The Baltimore Sun

Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para navegação Pular para pesquisar

The Baltimore Sun
Luz para todos
Baltimoresunjune162009.png
A primeira página
de 16 de junho de 2009 do The Baltimore Sun
ModeloJornal diário
FormatoBroadsheet
Os Proprietários)Publicação Tribune
EditorTrif Alatzas [1]
editorTrif Alatzas
Fundado17 de maio de 1837 ( 1837-05-17 )
Quartel general300 E. Cromwell Street
CidadeBaltimore, Maryland
PaísEstados Unidos
Circulação133.169 diariamente
253.333 domingo (a partir de 2015 ) [2]
ISSN1930-8965
Número OCLC244481759
Local na rede Internetwww .baltimoresun .com

O Baltimore Sun é o maior jornal diário de circulação geral com sede em Maryland e fornece cobertura de notícias, eventos, questões, pessoas e indústrias locais e regionais. [3]

Fundado em 1837, é atualmente propriedade da Tribune Publishing . A controladora do Baltimore Sun , a Tribune Publishing , foi adquirida pela Alden Global Capital , que opera suas propriedades de mídia por meio da Digital First Media , em maio de 2021. [4] [5] [6] [7] [8]

História

The Sun foi fundado em 17 de maio de 1837 pelo impressor / editor / editor / proprietário Arunah Shepherdson Abell (frequentemente listado como "AS Abell") e dois associados, William Moseley Swain e Azariah H. Simmons, recentemente da Filadélfia , onde eles tinha começado e publicado o Public Ledger no ano anterior. Abell nasceu em Rhode Island , tornou-se jornalista do Providence Patriot e mais tarde trabalhou em jornais de Nova York e Boston . [9]

A família Abell e seus descendentes foram donos do The Sun até 1910, quando as famílias Black e Garrett locais investiram no jornal por sugestão do ex-proprietário / editor rival do The News , Charles H. Grasty , e eles, junto com Grasty, ganharam o controle acionário ; eles mantiveram o nome AS Abell Company para a editora-mãe. Naquele mesmo ano, o The Evening Sun foi fundado pelo repórter, editor / colunista HL Mencken (1880–1956). De 1947 a 1986, The Sun foi o proprietário da primeira estação de televisão de Maryland , WMAR-TV (Canal 2), fundada em 1947 e afiliada de longa data doRede de televisão Columbia Broadcasting System ( CBS ), junto com várias estações de rádio.

O jornal abriu seu primeiro escritório no exterior em Londres em 1924. Entre 1955 e 1961, acrescentou quatro novos escritórios no exterior. À medida que as tensões da Guerra Fria aumentaram, abriu uma loja em Bonn, Alemanha Ocidental , em fevereiro de 1955. (A agência mudou-se mais tarde para Berlim .) Onze meses depois, o The Sun abriu uma agência em Moscou , tornando-se um dos primeiros jornais dos EUA a fazê-lo . Um escritório em Roma foi inaugurado em julho de 1957 e, em 1961, o The Sun expandiu-se para Nova Delhi . [10] No auge, o The Sun dirigia oito escritórios no exterior, o que deu origem a sua ostentação em um anúncio de 1983 que "O Sol nunca se põe no mundo". [11]

O jornal foi vendido por Reg Murphy em 1986 para a Times-Mirror Company do Los Angeles Times . [12] Na mesma semana, uma rivalidade de 115 anos terminou. O jornal mais antigo da cidade, o News American , jornal de Hearst desde os anos 1920, mas com raízes até 1773, dobrou. [13] Uma década depois, em 1997, o The Sun adquiriu a Patuxent Publishing Company , uma editora de jornal suburbano local que tinha um estábulo de 15 jornais semanais e algumas revistas em várias comunidades e condados. [14]

