , ganhando assim um sério jornal irmão de domingo com opiniões políticas semelhantes.

Sua edição semanal internacional agora é intitulada The Guardian Weekly , embora tenha mantido o título Manchester Guardian Weekly por alguns anos depois que a edição doméstica foi transferida para Londres. Inclui seções de vários outros jornais internacionalmente significativos de inclinação um tanto esquerdista, incluindo Le Monde e The Washington Post . O Guardian Weekly também estava vinculado a um site para expatriados, Guardian Abroad , que foi lançado em 2007, mas foi retirado do ar em 2012.

Mudança para o formato de papel Berliner

Primeira página da edição de 6 de junho de 2014 no formato berlinense.

The Guardian é impresso em quatro cores, [195] e foi o primeiro jornal no Reino Unido a usar o formato Berliner em sua seção principal, enquanto produzia seções e suplementos em uma variedade de tamanhos de página, incluindo tablóide, aproximadamente A4 e tamanho de bolso (aproximadamente A5).

Em 2004, o The Guardian anunciou planos de mudar para um formato berlinense ou "midi", [196] semelhante ao usado pelo Die Tageszeitung na Alemanha, Le Monde na França e muitos outros jornais europeus. Com 470 × 315 mm, é um pouco maior do que um tablóide tradicional . Planejada para o outono de 2005, essa mudança seguiu as iniciativas do The Independent e do The Times para começar a publicar no formato tablóide (ou compacto). Na quinta-feira, 1 ° de setembro de 2005, o The Guardian anunciou que lançaria o novo formato na segunda-feira, 12 de setembro de 2005. [197] Jornal da irmã de domingo, The Observer também mudou para este novo formato em 8 de janeiro de 2006.

A mudança de formato foi acompanhada por uma reformulação abrangente da aparência do jornal. Na sexta-feira, 9 de setembro de 2005, o jornal revelou sua primeira página recém-desenhada, que estreou na segunda-feira, 12 de setembro de 2005. Desenhado por Mark Porter , o novo visual inclui um novo cabeçalho para o jornal, o primeiro desde 1988. Uma família de fontes projetada por Paul Barnes e Christian Schwartz foram criados para o novo design. Com pouco mais de 200 fontes, foi descrito como "um dos programas de tipo personalizado mais ambiciosos já encomendado por um jornal". [198] [199] Entre as fontes está Guardian Egyptian , um slab serif que é usado em vários pesos para texto e títulos e é central para o redesenho.

A mudança custou à Guardian Newspapers £ 80 milhões e envolveu a instalação de novas impressoras no leste de Londres e Manchester. [200] Esta mudança foi porque necessário, antes de The Guardian 's movimento, há máquinas de impressão na Grã-Bretanha poderia produzir jornais no formato Berliner. Houve complicações adicionais, já que uma das impressoras do jornal era parcialmente propriedade da Telegraph Newspapers e da Express Newspapers , contratada para usar a fábrica até 2009. Outra impressão foi compartilhada com os jornais locais tablóides do noroeste do Guardian Media Group , que não quiseram para mudar para o formato Berliner.

Recepção

O novo formato foi geralmente bem recebido pelos leitores do Guardian , que foram incentivados a fornecer feedback sobre as mudanças. A única controvérsia foi sobre o lançamento da história em quadrinhos de Doonesbury . O jornal relatou milhares de ligações e e-mails reclamando de sua perda; em 24 horas, a decisão foi revertida e a tira foi reintegrada na semana seguinte. O editor do suplemento do G2 , Ian Katz, que foi o responsável por descartá-lo, se desculpou no blog dos editores, dizendo: "Sinto muito, mais uma vez, por ter feito você e as centenas de outros fãs que ligaram para nossa linha de ajuda ou enviaram nossos comentários 'endereço - então cruz. " [201] No entanto, alguns leitores ficaram insatisfeitos, pois o prazo final necessário para a seção de esportes em cores fez com que a cobertura de jogos noturnos de futebol se tornasse menos satisfatória nas edições fornecidas para algumas partes do país.

O investimento foi recompensado com o aumento da circulação. Em dezembro de 2005, a venda média diária era de 380.693, quase 6 por cento superior ao valor de dezembro de 2004. [202] (No entanto, em dezembro de 2012, a circulação caiu para 204.222.) [203] Em 2006, os EUA A Society for News Design escolheu o The Guardian e o diário polonês Rzeczpospolita como os jornais mais bem elaborados do mundo - entre 389 entradas de 44 países. [204]

Formato tablóide desde 2018

Em junho de 2017, Guardian Media Group (GMG) anunciou que The Guardian e The Observer seriam relançados em formato tablóide a partir do início de 2018. [205] The Guardian confirmou que a data de lançamento do novo formato seria 15 de janeiro de 2018. GMG também assinou um contrato com a Trinity Mirror - a editora do Daily Mirror , Sunday Mirror e Sunday People - para terceirizar a impressão do The Guardian e do The Observer . [206]

A mudança de formato tem o objetivo de ajudar a cortar custos, pois permite que o papel seja impresso em uma ampla gama de impressoras, e a terceirização da impressão para impressoras de propriedade da Trinity Mirror deve economizar milhões de libras anualmente. A mudança faz parte de um plano de três anos que inclui o corte de 300 empregos na tentativa de reduzir as perdas e empatar até 2019. [205] [207] O papel e a tinta são os mesmos de antes e o tamanho da fonte é um pouco maior. [208]

Uma avaliação da resposta dos leitores no final de abril de 2018 indicou que o novo formato levou a um aumento no número de assinaturas. Os editores estavam trabalhando na mudança de aspectos que causaram reclamações dos leitores. [208]

Em julho de 2018, o cabeçalho do novo formato de tablóide foi ajustado para azul escuro. [209]

Mídia on-line

O Guardian e seu irmão de domingo, The Observer, publicam todas as suas notícias online, com acesso gratuito às notícias atuais e a um arquivo de três milhões de histórias. Um terço dos acessos do site são para itens com mais de um mês. [210] Em maio de 2013, era o site de jornal mais popular do Reino Unido com 8,2 milhões de visitantes únicos por mês, logo à frente do Mail Online com 7,6 milhões de visitantes únicos mensais. [211] Em abril de 2011, MediaWeek relatou que The Guardian era o quinto site de jornal mais popular do mundo. [212] Os jornalistas usam uma ferramenta de análise chamada Ophan, construída internamente, para medir os dados do site em torno de histórias e audiência.[213]

O Guardian lançou um aplicativo móvel iOS para seu conteúdo em 2009. [214] Um aplicativo Android foi lançado em 2011. [215] Em 2018, o jornal anunciou que seus aplicativos e site móvel seriam redesenhados para coincidir com seu relançamento como tablóide. [216]

A seção Comment is Free apresenta colunas de jornalistas e comentaristas regulares do jornal, bem como artigos de escritores convidados, incluindo comentários e respostas dos leitores abaixo. A seção inclui todos os artigos de opinião publicados no próprio jornal, além de muitos outros que só aparecem online. A censura é exercida por moderadores que podem proibir postagens - sem direito de apelação - por aqueles que eles acham que ultrapassaram o limite. O Guardian assumiu o que eles chamam de uma postura muito "aberta" na divulgação de notícias e lançou uma plataforma aberta para seu conteúdo. Isso permite que desenvolvedores externos usem facilmente o conteúdo do Guardian em aplicativos externos e até mesmo forneçam conteúdo de terceiros de volta à rede do Guardian .[217] O Guardian também teve uma série de painéis de conversação que foram notados por sua mistura de discussão política e capricho até que foram fechados na sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011, depois que eles resolveram uma ação por difamação movida após meses de assédio a um ativista do partido conservador. [218] [219] Foram falsificado em The Guardian da própria coluna Chatroom regular de humor em G2 . A coluna spoof pretendia ser trechos de uma sala de bate-papo no permachat.co.uk, um URL real que apontava para os painéis de conversação do The Guardian .

Em agosto de 2013, um webshow intitulado Thinkfluencer [220] foi lançado pela Guardian Multimedia em associação com a Arte .

