Transmissão pública

Da Wikipédia, a enciclopédia livre
  (Redireccionado de Televisão Pública )
Ir para a navegação Saltar para pesquisar

A radiodifusão pública envolve rádio , televisão e outros meios eletrônicos cuja missão principal é o serviço público . Em muitos países do mundo, o financiamento vem dos governos, especialmente por meio de taxas anuais cobradas dos receptores.

A radiodifusão pública pode ser operada nacional ou localmente, dependendo do país e da estação. Em alguns países, uma única organização administra a radiodifusão pública. Outros países têm várias organizações de radiodifusão pública operando regionalmente ou em diferentes idiomas. Historicamente, a radiodifusão pública já foi a forma dominante ou única de radiodifusão em muitos países (com as notáveis ​​exceções dos Estados Unidos, México e Brasil). A radiodifusão comercial agora também existe na maioria desses países; o número de países com apenas radiodifusão pública diminuiu substancialmente durante a última parte do século 20. [ citação necessária ]

A mídia do setor público (financiada pelo Estado) não deve ser confundida com a mídia estatal (controlada pelo Estado), que é "controlada financeira e editorialmente pelo Estado". [1]

Definição [ editar ]

A principal missão da radiodifusão pública é a de serviço público, falando e engajando-se como cidadão. [2] O modelo britânico tem sido amplamente aceito como uma definição universal. [3] [4] [5] O modelo incorpora os seguintes princípios:

  • Acessibilidade geográfica universal
  • apelo universal
  • Atenção às minorias
  • Contribuição para a identidade nacional e senso de comunidade
  • Distância de interesses adquiridos
  • Financiamento direto e universalidade de pagamento
  • Competição em boa programação ao invés de números
  • Diretrizes que liberam em vez de restringir

Embora a aplicação de certos princípios possa ser direta, como no caso da acessibilidade, alguns dos princípios podem ser mal definidos ou difíceis de implementar. No contexto de uma identidade nacional em mudança, o papel da radiodifusão pública pode não ser claro. Da mesma forma, a natureza subjetiva de uma boa programação pode levantar a questão do gosto individual ou público. [4]

Dentro da radiodifusão pública, existem duas visões diferentes sobre a atividade comercial. Uma é que a radiodifusão pública é incompatível com os objetivos comerciais. A outra é que a radiodifusão pública pode e deve competir no mercado com as emissoras comerciais. Essa dicotomia é destacada pelos aspectos de serviço público das emissoras comerciais tradicionais. [4]

As emissoras públicas em cada jurisdição podem ou não ser sinônimo de emissoras controladas pelo governo. Em alguns países, como o Reino Unido, as emissoras públicas não são sancionadas pelos departamentos governamentais e têm meios de financiamento independentes e, portanto, gozam de independência editorial.

Tecnologia [ editar ]

A transmissão pública utiliza as tecnologias de rádio AM e FM , televisão e internet .

Economia [ editar ]

As emissoras públicas podem receber seu financiamento de uma taxa de licença de televisão obrigatória , contribuições individuais, financiamento governamental ou fontes comerciais. As emissoras públicas não confiam na publicidade no mesmo grau que as emissoras comerciais, ou em absoluto; isso permite que as emissoras públicas transmitam programas que não são comercialmente viáveis ​​para o mercado de massa , como programas de relações públicas , documentários de rádio e televisão e programas educacionais .

Um dos princípios da radiodifusão pública é fornecer cobertura de interesses para os quais existem mercados pequenos ou ausentes. A radiodifusão pública tenta fornecer tópicos de benefício social que de outra forma não são fornecidos por emissoras comerciais. Normalmente, argumenta-se que tal subprovisão existe quando os benefícios para os espectadores são relativamente altos em comparação com os benefícios para os anunciantes ao contatar os espectadores. [6] Este é frequentemente o caso em países subdesenvolvidos que normalmente têm baixos benefícios para a publicidade. [6]

Política cultural [ editar ]

Além disso, a radiodifusão pública pode facilitar a implementação de uma política cultural (uma política industrial e uma política de investimento para a cultura). Exemplos incluem:

  • O governo canadense está comprometido com o bilinguismo oficial (inglês e francês). Como resultado, a emissora pública CBC emprega tradutores e jornalistas que falam os dois idiomas oficiais e incentiva a produção de material transcultural. [ citação necessária ]
  • No Reino Unido, a BBC apoia o multiculturalismo e a diversidade, em parte usando comentaristas na tela e apresentadores de diferentes origens étnicas. Há também programas em galês , irlandês e gaélico escocês para os países de origem, uma rede asiática transmitindo em inglês e cinco idiomas principais do sul da Ásia, e o Serviço Mundial da BBC transmite em 31 idiomas internacionais, também financiados independentemente do governo.
  • Na Nova Zelândia, o sistema público de transmissão oferece suporte à transmissão maori , com a intenção declarada de melhorar suas oportunidades, manter sua herança cultural e promover sua língua. [ citação necessária ]
  • Na Austrália, a Australian Broadcasting Corporation é legalmente obrigada a 'incentivar e promover as artes musicais, dramáticas e outras artes cênicas na Austrália' e 'programas de transmissão que contribuam para um senso de identidade nacional' com ênfase específica na Austrália regional e rural'. [7] Além disso, o Special Broadcasting Service (SBS) pretende refletir o espírito e o senso de riqueza multicultural e os valores culturais internacionais únicos dentro da sociedade australiana.

Em todo o mundo [ editar ]

O modelo, estabelecido na década de 1920, da British Broadcasting Corporation (a BBC) – uma organização amplamente confiável, até mesmo por cidadãos das Potências do Eixo [ de acordo com quem? ] durante a Segunda Guerra Mundial - foi amplamente imitado em toda a Europa, no Império Britânico e, mais tarde, na Commonwealth . As emissoras públicas em vários países são basicamente uma aplicação do modelo usado na Grã-Bretanha. [ citação necessária ]

A radiodifusão pública moderna é muitas vezes um modelo comercial misto. Por exemplo, a CBC é financiada por receitas de publicidade complementadas por um subsídio do governo para apoiar seu serviço de televisão.

Américas [ editar ]

Argentina [ editar ]

A presença do Estado na televisão tinha uma história forte, não no estilo europeu de rádio ou televisão de serviço público. O setor privado tem desempenhado um papel ativo no desenvolvimento da televisão em Buenos Aires. Em oposição, as emissoras estaduais tendem a ser federais e tecnicamente inovadoras, como a Televisión Pública Argentina , a primeira emissora nacional de TV, com 68 anos.

Brasil [ editar ]

No Brasil, as duas principais emissoras públicas nacionais são a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Fundação Padre Anchieta (FPA). A EBC foi criada em 2007 para administrar as emissoras de rádio e televisão do governo federal brasileiro. A EBC é proprietária do canal de televisão TV Brasil (lançado em 2007, sendo a fusão da TVE Brasil, lançada no Rio de Janeiro em 1975, e da TV Nacional, lançada em Brasília em 1960), as rádios Rádio Nacional e Rádio MEC , transmitidas para Brasília , Rio de Janeiro , São Paulo , Belo Horizonte , Recife, e Tabatinga , Rádio Nacional da Amazônia , rádio de ondas curtas sediada em Brasília com programação voltada para a população da região amazônica , e Agência Brasil , agência de notícias. A partir de 2021, a EBC ampliou a cobertura de suas rádios por meio da nova banda estendida FM para as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Recife, importantes regiões brasileiras que não possuíam emissoras da EBC. [8]

A FPA foi criada pelo governo do estado de São Paulo em 1967 e inclui uma rede nacional de televisão pública educacional ( TV Cultura , lançada em 1969 em São Paulo , que está disponível em todos os estados brasileiros por meio de suas 135 filiais), [9] duas emissoras de rádio ( Rádio Cultura FM e Rádio Cultura Brasil, ambas com transmissão para a Grande São Paulo ), duas emissoras de TV educativa voltadas à educação a distância (TV Educação e TV Univesp, que está disponível na TV digital aberta em São Paulo e em âmbito nacional por cabo e satélite), e o canal infantil TV Rá-Tim-Bum, disponível nacionalmente na TV paga. A Fundação Padre Anchieta é uma organização sem fins lucrativos que mantém autonomia financeira e administrativa.

Muitos estados brasileiros também possuem emissoras de rádio e televisão públicas regionais e estaduais. Um exemplo é Minas Gerais , que conta com a EMC ( Empresa Mineira de Comunicação ), sociedade anônima criada em 2016 nos moldes da EBC, formada pela Rede Minas , rede de televisão estadual e as duas emissoras da Rádio Inconfidência em AM e FM; No estado do Pará , a fundação estatal FUNTELPA ( Fundação Paraense de Radiodifusão ) opera a rede de televisão estadual educacional Rede Cultura do Pará (que cobre todo o estado do Pará, alcançando muitas cidades da Amazônia brasileira .) e a Rádio Cultura, rádio pública que transmite em FM para Belém . O estado do Espírito Santo possui a RTV-ES ( Rádio e Televisão Espírito Santo ), com seu canal de televisão TVE-ES ( TV Educativa do Espírito Santo ) e uma emissora de rádio AM ( Rádio Espírito Santo ), e no Rio Grande do Sul , a televisão pública estadual TVE-RS ( TV Educativa do Rio Grande do Sul ) e a rádio pública FM Cultura (que transmite para Porto Alegremetropolitana) são as duas emissoras públicas do estado. Os canais regionais de televisão pública no Brasil costumam transmitir parte da programação da TV Brasil ou da TV Cultura com algumas horas de programação local.

Desde o governo de Michel Temer , a EBC tem recebido diversas críticas de alguns políticos por ter um suposto viés político. [10] [11] O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro , disse em sua campanha para as eleições presidenciais de 2018 que a emissora pública é supostamente um “job hanger” (empresa pública existente apenas com a finalidade de garantir cargos para aliados políticos ) e se propôs a privatizar ou extinguir a empresa pública. [12] Em 9 de abril de 2021, o presidente inseriu a empresa pública no Programa Nacional de Desestatização, com o intuito de realizar estudos sobre a possibilidade de privatização da emissora pública. [13]Alguns estados muitas vezes tiveram problemas com seus serviços públicos de radiodifusão. Em São Paulo, a Fundação Padre Anchieta às vezes tratou de cortes orçamentários, disputas trabalhistas e greves. [14] No Rio Grande do Sul, a TVE-RS e a FM Cultura eram administradas pela Fundação Piratini, uma fundação estadual sem fins lucrativos. No entanto, devido à crise da dívida pública no estado, em 2018, a Fundação Piratini teve suas atividades encerradas, e a TVE-RS e a FM Cultura passaram a ser geridas pela Secretaria de Comunicação do governo estadual. [15]

O Brasil também possui muitas rádios universitárias e rádios comunitárias e vários canais de TV educacionais locais (muitos deles pertencentes a universidades públicas e privadas). [16] [17] [18]

Canadá [ editar ]

No Canadá, a principal emissora pública é a Canadian Broadcasting Corporation (CBC; francês : Société Radio-Canada ), uma corporação da coroa – que se originou como uma rede de rádio em novembro de 1936. É a sucessora da Canadian Radio Broadcasting Commission (CRBC). ), que foi estabelecido pela administração do primeiro-ministro R.B. Bennett em 1932, modelado em recomendações feitas em 1929 pela Royal Commission on Radio Broadcasting e decorrentes de esforços de lobby pela Canadian Radio League. A Canadian Broadcasting Corporation assumiu a operação das nove estações de rádio do CRBC (que estavam amplamente concentradas nas principais cidades do Canadá, incluindo Toronto , Vancouver , Montreal e Ottawa ). A CBC acabou se expandindo para a televisão em setembro de 1952 com a assinatura da CBFT em Montreal; A CBFT foi a primeira estação de televisão no Canadá a iniciar transmissões em tempo integral, que inicialmente serviu como uma afiliada principal da Télévision de Radio-Canada em francês e uma afiliada secundária do serviço de televisão CBC em inglês . [19]

A CBC opera duas redes nacionais de televisão ( CBC Television e Ici Radio-Canada Télé ), quatro redes de rádio ( CBC Radio One , CBC Radio 2 , Ici Radio-Canada Première e Ici Musique ) e vários canais de televisão a cabo, incluindo dois canais de notícias 24 horas ( CBC News Network e Ici RDI ) em ambas as línguas oficiais do Canadá – inglês e francês – e os canais de língua francesa Ici Explora e Ici ARTV, dedicados à ciência e à cultura, respectivamente. As operações de televisão nacional da CBC e algumas operações de rádio são financiadas em parte por anúncios, além do subsídio fornecido pelo governo federal. Os canais a cabo são entidades comerciais de propriedade e operadas pela CBC e não recebem recursos públicos diretos, entretanto, beneficiam-se de sinergias com recursos das demais operações da CBC. O CBC tem lidado com frequência com cortes orçamentários e disputas trabalhistas, muitas vezes resultando em um debate sobre se o serviço possui os recursos necessários para cumprir adequadamente seu mandato.

