Radiodifusão pública

Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para navegação Pular para pesquisar

A radiodifusão pública envolve rádio , televisão e outros meios de mídia eletrônica cuja missão principal é o serviço público . Em muitos países do mundo, o financiamento vem dos governos, especialmente por meio de taxas anuais cobradas dos destinatários.

A transmissão pública pode ser operada nacional ou localmente, dependendo do país e da estação. Em alguns países, uma única organização administra a transmissão pública. Outros países têm várias organizações de radiodifusão pública operando regionalmente ou em diferentes idiomas. Historicamente, a radiodifusão pública já foi a forma dominante ou única de transmissão em muitos países (com as notáveis ​​exceções dos Estados Unidos, México e Brasil). A transmissão comercial agora também existe na maioria desses países; o número de países com apenas transmissão pública diminuiu substancialmente durante a última parte do século XX. [ citação necessária ]

A mídia do setor público (financiada pelo Estado) não deve ser confundida com a mídia do Estado (controlada pelo Estado), que é "controlada financeira e editorialmente pelo Estado". [1]

Definição [ editar ]

A missão principal da radiodifusão pública é a de serviço público, falar e se envolver como cidadão. [2] O modelo britânico foi amplamente aceito como uma definição universal. [3] [4] [5] O modelo incorpora os seguintes princípios:

  • Acessibilidade geográfica universal
  • apelo universal
  • Atenção às minorias
  • Contribuição para a identidade nacional e senso de comunidade
  • Distância de interesses adquiridos
  • Financiamento direto e universalidade de pagamento
  • Concorrência em boa programação, em vez de números
  • Diretrizes que liberam em vez de restringir

Embora a aplicação de certos princípios possa ser direta, como no caso da acessibilidade, alguns dos princípios podem ser mal definidos ou difíceis de implementar. No contexto de uma identidade nacional em mudança, o papel da radiodifusão pública pode não ser claro. Da mesma forma, a natureza subjetiva de uma boa programação pode levantar a questão do gosto individual ou público. [4]

Na radiodifusão pública, existem duas visões diferentes em relação à atividade comercial. Uma delas é que a radiodifusão pública é incompatível com os objetivos comerciais. A outra é que a radiodifusão pública pode e deve competir no mercado com as emissoras comerciais. Essa dicotomia é destacada pelos aspectos de serviço público das emissoras comerciais tradicionais. [4]

As emissoras públicas em cada jurisdição podem ou não ser sinônimos de emissoras controladas pelo governo. Em alguns países, como o Reino Unido, as emissoras públicas não são sancionadas por departamentos governamentais e têm meios independentes de financiamento e, portanto, gozam de independência editorial.

Tecnologia [ editar ]

A transmissão pública utiliza tecnologias de rádio AM e FM , televisão e internet .

Economia [ editar ]

As emissoras públicas podem receber seu financiamento de uma taxa de licença de televisão obrigatória , contribuições individuais, financiamento do governo ou fontes comerciais. As emissoras públicas não contam com a publicidade tanto quanto as emissoras comerciais, ou em absoluto; isso permite que as emissoras públicas transmitam programas que não são comercialmente viáveis ​​para o mercado de massa , como programas de relações públicas , documentários de rádio e televisão e programas educacionais .

Um dos princípios da radiodifusão pública é fornecer cobertura de interesses para os quais faltam ou existem pequenos mercados. A radiodifusão pública tenta fornecer tópicos de benefício social que, de outra forma, não são fornecidos pelas emissoras comerciais. Normalmente, argumenta-se que tal subprovisão existe quando os benefícios para os telespectadores são relativamente altos em comparação com os benefícios para os anunciantes do contato com os telespectadores. [6] Isso freqüentemente é o caso em países subdesenvolvidos, que normalmente têm poucos benefícios para a publicidade. [6]

Política cultural [ editar ]

Além disso, a radiodifusão pública pode facilitar a implementação de uma política cultural (uma política industrial e uma política de investimento para a cultura). Exemplos incluem:

  • O governo canadense está comprometido com o bilinguismo oficial (inglês e francês). Como resultado, a emissora pública, a CBC, emprega tradutores e jornalistas que falam as duas línguas oficiais e incentiva a produção de material transcultural. [ citação necessária ]
  • No Reino Unido, a BBC apóia o multiculturalismo e a diversidade, em parte usando comentaristas na tela e anfitriões de diferentes origens étnicas. Há também programas em galês , irlandês e gaélico escocês para os países de origem, uma rede asiática transmitindo em inglês e cinco línguas principais do sul da Ásia, e as transmissões do serviço mundial da BBC em 31 línguas internacionais, também financiadas independentemente do governo.
  • Na Nova Zelândia, o sistema público de radiodifusão oferece suporte à radiodifusão Māori , com a intenção declarada de melhorar suas oportunidades, mantendo sua herança cultural e promovendo seu idioma. [ citação necessária ]
  • Na Austrália, a Australian Broadcasting Corporation é legalmente obrigada a 'encorajar e promover as artes musicais, dramáticas e outras artes cênicas na Austrália' e 'transmitir programas que contribuam para um senso de identidade nacional' com ênfase específica na Austrália regional e rural '. [7] Além disso, o Special Broadcasting Service (SBS) pretende refletir o espírito e o senso de riqueza multicultural e os valores culturais internacionais únicos dentro da sociedade australiana.

Mundialmente [ editar ]

O modelo, estabelecido na década de 1920, da British Broadcasting Corporation (BBC) - uma organização amplamente confiável, até mesmo por cidadãos dos poderes do Eixo [de acordo com quem? ] durante a Segunda Guerra Mundial - foi amplamente emulado em toda a Europa, no Império Britânico e, posteriormente, na Comunidade . As emissoras públicas em vários países são basicamente uma aplicação do modelo usado na Grã-Bretanha. [ citação necessária ]

A radiodifusão pública moderna costuma ser um modelo comercial misto. Por exemplo, o CBC é financiado por receitas de publicidade complementadas por um subsídio do governo para apoiar seu serviço de televisão.

Américas [ editar ]

Argentina [ editar ]

A presença do Estado na televisão tem uma história forte, não à semelhança do serviço público de rádio ou televisão ao estilo europeu. O setor privado tem desempenhado um papel ativo no desenvolvimento da televisão em Buenos Aires. Em oposição, as emissoras estaduais tendem a ser federais e tecnicamente inovadoras, como a Televisión Pública Argentina , a primeira emissora nacional de TV, com 68 anos.

Brasil [ editar ]

No Brasil, as duas principais emissoras públicas nacionais são a Brazil Communication Company ( português : Empresa Brasil de Comunicação; EBC ) e a Fundação Padre Anchieta ( português : Fundação Padre Anchieta; FPA ). A EBC foi criada em 2007 para administrar as estações de rádio e televisão do governo federal brasileiro. A EBC possui transmissão do canal de televisão TV Brasil (lançado em 2007, sendo a fusão da TV Educativa do Rio de Janeiro (1975–2007) e da TV Nacional de Brasília (1960–2007), e das estações de rádio Nacional e Rádio MEC, transmitido em Brasília e no Rio de Janeiro.A FPA foi criada pelo governo do estado de São Paulo em 1967 e inclui uma rede nacional de televisão pública educacional ( TV Cultura , lançada em 1969 em São Paulo ) e duas rádios ( Rádio Cultura FM e Rádio Cultura Brasil). A Fundação Padre Anchieta é uma entidade sem fins lucrativos que mantém autonomia financeira e administrativa.

Muitos estados brasileiros também têm estações de rádio e televisão públicas regionais e estaduais. Um exemplo é Minas Gerais , que tem a EMC ( Empresa Mineira de Comunicação ; em português, Empresa Mineira de Comunicação ), empresa pública criada em 2016, formada pela Rede Minas, rede estadual de televisão e as duas emissoras da Rádio Inconfidência (que transmissões em AM, FM e ondas curtas ). No estado do Pará , a fundação estatal FUNTELPA (Fundação Pará de Radiodifusão; em português, Fundação Paraense de Radiodifusão) opera a rede pública de televisão estadual educacional Rede Cultura do Pará e a rádio FM Rádio Cultura. O estado do espirito santotem a Rádio e Televisão Espírito Santo ( Rádio e Televisão do Espírito Santo ), com a sua emissora de televisão TVE-ES (Televisão Educativa do Espírito Santo; em português, Televisão Educativa do Espírito Santo ) e uma estação de rádio AM ( Rádio Espírito Santo ), e no Rio Grande do Sul , a emissora pública TVE-RS (Televisão Educativa do Rio Grande do Sul; em português, Televisão Educativa do Rio Grande do Sul ) e a rádio pública FM Cultura. Os canais regionais de televisão pública no Brasil são afiliados e veiculam parte da programação da TV Brasil ou TV Cultura.