Nas décadas de 1990 e 2000, o The Sun começou a cortar sua cobertura internacional. Em 1995 e 1996, o jornal fechou seus escritórios em Tóquio , Cidade do México e Berlim . Mais dois - Pequim e Londres - foram vítimas de cortes de custos em 2005. [11] Os três últimos escritórios estrangeiros - Moscou, Jerusalém e Joanesburgo, África do Sul - caíram alguns anos depois. [15] Todos foram fechados em 2008, quando a Tribune Co. agilizou e reduziu o tamanho das reportagens estrangeiras da rede de jornais. Algum material de The Sun " correspondentes estrangeiros s é arquivada na Universidade de Maryland, Baltimore County .[16]

No século 21, o The Sun , como a maioria dos jornais tradicionais dos Estados Unidos, sofreu uma série de contratempos na competição com a Internet e outras fontes, incluindo um declínio no número de leitores e anúncios, uma redução na equipe de redações [17] e concorrência em 2005, do The Baltimore Examiner , um diário gratuito que durou dois anos até 2007, junto com uma publicação semelhante de Washington de uma pequena rede criada recentemente por novos proprietários que assumiram o controle do antigo jornal principal de Hearst, o San Francisco Examiner . [18] Em 2000, a empresa Times-Mirror foi comprada pela Tribune Company of Chicago. Em 2014, transferiu seus jornais, incluindo The Sun , paraPublicação da Tribuna .

Em 19 de setembro de 2005 e novamente em 24 de agosto de 2008, o The Baltimore Sun, como o jornal agora se intitula, apresentou novos designs de layout. [19] Sua circulação em 2010 foi de 195.561 para a edição diária e 343.552 aos domingos. Em 29 de abril de 2009, a Tribune Company anunciou que demitiria 61 dos 205 funcionários da redação da Sun. [20] Em 23 de setembro de 2011, foi relatado [21] que o Baltimore Sun moveria sua edição da web para trás de um acesso pago a partir de 10 de outubro de 2011.

O Baltimore Sun é o carro-chefe do Baltimore Sun Media Group, que também produz o jornal diário gratuito b e mais de 30 outros jornais, revistas e sites da comunidade da área metropolitana de Baltimore. O conteúdo da BSMG atinge mais de um milhão de leitores na área de Baltimore a cada semana e é a fonte de notícias mais lida da região. [22]

Em 20 de fevereiro de 2014, o Baltimore Sun Media Group anunciou que compraria o semanário alternativo City Paper . [23] Em abril, o Sun adquiriu as publicações de Maryland da Landmark Media Enterprises . [24]

Em fevereiro de 2021, como parte da fusão planejada entre a Tribune Publishing e a Alden Global Capital , a Tribune anunciou que Alden havia chegado a um acordo não vinculativo para vender o The Sun ao Sunlight For All Institute, uma organização sem fins lucrativos apoiada pelo empresário e filantropo Stewart W. Bainum Jr .. O negócio depende da aprovação da fusão pelos acionistas da Tribune. [25]

Edições

De 1910 a 1995, havia dois jornais distintos - The Sun in the morning e The Evening Sun pela tarde - cada um com sua própria reportagem e equipe editorial. O Evening Sun foi publicado pela primeira vez em 1910 sob a liderança de Charles H. Grasty , ex-proprietário do Evening News , e um crente firme na circulação noturna. Durante a maior parte de sua existência, o The Evening Sun conduziu seu irmão matinal em circulação. Em 1959, a tiragem da edição da tarde era de 220.174, em comparação com 196.675 da edição da manhã. [26]No entanto, na década de 1980, as mudanças culturais, tecnológicas e econômicas na América estavam consumindo a fatia de mercado dos jornais da tarde, com os leitores migrando para os jornais matinais ou mudando para os noticiários noturnos da televisão. [27] Em 1992, a circulação do jornal da tarde era de 133.800. [28] Em meados de 1995, The Evening Sun ' s leitores-86360-tinham sido eclipsado pelo The Sun -264583. [26] O Evening Sun deixou de ser publicado em 15 de setembro de 1995.