Em 2004, o jornal também lançou um site de namoro, Guardian Soulmates. [221] Em 1 de julho de 2020, Guardian Soulmates foi encerrado com a explicação: "Não foi uma decisão fácil de tomar, mas o mundo do namoro online é um lugar muito diferente de quando lançamos online pela primeira vez em julho de 2004. Há há tantos aplicativos de namoro agora, tantas maneiras de conhecer pessoas, que geralmente são gratuitas e muito rápidas. " [222]

Podcasts

O jornal entrou no podcasting em 2005 com uma série de podcasts semanais de doze partes de Ricky Gervais . [223] Em janeiro de 2006, o programa de Gervais liderou a parada de podcast do iTunes , tendo sido baixado por dois milhões de ouvintes em todo o mundo, [224] e estava programado para ser listado no Livro de Recordes do Guinness 2007 como o podcast mais baixado. [225]

O Guardian agora oferece vários podcasts regulares feitos por seus jornalistas. Um dos mais proeminentes é o Today in Focus , um podcast de notícias diárias hospedado por Anushka Asthana e lançado em 1 de novembro de 2018. Foi um sucesso imediato [226] e se tornou um dos podcasts mais baixados do Reino Unido. [226] [227] [228]

GuardianFilms

Em 2003, The Guardian fundou a produtora de filmes GuardianFilms, chefiada pela jornalista Maggie O'Kane. Grande parte da produção da empresa é documentário feito para a televisão - e incluiu o Baghdad Blogger de Salam Pax para o carro-chefe diário da BBC Two , Newsnight , alguns dos quais foram exibidos em compilações da CNN International , Sex on the Streets e Spiked , ambos feito para a televisão Channel 4 do Reino Unido . [229]

GuardianFilms recebeu vários prêmios de transmissão. Além de dois prémios internacionais de mídia Anistia em 2004 e 2005, O Bagdá Blogger: Salam Pax ganhou um prêmio Royal Television Society em 2005. Bagdá: é um médico história ganhou um Emmy Award de melhor filme de Assuntos Internacionais atuais em 2007. [230] Em Em 2008, Inside the Surge , do fotojornalista Sean Smith, ganhou o prêmio Royal Television Society de melhor filme noticioso internacional - a primeira vez que um jornal ganhou esse prêmio. [231] [232] No mesmo ano, The Guardian 's Katine O site foi premiado por sua excelente produção de novas mídias nos prêmios One World Media. Novamente em 2008, GuardianFilms' disfarçado reportagem em vídeo voto revelador aparelhamento por Robert Mugabe do ZANU-PF partido durante a eleição Zimbabwe 2007 ganhou melhor programa de notícias do ano nas concessões de transmissão. [230] [233]

Referências na cultura popular

O apelido do jornal The Grauniad (às vezes abreviado como "Graun") se originou com a revista satírica Private Eye . [234] Este anagrama jogado em The Guardian ' reputação início s de freqüentes erros tipográficos , incluindo erro ortográfico seu próprio nome como The Gaurdian . [235]

A primeira edição do jornal continha uma série de erros, incluindo uma notificação de que logo alguns produtos seriam vendidos em ação, em vez de leilão . Menos erros tipográficos são vistos no jornal desde o fim da composição de metal quente . [236] Um escritor do Guardian , Keith Devlin , sugeriu que o alto número de erros de impressão observados se devia mais à qualidade dos leitores do que à maior frequência dos erros de impressão. [237] O fato de o jornal ter sido impresso em Manchester até 1961 e as primeiras cópias, mais propensas a erros, terem sido enviadas para Londres de trem pode ter contribuído para essa imagem também. [238] [235] QuandoJohn Cole foi nomeado editor de notícias por Alastair Hetherington em 1963. Ele aprimorou a configuração comparativamente "amadora" do jornal. [239]

Funcionários do The Guardian e do jornal irmão The Observer foram retratados nos filmes The Fifth Estate (2013), Snowden (2016) e Official Secrets (2019), enquanto Paddy Considine interpretou um jornalista fictício do Guardian no filme The Bourne Ultimatum (2007) .

Prêmios

Recebido

The Guardian foi premiado com o Jornal Nacional do Ano em 1998, 2005, [240] 2010 [241] e 2013 [21] pelo British Press Awards e Front Page of the Year em 2002 ("Uma declaração de guerra", 12 de setembro de 2001). [240] [242] Também foi co-vencedor do prêmio World Best-designed Newspaper, concedido pela Society for News Design (2005, 2007, 2013, 2014). [243]

Os jornalistas do Guardian ganharam uma série de prêmios British Press, incluindo: [240]

Outros prêmios incluem:

The Guardian, Observer e seus jornalistas também ganharam vários prêmios no British Sports Journalism Awards :

  • Escritor de esportes do ano ( Daniel Taylor , 2017) [277]
  • Repórter de notícias esportivas do ano ( David Conn , 2009, 2014) [278]
  • Jornalista de futebol do ano (Daniel Taylor, 2015, 2016, 2017) [279]
  • Entrevistador de esportes do ano ( Donald McRae , 2009, 2011) [280]
  • Diarist of the Year (David Hills, 2009) [281]
  • Redator de artigos esportivos do ano (Donald McRae, 2017, [282] 2018) [283]
  • Correspondente especialista do ano ( Sean Ingle , 2016, [284] 2017) [285]
  • Scoop of the Year (Daniel Taylor 2016; [279] Martha Kelner e Sean Ingle , 2017) [285]
  • Jornal de esportes do ano (2017) [286]
  • Site de esportes do ano (2014, 2015, 2016, 2017) [287] [288]
  • Sports Journalists 'Association Sports Portfolio of the Year (Tom Jenkins, 2011) [262]

O site guardian.co.uk ganhou a categoria de melhor jornal por três anos consecutivos nos Webby Awards de 2005, 2006 e 2007 , vencendo (em 2005) o New York Times , o Washington Post , o Wall Street Journal e o Variety . [289] Foi o vencedor por seis anos consecutivos do British Press Awards de Melhor Jornal Eletrônico Diário. [290] O site ganhou um prêmio Eppy da revista norte-americana Editor & Publisher em 2000 pelo serviço online de jornal mais bem projetado. [291]

Em 2007, o jornal foi classificado em primeiro lugar em um estudo sobre transparência que analisou 25 principais veículos de mídia em inglês, conduzido pelo Centro Internacional de Mídia e a Agenda Pública da Universidade de Maryland . [292] Pontuou 3,8 de 4,0 possíveis.

O Guardian e o The Washington Post compartilharam o Prêmio Pulitzer de 2014 para reportagens de serviço público por sua cobertura do programa de vigilância eletrônica mundial da NSA e do GCHQ e os vazamentos de documentos pelo denunciante Edward Snowden. [293]

Dado

The Guardian é o patrocinador de dois prêmios literários importantes: The Guardian First Book Award , estabelecido em 1999 como sucessor do Guardian Fiction Award , que existia desde 1965, e o Guardian Children's Fiction Prize , fundado em 1967. Nos últimos anos, o O jornal também patrocinou o Hay Festival em Hay-on-Wye .

O Guardian Student Media Awards anual , fundado em 1999, reconhece a excelência em jornalismo e design de jornais , revistas e sites de estudantes universitários britânicos .

Em memória de Paul Foot , que morreu em 2004, The Guardian e Private Eye criaram em conjunto o Prêmio Paul Foot , com um fundo de prêmio anual de £ 10.000, para jornalismo investigativo ou de campanha. [294]

O jornal produz o The Guardian 100 Melhores Jogadores de Futebol do Mundo . [295] Desde 2018, também co-produziu o equivalente feminino, As 100 melhores jogadoras de futebol do mundo .