Desde o governo de Michel Temer , a EBC tem recebido várias críticas de alguns políticos por ter um alegado viés político. [8] [9] O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro , disse em sua campanha para as eleições presidenciais de 2018 que a emissora pública é supostamente um "gancho de emprego" (empresa pública que existe apenas com o objetivo de garantir cargos para aliados políticos ) e propôs privatizar ou extinguir a empresa pública. [10] Em 9 de abril de 2021, o presidente inseriu a empresa pública no Programa Nacional de Desestatização, com a intenção de realizar estudos sobre a possibilidade de privatização da emissora pública. [11]Alguns estados costumam ter problemas com seus serviços públicos de radiodifusão. Em São Paulo, a Fundação Padre Anchieta já havia lidado com cortes orçamentários e disputas trabalhistas. [12] No Rio Grande do Sul, a TVE-RS e a FM Cultura eram administradas pela Fundação Piratini, uma fundação estadual sem fins lucrativos. Porém, devido à crise da dívida pública no estado, em 2018, a Fundação Piratini teve suas atividades encerradas, e a TVE-RS e a FM Cultura passaram a ser administradas pela Secretaria de Comunicação do governo do estado. [13]

O Brasil também tem várias rádios comunitárias e muitas rádios universitárias e canais educacionais de TV locais (muitos deles pertencentes a universidades públicas e privadas). [14] [15] [16]

Canadá [ editar ]

No Canadá, a principal emissora pública é a Canadian Broadcasting Corporation (CBC; francês : Société Radio-Canada ), uma corporação da coroa - que se originou como uma rede de rádio em novembro de 1936. É a sucessora da Canadian Radio Broadcasting Commission (CRBC ), que foi estabelecido pela administração do primeiro-ministro R.B. Bennett em 1932, com base nas recomendações feitas em 1929 pela Royal Commission on Radio Broadcasting e decorrentes de esforços de lobby pela Canadian Radio League. A Canadian Broadcasting Corporation assumiu a operação das nove estações de rádio do CRBC (que estavam amplamente concentradas nas principais cidades do Canadá, incluindo Toronto , Vancouver , Montreal e Ottawa ). A CBC acabou se expandindo para a televisão em setembro de 1952, com a assinatura da CBFT em Montreal; CBFT foi a primeira estação de televisão no Canadá a iniciar transmissões em tempo integral, que inicialmente serviu como uma afiliada principal da Télévision de Radio-Canada de língua francesa e uma afiliada secundária do serviço de televisão CBC de língua inglesa . [17]

A CBC opera duas redes nacionais de televisão ( CBC Television e Ici Radio-Canada Télé ), quatro redes de rádio ( CBC Radio One , CBC Radio 2 , Ici Radio-Canada Première e Ici Musique ) e vários canais de televisão a cabo, incluindo dois canais de notícias 24 horas ( CBC News Network e Ici RDI ) em ambas as línguas oficiais do Canadá - inglês e francês - e nos canais de língua francesa Ici Explora e Ici ARTV, dedicado à ciência e à cultura, respectivamente. As operações de televisão nacional da CBC e algumas operações de rádio são financiadas em parte por anúncios, além do subsídio fornecido pelo governo federal. Os canais a cabo são entidades comerciais pertencentes e operadas pelo CBC e não recebem quaisquer fundos públicos diretos, no entanto, eles se beneficiam de sinergias com recursos de outras operações do CBC. O CBC freqüentemente lidou com cortes orçamentários e disputas trabalhistas, muitas vezes resultando em um debate sobre se o serviço tem os recursos necessários para cumprir adequadamente seu mandato.