Diário

Após um período de aproximadamente um ano durante o qual os proprietários do jornal às vezes imprimiam um produto de duas seções, o The Baltimore Sun agora tem três seções todos os dias da semana: Notícias, Esportes e várias seções alternadas de negócios e reportagens. Em alguns dias, quadrinhos e recursos como o horóscopo e a programação da TV são impressos no final da seção de Esportes. Depois de abandonar a seção de negócios autônoma em 2009, o The Sun trouxe de volta uma seção de negócios às terças e domingos em 2010, com páginas de negócios ocupando parte da seção de notícias nos outros dias. [29] As seções de recursos estreando em 2010 incluíam uma seção "Home" de sábado, uma seção "Estilo" de quinta-feira e uma seção de segunda-feira chamada "Sunrise". O artigo sobre esportes escrito por Peter Schmuck é publicado apenas nos dias de semana.

Domingo

O Sunday Sun por muitos anos foi conhecido por uma seção de revistas pictóricas de rotogravura produzida localmente em Maryland, apresentando trabalhos de fotógrafos aclamados como A. Aubrey Bodine . O Sunday Sun lançou a Sunday Sun Magazine em 1996 e agora só publica a revista Parade semanalmente. Uma versão trimestral da Sun Magazine [30] foi ressuscitada em setembro de 2010, com histórias que incluíam uma comparação de jovens médicos locais, uma entrevista com a atriz Julie Bowen e um artigo sobre as casas de uma ex-âncora de Baltimore. Os gerentes de redação planejam adicionar conteúdo online com mais frequência.

baltimoresun.com

A empresa lançou seu site em setembro de 1996. Uma reformulação do site foi divulgada em junho de 2009, limitando um período de seis meses de tráfego online recorde. A cada mês, de janeiro a junho, uma média de 3,5 milhões de visitantes únicos somados para visualizar 36,6 milhões de páginas da web. Os repórteres e editores da Sun produzem mais de três dezenas de blogs sobre assuntos como tecnologia, clima, educação, política, crime em Baltimore, imóveis, jardinagem, animais de estimação e paternidade. Entre os mais populares estão o Dining @ Large, que abrange restaurantes locais; The Schmuck Stops Here, um blog de esportes centrado em Baltimore escrito por Peter Schmuck; Z na TV, do crítico de mídia David Zurawik ; e Midnight Sun, um blog de vida noturna. Um aplicativo para iPhone do Baltimore Sun foi lançado em 14 de setembro de 2010.

Em 2018, em resposta à lei europeia de cookies, baltimoresun.com começou a bloquear visitantes com endereços IP europeus em vez de se esforçar para obter software de solicitação de permissão, resultando em muitos visitantes europeus (e de alguns países não europeus ) devem visitar o site por meio de proxies, potencialmente confundindo as análises do site.

b

Em 2008, o Baltimore Sun Media Group lançou o jornal diário b para os leitores mais jovens e casuais, com idades entre 18 e 35 anos. Estava no formato tablóide , com gráficos grandes, design criativo e humor com foco em entretenimento, notícias e esportes . Seu site associado era bthesite.com. [31] O jornal fez a transição da publicação diária para a semanal em 2011. A publicação cessou totalmente em agosto de 2015, mais de um ano depois que o Baltimore Sun Media Group adquiriu a City Paper . [32]

Contribuintes

O Baltimore Sun acolheu muitos jornalistas notáveis, incluindo o repórter, ensaísta e estudioso de línguas HL Mencken , que teve uma associação de mais de quarenta anos com o jornal. Outros notáveis ​​jornalistas, editores, fotógrafos e cartunistas da equipe dos jornais da Sun incluem Rafael Alvarez , Linda Carter Brinson , Richard Ben Cramer , Russel Baker , A. Aubrey Bodine , John Carroll , James Grant , Turner Catledge , Edmund Duffy , Thomas Edsall , John Filo , Jon Franklin , Jack Germond, Mauritz A. Hallgren , Price Day, Phil Potter, David Hobby , Brit Hume , Gwen Ifill , Gerald W. Johnson , Kevin P. Kallaugher (KAL), Murray Kempton , Frank Kent , Tim Kurkjian , Laura Lippman , William Manchester , Lee McCardell, locutor esportivo Jim McKay , Kay Mills , Robert Mottar , Reg Murphy , Thomas O'Neill , Drew Pearson , Ken Rosenthal , Louis Rukeyser ,Dan Shaughnessy , David Simon , Michael Sragow , John Steadman , Jules Witcover e William F. Zorzi . O jornal ganhou 16  prêmios Pulitzer . [33]