Em 2016, o The Guardian começou a conceder um prêmio anual de Jogador do Ano , concedido a um jogador de futebol independente de gênero "que fez algo verdadeiramente notável, seja superando adversidades, ajudando outras pessoas ou dando um exemplo esportivo, agindo com honestidade excepcional". [296]

Melhores listas de livros

Editores

# Nome Prazo Notas
1 John Edward Taylor 1821-1844
2 Jeremiah Garnett 1844-1861 Served jointly with Russell Scott Taylor from 1847 to 1848
Russell Scott Taylor 1847-1848 Served jointly with Jeremiah Garnett
4 Edward Taylor 1861-1872
5 Charles Prestwich Scott 1872-1929
6 Ted Scott 1929-1932
7 William Percival Crozier 1932-1944
8 Alfred Powell Wadsworth 1944-1956
9 Alastair Hetherington 1956-1975
10 Peter Preston 1975-1995
11 Alan Rusbridger 1995-2015
12 Katharine Viner 2015-

Notable regular contributors (past and present)

Columnists and journalists:

Cartoonists:

Satirists:

Experts:

Photographers and picture editors:

Guardian News & Media archive

The Guardian and its sister newspaper The Observer opened The Newsroom, an archive and visitor centre in London, in 2002. The centre preserved and promoted the histories and values of the newspapers through its archive, educational programmes and exhibitions. The Newsroom's activities were all transferred to Kings Place in 2008.[302] Now known as The Guardian News & Media archive, the archive preserves and promotes the histories and values of The Guardian and The Observer newspapers by collecting and making accessible material that provides an accurate and comprehensive history of the papers. The archive holds official records of The Guardian and The Observer, and also seeks to acquire material from individuals who have been associated with the papers. As well as corporate records, the archive holds correspondence, diaries, notebooks, original cartoons and photographs belonging to staff of the papers.[303] This material may be consulted by members of the public by prior appointment. An extensive Manchester Guardian archive also exists at the University of Manchester's John Rylands University Library, and there is a collaboration programme between the two archives. Additionally, the British Library has a large archive of The Manchester Guardian available in its British Library Newspapers collection, in online, hard copy, microform, and CD-ROM formats.

In November 2007, The Guardian and The Observer made their archives available over the internet via DigitalArchive. The current extent of the archives available are 1821 to 2000 for The Guardian and 1791 to 2000 for The Observer: these archives will eventually run up to 2003.

The Newsroom's other components were also transferred to Kings Place in 2008. The Guardian's Education Centre provides a range of educational programmes for students and adults. The Guardian's exhibition space was also moved to Kings Place, and has a rolling programme of exhibitions that investigate and reflect upon aspects of news and newspapers and the role of journalism. This programme often draws on the archive collections held in the GNM Archive.