A partir de 2017 , todas as estações terrestres da CBC Television são de propriedade e operadas diretamente pela CBC. O número de afiliadas da CBC Television de propriedade privada diminuiu gradualmente nos últimos anos, à medida que a rede transferiu sua programação para estações abertas pela corporação ou comprou certas afiliadas de grupos privados de radiodifusão; questões orçamentárias levaram a CBC a optar por não lançar novos transmissores de retransmissão em mercados onde a rede se desvinculou de uma estação privada após 2006; a rede abandonou suas afiliadas privadas restantes em 2016, quando CJDC-TV / Dawson Creek e CFTK-TV / Terrace, British Columbia desertaram da CBC Television em fevereiro e LloydminsterA CKSA -DT sediada foi desfiliada em agosto daquele ano (para se tornar afiliada da CTV Two e Global , respectivamente). A decisão da CBC de se desfiliar dessas e de outras estações de propriedade privada, bem como a corporação desativando sua rede de retransmissoras após a transição do Canadá para a televisão digital em agosto de 2011, reduziu significativamente a cobertura terrestre da CBC Television e da Ici Radio-Canada Télé; a Comissão Canadense de Radiotelevisão e Telecomunicações (CRTC) exige que os provedores de cabo, satélite e IPTV carreguem estações CBC e Radio-Canada como parte de sua camada básica, independentemente da disponibilidade terrestre em um mercado individual. [20]Das três principais redes de televisão de língua francesa no Canadá, a Ici Radio-Canada Télé é a única que mantém estações e afiliadas terrestres próprias e operadas em todas as dez províncias canadenses , embora mantenha apenas uma estação ( Moncton, New Brunswick - com base CBAFT-DT ) que atende as quatro províncias que compõem o Canadá Atlântico .

Nos últimos anos, a CBC também se expandiu para novos empreendimentos de mídia, incluindo o serviço de rádio online CBC Radio 3 , o serviço de streaming de música CBC Music e o lançamento de serviços de notícias online, como CBC Hamilton , em alguns mercados que não são atendidos diretamente por suas próprias estações de rádio ou televisão CBC.

Além disso, várias províncias operam emissoras públicas; estas não são subentidades CBC, mas redes distintas por direito próprio. A maioria dos serviços provinciais mantém um formato de programação educacional, diferindo das operações CBC / Rádio-Canadá baseadas principalmente em entretenimento, mas formatadas mais de perto (e carregando muitos dos mesmos programas) do Serviço de Radiodifusão Pública (PBS) com sede nos EUA. , que por si só está disponível terrestre e - sob uma regra CRTC que exige que os provedores canadenses de cabo, satélite e IPTV carreguem afiliadas das quatro principais redes comerciais dos EUA ( ABC , NBC , CBS e Fox ) e uma estação membro da PBS [21] [22 ]– por meio de provedores de televisão paga no Canadá, por meio de estações membros localizadas perto da fronteira EUA-Canadá . Essas emissoras públicas educacionais incluem a TVOntario (TVO) de língua inglesa e a TFO de língua francesa em Ontário , Télé-Québec em Quebec e Knowledge Network na Colúmbia Britânica . TVO e Télé-Québec operam por meio de transmissores convencionais e cabo, enquanto TFO e Knowledge Network são canais somente a cabo. Além desses e de outros serviços provinciais, o Canadá não possui uma rede nacional de educação pública.

Rádio pública da Ilha Amherst

O Canadá também abriga várias antigas entidades públicas de radiodifusão que se tornaram privadas. A CTV Two Alberta , que é licenciada como uma estação de televisão educacional em Alberta, já foi de propriedade do governo de Alberta como a emissora pública Access. Em 1993, o governo provincial concordou em cessar o financiamento direto do Access após o ano fiscal de 1994; o canal foi vendido para CHUM Limited em 1995, que inicialmente adquiriu o canal através de uma subsidiária de propriedade majoritária, Learning and Skills Television of Alberta Limited (LSTA). [23] Para cumprir as condições da sua licença como estação educativa, transmite programação educativa e infantil durante o diahoras, enquanto exibe a programação de entretenimento preferida por anunciantes e espectadores no horário nobre. O serviço descontinuou seus transmissores de transmissão em Calgary e Edmonton em agosto de 2011, devido à despesa de transição das duas estações para digital e ao fato de que o serviço tinha transporte obrigatório em provedores de televisão que atendem Alberta, independentemente de ser transmitido pelo ar transmissores. Desde então, o serviço opera como parte da cadeia de estações CTV Two da Bell Media . [24]

A estação de rádio pública CKUA em Alberta também foi anteriormente operada pela Access, antes de ser vendida para a CKUA Radio Foundation , sem fins lucrativos , que continua a operá-la como uma rede de rádio financiada pela comunidade. A CJRT-FM em Toronto também operou por muitos anos como uma estação de rádio pública de propriedade do governo; embora não seja mais financiado pelo governo provincial, ainda solicita a maior parte de seu orçamento de doações de ouvintes e empresas e tem permissão para transmitir apenas uma quantidade muito pequena de publicidade comercial.

A cidade de Saskatchewan originou-se como a Saskatchewan Communications Network, uma emissora pública educacional e cultural somente por cabo, de propriedade do governo de Saskatchewan . A SCN foi vendida para a Bluepoint Investment Corporation em 2010 e, como a CTV Two Alberta fez quando foi privatizada, incorporou uma programação limitada de programação de entretenimento durante o final da tarde e a noite, mantendo programas educacionais e infantis durante a manhã até o meio da tarde para cumprir suas condições de licenciamento; Bluepoint mais tarde vendeu o canal para Rogers Mediaem 2012, expandindo um relacionamento que começou com a SCN em janeiro daquele ano, quando Rogers começou a fornecer programação de entretenimento ao canal por meio de um acordo de afiliação com sua rede de transmissão em inglês, Citytv . [25] [26] [27] Uma estação de televisão, CFTU em Montreal , opera como uma estação educacional de propriedade do CANAL ( francês : Corporation pour l'Avancement de Nouvelles Applications des Langages Ltée , lit. 'Corporation for the Advancement of New Language Applications Ltd.'), um consórcio privado sem fins lucrativos de instituições de ensino na província de Quebec.

Algumas estações comunitárias locais também operam de forma não comercial com financiamento de doadores corporativos e individuais. Além disso, as empresas de cabo são obrigadas a produzir um canal comunitário local em cada mercado licenciado. Esses canais tradicionalmente transmitem talk shows comunitários, reuniões do conselho da cidade e outras programações de orientação local, embora esteja se tornando cada vez mais comum que eles adotem o formato e a marca de um canal de notícias local.

O Canadá também tem um grande número de rádios do campus e estações de rádio comunitárias.

Colômbia [ editar ]

A Colômbia tinha entre 1955 e 1998 um sistema de televisão pública muito semelhante ao adotado pela NPO na Holanda, onde os produtores privados de televisão chamados " programadoras " recebiam horas nos dois canais de televisão públicos do país ( Cadena Uno e Canal A ). Em 1998, quando o governo colombiano permitiu a abertura da televisão ao mercado privado ao conceder duas licenças de transmissão para as programadoras Caracol Televisión e RCN Televisión, essas produtoras de televisão entraram em crise, fazendo com que muitas encerrassem suas atividades ou produzissem conteúdo para a televisão privada. canais. Atualmente, a Colômbia possui três canais públicos (um é operado por uma empresa privada formada pelas ações de quatro ex-programadoras ) e oito emissoras de rádio públicas (três emissoras são emissoras regionais).

Chile [ editar ]

A televisão chilena foi fundada por meio de universidades, na tentativa de trazer a televisão pública sem que o Estado tivesse que pagar diretamente e controlar o conteúdo. A Universidade do Chile (proprietária dos antigos canais 9 e 11 até 1993), a Universidade Católica do Chile nos canais 2 e 13 até 2010 e a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso nos canais 8 e 4. O Canal 8, em Valparaíso , é a primeira e mais antiga emissora do Chile, transmitindo desde 5 de outubro de 1957. A partir de 1961, as universidades começaram a transmitir anúncios entre seus programas, sendo o primeiro deles o Canal 9, mostrando um aparelho de TV Motorola. Esse tipo de publicidade disfarçada levou o nome de "Payola". Essa situação, somada ao fato de que a TV só chegava a Santiago eValparaíso , levou à criação de uma rede estadual que deveria atender todo o país. Esta rede, criada em 1964 e em funcionamento desde 24 de outubro de 1969, é conhecida como " Televisión Nacional de Chile ". Após o governo militar de Augusto Pinochet , a televisão foi em grande parte desregulamentada. Assim, nasceram dois novos canais comerciais: Megavisión (Canal 9, em 23 de outubro de 1990) e La Red (Canal 4, em 12 de maio de 1991). O Canal 11 da Universidade do Chile também foi alugado a um operador privado em 1º de outubro de 1993 e hoje é conhecido como "Chilevisión".

A Televisión Nacional, popularmente conhecida como Canal 7 devido à sua frequência em Santiago , é governada por um conselho de sete membros nomeados pelo Presidente e pelo Senado . Pretende-se que seja independente de pressões políticas, embora tenham sido feitas acusações de parcialidade, especialmente durante as campanhas eleitorais.

Equador [ editar ]

Equador TV é o canal de serviço público do Equador, criado em outubro de 2007. O canal foi criado ao mesmo tempo que a instalação da Assembleia Constituinte equatoriana para que as sessões pudessem ser transmitidas ao vivo para todo o país.

Salvador [ editar ]

A radiodifusão salvadorenha tem um canal de rádio e televisão de serviço público. Em 1 de março de 1926 começou a operar como a primeira rede de transmissão da América Central chamada "Radio Nacional de El Salvador" com uma frequência de 96,9 FM MHz fundada pelo presidente da época, Alfonso Quiñónez Molina . Em 4 de novembro de 1964, o governo de El Salvador fundou a Televisión Educativa de El Salvador como uma televisão educacional com os canais 8 e 10. E desde 1989, o Canal 10 se tornou o único canal de televisão pública em El Salvador.