Instalações

The Baltimore Sun, North Calvert Street
Sun Park em Port Covington

A primeira edição do The Sun , um tablóide de quatro páginas, foi impressa na 21  Light Street no centro de Baltimore em meados da década de 1830. Uma estrutura de cinco andares, na esquina das ruas Baltimore e South, foi construída em 1851. O "Edifício de Ferro", como era chamado, foi destruído no Grande Incêndio de Baltimore em 1904.

Em 1906, as operações foram transferidas para as ruas Charles e Baltimore , onde The Sun foi escrito, publicado e distribuído por quase 50 anos. Em 1950, a operação foi transferida para uma fábrica maior e moderna nas ruas Calvert e Center . Em 1979, foi inaugurado um novo acréscimo à fábrica da Calvert Street para abrigar modernas instalações de sala de impressão. A nova instalação iniciou suas operações em 1981.

Em abril de 1988, a um custo de $ 180 milhões, a empresa comprou 60 acres (24 ha) de terreno em Port Covington e construiu o "Sun Park". O novo prédio abriga uma unidade de impressão e embalagem via satélite, bem como a operação de distribuição. [34] O dom ' facilidade de impressão s na Sun Park tem prensas informatizados altamente sofisticados e equipamento de inserção automatizada na área de embalagem. Acompanhar a velocidade das prensas e Veículos Guiados Automatizados; Empilhadeiras eletrônicas "inteligentes" entregam o papel de jornal às impressoras.

Em 1885, o The Sun construiu um prédio para seu Washington Bureau em 1317 F Street, NW. [35] O edifício está no Registro Nacional .

Controvérsias

  • O jornal se envolveu em uma polêmica envolvendo o ex- governador de Maryland , Robert L. Ehrlich Jr. (R). Ehrlich havia emitido uma ordem executiva em 18 de novembro de 2004, proibindo os funcionários do poder executivo estadual de falar com o colunista do Sun , Michael Olesker, e o repórter David Nitkin , alegando que sua cobertura havia sido injusta com a administração. Isso levou o The Sun a abrir um processo pela Primeira Emenda contra o governo Ehrlich. O caso foi indeferido por um juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos , e The Sun apelou para o 4o Tribunal de Apelações do Circuito dos Estados Unidos, que manteve a destituição. [36]
  • O mesmo Olesker foi forçado a renunciar em 4 de janeiro de 2006, após ser acusado de plágio . O City Paper Baltimore relatou que vários de seus colunas continha frases ou parágrafos que eram extremamente semelhantes (embora não idêntico) ao material publicado anteriormente no The Washington Post , The New York Times , e O Sol . [37] Vários de seus colegas dentro e fora do jornal foram altamente críticos da renúncia forçada, considerando que o uso de material clichê publicado anteriormente era uma prática comum na redação , e o alegado plágio de Olesker estava de acordo com essa prática. [38]
  • Entre 2006 e 2007, Thomas Andrews Drake , ex- Agência de Segurança Nacional executivo, supostamente vazou informações classificadas a Siobhan Gorman, em seguida, um repórter de segurança nacional para o Sol . Drake foi acusado em abril de 2010 de 10 acusações criminais relacionadas aos vazamentos. [39] Em junho de 2011, todas as 10 acusações originais foram retiradas, no que foi amplamente visto como um reconhecimento de que o governo não tinha nenhum caso válido contra o denunciante, que finalmente apelou a uma contagem de contravenção por exceder o uso autorizado de um computador. Drake foi o ganhador do Prêmio Ridenhour de Contar a Verdade em 2011 .
  • Entrando em uma polêmica em curso rotulada como ataques racistas por Donald Trump contra membros do Congresso que o criticaram, que começou a incluir vários ataques contra o congressista de Baltimore Elijah Cummings e o nomeava pessoalmente responsável pela presença de roedores nos bairros de Baltimore, em 27 de julho de 2019 , The Baltimore Sun respondeu com um editorial intitulado, "Melhor ter alguns ratos do que ser um". [40]