See also

References

  1. ^ * Tsang, Amie (15 January 2018). "The Guardian, Britain's Left-Wing News Power, Goes Tabloid". The New York Times. Retrieved 24 January 2019.
  2. ^ * Payling, Daisy (20 April 2017). "City limits: sexual politics and the new urban left in 1980s Sheffield". Contemporary British Society. 31 (2): 256–273. doi:10.1080/13619462.2017.1306194.
  3. ^ a b "Definition of Guardian Reader". Collins English Dictionary. Retrieved 10 January 2018.
  4. ^ a b "The Guardian - Data - ABC | Audit Bureau of Circulations". www.abc.org.uk.
  5. ^ "collection (The University of Manchester Library)". www.library.manchester.ac.uk. Retrieved 12 March 2021.
  6. ^ "'Guardian' newspaper trust keeps journalism at top of its agenda". The Irish Times. Retrieved 12 March 2021.
  7. ^ a b c "The Scott Trust: values and history". The Guardian. 26 July 2015. Retrieved 5 May 2019.
  8. ^ "Guardian appoints Katharine Viner as editor-in-chief". The Guardian. 20 March 2015. Archived from the original on 20 July 2017. Retrieved 6 March 2016.
  9. ^ Rusbridger, Alan (29 May 2015). "'Farewell, readers': Alan Rusbridger on leaving The Guardian after two decades at the helm". The Guardian. Archived from the original on 29 May 2015. Retrieved 29 May 2015.
  10. ^ a b International Socialism, Spring 2003, ISBN 1-898876-97-5.
  11. ^ a b "Ipsos MORI". Ipsos MORI. Archived from the original on 23 May 2009. Retrieved 6 March 2016.
  12. ^ Department of the Official Report (Hansard), House of Commons, Westminster (19 November 2001). "Hansard 374:54 19 November 2001". Publications.parliament.uk. Retrieved 28 July 2009.CS1 maint: multiple names: authors list (link)
  13. ^ a b "What the papers say". BBC News. 17 October 2005. Archived from the original on 8 June 2020. Retrieved 18 February 2009.
  14. ^ Marchi, Anna (2019). "Over there at The Guardian". Self-Reflexive Journalism: A Corpus Study of Journalistic Culture and Community in The Guardian. Taylor & Francis. p. 152. ISBN 978-1-351-71412-9.
  15. ^ "The Guardian most trusted and The Sun least trusted online news brand, Pamco reveals". Press Gazette. 13 November 2017. Retrieved 17 December 2018.
  16. ^ Waterson, Jim (17 December 2018). "Guardian most trusted newspaper in Britain, says industry report". The Guardian. Retrieved 17 December 2018.
  17. ^ "Can The Guardian survive?". The Economist. Intelligent Life. July–August 2012.
  18. ^ Woolf, Nicky (3 July 2012). "Could the newspaper that broke the hacking scandal be the next to close?". GQ.com. Archived from the original on 6 July 2012.
  19. ^ a b Hosenball, Mark (6 June 2013). "Obama administration defends massive phone record collection". Reuters. Archived from the original on 24 September 2015. Retrieved 6 March 2016.
  20. ^ a b Greenwald, Glenn (9 June 2013). "Edward Snowden: the whistleblower behind the NSA surveillance revelations | US news". The Guardian. Archived from the original on 26 July 2013. Retrieved 6 March 2016.
  21. ^ a b Rawlinson, Kevin (2 April 2014). "Guardian wins newspaper and website of the year at British press awards". The Guardian. Retrieved 12 June 2014.
  22. ^ Wainwright, Martin (13 August 2007). "Battle for the memory of Peterloo: Campaigners demand fitting tribute". The Guardian. London. Archived from the original on 5 July 2013. Retrieved 26 March 2008.
  23. ^ Editorial (4 May 2011). "The Manchester Guardian, born 5 May 1821: 190 years – work in progress". The Guardian.
  24. ^ Manchester Gazette, 7 August 1819, quoted in Ayerst, David (1971). 'Guardian' : biography of a newspaper. London: Collins. p. 20. ISBN 978-0-00-211329-8.
  25. ^ Harrison, Stanley (1974). Poor men's guardians : a record of the struggles for a democratic newspaper press, 1763–1973. London: Lawrence and Wishart. p. 53. ISBN 978-0-85315-308-5.
  26. ^ Garnett, Richard (1890). "Garnett, Jeremiah" . In Stephen, Leslie; Lee, Sidney (eds.). Dictionary of National Biography. 21. London: Smith, Elder & Co. citing: [Manchester Guardian, 28 September 1870; Manchester Free Lance, 1 October 1870; Prentice's Historical Sketches and Personal Recollections of Manchester; personal knowledge.]
  27. ^ "The Scott Trust: History". Guardian Media Group. Archived from the original on 28 July 2008. Retrieved 26 March 2008.
  28. ^ "The Manchester guardian and British volunteer – JH Libraries". Catalyst.library.jhu.edu. Retrieved 6 March 2016.
  29. ^ 21 May 1836
  30. ^ "Editorial". The Manchester Guardian. 28 January 1832.
  31. ^ "Editorial". The Manchester Guardian. 26 February 1873.
  32. ^ "The cruelty and injustice of negro slavery: From The Guardian archive, 15 Nov 1823". The Guardian. 15 November 2012. Retrieved 28 June 2020.
  33. ^ "15 June 1833: Striking off the fetters from the limbs of the slave". The Guardian. 7 May 2011. Retrieved 28 June 2020.
  34. ^ "From the archive, 24 March 1841: Editorial: Anti-free trade". The Guardian. 24 March 2012. Retrieved 28 June 2020.
  35. ^ Stoddard, Katy (20 July 2015). "Looking back: American civil war". The Guardian. Retrieved 29 June 2020.
  36. ^ "From The Guardian archive: On slavery and civil war". The Guardian. 12 December 2008. Retrieved 28 June 2020.
  37. ^ "'Civil war' in Kansas threatens to spread: from the archive, 10 June 1856". The Guardian. 10 June 2015. Retrieved 28 June 2020.
  38. ^ "Lincoln opposes abolition of slavery: From the Observer archive, 17 December 1860". The Guardian. 17 December 2014. Retrieved 28 June 2020.
  39. ^ "From the archive, 13 May 1861: America and direct trade with England". The Guardian. 13 May 2011. Retrieved 28 June 2020.
  40. ^ a b c Kettle, Martin (24 February 2011). "Lincoln, evil? Our certainties of 1865 give us pause today". The Guardian. Retrieved 26 June 2020.
  41. ^ a b David Ayerst (1971). The Manchester Guardian: Biography of a Newspaper. Cornell University Press. pp. 154–155. ISBN 978-0-8014-0642-3.
  42. ^ a b Rodrigues, Jason (4 February 2013). "From the archive: 1863, Lincoln's great debt to Manchester". The Guardian. Retrieved 3 July 2020.
    "Full text of "Manchester and Abraham Lincoln : a side-light on an earlier fight for freedom"". Internet Archive. 10 June 2020. Retrieved 3 July 2020.
  43. ^ "The assassination of President Lincoln, 14 April 1865". The Guardian. 14 April 2015. Retrieved 3 July 2020.
  44. ^ Kettle, Martin (24 February 2011). "Lincoln, evil? Our certainties of 1865 give us pause today". The Guardian. Retrieved 26 June 2020.
  45. ^ Hampton, Mark (2011). "The Press, Patriotism, and Public Discussion: C. P. Scott, the "Manchester Guardian", and the Boer War, 1899–1902". The Historical Journal. 44 (1): 177–197. doi:10.1017/S0018246X01001479. JSTOR 3133966. S2CID 159550361.
  46. ^ a b Purvis, June (13 November 2007). "Unladylike behaviour". The Guardian. London: Guardian News and Media. Retrieved 28 July 2009.
  47. ^ Quoted in David Ayerst, The Guardian, 1971, p. 353.
  48. ^ Arnold, Bruce (27 November 2012). "To the waters and the wild". Irish Independent. Dublin. Retrieved 4 June 2014.
  49. ^ Goode, William Thomas (1920). Bolshevism at Work. George Allen & Unwin – via Internet Archive.
  50. ^ Goode, W.T. (21 May 2011). "1919: Lenin agrees to Guardian interview". The Guardian. Retrieved 7 March 2020.
  51. ^ "The Scott Trust". The Guardian. Retrieved 2 September 2018.
  52. ^ "Collection: Sylvia Sprigge papers | HOLLIS for". hollisarchives.lib.harvard.edu. Archived from the original on 21 November 2020. Retrieved 7 October 2020.
  53. ^ Taylor, Geoffrey (11 April 1988) "Bowled over by treasures at the bottom of the zinc"; The Guardian
  54. ^ Orwell, George (1980) [1938]. Homage to Catalonia. Harcourt, Brace. p. 65. ISBN 0-15-642117-8. OCLC 769187345.
  55. ^ Beevor, Antony (2006). The Battle for Spain: The Spanish Civil War, 1936–1939. Penguin Books. p. 243. ISBN 0-14-303765-X. OCLC 70158540.
  56. ^ Leader (22 October 1951). "Time for change?". The Manchester Guardian.
  57. ^ Kynaston, David (2007). Austerity Britain 1945–1951. London: Bloomsbury. p. 285. ISBN 978-0-7475-9923-4.
  58. ^ Rusbridger Alan (10 July 2006). "Courage under fire". The Guardian. Archived from the original on 30 August 2013. Retrieved 5 March 2014.. Three years from 1956 and the Manchester Guardian soon became The Guardian, introduced by Scott C.C.P