México [ editar ]

No México, as estações públicas são operadas por municípios, governos estaduais e universidades, existem cinco canais públicos nacionais. O Canal Once pertence e é operado pelo Instituto Politécnico Nacional . Começou as transmissões em 2 de março de 1959 como a primeira televisão pública de transmissão no México. [28] O governo do México implementou a Telesecundaria em 1968 para fornecer educação secundária a estudantes em áreas rurais por meio de canais de televisão, como XHGC-TV na Cidade do México. Com o lançamento do Morelos IIsatélite, a Telesecundaria começou a transmitir em um de seus canais analógicos em 1988; em 1994, começou a transmitir em formato digital com o advento do satélite Solidaridad I, e Edusat foi estabelecido e começou a transmitir no México, América Central e certas regiões dos Estados Unidos . Em 1982, o Canal 22 foi fundado e começou a operar onze anos depois pelo Ministério da Cultura como parte da "RED México". Em 2005, a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM em espanhol) iniciou as transmissões como canal irmão de XEUN-AM e XEUN-FM (ambas estações de rádio fundadas em 1959), TV UNAMque faz parte da difusão universitária e cultural. O Canal Catorce foi fundado em 2012 e é operado pelo Sistema Público de Radiodifusión del Estado Mexicano (SPR), órgão do Governo Federal.

Estados Unidos [ editar ]

Nos Estados Unidos , as emissoras públicas podem receber algum financiamento de fontes federais e estaduais , mas geralmente a maior parte de seu apoio financeiro vem de subscrições de fundações e empresas (desde pequenas lojas a corporações), juntamente com contribuições do público por meio de promessas . A grande maioria opera como corporações privadas sem fins lucrativos . [ citação necessária ]

O Gregory Hall no campus da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign sediou uma importante reunião da Associação Nacional de Emissoras Educacionais na década de 1940, que gerou tanto a PBS quanto a NPR . [ citação necessária ]
História [ editar ]

As primeiras estações públicas eram operadas por faculdades e universidades estaduais, e muitas vezes eram administradas como parte dos serviços de extensão cooperativa das escolas . As estações nesta época eram financiadas internamente e não dependiam das contribuições dos ouvintes para operar; alguma publicidade aceita. Redes como Iowa Public Radio , South Dakota Public Radio e Wisconsin Public Radio começaram sob essa estrutura. [29] O conceito de uma estação " não comercial, educacional " por si só não apareceu na lei dos Estados Unidos até 1941, quando a banda FM foi autorizada a iniciar a transmissão normal. [30] KUHT de Houstonfoi a primeira estação de televisão pública do país fundada pelo Dr. John W. Meaney, e entrou no ar em 25 de maio de 1953, no campus da Universidade de Houston . [31] Em áreas rurais, não era incomum que as faculdades operassem estações comerciais (por exemplo, a KOMU da Universidade de Missouri , uma estação de televisão afiliada à NBC em Columbia ). A FCC reservou quase 250 frequências de transmissão para uso como estações de televisão educativas em 1953, embora em 1960, apenas 44 estações alocadas para uso educacional tenham começado a operar. [32] [33]

A aprovação do Public Broadcasting Act de 1967 precipitou o desenvolvimento do atual sistema de radiodifusão pública nos Estados Unidos . expansão da transmissão não comercial e financiamento de emissoras locais para ajudá-las a criar programas; o CPB recebe recursos destinados pelo governo federal e por meio de doações públicas e privadas. [34] [35]

A televisão e o rádio públicos nos EUA têm, desde o final da década de 1960, lidado com severas críticas de políticos conservadores e think-tanks (como The Heritage Foundation ), que alegam que sua programação tem um viés esquerdista e houve tentativas bem-sucedidas de reduzir – mas não eliminar – o financiamento para emissoras de televisão públicas por algumas legislaturas estaduais. [36]

Rádio [ editar ]

A primeira rede de rádio pública nos Estados Unidos foi fundada em 1949 em Berkeley, Califórnia, como estação KPFA , que se tornou e continua sendo a principal estação de uma rede nacional chamada Pacifica Radio . Desde o início, a rede recusou qualquer tipo de financiamento corporativo e contou principalmente com o apoio dos ouvintes. A KPFA distribuiu rádios FM grátis para construir uma base de ouvintes e encorajar os ouvintes a "subscrever" (apoiar a estação diretamente com doações). É a rede de rádio suportada por ouvintes mais antiga do mundo. [37] Desde a criação da Corporation for Public Broadcasting, Pacifica às vezes recebeu apoio CPB. Pacifica opera outras estações em Los Angeles , Nova York ,Washington DC. e Houston , além de estações repetidoras e uma grande rede de afiliadas.

Uma rede nacional de rádio pública, a National Public Radio (NPR), foi criada em fevereiro de 1970, após a aprovação do Public Broadcasting Act de 1967. Essa rede substituiu a National Educational Radio Network , apoiada pela Fundação Ford . Algumas estações de rádio públicas locais independentes compram sua programação de distribuidores como NPR; Rádio Pública Internacional (PRI); Mídia Pública Americana (APM); Intercâmbio de Rádio Pública (PRX); e Pacifica Radio , mais frequentemente distribuído através do Public Radio Satellite System. [38]A música e a programação cultural dos nativos americanos e mexicanos-americanos também são apresentadas regionalmente. A NPR é coloquialmente, embora imprecisamente, confundida com a rádio pública como um todo, quando na verdade a "rádio pública" inclui muitas organizações.

Televisão [ editar ]

Nos Estados Unidos, o Public Broadcasting Service (PBS) atua como o principal provedor de televisão pública do país. Quando foi lançado em outubro de 1970, o PBS assumiu muitas das funções de seu antecessor, a National Educational Television (NET). A NET foi fechada pela Fundação Ford e pela Corporation for Public Broadcasting depois que a rede se recusou a parar de exibir documentários sobre vários problemas sociais que haviam alienado muitas das afiliadas da rede. [39] A PBS mais tarde adquiriria a Educational Television Stations , uma organização fundada pela National Association of Educational Broadcasters (NAEB), em 1973. [40] [41] [42]

Uruguai [ editar ]

O Uruguai tem um forte histórico de radiodifusão pública na América do Sul. Inaugurada em 1963, a Televisión Nacional Uruguay (TNU) está agora vinculada ao Ministério da Educação e Cultura do país. Além disso, a Radiodifusión Nacional de Uruguay é uma rede de rádios com 4 estações diferentes em AM e FM que cobrem todo o país.

Venezuela [ editar ]

Recentemente, por iniciativa do governo venezuelano do presidente Hugo Chávez , e com o patrocínio dos governos da Argentina, Bolívia, Cuba, Equador e Nicarágua, foi criada a rede noticiosa e documental teleSUR com a intenção de ser um instrumento para a " concretização da ideia bolivariana " por meio da integração da América, e como contrapeso ao que os governos que a financiam consideram uma "visão distorcida da realidade latino-americana por redes privadas que transmitem para a região". [43] Há um debate em curso sobre se o teleSUR será capaz de se tornar um canal de notícias neutro e justo capaz de contrariar a enorme influência dos meios de comunicação globais, ou se acabará como um canal de notíciasferramenta de propaganda do governo venezuelano, que detém 51% do referido canal. [44] [ precisa de atualização ]

Ásia [ editar ]

Bangladesh [ editar ]

A principal emissora de televisão estatal bengali é a Bangladesh Television , que também transmite em todo o mundo através de sua filial baseada em satélite, BTV World . Há também canais de TV terrestres administrados pelo Estado: Sangsad TV de propriedade e operada pelo parlamento bengali que cobre os procedimentos do Parlamento. O Bangladesh Betar (BB) é a única emissora de rádio estatal do país. A transmissão de rádio na região que agora forma Bangladesh começou em Dhaka em 16 de dezembro de 1939. O Ministério da Informação é responsável pela administração de todos os canais de TV e rádio do governo.

Hong Kong [ editar ]

Broadcasting House, a sede de longa data da RTHK

Em Hong Kong, a Radio Television Hong Kong ( RTHK ) é a única emissora de serviço público. Apesar de ser um departamento governamental sob a hierarquia administrativa, goza de independência editorial . Opera sete canais de rádio e produz programas de televisão e transmite em canais de televisão comerciais, pois esses canais são obrigados por lei a fornecer intervalos de tempo para programas de televisão RTHK. RTHK seria atribuído um canal de televisão digital terrestre durante 2013 a 2015.

Índia [ editar ]

Na Índia, Prasar Bharati é a emissora pública da Índia. É uma corporação autônoma do Ministério da Informação e Radiodifusão (Índia) , Governo da Índia e compreende a rede de televisão Doordarshan e a All India Radio . A Prasar Bharati foi criada em 23 de novembro de 1997, seguindo uma demanda de que as emissoras de propriedade do governo na Índia deveriam ter autonomia como as de muitos outros países. O Parlamento da Índia aprovou uma lei para conceder essa autonomia em 1990, mas não foi promulgada até 15 de setembro de 1997. Embora seja uma emissora pública, veicula anúncios comerciais.

Indonésia [ editar ]

Na Indonésia, existem três tipos de emissora pública. As duas primeiras são emissoras de escala nacional: Radio Republik Indonesia (RRI) e Televisi Republik Indonesia (TVRI). A RRI atualmente opera quatro redes de rádio transportadas por algumas ou todas as mais de 90 estações locais, uma delas é uma rede de programação nacional. A TVRI opera três canais de televisão nacionais, além de mais de 32 emissoras regionais.

Existem também emissoras públicas locais independentes que foram fundadas pelo governo local em várias cidades ou regências. Eles são obrigados a se conectar com RRI ou TVRI, dependendo do meio, embora não sejam de propriedade e operados pelos dois.

Japão [ editar ]

No Japão, a principal emissora pública é a NHK (Japan Broadcasting Corporation). A emissora foi criada em 1926 e foi modelada na British Broadcasting Company , a precursora da British Broadcasting Corporation criada em 1927. Assim como a BBC, a NHK é financiada por uma "taxa de recebimento" de todos os lares japoneses, sem publicidade comercial e a manutenção de uma postura de estrita imparcialidade política. No entanto, a falta de pagamento desenfreada por uma grande quantidade de famílias fez com que a taxa de recebimento se tornasse uma questão política. A NHK administra duas estações nacionais de TV terrestre (NHK General e NHK Educational) e duas estações de satéliteapenas serviços (serviços NHK BS1 e NHK BS Premium). A NHK também administra 3 serviços nacionais de rádio e vários serviços internacionais de rádio e televisão, semelhantes ao BBC World Service . A NHK também inovou na televisão, desenvolvendo a primeira tecnologia de televisão de alta definição do mundo em 1964 e lançando serviços de alta definição no Japão em 1981.

Macau [ editar ]

Em Macau , a Teledifusão de Macau TDM é a empresa de radiodifusão de serviço público. A empresa foi criada em Janeiro de 1982 e foi modelada na Rádio e Televisão de Portugal RTP . A TDM tem dois braços editoriais independentes: o canal de notícias chinês e o canal de notícias português, cada um dos quais pode ter diferentes fontes de informação, pontos de vista e prioridades de notícias. TDM executa serviços de televisão e rádio.

Malásia [ editar ]

A emissora pública na Malásia é a estatal Radio Televisyen Malaysia (RTM). A RTM foi anteriormente financiada publicamente através de dinheiro obtido com o licenciamento de televisão , mas atualmente é subsidiada pelo Estado, pois as licenças de televisão foram abolidas.

A partir de 2021 , a RTM opera 6 estações de rádio nacionais, 16 estaduais e 11 distritais, bem como 6 canais nacionais de televisão terrestre: TV1 , TV2 , TV Okey , Sukan RTM , Berita RTM e TV6.