Retrato em The Wire

O Baltimore Sun foi apresentado na série de televisão dramática americana The Wire em 2008 ( 5ª temporada ), criada pelo ex- repórter da Sun David Simon . [41]

Como todas as instituições apresentadas no The Wire , o Sun é retratado como tendo muitas qualidades profundamente disfuncionais, ao mesmo tempo que conta com pessoas muito dedicadas em sua equipe. A temporada enfoca o papel da mídia em afetar as decisões políticas na Prefeitura e as prioridades do Departamento de Polícia de Baltimore . Além disso, o show explora as pressões de negócios da mídia moderna através de demissões e aquisições que ocorrem no Sol , sob as ordens da Tribune Company , a Sun ' s proprietário da empresa.

Uma história envolve um repórter problemático da Sun chamado Scott Templeton e sua tendência crescente de sensacionalizar e falsificar histórias. The Wire retrata os editores administrativos do Sun como fazendo vista grossa aos protestos de um editor de linha preocupado, no zelo dos editores executivos para ganhar um Prêmio Pulitzer . O programa insinua que a motivação para essa disfunção institucional são as pressões de negócios da mídia moderna, e trabalhar para um jornal carro-chefe em um grande mercado de mídia como The New York Times ou The Washington Post é visto como a única maneira de evitar os cortes que ocorrem na o sol .

Temporada 5 foi The Wire ' última s. O episódio final, " -30- ", apresenta uma montagem no final retratando o destino final dos personagens principais. Mostra Templeton na Columbia University com os editores seniores do fictício Sun , aceitando o Prêmio Pulitzer, sem nenhuma menção a respeito das consequências da carreira de Templeton. Alma Gutierrez é mostrada sendo exilada para a sucursal do condado de Carroll, além dos subúrbios.

Notícias parceria

Em setembro de 2008, o The Baltimore Sun tornou-se o parceiro jornalístico da estação WJZ-TV , de propriedade e operada pela CBS ; a parceria envolve o compartilhamento de conteúdo e leads de histórias, e a formação de equipes. A WJZ promove as histórias do Baltimore Sun em suas transmissões de notícias. O The Sun promove as histórias e a equipe meteorológica de WJZ em suas páginas.