  59. ^ Smith, Simon C. (2016). Reassessing Suez 1956: New Perspectives on the Crisis and Its Aftermath. Routledge. p. 230. ISBN 978-1-317-07069-6. Archived from the original on 21 November 2020. Retrieved 23 August 2020.
  60. ^ "Key moments in The Guardian's history: a timeline". The Guardian. 16 November 2017. Retrieved 3 April 2018.
  61. ^ The Press and the People. London: General Council of the Press. 1961, p. 14
  62. ^ Geoffrey Taylor, "Nesta Roberts: The first woman to run the news desk on a national newspaper", The Guardian, 18 January 2009, accessed 14 August 2021
  63. ^ a b c Leader (1 February 1972). "The division deepens". The Guardian. London.
  64. ^ "19 April 1972: 'Bloody Sunday' report excuses Army". On this day 1950–2005. BBC. 2008. Archived from the original on 6 January 2008. Retrieved 28 July 2009.
  65. ^ Bowcott, Owen (16 June 2010). "Bloody Sunday inquiry: 'We always knew the dead were innocent'". The Guardian. Retrieved 11 August 2013.
  66. ^ Leader (20 April 1972). "To make history repeat itself". The Guardian. London.
  67. ^ The Guardian, leader, 10 August 1971
  68. ^ The Guardian, leader, 15 August 1969
  69. ^ The Guardian, leader, 4 August 1969
  70. ^ Routledge, Paul (16 January 1994). "Profile: Hunter of the truth: Lord justice Scott: With the Government rattled, Paul Routledge looks at the man John Major now has to face | Voices". The Independent. Retrieved 6 March 2016.
  71. ^ Preston, Peter (5 September 2005). "A source of great regret". The Guardian. London.
  72. ^ Pilger, John (14 April 2019). "John Pilger: The Assange Arrest Is A Warning From History". New Matilda. Retrieved 3 May 2019.
  73. ^ Williams, Rhys (9 December 1994). "'Guardian' journalist recruited by the KGB". The Independent. Retrieved 5 April 2016.
  74. ^ "CBSi". FindArticles. Archived from the original on 24 June 2012. Retrieved 6 March 2016.
  75. ^ "The simple sword of truth". The Guardian. London. 11 April 1995. Retrieved 25 May 2010.
  76. ^ Harding, Luke; David Pallister (21 June 1997). "He lied and lied and lied". The Guardian. London.
  77. ^ "Aitken pleads guilty to perjury". BBC News. 19 January 1999.
  78. ^ ITC Annual Report 1998 – Programme regulation Retrieved 26 September 2007
  79. ^ The primrose path: faking UK television documentary, "Docuglitz" and Docusoap Archived 6 February 2012 at the Wayback Machine Retrieved 26 September 2007
  80. ^ British Journalism Review – John Owen – Now you see it, now you don't Retrieved 26 September 2007
  81. ^ Correspondent, Ray Moseley, Tribune Foreign. "TV FILMMAKER ACCUSED OF 2ND FAKE". Chicago Tribune. Retrieved 28 May 2019.
  82. ^ The Guardian, leader, 23 March 1999
  83. ^ Kaldor, Mary (25 March 1999). "Bombs away! But to save civilians we must get in some soldiers too". The Guardian. London.
  84. ^ Dyer, Clare (6 December 2000). "A challenge to the crown: now is the time for change". The Guardian. London.
  85. ^ Watt, Nicholas (7 December 2000). "Broad welcome for debate on monarchy". The Guardian. London.
  86. ^ "Screen Burn, The Guide". The Guardian. London. 24 October 2004.
  87. ^ Aslam, Dilpazier (13 July 2005). "We rock the boat". The Guardian. London.
  88. ^ "Background: The Guardian and Dilpazier Aslam". MediaGuardian. London. 22 July 2005. Archived from the original on 5 March 2016. Retrieved 13 December 2016.
  89. ^ Busfield, Steve (22 July 2005). "Dilpazier Aslam leaves Guardian". MediaGuardian. London.
  90. ^ "Tax Gap". The Guardian. UK. 6 February 2009. Retrieved 28 July 2009.
  91. ^ "Big business: what they make, what they pay". The Guardian. London. 2 February 2009. Retrieved 25 May 2010.
  92. ^ Jones, Sam; David Leigh (19 March 2009). "Guardian loses legal challenge over Barclays documents gagging order". The Guardian. London: Guardian News and Media.
  93. ^ "Can The Guardian survive?". Intelligent Life. July–August 2012.
  94. ^ Sela, Hadar (June 2010). "Anti-Zionist and Antisemitic Discourse on The Guardian's "Comment Is Free" Website". Middle East Review of International Affairs. 14 (2): 31–37. ISSN 1565-8996. ProQuest 816331031. Archived from the original on 13 July 2010.
  95. ^ Ponsford, Dominic (12 August 2014), "Guardian accused of pro-Israel bias after carrying 'child sacrifice' ad rejected by The Times", PressGazette.
  96. ^ Burchill, Julie (29 November 2003). "Good, bad and ugly". The Guardian. London.
  97. ^ "Leader: A new anti-semitism?". The Guardian. London. 26 January 2002. Retrieved 25 January 2010.
  98. ^ "News coverage". The Guardian. London. Retrieved 25 May 2010.
  99. ^ Elliott, Chris (6 November 2011). "The readers' editor on ... averting accusations of antisemitism". The Guardian. Retrieved 3 October 2012.
  100. ^ "The Guardian seeks to revise history". Arutz Sheva. Retrieved 16 October 2014.
  101. ^ Corrections and clarifications column editor (22 April 2012). "Corrections and clarifications | News". The Guardian. Retrieved 6 March 2016.
  102. ^ Corrections & Clarifications Editor (7 August 2012). "Corrections and clarifications". The Guardian. Retrieved 29 July 2015.
  103. ^ Meredith Carey (7 August 2014). "The Guardian Accepts Elie Wiesel's Rejected London Times Advertisement – Observer". Observer. Retrieved 24 March 2016.
  104. ^ Elliott, Chris (18 August 2014). "The readers' editor on... the decision to run This World's advertisement". theguardian.com. Retrieved 22 August 2014.
  105. ^ Clark County. epubli. Archived from the original on 21 November 2020. Retrieved 23 August 2020.
  106. ^ Rennie, David (21 October 2004). "Guardian calls it quits in Clark County fiasco". The Telegraph. ISSN 0307-1235. Retrieved 29 July 2019.
  107. ^ "Dear Limey assholes". The Guardian. London. 18 October 2004. Retrieved 13 May 2008.
  108. ^ Bowers, Andy (4 November 2004). "A crazy British plot to help Kerry". Slate.com. Retrieved 6 March 2016.
  109. ^ Leon Neyfakh (5 September 2007). "Guardian Reclaims America". Observer. Retrieved 6 March 2016.
  110. ^ Kiss, Jemima (18 February 2009). "Michael Tomasky joins political journal Democracy". The Guardian. London: Guardian News and Media.
  111. ^ "GNM Axing GuardianAmerica.com, Shuffling Execs in Restructure". Archived from the original on 24 June 2013. Retrieved 11 August 2013.
  112. ^ Ali, Rafat. "Guardian News And Media Laying Off Six Employees in U.S." Archived from the original on 24 June 2013. Retrieved 11 August 2013.
  113. ^ Cohen, Noam (26 August 2012). "The Guardian Backtracks From a Bold Move in Hiring". The New York Times. ISSN 0362-4331. Retrieved 31 December 2020.
  114. ^ Guardian US (15 August 2012). "adds Josh Treviño to growing US team". The Guardian. Retrieved 6 March 2016.
  115. ^ Treviño, Joshua (16 August 2012). "My 2011 Gaza flotilla tweet: a clarification". The Guardian. Retrieved 16 October 2014.
  116. ^ Guardian Staff (14 September 2011). "Guardian News & Media press release: Guardian unveils US url". The Guardian. Retrieved 22 July 2013.
  117. ^ Jasper Jackson (1 June 2015). "Lee Glendinning appointed as editor of Guardian US | Media". The Guardian. Retrieved 6 March 2016.
  118. ^ Table Office, House of Commons (12 November 2009). "Order Paper Part 2". Publications.parliament.uk. Retrieved 6 March 2016.
  119. ^ Leigh, David (12 October 2009). "Guardian gagged from reporting parliament". The Guardian. London: Guardian News and Media. Archived from the original on 5 October 2013. Retrieved 13 December 2016.
  120. ^ "Oral or Written Questions for Answer beginning on Wednesday 14 October 2009". UK Parliament. Archived from the original on 16 October 2009.
  121. ^ Ponsford, Dominic (13 October 2009). "Guardian gagged from reporting Parliament". Press Gazette. London: Progressive Media International. Archived from the original on 13 May 2013.
  122. ^ "Minton report: Trafigura toxic dumping along the Ivory Coast broke EU regulations, 14 Sep 2006". WikiLeaks. Retrieved 6 March 2016.
  123. ^ Leigh, David (16 September 2009). "How UK oil company Trafigura tried to cover up African pollution disaster". The Guardian. London. Archived from the original on 2 February 2017. Retrieved 13 December 2016.
  124. ^ Leigh, David (13 October 2009). "Gag on Guardian reporting MP's Trafigura question lifted". The Guardian. London. Archived from the original on 7 April 2010. Retrieved 13 December 2016.