Nepal [ editar ]

A história da radiodifusão pública no Nepal começou em 1951. [45]

Paquistão [ editar ]

No Paquistão, as emissoras públicas são a estatal Pakistan Broadcasting Corporation(PBC), também conhecido como Rádio Paquistão e Televisão do Paquistão. No passado, a Rádio Paquistão era parcialmente financiada com dinheiro obtido das taxas de licença. Em 1999, o governo de Nawaz Sharif aboliu as taxas de licença para a Rádio Paquistão e também aboliu seu status de isenção de impostos protegido pela Lei PBC de 1973. As taxas de licença para a Televisão do Paquistão continuaram. A cobrança das taxas de licença para PTV foi entregue à WAPDA durante o governo de Musharraf. Atualmente a WAPDA arrecada Rs. 35 por casa em contas de eletricidade como taxas de licença de PTV. A transmissão de televisão começou no Paquistão com uma pequena estação de TV piloto estabelecida na Rádio Lahore de onde a transmissão foi transmitida pela primeira vez em preto e branco com efeito a partir de 26 de novembro de 1964. Centros de televisão foram estabelecidos em Dhaka, Karachi e Rawalpindi/Islamabad em 1967 e em Peshawar e Quetta em 1974. A PTV tem vários canais transmitindo em todo o mundo, incluindo PTV National, PTV World, PTV 2, PTV Global, PTV Bolan etc. A Rádio Paquistão tem estações que cobrem todas as principais cidades, abrange 80% do país, atendendo a 95,5 milhões de ouvintes. Tem serviço mundial em onze idiomas diariamente.

Filipinas [ editar ]

A principal emissora de televisão estatal das Filipinas é a People's Television Network (PTV). Criada em 1974 como Televisão do Governo (GTV), a PTV não é mais subsidiada pelo Estado, exceto por um financiamento de capital único para desembolso de capital em 1992. Além da PTV, a outra emissora pública é a Intercontinental Broadcasting Corporation (IBC), que o governo já colocou à venda. O governo não detém mais o controle acionário da antiga emissora estatal, Radio Philippines Network (RPN).

O Philippine Broadcasting Service (PBS) é a única emissora de rádio estatal do país. Fundada em 1933 como KZFM pelo Governo Insular colonial dos EUA , a estação de rádio foi passada para o governo filipino depois que o país se tornou independente em 1946. Atualmente, a PBS transmite sua principal rede Radyo Pilipinas (anteriormente Radyo ng Bayan) através de suas 32 estações e selecionadas filiais em todo o país.

Atualmente, o governo planeja propor a criação de uma lei que fundirá e integrará PTV e PBS em uma única entidade, a ser chamada de People's Broadcasting Corporation (PBC).

A partir de agora, embora não seja de propriedade do governo, mas a maioria de seus programas são relacionados ao governo, a UNTV (pronunciada como "you-en-tee-vee") também apelidada de "Public Service Channel", é uma rede de televisão nas Filipinas que a maior parte do programa é para o serviço público. De propriedade de Atom e Larry Henares, é a principal rede de televisão da  Progressive Broadcasting Corporation (conhecida no ar como UNTV-PBC), juntamente com a  Breakthrough e Milestones Productions International (conhecida no ar como UNTV-BMPI), o provedor de conteúdo da rede e braço de marketing e organização religiosa cristã  Members Church of God International  (MCGI). Os programas de serviço público e serviços gratuitos da UNTV são administrados pelo presidente e CEO do BMPI,Kuya Daniel Razon ( Kuya é Tagalog para Big Brother). Alguns dos serviços públicos de renome oferecidos pela rede de televisão são 911-UNTV (8688) um ​​conceito de Notícias e Resgate na região metropolitana de Manila e em cidades-chave nas Filipinas que visa salvar vidas primeiro em momentos de acidente antes de relatar, Clinic ni Kuya ( clínica gratuita), Law Center ni Kuya (consultoria jurídica gratuita), Libreng Sakay (passeio de ônibus gratuito), missão médica diária em diferentes sitios e barangay, etc.

Singapura [ editar ]

A Mediacorp é a única emissora pública em Cingapura.

Coreia do Sul [ editar ]

A rede de televisão de transmissão pública representativa da Coréia do Sul deve ser o Korean Broadcasting System , ou KBS. Originalmente um canal controlado pelo governo, agora é um sistema de transmissão independente. A KBS começou a transmitir rádio em 1947 e abriu-se à indústria da televisão em 1961, e fundou oficialmente sua própria identidade em 1973. Outro canal público de transmissão é a Munhwa Broadcasting Corporation , ou MBC. Conhecido por ser o segundo canal do país, também divide com a KBS o papel de ser televisão nacional.

A Coréia do Sul também tem outro canal de transmissão público chamado Educational Broadcasting System , ou EBS. Originalmente considerado um canal de extensão do KBS, foi desmembrado como um canal educacional, mas manteve suas funções de transmissão pública. KBS e EBS são financiados principalmente pelos comerciais que fornecem em seus canais, mas devido à crescente concorrência, isso também está se tornando um problema para eles.

Taiwan [ editar ]

O Serviço de Televisão Pública , também chamado de Fundação do Serviço de Televisão Pública de Taiwan, é a primeira instituição de transmissão pública independente em Taiwan, que transmite o Serviço de Televisão Pública de Taiwan. Desde a sua criação em 1998, o PTS produziu vários programas dramáticos e minisséries aclamados pela crítica, apesar de enfrentar dificuldades de financiamento. O PTS está empenhado em falar pelas minorias, incluindo a promoção da programação em chinês Hakka e em linguagem Formosan, um esforço que contribuiu muito para o movimento de "Taiwanização".

Oriente Médio [ editar ]

Afeganistão [ editar ]

A Radio Television Afeganistão (RTA) é a emissora pública do Afeganistão e remonta a 1925.

Israel [ editar ]

Em Israel, a Autoridade de Radiodifusão de Israel foi o principal serviço de transmissão pública do país até 2017.

Em 15 de maio de 2017, foi substituído por KAN (hebraico para "aqui"), a Corporação de Radiodifusão Pública de Israel.

Em árabe, o IPBC é conhecido pelo nome MAKAN (árabe para "lugar").

KAN herdou os dois principais canais de TV pública em Israel:

KAN também inclui as seguintes 8 estações de rádio públicas, retiradas do IBA:

  • Reshet Alef (Rede A), a partir de 2017 " KAN Tarbut " - Podcasts e programas de conversa relacionados à cultura
  • Reshet Bet (Rede B), a partir de 2017 " KAN Bet " - Notícias e atualidades
  • Reshet Gimel (Rede C), a partir de 2017 " KAN Gimel " - música israelense
  • Reshet Dalet (Rede D), a partir de 2017 " MAKAN Radio " - estação de língua árabe
  • Reshet Hey (Rede E), a partir de 2017 " KAN Farsi " - estação de idioma persa, somente internet
  • 88FM, a partir de 2017 " KAN 88 " - Música alternativa
  • Kol Hamusika ("The Sound of Music"), a partir de 2017 " KAN Kol Hamusika " - música clássica, jazz
  • REKA - Reshet Klitat Aliyah (rede de integração Aliyah), a partir de 2017 " KAN Reka " - estação multilíngue, principalmente em russo
  • Reshet Moreshet, a partir de 2017 " KAN Moreshet " - notícias e programação relacionadas aos judeus

As Forças de Defesa de Israel possuem sua própria rede de transmissão conhecida como IDF Waves, que inclui 2 estações de rádio:

  • IDF Waves ( Galey Tzahal ) - transmissão de notícias e assuntos atuais
  • Galgalatz - transmissão de música e relatórios de trânsito

Além disso, o ministério da educação possui a Televisão Educacional Israelense , conhecida como Hinuchit , o primeiro canal de televisão israelense. Foi criado pelo fundo Rothschild para auxiliar o trabalho do ministério no ensino de crianças do jardim de infância ao ensino médio e para promover o uso da televisão em Israel em uma época em que o governo considerava o dispositivo uma "decadência cultural". É financiado e operado pelo ministério e, desde a década de 1980, ampliou sua orientação para adultos e crianças. Em agosto de 2018, a Televisão Educacional foi desativada e substituída por KAN Hinuchit .

Catar [ editar ]

O serviço público de radiodifusão do Qatar inclui a Qatar Media Corporation (que sucedeu a Qatar General Broadcasting and Television Corporation em 2009 e também herdou seus ativos), que se concentra predominantemente em assuntos locais, e a Al Jazeera , uma fundação privada internacional de radiodifusão pública que atrai um público pan-árabe em sua transmissão em árabe padrão e para diversas audiências em alguns outros idiomas, incluindo o canal pan-global em inglês .

Europa [ editar ]

Na maioria dos países da Europa, as emissoras estatais são financiadas por meio de uma combinação de publicidade e financiamento público, seja por meio de uma taxa de licença ou diretamente do governo.

Albânia [ editar ]

Radio Televizioni Shqiptar (RTSH) é a emissora pública na Albânia .

TV analógica

  • Televizioni Shqiptar (TVSH) é o nome do primeiro canal público da Albânia. O programa de TV nacional é distribuído analogicamente em todo o país e digitalmente em Tirana através de RTSH HD.
  • TVSH 2 é o segundo canal de TV público dedicado principalmente a esportes e eventos ao vivo lançado em 2003.

Televisão digital

  • RTSH HD um canal digital lançado em 2012 transmite programas TVSH em qualidade de alta definição.
  • RTSH Esporte
  • RTSH Muzikë
  • Arte RTSH
  • TVSH Sat , é a versão internacional do programa nacional transmitido para o Eurovision gratuitamente via satélite .

Rádio

  • Radio Tirana (também, Radio Tirana 1) é o nome do primeiro programa de rádio da Albânia, concentrando-se em notícias, conversas e recursos
  • Radio Tirana 2 é o nome do segundo programa de rádio, transmitindo principalmente música e voltado para a juventude
  • Radio Tirana 3 (Programi i Tretë, Radio Tirana International) é o nome do terceiro programa, transmitindo o serviço internacional em rádio de ondas curtas em albanês, inglês e francês. Grego, alemão, italiano, sérvio e turco

Regional

  • Radio Televizioni Gjirokastra é a versão local do RTSH em Gjirokastër
  • Radio Televizioni Korça é a versão local do RTSH em Korçë
  • Radio Kukësi é a versão local do RT em Kukës
  • Radio Shkodra é a versão local do RT em Shkodër

Áustria [ editar ]

ORF ( Österreichischer Rundfunk ) é a emissora pública na Áustria. Apesar do fato de que as empresas privadas de radiodifusão foram permitidas na Áustria no final da década de 1990, a ORF ainda é o principal ator no campo. Possui três canais de rádio nacionais ( Ö1 , Ö3 , FM4 ), nove regionais (um para cada Bundesland ). Seu portfólio de TV inclui dois canais de interesse geral ( ORF 1 e ORF 2 ), um canal de instrução cultural ( ORF III ), uma versão Eurovision do ORF 2 e um canal de esportes ( ORF Sport + ). A ORF também participa da rede de TV via satélite de língua alemã3sáb .

Bélgica [ editar ]

A Bélgica tem três redes, uma para cada comunidade linguística:

Originalmente chamado INR - Institut national belge de radiodiffusion (holandês: NIR - Belgisch Nationaal Instituut voor de Radio-omroep ) - a organização estatal de radiodifusão foi estabelecida por lei em 18 de junho de 1930. A transmissão de televisão de Bruxelas começou em 1953, com duas horas de programação a cada dia. Em 1960, o INR foi incluído no RTB ( francês : Radio-Télévision Belge ) e BRT ( neerlandês : Belgische Radio-en Televisieomroep ).