Veja também

Referências

  1. ^ Sherman, Natalie (2 de março de 2016). "Trif Alatzas, editor do Baltimore Sun, nomeado editor em meio à agitação do Tribune" . A Sun Baltimore . Arquivado do original em 2 de março de 2016 . Recuperado em 24 de março de 2017 .
  2. ^ "The Baltimore Sun" . baltimoresunmediagroup.com . Arquivado do original em 20 de outubro de 2016 . Recuperado em 24 de março de 2017 - via The Baltimore Sun Media Group.
  3. ^ "Bluesheets: (Baltimore) The Sun" . Thomson Reuters. 1º de setembro de 2005. Arquivado do original em 10 de julho de 2011 . Recuperado em 28 de maio de 2008 .
  4. ^ Roeder, David (26 de maio de 2021). "A equipe do Chicago Tribune recebe ofertas de compra quando Alden assume o controle" . Chicago Sun Times . Recuperado em 2 de junho de 2021 .
  5. ^ Folkenflik, David (21 de maio de 2021). " ' Vulture' Fundo Alden Global, conhecido por Slashing redações, Buys Tribune Papers" . NPR . Recuperado em 21 de maio de 2021 .
  6. ^ Pessoal do Chicago Tribune (19 de abril de 2021). "A Tribune Publishing encerra as discussões com o executivo do hotel de Maryland, avançando com a oferta do fundo de hedge Alden para a rede de jornais" . Chicago Tribune . Recuperado em 20 de abril de 2021 .
  7. ^ Tracy, Marc (16 de fevereiro de 2021). "Fundo de hedge chega a acordo para comprar a publicação Tribune" . The New York Times . Recuperado em 17 de fevereiro de 2021 .
  8. ^ Feder, Robert (21 de maio de 2021). " ' Dia triste e preocupante' para o Chicago Tribune, já que Alden vence a oferta pública de aquisição" . Recuperado em 23 de maio de 2021 .
  9. ^ Van Doren, Charles e Robert McKendry, ed., Biografias americanas de Webster . (Springfield, Massachusetts: Merriam-Webster, 1984) p. 5
  10. ^ "O Baltimore Sun abre escritório na Índia" . A Sun Baltimore . 17 de janeiro de 1961 . Recuperado em 31 de março de 2017 .
  11. ^ a b Madigan, Nick (7 de outubro de 2005). "Sun corta agências no exterior de 5 para 3" . A Sun Baltimore . Recuperado em 31 de março de 2017 .
  12. ^ Izadi, Elahe; Ellison, Sarah. "A batalha pelo Tribune: dentro da campanha para encontrar novos donos para um lendário grupo de jornais" . The Washington Post . ISSN 0190-8286 . Recuperado em 6 de abril de 2021 . 
  13. ^ Walsh, Sharon Warren; R, Eleanor; olph; Ifill, redatores do Washington Post; Redatores da equipe Gwen; repo, Steve Luxenberg também contribuiu para isso (29 de maio de 1986). "Baltimore Sun Papers Vendidos para Times Mirror Co" . The Washington Post . ISSN 0190-8286 . Recuperado em 10 de junho de 2018 . 
  14. ^ "Baltimore Sun vai comprar Patuxent Publishing Columbia empresa tem 15 jornais e revistas na região" , Baltimore Sun
  15. ^ Madigan, Nick (6 de julho de 2006). "A Tribune Co. está fechando os escritórios estrangeiros da Sun" . A Sun Baltimore . Recuperado em 31 de março de 2017 .
  16. ^ "Registros das agências estrangeiras de Baltimore Sun" , Universidade de Maryland, Condado de Baltimore
  17. ^ "TRIBUNE CO. ANUNCIA PLANOS DE DEMONSTRAÇÃO [sic] 27 POR CENTO DA EQUIPE DE JORNADA DE BALTIMORE SUN, INCLUINDO QUATRO COLUNISTAS" . Poynter. 30 de maio de 2009. Arquivado do original em 14 de maio de 2009 . Recuperado em 30 de maio de 2009 .
  18. ^ Shin, Annys (18 de outubro de 2007). "Examiner Plans Baltimore Edition" . The Washington Post . Retirado em 25 de junho de 2007 .
  19. ^ Charles Apple (24 de agosto de 2008). "Páginas ao vivo do redesenho do Baltimore Sun" . visualeditors.com. Arquivado do original em 13 de setembro de 2008 . Recuperado em 22 de outubro de 2008 .