  125. ^ Rusbridger, Alan (14 October 2009). "The Trafigura fiasco tears up the textbook". The Guardian. London. Archived from the original on 16 October 2009. Retrieved 25 January 2010.
  126. ^ Higham, Nick (13 October 2009). "When is a secret not a secret?". BBC News. Archived from the original on 21 November 2020. Retrieved 25 January 2010.
  127. ^ Haughney, Christine; Cohen, Noam (11 June 2013). "Guardian Makes Waves, and Is Ready for More". The New York Times. ISSN 0362-4331. Retrieved 31 December 2020.
  128. ^ "Edward Snowden files: No 10 contacted Guardian". BBC News. 21 August 2013. Retrieved 6 March 2016.
  129. ^ "Guardian's Alan Rusbridger tells of hard drive destruction | Video". Media.theage.com.au. 21 August 2013. Archived from the original on 4 March 2016. Retrieved 6 March 2016.
  130. ^ Borger, Julian (20 August 2013). "NSA files: why The Guardian in London destroyed hard drives of leaked files". The Guardian. Retrieved 10 August 2021.
  131. ^ Campbell, Duncan (3 June 2014). "Revealed: GCHQ's beyond top secret middle eastern internet spy base". The Register. Archived from the original on 25 June 2014. Retrieved 16 September 2017.
  132. ^ Assange, Julian (10 January 2017). I am Julian Assange, founder of WikiLeaks – Ask Me Anything. Reddit. 68 minutes in. Retrieved 15 January 2017 – via Twitch.
  133. ^ Lloyd, John (30 October 2016). Journalism in an Age of Terror: Covering and Uncovering the Secret State. Bloomsbury Publishing. pp. 160–165. ISBN 9781786731111. Archived from the original on 21 November 2020. Retrieved 14 November 2020.
  134. ^ Harding, Luke; Collyns, Dan (27 November 2018). "Manafort held secret talks with Assange in Ecuadorian embassy". The Guardian. Archived from the original on 27 November 2018.
  135. ^ Pompeo, Joe (27 November 2018). ""It Might Be the Biggest Get This Year": How The Guardian's Bombshell Set Off Its Own Little Media World War". Vanity Fair.
  136. ^ "The Guardian's fake scoop". Le Monde diplomatique. 24 December 2018.
  137. ^ "Guardian cartoon of cow in relation to Priti Patel sparks outrage amongst diaspora in Britain". The Hindu. 9 March 2020. Archived from the original on 11 September 2020. Retrieved 6 August 2020.
  138. ^ Bell, Steve (4 March 2020). "Steve Bell on Boris Johnson defending Priti Patel at PMQs – cartoon". The Guardian. Archived from the original on 29 June 2020. Retrieved 27 June 2020.
  139. ^ "The Guardian's Summary of Julian Assange's Interview Went Viral and Was Completely False". The Intercept. 29 December 2016.
  140. ^ Jacobs, Ben (24 December 2016). "Julian Assange gives guarded praise of Trump and blasts Clinton in interview". The Guardian.
  141. ^ "Security researchers call for Guardian to retract false WhatsApp "backdoor" story". TechCrunch. 20 January 2017.
  142. ^ William Turton (13 January 2017). "There's No Security Backdoor in WhatsApp, Despite Reports". Gizmodo. According to Alec Muffett, an experienced security researcher who spoke to Gizmodo, The Guardian’s story is "major league fuckwittage".
  143. ^ Chadwick, Paul (28 June 2017). "Flawed reporting about WhatsApp | Open door | Paul Chadwick". The Guardian. Archived from the original on 14 May 2019. Retrieved 18 January 2018.
  144. ^ Ganguly, Manisha (13 January 2017). "WhatsApp design feature means some encrypted messages could be read by third party". The Guardian. Archived from the original on 28 June 2017. Retrieved 18 January 2018.
  145. ^ Conlan, Tara (8 October 2008). "Guardian owner the Scott Trust to be wound up after 72 years". The Guardian. London. Retrieved 10 October 2008.
  146. ^ "Living Our Values: Social, Ethical and Environmental Audit 2006". Archived from the original on 6 October 2014. Retrieved 11 August 2013.
  147. ^ Coetzee, Andre (6 August 2014). "Mail & Guardian | Print Media". Mail & Guardian. Retrieved 4 January 2021.
  148. ^ "Want to see what one digital future for newspapers looks like? Look at The Guardian, which isn't losing money anymore". Nieman Lab. Retrieved 1 May 2019.
  149. ^ "Guardian Media Group 2005/06 results: 28/07/2006: A LANDMARK YEAR FOR GMG". Archived from the original on 21 August 2006. Retrieved 9 August 2006.
  150. ^ "Manchester Evening News sold by Guardian Media Group". Manchester Evening News. M.E.N. Media. 9 February 2010. Archived from the original on 19 July 2013. Retrieved 11 February 2010.
  151. ^ Rayner, Gordon (18 June 2011). "Riches to rags as Guardian bleeds £33 million in a year". The Daily Telegraph. London. Retrieved 21 October 2011.
  152. ^ Sabbagh, Dan (16 June 2011). "Guardian and Observer to adopt 'digital-first' strategy". The Guardian. London: Guardian News and Media. Retrieved 21 October 2011.
  153. ^ "Can The Guardian Survive?". More Intelligent Life. Retrieved 11 August 2013.
  154. ^ Jane Martinson (25 January 2016). "Guardian News & Media to cut costs by 20 per cent | Media". The Guardian. Retrieved 6 March 2016.
  155. ^ "Support The Guardian". support.theguardian.com. Retrieved 3 August 2018.
  156. ^ "Guardian Media Group plc (GMG) results for the financial year ended 1 April 2018". The Guardian. 24 July 2018.
  157. ^ "Guardian Media Group plc (GMG) publishes 2018/19 statutory financial results". The Guardian. 7 August 2019. Retrieved 26 August 2020.
  158. ^ editor, Jim Waterson Media (7 August 2019). "Guardian broke even last year, parent company confirms". Retrieved 26 August 2020 – via www.theguardian.com.CS1 maint: extra text: authors list (link)
  159. ^ Mance, Henry (10 September 2014). "Guardian launches paid membership scheme". FT.com. Retrieved 6 March 2016.
  160. ^ "Join Choose Tier – The Guardian Members". theguardian. Retrieved 16 October 2016.
  161. ^ Viner, Katharine (12 November 2018). "The Guardian's reader funding model is working. It's inspiring". The Guardian. Retrieved 12 November 2018.
  162. ^ Tsang, Amie (28 August 2017). "The Guardian Sets Up a Nonprofit to Support Its Journalism". The New York Times. ISSN 0362-4331. Retrieved 31 December 2020.
  163. ^ "Could The Guardian's quest for philanthropic support squeeze out other news nonprofits?". Nieman Lab. Retrieved 6 August 2018.
  164. ^ Center, Foundation. "Guardian Announces Launch of U.S. Nonprofit". Philanthropy News Digest (PND). Retrieved 6 August 2018.
  165. ^ "OPP1034962". Bill & Melinda Gates Foundation. Retrieved 8 August 2018.
  166. ^ Schiffrin, Anya (2015). "Can We Measure Media Impact? Surveying the Field". Stanford Social Innovation Review (Fall 2015 ed.). Warrendale, PA.
  167. ^ Waterson, Jim (29 January 2020). "Guardian to ban advertising from fossil fuel firms".
  168. ^ Frederick Engels, The Condition of the Working Class in England, Progress, 1973, p 109.
  169. ^ Ian Hunter (2003). Malcolm Muggeridge: A Life. Regent College Publishing. p. 74. ISBN 978-1-57383-259-5.
  170. ^ a b "Political affiliation". The Guardian. 16 November 2008. Retrieved 19 April 2016.
  171. ^ Department of the Official Report (Hansard), House of Commons, Westminster (19 November 2001). "Hansard 374:54 19 November 2001". Publications.parliament.uk. Retrieved 28 July 2009.CS1 maint: multiple names: authors list (link)
  172. ^ "Labour: the choice for the future". The Guardian. London. 2 July 1994.
  173. ^ Leader (2 May 1997). "A political earthquake: The Tory loss is cataclysmic; Labour's win historic". The Guardian. London.
  174. ^ "Iraq: the case for decisive action". The Guardian. 19 January 2003. Retrieved 18 December 2020.
  175. ^ Greenslade, Roy (17 March 2003). "They've lost the battle, will they support the war?". The Guardian.
  176. ^ Wells, Matt (16 October 2004). "World writes to undecided voters". The Guardian. London. Retrieved 13 July 2008.
  177. ^ Ashley, Jackie (29 April 2008). "Are the Guardianistas rats?". The Guardian. London: Guardian News and Media. Retrieved 13 July 2008.
  178. ^ "Magic or not, let in the daylight". London. 6 December 2000. Archived from the original on 10 May 2017. Retrieved 14 November 2013.
  179. ^ Seddon, Mark (21 February 2005). "Smaller size, higher brow?". New Statesman. London. Archived from the original on 12 March 2010.