Em 1 de outubro de 1945 INR-NIR começou a transmitir alguns programas em alemão. Em 1961 RTB-BRT começou um canal de rádio de língua alemã, transmitindo a partir de Liège .

Em 1977, após a federalização belga e o estabelecimento de comunidades linguísticas separadas , a seção de língua francesa do RTB-BRT tornou-se RTBF (francês: Radio-Télévision Belge de la Communauté française ), a seção de língua alemã tornou-se BRF (alemão: Belgischer Rundfunk ) e a língua holandesa permanece BRT.

O BRT foi renomeado em 1991 para BRTN (holandês: Belgische Radio- en Televisieomroep Nederlandstalige Uitzendingen ) e novamente em 1998 para VRT ( holandês : Vlaamse Radio- en Televisieomroeporganisatie ).

Bulgária [ editar ]

Existem dois meios de comunicação públicos na Bulgária - a Televisão Nacional da Bulgária (BNT) e a Rádio Nacional da Bulgária (BNR). A Televisão Nacional Búlgara foi fundada em 1959 e a Rádio Nacional Búlgara foi fundada em 1935. A BNT transmite 4 programas nacionais (BNT 1, BNT 2, BNT HD, BNT World). A BNR transmite 2 programas nacionais (Programa Horizonte e Hristo Botev), 9 programas regionais e Internet Radio Binar.

Croácia [ editar ]

A Radiotelevision Croata (em croata: Hrvatska radiotelevizija , HRT ) é uma empresa de radiodifusão pública croata . Opera vários canais de rádio e televisão, através de uma rede de transmissão doméstica e por satélite. A partir de 2002 , 70% do financiamento da HRT vem de taxas de usuário de transmissão com cada casa na Croácia obrigada a pagar 79 HRK, kuna, por mês por uma única televisão (dispositivo de rádio, computador ou smartphone), sendo o restante composto por publicidade . [46]

República Checa [ editar ]

A Televisão Tcheca ( em tcheco : Česká televize ) e a Rádio Tcheca ( em tcheco : Český rozhlas ) são emissoras públicas formadas em 1992 para assumir as operações tchecas da Televisão da Tchecoslováquia e da Rádio da Tchecoslováquia , respectivamente. Até a dissolução da Tchecoslováquia em 1993, ambas as emissoras coexistiam com suas contrapartes federais da Tchecoslováquia, após o que também assumiram os canais anteriormente ocupados pela radiodifusão federal comum.

A Czech Television transmite de três estúdios em Praga , Brno e Ostrava e opera vários canais de TV: ČT1 , ČT2 , ČT3 , ČT24 , ČT sport , ČT :D e ČT art . A televisão tcheca é financiada por uma taxa mensal de 135 CZK que cada família que possui uma TV ou rádio deve pagar. Desde outubro de 2011, a publicidade na TV tcheca é restrita a ČT 2 e ČT sport. [47]

A Rádio Checa transmite quatro estações nacionais Radiožurnál, Dvojka, Vltava e Plus, várias estações digitais regionais e atuais. Ele também fornece um serviço internacional Radio Prague International, que transmite no exterior em seis idiomas. A Rádio Checa é financiada por uma taxa mensal de 45 CZK.

Dinamarca [ editar ]

DR é a emissora nacional de serviço público. A organização foi fundada em 1925, com princípios semelhantes aos da BBC no Reino Unido. A DR administra seis canais de televisão nacionais e oito canais de rádio. O financiamento vem principalmente de uma taxa de licença anual, que todos que possuem um aparelho de televisão, um computador ou outros dispositivos que podem acessar a internet, devem pagar. Uma parte das taxas cobradas também é utilizada para financiar a rede de estações de serviço público regional que operam sob a marca TV 2. TV 2em si, no entanto, é uma televisão comercial de propriedade do governo, financiada por assinaturas e publicidade, com funções de serviço público específicas, como permitir que estações regionais transmitam seus noticiários em intervalos de tempo específicos do canal principal da TV 2.

Ilhas Faroé [ editar ]

Kringvarp Føroya é a organização nas Ilhas Faroé com obrigações de serviço público. Formado em 1957 como radialista Útvarp Føroya . Fundiu-se com a estação de TV Sjónvarp Føroya em 1 de janeiro de 2007 para formar Kringvarp Føroya . Financiado por taxas de licença.

Estônia [ editar ]

Estonian Public Broadcasting (ERR) organiza as estações públicas de rádio e televisão da Estônia. Eesti Televisioon (ETV), a estação de televisão pública, fez sua primeira transmissão em 1955, e junto com seu canal irmão ETV2 tem cerca de 20% de audiência.

Finlândia [ editar ]

Yle - The finlandesa Broadcasting Company , (pronuncia-se /yle/) ou Yleisradio (em finlandês ) e Rundradion (em sueco ) é a empresa nacional de mídia de serviço público da Finlândia . Fundada em 1926, é uma sociedade anónima detida maioritariamente pelo Estado finlandês, empregando cerca de 2.800 pessoas. Yle é financiado por um imposto Yle especial. Yle tem quatro canais de televisão, três slots de canais de televisão, seis canais de rádio nacionais e três serviços de rádio. [48]

Yle TV1 é o canal de TV mais visto na Finlândia e Yle Radio Suomi o canal de rádio mais popular. [49] A Yle foi a primeira das emissoras públicas nórdicas a implementar o regulamento de portabilidade da Eurovisão em seu serviço de mídia online Yle Areena . [50] Yle Areena é o serviço de streaming mais usado na Finlândia, superando até mesmo o Netflix, que é o serviço de streaming mais popular em todos os outros lugares. [51]

A Yle se concentra altamente no desenvolvimento de seus serviços digitais. Em 2016, um estudo do Reuters Institute sobre empresas europeias de serviço público mostra que Yle e BBC são os pioneiros do serviço público no desenvolvimento digital e apresentam o melhor desempenho ao introduzir serviços digitais inovadores em suas operações de notícias, desenvolvendo serviços móveis e promovendo o desenvolvimento de novas abordagens digitais. [52] O robô Voitto da Yle baseado em aprendizado de máquina é o primeiro assistente pessoal de notícias do mundo a dar recomendações diretamente na tela de bloqueio do aplicativo Yle NewsWatch . [53]

França [ editar ]

Em 1949 , a Radiodiffusion-télévision française (RTF - televisão e radiodifusão francesa) foi criada para substituir a responsabilidade anterior da Radiodiffusion française pela operação das três redes públicas de rádio do país e pela introdução de um serviço público de televisão. Uma quarta rede de rádio foi adicionada em 1954 e um segundo canal de televisão em 1963.

A RTF foi transformada no Office de radiodiffusion télévision française (ORTF), uma estrutura mais independente, em 1964. ORTF supervisionou a introdução de um terceiro canal de televisão em 1972, dois anos antes da dissolução da estrutura em 1974. Entre esta data e 2000 , cada canal tinha sua própria estrutura de direção. O primeiro canal ( TF1 ) foi vendido ao setor privado em 1987. (Na época, o canal com maior audiência era o outro canal público Antenne 2 ).

Em 1986 foi criado um canal público francês/alemão, ARTE , originalmente transmitido por cabo e satélite. Mais tarde, a queda do canal privado La Cinq liberou algumas frequências que utilizava todos os dias após as 19h00. Em 1994 foi criado um novo canal público, La cinquième , para utilizar o tempo restante nas mesmas frequências. La cinquième e ARTE posteriormente compartilharam os mesmos canais, com exceção dos canais de satélite, cabo e internet, onde ambos podiam ser transmitidos durante todo o dia. Em 2000 todos os canais públicos foram unidos em uma estrutura, France Télévisions .

Alemanha [ editar ]

Após a Segunda Guerra Mundial , quando as emissoras regionais foram fundidas em uma rede nacional pelos nazistas para criar um poderoso meio de propaganda , os Aliados insistiram em uma estrutura descentralizada e independente para a radiodifusão pública alemã e criaram agências regionais de radiodifusão pública que, por e grandes, ainda existem hoje.

Mapa dos membros da ARD

Além dessas nove emissoras regionais de rádio e TV, que cooperam dentro da ARD , um segundo serviço nacional de televisão - na verdade chamado Segunda Televisão Alemã ( alemão : Zweites Deutsches Fernsehen , ZDF) - foi posteriormente criado em 1961 e um serviço nacional de rádio com duas redes ( Deutschlandradio ) emergiu dos restos das estações de propaganda da Guerra Fria em 1994. Todos os serviços são financiados principalmente por taxas de licença pagas por cada família e são governados por conselhos de representantes do "grupos relevantes". As estações públicas de TV e rádio gastam cerca de 60% dos ≈10 bilhões de euros gastos no total para transmissão na Alemanha por ano, tornando-o o sistema de transmissão pública mais bem financiado do mundo.

O Hans-Bredow-Institut , ou Hans-Bredow-Institute for Media Research da Universidade de Hamburgo (HBI) é uma fundação independente sem fins lucrativos com a missão de pesquisa de mídia em comunicação pública, particularmente para transmissão de rádio e televisão ( incluindo prestadores de serviços de mídia) e outras mídias eletrônicas, de forma interdisciplinar. [54] [55] [56]

Na Alemanha também existem emissoras públicas estrangeiras. Estes são AFN para militares dos EUA na Alemanha, BFBS para militares britânicos, Voz da Rússia, RFE e Radio Liberty.

Eventualmente, Arte é um canal de TV cultural francês/alemão operado em conjunto pela France Télévisions , ZDF e ARD . É um canal binacional transmitido em ambos os países.

Grécia [ editar ]

logo da ERT

Hellenic Broadcasting Corporation ( grego : Ελληνική Ραδιοφωνία Τηλεόραση ή ERT) é a emissora pública estatal na Grécia. Transmite cinco canais de televisão: ERT1 , ERT2 , ERT3 (localizado na cidade de Salónica), ERT SPORTS HD são os canais de transmissão terrestre, bem como ERT WORLD, um canal de satélite focado na diáspora grega. ERT está transmitindo também cinco nacionais ( ERA 1 , ERA 2 , ERA 3 , Kosmos , ERA Sport), e 21 estações de rádio locais (duas delas localizadas em Salónica, a segunda maior cidade da Grécia). Todas as estações de televisão e rádio nacionais são transmitidas através de multiplexes digitais ERT em todo o país e via satélite, através das duas plataformas digitais (NOVA e Cosmote).

Além disso, opera um serviço de web TV com transmissão ao vivo de todos os canais terrestres e por satélite, bem como 4 canais OTT independentes (ERT PLAY 1, 2, 3 e 4) que transmite principalmente eventos esportivos e programas arquivados mais antigos.

A ERT opera 8 estúdios de televisão em três edifícios em Atenas: cinco deles na sede chamada "Radiomegaro" ("Ραδιομέγαρο" que significa "palácio do rádio") localizado na área de Agia Paraskevi, dois deles na rua Katehaki. e uma pequena no centro de Atenas, perto do Parlamento, na rua Mourouzi. instalação. Em Thessaloniki, a ERT opera dois estúdios de televisão na avenida L. Stratou e outros três estúdios em cidades menores (Heraclion, Patras e Corfu) que podem ser usados ​​apenas para correspondências televisivas.

A ERT opera vários estúdios de rádio em "Radiomegaro", em Thessaloniki (localizado na rua Aggelaki, ao lado das instalações da Exposição Internacional) e em 19 cidades gregas, bem como um site nacional de notícias.