  20. ^ Mirabella, Lorraine; " The Baltimore Sun , 28 de abril de 2009
  21. ^ Romenesko, Jim. "Atualizado: Baltimore Sun vai colocar acesso pago no próximo mês | Poynter" . Poynter. Arquivado do original em 12 de novembro de 2011 . Recuperado em 20 de fevereiro de 2014 .
  22. ^ "(Baltimore) The Sun" . A Sun Baltimore . Página visitada em 2008 . Verifique os valores de data em: |access-date=( ajuda ) [ link morto ]
  23. ^ "Baltimore Sun Media Group vai comprar o City Paper" . A Sun Baltimore . Recuperado em 20 de fevereiro de 2014 .
  24. ^ Marbella, Jean. "O Baltimore Sun Media Group compra o The Capital em Annapolis e o Carroll County Times" .
  25. ^ Dinsmore, Christopher. "Baltimore Sun Media prestes a ser adquirida por organizações sem fins lucrativos da Tribune Publishing" . baltimoresun.com . Recuperado em 17 de fevereiro de 2021 .
  26. ^ Um b "À medida que o final se aproxima para a noite Sun ..." The Baltimore Sun . 26 de junho de 1995 . Recuperado em 31 de março de 2017 .
  27. ^ Jones, Tim (14 de julho de 1999). "Pôr do sol em outro jornal da tarde" . Chicago Tribune . Recuperado em 31 de março de 2017 .
  28. ^ Imhoff, Ernest (20 de junho de 1993). "Eles odeiam ver que todo o sol se põe" . O (Baltimore) Evening Sun . Recuperado em 31 de março de 2017 .
  29. ^ "Baltimore Sun — The No. 31 Newspaper in the USA" . Código Mondo. Arquivado do original em 10 de outubro de 2008 . Recuperado em 28 de maio de 2008 .
  30. ^ "Entretenimento - Baltimore Sun" . www.thesunmag.com .
  31. ^ "bthesite.com" .
  32. ^ Dance, Scott (12 de agosto de 2015). "B semanal gratuito para cessar a publicação em 27 de agosto" . A Sun Baltimore . Baltimore Sun Media Group . Recuperado em 16 de outubro de 2017 .
  33. ^ Marbella, Jean (4 de maio de 2020). "Baltimore Sun ganha o Prêmio Pulitzer pela cobertura do escândalo do livro 'Healthy Holly' da prefeita Catherine Pugh" . A Sun Baltimore . Recuperado em 5 de maio de 2020 .
  34. ^ "Sobre o Baltimore Sun" . A Sun Baltimore . Recuperado em 28 de maio de 2008 .
  35. ^ Washington Post , 9 de abril de 1903
  36. ^ "Court Favors Ehrlich on Ban" , The Baltimore Sun , 16 de fevereiro de 2006
  37. ^ "Colunista da Sun dispensado; Problemas de atribuição citados" . The Washington Post . 5 de janeiro de 2006 . Recuperado em 14 de setembro de 2010 .
  38. ^ "No fundo" . Jornal da cidade de Baltimore . 18 de janeiro de 2006. Arquivado do original em 14 de agosto de 2011 . Recuperado em 14 de setembro de 2010 .
  39. ^ "Ex-funcionário da NSA de Md. Cobrado em caso de vazamento classificado" . A Sun Baltimore . 15 de abril de 2010 . Recuperado em 14 de setembro de 2010 .
  40. ^ Baltimore Sun Editorial Board, " Melhor ter alguns ratos do que ser um ", The Baltimore Sun , sábado, 27 de julho de 2017.
  41. ^ Steiner, Linda ; Guo, Jing; McCaffrey, Raymond; Hills, Paul (agosto de 2012). O fio e a reparação do paradigma jornalístico”. Jornalismo . 14 (6): 703–720. doi : 10.1177 / 1464884912455901 . S2CID 146157813 . 

Leitura adicional

  • The Life of Kings: The Baltimore Sun e a idade de ouro do jornal americano . Frederic B. Hill, Stephens Broening (eds.). Lanham: Rowman & Littlefield Publishers. 25 de julho de 2016. ISBN 978-1-4422-6256-0.CS1 maint: others ( link )
  • Gerald W. Johnson; HL Mencken, eds. (1937). The Sunpapers of Baltimore (1ª ed.). Nova York: Knopf. LCCN  37009111 .
  • Merrill, John C. e Harold A. Fisher. Os grandes jornais diários do mundo: perfis de cinquenta jornais (1980), pp 73-80

Ligações externas