  180. ^ Seaton, Matt (23 April 2010). "The Guardian's election editorial meeting: report". The Guardian. London: Guardian News and Media.
  181. ^ Editorial (30 April 2010). "General election 2010: The liberal moment has come". The Guardian. London: Guardian News and Media. Retrieved 25 May 2010.
  182. ^ Editorial (1 May 2015). "The Guardian view: Britain needs a new direction, Britain needs Labour". The Guardian. London: Guardian News and Media. Archived from the original on 7 April 2017. Retrieved 1 May 2015.
  183. ^ White, Michael (9 March 2011). "Media self-censorship: not just a problem for Turkey". The Guardian. London: Guardian News and Media.
  184. ^ "'Comandante' Chavez Still Revered By Some, Despite Failings". NPR. 10 April 2013. Retrieved 11 March 2015.
  185. ^ Editorial (13 August 2015). "The Guardian view on Labour's choice: Corbyn has shaped the campaign, but Cooper can shape the future". The Guardian. Archived from the original on 10 March 2017. Retrieved 13 December 2016.
  186. ^ Sinclair, Ian (19 October 2015). "Guardian on the Wrong Side of History Over Corbyn". The Morning Star. Archived from the original on 10 April 2016. Retrieved 30 March 2016.
  187. ^ Editorial. "The Guardian view on the election: it's Labour". The Guardian. ISSN 0261-3077. Retrieved 19 September 2018.
  188. ^ Editorial (17 May 2019). "The Guardian view on the EU elections: a chance to reshape our politics | Editorial". The Guardian. ISSN 0261-3077. Retrieved 23 May 2019.
  189. ^ Audit Bureau of Circulations Ltd– abc.org.uk
  190. ^ Durrani, Arif (3 August 2013). "NEWSPAPER ABCs: Guardian hits historic low in February following 20p price hike – Media news". Media Week. Retrieved 6 March 2016.
  191. ^ "Print ABCs: Metro overtakes Sun in UK weekday distribution, but Murdoch title still Britain's best-selling paper". Press Gazette. 15 June 2017. Retrieved 11 July 2017.
  192. ^ "Manchester Guardian". Spartacus-educational.com. Retrieved 6 March 2016.
  193. ^ David., Ayerst (1971). The Manchester Guardian; biography of a newspaper. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press. ISBN 978-0801406423. OCLC 149105.
  194. ^ O'Reilly, Carole (2 July 2020). "'The Magnetic Pull of the Metropolis': The Manchester Guardian, The Provincial Press and Ideas of the North". Northern History. 57 (2): 270–290. doi:10.1080/0078172X.2020.1800932. ISSN 0078-172X. S2CID 225581767.
  195. ^ "Tuesday's morning conference". The Guardian. UK. 13 September 2007. Archived from the original on 13 February 2007. Retrieved 11 February 2007.
  196. ^ Brooks, Josh (29 June 2004). "Guardian to switch to Berliner format". PrintWeek. Retrieved 31 December 2020.
  197. ^ Cozens, Claire (1 September 2005). "New-look Guardian launches on September 12". MediaGuardian. London: Guardian News and Media.
  198. ^ Crossgrove, Carl. "Guardian: review". Typographica. Retrieved 11 July 2015.
  199. ^ Paul A Barnes; Christian E Schwartz (15 November 2006). "Does type design matter in newspapers?". FontShop Benelux. Archived from the original on 4 June 2012. Retrieved 26 July 2012.
  200. ^ Lyall, Sarah (26 September 2005). "A tabloid Guardian? Not quite". The New York Times. ISSN 0362-4331. Retrieved 31 December 2020.
  201. ^ "Guardian Reborn, The Guardian". Archived from the original on 12 February 2007. Retrieved 5 May 2017.CS1 maint: bot: original URL status unknown (link). Retrieved on 22 July 2007.
  202. ^ Cozens, Claire (13 January 2006). "Telegraph sales hit all-time low". MediaGuardian. London: Guardian News and Media.
  203. ^ "Guardian, Telegraph and FT post modest sales rises in December". London: Guardian News and Media. 11 January 2013.
  204. ^ Busfield, Steve (21 February 2006). "Guardian wins design award". MediaGuardian. London: Guardian News and Media.
  205. ^ a b Sweney, Mark (13 June 2017). "The Guardian and The Observer to relaunch in tabloid format". The Guardian.
  206. ^ Viner, Katharine; Pemsel, David (13 June 2017). "Guardian journalism goes from strength to strength. It's just our shape that's changing". The Guardian.
  207. ^ Tsang, Amie (15 January 2018). "The Guardian, Britain's Left-Wing News Power, Goes Tabloid". The New York Times.
  208. ^ a b Chadwick, Paul (29 April 2018). "Three months on, the tabloid Guardian is still evolving". The Guardian. Retrieved 27 September 2018.
  209. ^ Letters (15 July 2018). "We've got The Guardian masthead blues and we're overjoyed | Letters". The Guardian. ISSN 0261-3077. Retrieved 18 January 2019.
  210. ^ Bell, Emily (8 October 2005). "Editor's week". The Guardian. London.
  211. ^ "Guardian.co.uk most read newspaper site in UK in March". www.journalism.co.uk. 30 May 2013. Retrieved 17 June 2014.
  212. ^ Durrani, Arif (19 April 2011). "MailOnline overtakes Huffington Post to become world's no 2". MediaWeek. Haymarket. Archived from the original on 13 May 2013.
  213. ^ Edge, Abigail (2 December 2014). "Ophan: Key metrics informing editorial at The Guardian". Journalism.co.uk.
  214. ^ Bunz, Mercedes (14 December 2009). "Guardian launches iPhone application". The Guardian. Retrieved 14 October 2018.
  215. ^ Mitchell, Jon (7 September 2011). "The Guardian Launches a Powerful, Free Android App". readwrite. Retrieved 14 October 2018.
  216. ^ "Guardian launches digital redesign to coincide with launch of new Guardian tabloid newspaper". The Guardian. 15 January 2018. Retrieved 14 October 2018.
  217. ^ "The Guardian: I'm impressed". idio. 1 June 2010. Archived from the original on 16 January 2013. Retrieved 26 July 2010.
  218. ^ editor, Corrections and clarifications column (8 March 2011). "Corrections and clarifications". The Guardian. Retrieved 27 June 2018.CS1 maint: extra text: authors list (link)
  219. ^ Gibson, Janine (28 February 2011). "Guardian Unlimited Talkboard closure". The Guardian. London: Guardian News and Media.
  220. ^ "#Thinkfluencer episode 1: Selfies – video | Technology". The Guardian. 23 August 2013. Retrieved 6 March 2016.
  221. ^ "Online Dating Site UK | Guardian Soulmates". Soulmates.theguardian.com. Retrieved 6 March 2016.
  222. ^ "Guardian Soulmates has come to an end". The Guardian. 1 July 2020. Retrieved 12 June 2021.
  223. ^ Deans, Jason (8 December 2005). "Gervais to host Radio 2 Christmas show". MediaGuardian. London: Guardian News and Media.
  224. ^ "Comedy stars and radio DJs top the download charts". The Guardian. London. 23 January 2006.
  225. ^ Plunkett, John (6 February 2006). "Gervais podcast in the record books". MediaGuardian. London: Guardian News and Media. Archived from the original on 6 September 2008. Retrieved 13 December 2016.
  226. ^ a b "Today in Focus: The Guardian's daily news podcast". Campaign British Publishing Awards. Guardian News & Media. 22 May 2019. Retrieved 3 November 2019.
  227. ^ "Today in Focus on Apple Podcasts". Apple Podcasts. Retrieved 3 November 2019.
  228. ^ "Top 100 UK Podcasts (Apple Podcasts Top Charts)". Podcast Insights®. 17 December 2018. Retrieved 3 November 2019.
  229. ^ "Films". The Guardian. UK. 12 February 2009. Retrieved 28 July 2009.
  230. ^ a b Salih, Omar; Summers, Ben (28 January 2008). "Excerpt from Baghdad: A Doctor's Story". The Guardian. London: Guardian News and Media. Retrieved 25 May 2010.
  231. ^ Smith, Sean; Nzerem, Keme; Ulleri, Giovanni (18 August 2009). "On the frontline with British troops in Afghanistan". The Guardian. London: Guardian News and Media. Retrieved 25 May 2010.
  232. ^ "Guardian film-maker wins Royal Television Society award | Media". The Guardian. 20 February 2008. Retrieved 6 March 2016.
  233. ^ "GuardianFilms Awards". The Guardian. London. 16 February 2009. Retrieved 25 May 2010.
  234. ^ Sherrin, Ned (16 December 2000). "Surely shome mishtake?". The Guardian. London.
  235. ^ a b Bernhard, Jim (2007). Porcupine, Picayune, & Post: how newspapers get their names. University of Missouri Press. pp. 26–27. ISBN 978-0-8262-1748-6. Retrieved 11 August 2013.
  236. ^ "(unknown)". Encounter. Congress for Cultural Freedom. 58: 28. 1982. Cite uses generic title (help) This article refers to the paper by the facetious name "The Grauniad".