Hungria [ editar ]

Magyar Televízió (MTV) e Magyar Rádió (MR, também conhecida internacionalmente como Rádio Budapeste) é uma organização nacional de radiodifusão pública na Hungria . Com sede em Budapeste , é a emissora mais antiga da Hungria e transmite quatro canais de TV ( M1 HD , M2 HD , M4 Sport e M5) e seis redes de rádio ( Kossuth Rádió , Petőfi Rádió, Bartók Rádió, Dankó Rádió, Nemzetiségi Adások e Parlamenti adasok) também.

Em maio de 2019, o M3 deixa de transmitir, pois foi substituído por um canal de TV online, m3.hu (Link: https://www.m3.hu ), muito parecido com a BBC Three no Reino Unido, que deixou de transmitir cinco anos antes do M3, mas praticamente da mesma forma.

Tanto a MTV quanto a MR são gerenciadas e financiadas principalmente pelo Media Service Support and Asset Management Fund ( húngaro : Médiaszolgáltatás-támogató és Vagyonkezelő Alap , abreviado MTVA). [57] Esta organização governamental , formada em 2011, também gere as emissoras de serviço público Duna Televízió , bem como a agência de notícias húngara Magyar Távirati Iroda . [58]

Em 1 de julho de 2015, Magyar Rádió e Magyar Televízió estavam entre várias organizações públicas de mídia gerenciadas pelo MTVA que foram fundidas em uma única organização chamada Duna Media Service ( húngaro : Duna Médiaszolgáltató ). [59] Esta organização é a sucessora legal da Magyar Rádió e da Magyar Televízió e é um membro ativo da União Européia de Radiodifusão . [60] [61]

Como alguns países, a Hungria tem outra emissora pública chamada Duna (que recebeu o nome de um rio), que transmite dois canais de TV ( Duna TV (a partir de 2015, transmite antigos programas M1 quando o M1 se tornou o canal de notícias 24 horas ), Duna World (que atua como canal internacional de sua emissora irmã )), e apenas uma rede de rádio chamada Duna Világrádió.

Islândia [ editar ]

Ríkisútvarpið (RÚV) ("Serviço Nacional de Radiodifusão da Islândia ") é a organização nacional de radiodifusão de serviço público da Islândia. A RÚV começou a transmitir rádio em 1930 e suas primeiras transmissões de televisão foram feitas em 1966. Em ambos os casos, a cobertura alcançou rapidamente quase todos os lares na Islândia. O RÚV é financiado por uma taxa de licença de televisão cobrada de todos os contribuintes de renda, bem como pelas receitas de publicidade. RÚV é um membro ativo pleno da União Europeia de Radiodifusão desde 1956.

RÚV - que pelos termos de sua carta é obrigado a "promover a língua islandesa, a história islandesa e a herança cultural da Islândia" e "honrar as regras democráticas básicas, os direitos humanos e a liberdade de expressão e opinião" [62] - carrega um quantidade substancial de programação de artes, mídia e assuntos atuais, além da qual também fornece entretenimento geral na forma de longas-metragens e séries de drama de televisão internacionalmente populares como Lost e Desperate Housewives . A programação do RÚV também inclui cobertura esportiva, documentários, programas de entretenimento produzidos nacionalmente e programação infantil.

Irlanda [ editar ]

Na Irlanda existem dois organismos de radiodifusão de serviço público estatais, RTÉ e TG4 . A RTÉ foi fundada em 1960 com a fusão da Raidió Éireann (1926) e da Teilifís Éireann (1960). A TG4 foi formada como uma subsidiária da RTÉ em 1996 como Teilifís na Gaeilge (TnaG) , foi renomeada para TG4 em 1999 e tornou-se independente da RTÉ em 2007.

Ambas as emissoras de serviço público irlandesas recebem parte da taxa de licença, com a RTÉ recebendo a maior parte do financiamento. A publicidade representa 50% da receita da RTÉ e apenas 6% da receita da TG4. 7% da taxa de licença é fornecida à Autoridade de Radiodifusão da Irlanda desde 2006. Até 2006, a taxa de licença era entregue inteiramente à RTÉ .

A RTÉ oferece uma gama de serviços gratuitos na televisão; RTÉ 1 , RTÉ 2 , RTÉjr e RTÉ News Now . No rádio; RTÉ Radio 1 , RTÉ 2FM , RTÉ Lyric FM e RTÉ Raidió na Gaeltachta , bem como vários canais em DAB .

O Sound and Vision Fund é operado pela Broadcasting Authority of Ireland , este fundo recebe 7% da taxa de licença. O fundo é usado para ajudar as emissoras a comissionar a programação de transmissão de serviço público. Está aberto a todos os produtores independentes, desde que tenham o apoio de uma emissora aberta ou comunitária, como Virgin Media , Today FM , BBC Northern Ireland, RTÉ , Channel 4 , UTV , etc. receberam financiamento para programação por meio do Fundo, desde que disponibilizem essa programação gratuitamente .

A TG4 é uma emissora independente de serviço público em língua irlandesa que é financiada por subsídio do governo, parte da taxa de licença e por meio de receita de publicidade.

A Virgin Media é a única emissora independente que tem compromissos de serviço público. [ citação necessária ]

Itália [ editar ]

marca RAI

A empresa de transmissão nacional italiana é a RAI – Radiotelevisione Italiana, fundada como URI em 1924. A RAI transmite treze canais: Rai 1 , Rai 2 , Rai 3 , Rai 4 , Rai 5 , Rai News 24 , Rai Premium , Rai Movie , Rai Sport , Rai Storia , Rai Gulp , Rai Yoyo , Rai Scuola(todos disponíveis também em alta definição). A RAI também transmite via satélite e está envolvida em rádio, edição e cinema. RAI tem a maior quota de audiência (45%) de qualquer rede de televisão italiana. As receitas provêm de uma taxa permanente periódica (90 euros por cada agregado familiar em 2017 [63] ) e de publicidade. Os principais concorrentes da RAI são a Mediaset , a maior emissora privada nacional, dividida em doze canais (dois deles SD e HD), La7 e La7d, de propriedade da Cairo Editore; outros concorrentes são Sky Italia (com três canais FTA) e Discovery Italia (com sete canais FTA).

Lituânia [ editar ]

A Rádio e Televisão Nacional da Lituânia (LRT) é a emissora nacional da Lituânia. Foi fundada em 1926 como emissora de rádio e abriu uma subdivisão de transmissão de televisão em 1957. A LRT transmite três estações de rádio ( LRT Radijas , LRT Klasika e LRT Opus) e três canais de TV ( LRT televizija , LRT Kultūra e LRT Lituanica ).

Malta [ editar ]

Public Broadcasting Services (PBS) é a emissora nacional de Malta. Opera três serviços de televisão ( TVM , TVM2 e Parliament TV ) e três serviços de rádio ( Radju Malta , Radju Malta 2 e Magic Malta ).

Moldávia [ editar ]

A Teleradio-Moldova (TRM) é a emissora pública de rádio e TV na Moldávia. Possui os canais de TV Moldova 1 e TVMI , e os canais de rádio Radio Moldova e Radio Moldova Internaţional .

Montenegro [ editar ]

RTCG (Radio Television of Montenegro) é a emissora pública em Montenegro.

Holanda [ editar ]

A Holanda usa um sistema bastante incomum de radiodifusão pública. As associações de radiodifusão pública recebem dinheiro e tempo para transmitir seus programas nos canais de televisão e rádio de propriedade pública, conhecidos coletivamente sob o nome de NPO . O tempo e o dinheiro são alocados proporcionalmente ao número de membros. O sistema pretende refletir a diversidade de todos os grupos que compõem a nação.

Países nórdicos [ editar ]

As emissoras públicas nacionais nos países nórdicos foram modeladas após a BBC e estabelecidas uma década depois: Radioordningen (agora DR ) na Dinamarca, Kringkastingselskapet (agora NRK ) na Noruega e Radiotjänst (agora Sveriges Radio e Sveriges Television ) na Suécia (todos em 1925 ). Em 1926 Yleisradio (sueco: Rundradion) agora Yle foi fundada na Finlândia. Todos os quatro são financiados por taxas de licença de televisão que custam (em 2007) cerca de € 230 ( US$ 300 ) por família por ano.

Polônia [ editar ]

As emissoras públicas incluem a televisão Telewizja Polska (TVP) e a Rádio Polskie , no entanto, a TVP nos últimos anos tem sido considerada mídia estatal por várias organizações de liberdade de imprensa devido ao seu forte viés a favor do partido no poder, com Repórteres Sem Fronteiras chamando-a de porta-voz do governo . O TVP opera três canais principais: TVP 1 , TVP 2 e TVP 3 . Também transmite vários canais digitais (incluindo TVP 1, TVP1 HD, TVP 2, TVP2 HD, TVP Info , TVP Kultura , TVP Historia , TVP HD , TVP Polonia , TVP Sport, TVP Seriale ) via satélite e sistema de televisão digital terrestre, e 16 afiliadas regionais (conhecidas como TVP Regionalna, canais regionais cooperam na criação da maioria dos materiais). A TVP também opera serviços com notícias, serviço de streaming de vídeo (vídeo sob demanda) e streaming ao vivo de todos os seus canais. Rádio Polskieopera quatro canais de rádio nacionais (que também estão disponíveis no site da emissora). Há também 17 estações de rádio estatais que transmitem em determinadas regiões. A TVP e a Rádio Polaca são financiadas por várias fontes: financiamento estatal, publicidade, imposto obrigatório sobre todos os receptores de TV e rádio e dinheiro de associações de autores/direitos de autor. As emissoras públicas oferecem uma mistura de programas comerciais e programas que, por lei, são obrigados a transmitir (ou seja, programas não comerciais, programas de nicho; programas para crianças; programas que promovem diferentes pontos de vista e diversidade; programas para diferentes grupos religiosos e nacionais; cobertura ao vivo da sessão do parlamento em seu canal dedicado: TVP Parlament; etc.). Tem que ser politicamente neutro, embora no passado tenha havido casos de pressão política na TVP e na Rádio Polskie do partido governista. Recentemente, uma nova lei foi aprovada pelo partido no poder, Lei e Justiça, que na percepção do público permitiu que o partido assumisse um controle muito maior sobre a mídia que era possível antes. O partido afirma que esta lei é o primeiro passo para um completo exagero da mídia pública. Muitos temem que essas melhorias não estejam realmente chegando e que essas leis recentes sejam apenas mais um passo para assumir o controle de todo o país pelo partido Lei e Justiça.

Há um debate em andamento na Polônia sobre a natureza semi-comercial de TVP e PR. Muitas pessoas temem que transformá-los em emissoras totalmente não comerciais resultaria no aumento da taxa de licença paga pelas famílias e menos pessoas se interessando pelos programas que eles oferecem; outros dizem que a TVP, em particular, é muito voltada para o lucro e deveria se concentrar em uma programação que beneficie a sociedade.

Portugal [ editar ]

marca RTP

Em Portugal, a emissora pública nacional é a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), que em 1957 iniciou a emissão regular do seu primeiro canal, agora RTP1 . Em 1968 surgiu o seu segundo canal, então denominado " segundo programa ", agora RTP2 . Na década de 1970, a TV chegou às ilhas portuguesas da Madeira e dos Açores , com a criação de dois canais regionais: RTP Madeira em 1972 e RTP Açores em 1976.