  237. ^ Devlin, Keith (1 March 1984). "Prime beef: Mathematical micro-mysteries: Keith Devlin returns to prime time computation". The Guardian. London. Reprinted in Devlin, Keith (1994). "Prime beef"". All the Math That's Fit to Print: Articles from The Guardian. Cambridge University Press. p. 42. ISBN 978-0-88385-515-7. Retrieved 11 August 2013.
  238. ^ Taylor, Geoffrey, Changing Faces: A History of The Guardian 1956–1988, Fourth Estate, 1993.
  239. ^ McKie, David (8 November 2013). "John Cole obituary". The Guardian. Archived from the original on 10 November 2013. Retrieved 8 November 2013.
  240. ^ a b c "British Press Awards: Awards Ceremony – 23rd March 2010: 2010 Winners Announced". Archived from the original on 16 June 2011. Retrieved 7 February 2016.
  241. ^ a b c d Guardian staff (6 April 2011). "Press Awards 2011: Guardian wins Newspaper of the Year". The Guardian. London.
  242. ^ Wells, Matt (20 March 2002). "Guardian triumphs at Press Awards". The Guardian. London: Guardian News and Media.
  243. ^ "World's Best-Designed™ winners". The Society for News Design - SND. 23 February 2011. Retrieved 4 January 2021.
  244. ^ "British Press Awards: Past winners". Press Gazette. Archived from the original on 20 March 2012. Retrieved 20 August 2009.
  245. ^ Press Gazette, Roll of Honour Archived 16 June 2011 at the Wayback Machine, accessed 24 July 2011
  246. ^ Tjaardstra, Nick (3 April 2014). "Is The Guardian in line for a Pulitzer?". World Association of Newspapers and News Publishers.
  247. ^ "James Meek | The Guardian". The Guardian.
  248. ^ "British Press Awards: The full list of winners". Press Gazette. 8 April 2008. Archived from the original on 17 December 2008. Retrieved 2 January 2009.
  249. ^ Urquhart, Conal (21 March 2012). "Guardian wins Scoop of the Year at Press awards". The Guardian.
  250. ^ a b "Visiting Time - Context - The Author: Emma Brockes", British Council
  251. ^ "NCTJ alumnus crowned young journalist of the year at Press Awards". National Council for the Training of Journalists. 3 April 2014.
  252. ^ "79. Polly Toynbee". The Guardian. 9 July 2007.
  253. ^ "British Press Awards 2009: The full list of winners". Press Gazette. 1 April 2009. Archived from the original on 15 January 2010. Retrieved 16 January 2010.
  254. ^ "Press Awards Winners 2015". www.pressawards.org.uk. Archived from the original on 26 June 2017. Retrieved 7 August 2016.
  255. ^ "British Press Awards 2009: The full list of winners". Press Gazette. Archived from the original on 15 January 2010. Retrieved 3 February 2011.
  256. ^ Knudde, Kjell (1 January 2021). "Steve Bell". Lambiek.
  257. ^ "Guardian wins five Press Awards". The Guardian. 12 April 2016.
  258. ^ "Business writer award for Guardian". The Guardian. 16 March 2005. Retrieved 3 January 2021.
  259. ^ "Guardian reporter wins Business and Financial reporter of the year at 2014 Press Awards". The Guardian. 11 March 2015. Retrieved 3 January 2021.
  260. ^ Guardian Staff (11 May 2012). "Decca Aitkenhead, the Monday interviewer for G2, The Guardian". The Guardian. Retrieved 3 January 2021.
  261. ^ "David Lacey named Sports Reporter of the Year". The Guardian. 20 March 2003. Retrieved 4 January 2021.
  262. ^ a b "The Tom Jenkins Collection - Archives Hub". Jisc.
  263. ^ Jenkins, Tom (27 February 2016). "Tom Jenkins: Picture Editors' Guild Sports Photographer of the Year – in pictures". The Guardian. ISSN 0261-3077. Retrieved 3 January 2021.
  264. ^ "GU wins award". The Guardian. 12 March 2001. Retrieved 4 January 2021.
  265. ^ office, GNM press (1 January 2013). "Guardian News & Media awards: 2007". The Guardian. Retrieved 4 January 2021.
  266. ^ Guardian Staff (1 January 2013). "Guardian News & Media awards: 2008". The Guardian. Retrieved 4 January 2021.
  267. ^ "Guardian wins Website of The Year Award". The Guardian. 5 December 2016. Retrieved 4 January 2021.
  268. ^ "Guardian wins 'News Website of the Year' at 2020 newsawards". The Guardian. 30 June 2020. Retrieved 4 January 2021.
  269. ^ Kiss, Jemima (10 November 2004). "Top prize-giver snubs online journalism | Media news". Journalism.co.uk.
  270. ^ "Guardian News & Media awards: 2008". The Guardian. 1 January 2013.
  271. ^ "British Press Awards 2009: full list of winners". The Guardian. 1 April 2009.
  272. ^ "From strength to strength" (PDF). The Guardian.
  273. ^ Denes, Mellisa; Zeldin-O'Neill, Sophie (14 December 2019). "Editing the Weekend magazine: 'It's about warmth, fun, and surprise – as well as the serious stuff'". The Guardian.
  274. ^ "Paul Lewis". The Orwell Foundation.
  275. ^ "Previous Winners". Martha Gellhorn Prize for Journalism.
  276. ^ Dowell, Ben (20 June 2009). "Guardian reporter Ian Cobain wins Martha Gellhorn journalism prize". The Guardian.
  277. ^ office, GNM press (27 February 2018). "The Guardian wins seven Sports Journalists' Association awards". The Guardian. ISSN 0261-3077. Retrieved 23 January 2019.
  278. ^ "2013 British Sports Journalism Awards – Sports Journalists' Association". Retrieved 23 January 2019.
  279. ^ a b "Double honours for Daniel Taylor as The Guardian wins four SJA awards". The Guardian. 27 February 2017. ISSN 0261-3077. Retrieved 23 January 2019.
  280. ^ "Donald McRae named Interviewer of the Year at SJA sports awards". The Guardian. 8 March 2011. Retrieved 4 January 2021.
  281. ^ McRae, Donald; Conn, David; Hills, David (9 March 2010). "Success for Guardian writers at Sports Journalists' Association awards". The Guardian. Retrieved 4 January 2021.
  282. ^ "The Guardian wins seven Sports Journalists' Association awards". The Guardian. 27 February 2018. Retrieved 4 January 2021.
  283. ^ "The Guardian's Donald McRae and Daniel Taylor win major SJA awards again". The Guardian. 25 February 2019. ISSN 0261-3077. Retrieved 4 January 2021.
  284. ^ "2016 BRITISH SPORTS JOURNALISM AWARDS – Sports Journalists' Association". Retrieved 4 January 2021.
  285. ^ a b "The Guardian wins seven SJA awards with double honours for Daniel Taylor". The Guardian. 26 February 2018. ISSN 0261-3077. Retrieved 4 January 2021.
  286. ^ "2017 British Sports Journalism Awards – Sports Journalists' Association". Sports Journalists' Association.
  287. ^ "2014 British Sports Journalism Awards – Sports Journalists' Association". Retrieved 23 January 2019.
  288. ^ "2015 BRITISH SPORTS JOURNALISM AWARDS – Sports Journalists' Association". Retrieved 23 January 2019.
  289. ^ "The Webby Awards". Archived from the original on 8 April 2011. Retrieved 24 March 2016.
  290. ^ "The 2006 Newspaper Awards". Archived from the original on 3 February 2004. Retrieved 29 May 2006.
  291. ^ "Archived copy". Archived from the original on 26 October 2005. Retrieved 28 July 2005.CS1 maint: archived copy as title (link)
  292. ^ "Openness & Accountability: A Study of Transparency in Global Media Outlets". Archived from the original on 15 May 2008. Retrieved 19 June 2008.
  293. ^ "2014 Pulitzer Prize Winners & Finalists". The Pulitzer Prizes. Archived from the original on 24 August 2019. Retrieved 1 April 2020.
  294. ^ "The Paul Foot award for Campaigning Journalism 2007". Archived from the original on 30 September 2007. Retrieved 16 October 2007.
  295. ^ "The 100 best footballers in the world 2017". The Guardian. 19 December 2017. Archived from the original on 10 September 2019. Retrieved 9 January 2018.
  296. ^ Bandini, Nicky (29 December 2016). "The Guardian's inaugural Footballer of the Year: Cagliari's Fabio Pisacane". The Guardian. Archived from the original on 8 July 2020. Retrieved 30 December 2019.
  297. ^ "The 100 greatest non-fiction books". The Guardian. 14 June 2011. Retrieved 26 September 2017.
  298. ^ "Guardian 100 Greatest Non-Fiction Book awards". LibraryThing. Retrieved 26 September 2017.
  299. ^ McCrum, Robert (2017). "100 Best Nonfiction Books of All Time". The Guardian. Retrieved 26 September 2017.
  300. ^ "Comment, opinion and discussion from The Guardian US". Commentisfree.guardian.co.uk. 1 January 1970. Archived from the original on 10 April 2011. Retrieved 6 March 2016.
  301. ^ "Archived copy". Archived from the original on 18 November 2007. Retrieved 22 July 2007.CS1 maint: archived copy as title (link)
  302. ^ Villani, Lisa (20 August 2009). "MIC: GNM archive (microsite)". The Guardian. London.
  303. ^ "MIC: GNM archive (microsite)". The Guardian. London. 26 August 2009.

Further reading

External links