Até à década de 1990 o Estado detinha o monopólio da transmissão televisiva, pelo que a RTP1 e a RTP2 eram os únicos canais portugueses, ambos com programas generalistas semelhantes . Em 1990, RTP1 foi renomeado "Canal 1", e em 1992 RTP2 foi renomeado "TV2". Com a criação dos dois canais privados, SIC em 1992 e Televisão Independente em 1993, a filosofia do serviço público mudou: em 1995, a TV2voltou a chamar-se RTP2 e passou a ser um canal alternativo dedicado à cultura, ciência, artes, documentários, desporto (excepto futebol), minorias e crianças. Desde então, a RTP2 não fez publicidade. O Canal 1, renomeado RTP1 também em 1995, manteve-se o canal comercial do grupo RTP, focado no entretenimento, informação e grandes competições desportivas. Em 2004, após um grande período de reestruturação, a RTP iniciou a sua actual marca. Nesse ano também foram criados os dois canais temáticos do grupo – RTPN, um canal de notícias 24 horas que se tornou RTP Informação em 2011 e RTP3 em 2015; e RTP Memória , dedicado à programação clássica da RTP. Em 2014 a sede da RTP2 foi transferida de Lisboa para o Porto .

O grupo dispõe ainda de dois canais internacionais: RTP Internacional , fundado em 1992 e dedicado à Eurovisão, Ásia e Américas, e RTP África , fundado em 1998 focado em África, principalmente os países da CPLP de Angola , Cabo Verde , Guiné-Bissau , Moçambique e São Tomé e Príncipe .

O grupo RTP é financiado pelas receitas publicitárias da RTP1, RTP Informação, RTP Memória, RTP África e RTP Internacional, e também pela taxa de contribuição audiovisual , que é incorporada nas contas de eletricidade. O financiamento do orçamento público cessou em 2014, durante a crise financeira portuguesa .

Romênia [ editar ]

A Televisão Romena (TVR) é a emissora nacional de TV pública da Romênia. Opera cinco canais: TVR1 , TVR2 , TVR3 , TVRi e TVR HD , juntamente com seis estúdios regionais em Bucareste , Cluj-Napoca , Iaşi , Timişoara , Craiova e Târgu Mureş .

A emissora de rádio pública é a Romanian Radio Broadcasting Company (Radio Romania). Opera FM e AM e canais de rádio nacionais, regionais e locais na Internet . As estações regionais e locais são marcadas como Rádio România Regional . Transmitindo em 12 idiomas, a Radio Romania International é a estação de rádio internacional da empresa.

A TVR e a Rádio Roménia são financiadas através de um sistema de financiamento híbrido, a partir do orçamento do Estado, um imposto especial (incorporado nas contas de electricidade) e também publicidade.

Sérvia [ editar ]

A Rádio Televisão da Sérvia (RTS) é a emissora pública nacional da Sérvia . Opera um total de cinco canais de televisão (RTS1, RTS2, RTS Digital, RTS HD e RTS SAT) e cinco estações de rádio (Rádio Belgrado 1, Rádio Belgrado 2, Rádio Belgrado 3, Rádio Belgrado 202 e Stereorama). O RTS é financiado principalmente por meio de taxas de licença de televisão pública combinadas com contas de eletricidade pagas mensalmente, bem como publicidade . [64]

Eslováquia [ editar ]

Rádio e Televisão Eslováquia (RTVS) é a emissora pública nacional na Eslováquia , com sede em Bratislava . Esta organização foi criada em 2011 pela fusão da Slovak Television e da Slovak Radio. A RTVS transmite dois canais de televisão (STV1, STV2), cinco estações de rádio FM (Rádio Slovensko, Rádio Devín, Rádio Regina, Rádio_FM e Rádio Patria), um canal de rádio por satélite ( Radio Slovakia International ) e três estações de rádio apenas digitais (Rádio Klasika, Rádio Litera e Rádio Júnior). A RTVS é financiada através de uma mensalidade de 4,64€, que deve ser paga por todos os agregados familiares com ligação eléctrica. O diretor da RTVS é Václav Mika. A RTVS é membro de pleno direito da União Europeia de Radiodifusão .

Espanha [ editar ]

Na Espanha, sendo um país altamente descentralizado, coexistem dois sistemas públicos de transmissão: uma televisão nacional, Radio y Televisión Española (RTVE), que pode ser assistida em toda a Espanha, e muitos canais de TV autônomos, que só transmitem dentro de sua respectiva Comunidade Autônoma . A Televisión Española foi fundada em 1956, durante a ditadura de Franco. Ele transmite dois canais de TV diferentes: TVE1 (também conhecido como La Primera ou La uno ), que é um canal geral de audiência ampla; e TVE2 , (também conhecido como La dos), que costuma oferecer programação cultural, além de competições esportivas. Durante a maior parte de sua história, a RTVE foi financiada tanto por fontes públicas quanto por publicidade privada; no entanto, a partir de setembro de 2009, os canais da RTVE passaram a ser financiados por uma mistura de receitas fiscais públicas e fundos arrecadados de emissoras de TV privadas da Espanha, removendo assim a publicidade da emissora. Uma taxa de licença de TV foi sugerida, mas com pouco sucesso popular.

Além disso, a maioria das comunidades autônomas da Espanha tem sua própria emissora pública, e quase todas são membros do FORTA , geralmente composto por um ou dois canais públicos que tendem a reproduzir o modelo estabelecido pela Televisión Española: um canal geral e outro que centra-se na programação cultural. Nas Comunidades Autónomas que têm a sua própria língua oficial além do espanhol (castelhano), esses canais podem transmitir não em espanhol, mas na outra língua co-oficial. Por exemplo, isso ocorre na Catalunha , onde a Televisió de Catalunya transmite principalmente em catalão . Na Comunidade Valenciana , CVMCtransmite um canal de TV e uma rede de rádio, ambos marcados como À Punt [65] e transmitidos principalmente em valenciano . No País Basco , a Euskal Telebista (ETB) tem três canais, dois dos quais emitem apenas em basco ( ETB 1 e ETB 3 ), enquanto o outro ( ETB 2 ) emite em espanhol. Na Galiza , a Televisão da Galiza e o G2 . Todas as redes comunitárias autônomas são financiadas por uma mistura de subsídios públicos e publicidade privada.

Suécia [ editar ]

O logotipo da SVT
O logotipo da Rádio Sveriges

A Suécia tem três emissoras de serviço público, a saber, Sveriges Television (SVT), Sveriges Utbildningsradio (UR) e Sveriges Radio (SR), tendo anteriormente o monopólio do governo. A SVT é a emissora nacional de televisão pública com 4 canais (SVT 1, SVT 2, SVT Barnkanalen e SVT 24). O objetivo é fazer programas para todos. Por exemplo, a Suécia tem a minoria histórica Sami e a SVT faz programas em seu idioma para eles assistirem. Há também uma minoria finlandesa na Suécia, portanto, a SVT mostra notícias em finlandês na SVT Uutiset . SR é o equivalente de rádio do SVT, com os canais P1, P2, P3, P4, P5 e o canal finlandês SR Sisurdio.

Reino Unido [ editar ]

O Reino Unido tem uma forte tradição de serviço público de radiodifusão. Além da BBC , criada em 1922, há também o Channel 4 , uma emissora de serviço público de propriedade pública e financiada comercialmente, e a S4C , uma emissora de língua galesa no País de Gales. Além disso, as duas emissoras comerciais ITV e Channel 5 também têm obrigações de serviço público significativas impostas como parte de sua licença de transmissão.

No Reino Unido também existem pequenas emissoras comunitárias. Existem agora 228 estações com licenças de transmissão FM (licenciadas pela Ofcom ). As estações de rádio comunitárias geralmente cobrem uma pequena área geográfica com um raio de cobertura de até 5 km e funcionam sem fins lucrativos. Eles podem atender a comunidades inteiras ou a diferentes áreas de interesse, como um determinado grupo étnico, faixa etária ou grupo de interesse. As estações de rádio comunitárias refletem uma mistura diversificada de culturas e interesses. Por exemplo, você pode ouvir estações de música urbana ou experimental, enquanto outras são voltadas para jovens, comunidades religiosas ou forças armadas e suas famílias.

Oceania [ editar ]

Austrália [ editar ]

Na Austrália, a Australian Broadcasting Corporation (ABC) é de propriedade do governo australiano e é 100% financiada pelos contribuintes. O Multicultural Special Broadcasting Service (SBS), outra emissora pública, agora aceita patrocínio e publicidade limitados.

Além disso, existe um grande setor de rádios comunitárias australiano , financiado em parte por doações federais por meio da Community Broadcasting Foundation, mas amplamente sustentado por meio de assinaturas, doações e patrocínio de negócios. Em fevereiro de 2020, existem mais de 450 estações de rádio comunitárias totalmente licenciadas [66] e várias estações de televisão comunitárias (a maioria operando como Canal 31 , apesar de não estar relacionada em diferentes estados). Eles são organizados de forma semelhante às estações PBS e NPR nos Estados Unidos e assumem o papel que as estações de televisão de acesso público têm nos EUA.

Nova Zelândia [ editar ]

Na Nova Zelândia, todas as emissoras recebem uma pequena fatia da responsabilidade de transmissão pública, por causa da agência financiada pelo estado NZ On Air . Isso se deve à exigência do NZ On Air de programas de serviço público em todos os canais e estações, em vez de serem colocados em uma única rede. A antiga emissora pública BCNZ (anteriormente NZBC - New Zealand Broadcasting Corporation ) foi dividida em empresas estatais separadas, Television New Zealand (TVNZ) e Radio New Zealand (RNZ). Embora o RNZ permaneça livre de comerciais, cerca de 90% do financiamento do TVNZ vem da venda de publicidade durante os programas em suas duas estações. [67] [68] TVNZ continua a ser uma emissora pública; no entanto gostaA CBC Television no Canadá é essencialmente uma rede totalmente comercial em contínuas batalhas de audiência com outras estações, o que continua sendo um assunto controverso na Nova Zelândia. Com o desligamento do TVNZ 7, a única rede de serviço público totalmente não comercial na Nova Zelândia é a Radio New Zealand .

Além da televisão, a Nova Zelândia tem uma rica cultura de rádio pública, sendo a Radio New Zealand o principal provedor, com uma rede variada ( Radio New Zealand National ) e uma rede de música clássica ( Radio New Zealand Concert ). A RNZ também fornece ao Pacífico sua Radio New Zealand International . Além da RNZ, quase todas as 16 regiões da Nova Zelândia possuem uma rede de " rádio de acesso ". Todas essas redes são livres de comerciais. [68]

No final de janeiro de 2020, o governo de coalizão liderado pelos trabalhistas anunciou que planejava fundir a TVNZ e a Radio New Zealand para criar um novo serviço de transmissão pública. [69] [70] Em resposta, o Partido Nacional de oposição anunciou que se oporia a qualquer plano de fusão da Rádio NZ e da TVNZ. [71]

Lista de emissoras públicas [ editar ]

Veja também [ editar ]

Referências [ editar ]

  1. ^ Webster, David. Construindo uma mídia livre e independente (agosto de 1992).
  2. ^ "Transmissão Pública - Por que, como?" (PDF) . UNESCO e Conselho Mundial de Rádio e Televisão . Recuperado em 17 de agosto de 2011 .
  3. ^ "definição BRU de radiodifusão de serviço público" . Recuperado em 13 de outubro de 2014 .
  4. ^ a b c Raboy, Marc (1995). A radiodifusão pública para o século XXI . Imprensa da Universidade de Indiana. págs. 6–10. ISBN 1-86020-006-0.
  5. ^ Banerjee, Indrajit (2006). Serviço público de radiodifusão na era da globalização . Centro Asiático de Informação e Comunicação de Mídia (AMIC). ISBN 981-4136-01-8.
  6. ^ a b Simon P. Anderson; Stephen Coate (outubro de 2005). "Fornecimento de Mercado de Radiodifusão: Uma Análise de Bem-Estar". A Revisão de Estudos Econômicos . 72 (4): 947-972. doi : 10.1111/0034-6527.00357 .
  7. ^ Carta da Corporação (ABC). Australian Broadcasting Corporation Act 1983: Seção 6 .
  8. Ivo de Oliveira, Pedro (7 de maio de 2021). "EBC inaugura banda evolução FM e estreia programação em 5 capitais" . Agência Brasil (em português do Brasil) . Recuperado em 25 de janeiro de 2022 .
  9. ^ "Cobertura" . Fundação Padre Anchieta (em português do Brasil) . Recuperado em 21 de outubro de 2021 .
  10. ^ "EBC virou 'cabide de emprego' e símbolo de aparelhamento político, diz ministro" . O Globo (em português do Brasil). 11 de junho de 2016 . Recuperado em 10 de abril de 2021 .
  11. ^ "Com desenho animado e programas chapa-branca, para que serve a TV Brasil? | Tela Plana" . Veja (em português do Brasil) . Recuperado em 10 de abril de 2021 .
  12. ^ "Promessa de campanha, privatização da EBC fica para depois de 2022 | Radar Econômico" . Veja (em português do Brasil) . Recuperado em 10 de abril de 2021 .
  13. ^ "EBC e Eletrobras estão incluídos no programa de privatização" . Agência Brasil (em português do Brasil). EBC. 10 de abril de 2021 . Recuperado em 10 de abril de 2021 .
  14. Castro, Daniel (19 de junho de 2015). "Funcionários da TV Cultura entram em greve por aumento e abono" . Notícias da TV (em português do Brasil) . Recuperado em 10 de abril de 2021 .
  15. ^ "Extinções da Fundação Piratini e da Cientec são publicadas no Diário Oficial do Rio Grande do Sul" . G1 (em português brasileiro) . Recuperado em 10 de abril de 2021 .
  16. ^ "Televisões universitárias e força das transmissões" . Observatório da Imprensa (em português do Brasil) . Recuperado em 10 de abril de 2021 .
  17. ^ "UPFTV transmitirá a programação da TV Cultura" . Universidade de Passo Fundo (em português do Brasil) . Recuperado em 10 de abril de 2021 .
  18. ^ "Radiodifusão: licenças e outorgas" . ABERT (em português do Brasil) . Recuperado em 10 de abril de 2021 .
  19. ^ "O Nascimento e Morte da Comissão Canadense de Radiodifusão (1932-1936)" . Fundação Canadense de Comunicações . Recuperado em 23 de junho de 2017 .
  20. ^ "Regulamentos de distribuição de transmissão (ss. 17 (d) e 17 (f))" . Site de Leis de Justiça . Departamento de Justiça . 28 de fevereiro de 2014 . Recuperado em 23 de junho de 2017 .
  21. ^ "Cablecos canadenses para fazer o trote FOX" . Alberta Report / Newsmagazine . 12 de setembro de 1994. p. 43.
  22. ^ Etan Vlessing (31 de julho de 2009). "Reformulação da estação transfronteiriça Canadá-EUA" . O repórter de Hollywood . A empresa Nielsen . Imprensa Associada . Recuperado em 23 de junho de 2017 .
  23. ^ "Decisão CRTC 95-472" . CRTC. 1995-07-20 . Recuperado 2011-09-03 .
  24. ^ "Resposta do requerente datada de 6 de dezembro de 2010" . Recuperado 2011-03-17 .
  25. ^ Saque. Rede de TV vendida para a empresa de Ontário , CBC News , 21/06/2010, acessado em 21/06/2010
  26. ^ Citytv e SCN assinam acordo de afiliados Comunicado de imprensa CNW 2011-12-20
  27. Citytv expandindo para Quebec e Canadá Ocidental Arquivado em 9 de maio de 2012, no Wayback Machine , CityNews , 3 de maio de 2012.
  28. ^ "El Once y su historia" . Recuperado em 16 de agosto de 2019 .
  29. ^ "A História da Radiodifusão Pública" . UNC-Chapel Hill Mestre em Administração Pública . 21 de outubro de 2013 . Recuperado em 21 de junho de 2017 .
  30. ^ "Regulamentos Federais Título 47, Parte 73, §73.501 Canais disponíveis para atribuição" . Governo dos Estados Unidos . Recuperado em 22/11/2016 .
  31. ^ "Sobre nós: 50 anos de história de HoustonPBS" . KUHT – Houston PBS. Arquivado do original em 11 de maio de 2011 . Recuperado em 19 de julho de 2008 .
  32. ^ John Edward Burke (1980). Um Estudo Histórico-Analítico das Origens Legislativas e Políticas da Lei de Radiodifusão Pública de 1967 . Dissertações em Radiodifusão . Editora Ayer. ISBN 0-405-11756-6. Recuperado em 21 de junho de 2017 .
  33. ^ "Televisão nos Estados Unidos" . Encyclopædia Britannica . Recuperado em 21 de junho de 2017 .
  34. ^ "Lei de radiodifusão pública de 1967" (PDF) . Corporação de Radiodifusão Pública . Recuperado em 21 de junho de 2017 .
  35. Emily Hellewell (8 de novembro de 2012). "Como a rádio pública gravou seu caminho para a lei de radiodifusão pública" . NPR . Recuperado em 21 de junho de 2017 .
  36. ^ Keach Hagey (23 de outubro de 2010). "Defunding NPR? Não é tão fácil" . Político . Companhia de Notícias do Capitólio . Recuperado em 20 de junho de 2017 .
  37. ^ Meikle, Graham (2002). Futuro Ativo: Ativismo de Mídia e Internet . Imprensa Psicologia. pág. 71. ISBN 978-0-415-94322-2.
  38. ^ George H. Gibson, transmissão pública; O Papel do Governo Federal, 1919-1976 (Praeger Publishers, 1977).
  39. ^ PolicyBase de radiodifusão pública (14 de janeiro de 2000). "Contrato Social do Serviço Público de Radiodifusão" . Atual . Arquivado a partir do original em 6 de abril de 2001 . Recuperado em 12 de janeiro de 2008 . {{cite web}}: |author=tem nome genérico ( ajuda )
  40. ^ Laurence Ariel Jarvik (1997). PBS, atrás da tela . Rocklin, Califórnia : Fórum. ISBN 0761506683.
  41. ^ "A TV pública enfrenta lutas de fundos" . O Registro da Manhã . Recuperado em 28 de outubro de 2013 – via Google Notícias .
  42. James Day (16 de setembro de 1969). The Vanishing Vision: The Inside Story of Public Television . ISBN 9780520086593. Recuperado em 23 de outubro de 2013 – via Google Livros .
  43. ^ "Líder latino se rebela contra notícias centradas nos EUA" , Christian Science Monitor (Recuperado em 8 de janeiro de 2009)
  44. ^ Bruce, Iain (28 de junho de 2005). "Venezuela monta 'rival da CNN'" . BBC News .
  45. ^ "Transmissão de serviço público no Nepal" . Recuperado em 13 de outubro de 2014 .
  46. ^ Arranjos de financiamento arquivados 2009-10-09 na Wayback Machine
  47. ^ "Zprávy z ekonomiky - ČeskéNoviny.cz" . Recuperado em 13 de outubro de 2014 .
  48. ^ "Este é Yle" .
  49. ^ "Ano de Yle 2018: Os conteúdos mais usados ​​do ano" .
  50. ^ "Comunicado de imprensa: Seu local de residência permanente é na Finlândia? Agora você pode levar todo o conteúdo de vídeo no Areena com você quando viajar dentro do Eurovision" .
  51. ^ "Novo estudo: Netflix continua a dominar o mercado de streaming" . 17 de janeiro de 2019.
  52. ^ "Instituto Reuters: As organizações de notícias de serviço público podem permanecer competitivas em um ambiente digital?" .
  53. ^ "Comunicado de imprensa: O primeiro de seu tipo no mundo: o assistente inteligente Voitto do Yle NewsWatch mostra recomendações diretamente na tela de bloqueio" .
  54. ^ Khabyuk, Olexiy; Manfred Kops (2011). Serviço público de radiodifusão: uma troca de opiniões germano-ucraniana . LIT Verlag Münster. ISBN 9783643800947.
  55. ^ Chen, (程宗明) (2001-05-25). "Conexões Internacionais para Pesquisa e Desenvolvimento de Mídia Pública [公共媒體研發之國際連線--以數位化知識為例(歐洲篇)]" . Public Television Service Foundation (Taiwan) 公共電視台研究發展部. Recuperado 2013-09-08 .
  56. ^ Mediennetz Hamburgo [Rede de mídia de Hamburgo] (2010-09-27). "Hans-Bredow-Institut für Medienforschung feierte seinen Geburtstag" . Recuperado 2013-09-08 .
  57. ^ "Lei de mídia na Hungria" . Centro de Estudos de Mídia e Comunicação (CMCS) . Recuperado em 23 de agosto de 2015 .
  58. ^ "MTVA - Médiaszolgáltatás-támogató és Vagyonkezelő Alap portálja - INGLÊS" . Fundo de Suporte a Serviços de Mídia e Gestão de Ativos (MTVA). Arquivado a partir do original em 29 de maio de 2014 . Recuperado em 29 de maio de 2014 .
  59. ^ "Fusão de empresas de mídia de serviço público húngaro - MTVA" . Fundo de Suporte a Serviços de Mídia e Gestão de Ativos (MTVA). Arquivado a partir do original em 22 de dezembro de 2015 . Recuperado em 23 de agosto de 2015 .
  60. ^ Polyak, Gábor (2015). "Hungria: Nova Emenda à Lei de Mídia" . Observações Jurídicas IRIS do Observatório Europeu do Audiovisual . Estrasburgo, França: Observatório Europeu do Audiovisual (2). Arquivado a partir do original em 6 de dezembro de 2017 . Recuperado em 23 de agosto de 2015 .
  61. ^ "EBU - Membros Ativos" . União Europeia de Radiodifusão . Recuperado em 23 de agosto de 2015 .
  62. Site oficial do RÚV (versão em inglês) Arquivado em 22/05/2006 na Biblioteca Nacional e Universitária da Islândia
  63. ^ (em italiano) Canon RAI a 90 euros dal 2017 , PMI.it
  64. ^ "Grupo de defesa do consumidor quer abolir as taxas de TV" . B92 . Arquivado a partir do original em 19 de outubro de 2013 . Recuperado em 13 de outubro de 2014 .
  65. ^ "À Punt Media" . À Punt Mèdia, a mídia pública valenciana .
  66. ^ "Sobre a transmissão comunitária" . 14 de novembro de 2014.
  67. ^ "A Carta TVNZ" . Recuperado 2011-02-20 .
  68. ^ a b McMillan, Kate. "Mídia e política - Propriedade e Regulação" . Te Ara - A Enciclopédia da Nova Zelândia . Recuperado em 30 de janeiro de 2020 .
  69. Patterson, Jane (29 de janeiro de 2020). "Novos detalhes revelados como Gabinete concorda com RNZ, TVNZ decisão de transmissão pública" . Rádio Nova Zelândia . Recuperado em 30 de janeiro de 2020 .
  70. ^ "PM: Potencial fusão RNZ-TVNZ não prejudicaria emissoras comerciais" . Newstalk ZB . 29 de janeiro de 2020 . Recuperado em 30 de janeiro de 2020 .
  71. ^ "Nacional ameaça abandonar a fusão RNZ-TVNZ se eleito" . Arauto da Nova Zelândia . 29 de janeiro de 2020 . Recuperado em 30 de janeiro de 2020 .

Citações [ editar ]

Links externos [ editar ]