A partir de 2017 , todas as estações terrestres da CBC Television pertencem e são operadas diretamente pela CBC. O número de afiliadas privadas da CBC Television diminuiu gradualmente nos últimos anos, à medida que a rede transferiu sua programação para estações abertas pela empresa ou adquiriu certas afiliadas de grupos de radiodifusão privados; questões orçamentárias levaram o CBC a optar por não lançar novos transmissores de retransmissão em mercados onde a rede se desvinculou de uma estação privada após 2006; a rede abandonou suas afiliadas privadas restantes em 2016, quando CJDC-TV / Dawson Creek e CFTK-TV / Terrace, British Columbia desertaram da CBC Television em fevereiro daquele ano e Lloydminstercom base na CKSA-DT desfiliada em agosto daquele ano (para se tornarem afiliadas da CTV Two e Global , respectivamente). A decisão da CBC de se separar dessas e de outras estações privadas, bem como a corporação encerrar sua rede de retransmissoras após a transição do Canadá para a televisão digital em agosto de 2011, reduziu significativamente a cobertura terrestre tanto da CBC Television quanto da Ici Radio-Canada Télé; a Comissão Canadense de Rádio-televisão e Telecomunicações (CRTC) exige que os provedores de cabo, satélite e IPTV transportem estações CBC e Rádio-Canadá como parte de sua camada básica, independentemente da disponibilidade terrestre em um mercado individual. [18]Das três principais redes de televisão de língua francesa no Canadá, a Ici Radio-Canada Télé é a única que mantém estações terrestres próprias e operadas e afiliadas em todas as dez províncias canadenses , embora mantenha apenas uma estação ( Moncton, New Brunswick - baseado CBAFT-DT ) que serve os quatro províncias compreendendo Atlântico Canadá .

Nos últimos anos, a CBC também se expandiu em novos empreendimentos de mídia, incluindo o serviço de rádio online CBC Radio 3 , serviço de streaming de música CBC Music e o lançamento de serviços de notícias online, como CBC Hamilton , em alguns mercados que não são servidos diretamente por suas próprias estações de rádio ou televisão CBC.

Além disso, várias províncias operam emissoras públicas; essas não são subentidades CBC, mas redes distintas por direito próprio. A maioria dos serviços provinciais mantém um formato de programação educacional, diferindo das operações CBC / Radio-Canadá principalmente baseadas em entretenimento, mas formatado de forma mais próxima (e com muitos dos mesmos programas) para o Serviço de Radiodifusão Pública (PBS) dos Estados Unidos , que por sua vez está disponível terrestre e - sob uma regra CRTC que exige que provedores canadenses de cabo, satélite e IPTV carreguem afiliados das quatro principais redes comerciais dos EUA ( ABC , NBC , CBS e Fox ) e uma estação membro da PBS [19] [20 ]- por meio de provedores de televisão paga no Canadá, por meio de estações membros localizadas perto da fronteira EUA-Canadá . Essas emissoras públicas educacionais incluem a TVOntario (TVO) de língua inglesa e a TFO de língua francesa em Ontário , a Télé-Québec em Quebec e a Rede de Conhecimento em British Columbia . A TVO e a Télé-Québec operam por meio de transmissores convencionais e a cabo, enquanto o TFO e a Rede de Conhecimento são canais apenas a cabo. Além desses e de outros serviços provinciais, o Canadá não tem uma rede educacional pública nacional.

Rádio pública de Amherst Island

O Canadá também é o lar de várias ex-entidades públicas de radiodifusão que se tornaram privadas. CTV Two Alberta , que é licenciada como uma estação de televisão educacional em Alberta, já foi propriedade do governo de Alberta como a emissora pública Access. Em 1993, o governo provincial concordou em cessar o financiamento direto do Access após o ano fiscal de 1994; o canal foi vendido para a CHUM Limited em 1995, que inicialmente adquiriu o canal por meio de uma subsidiária de propriedade majoritária, Learning and Skills Television of Alberta Limited (LSTA). [21] Para cumprir suas condições de licença como estação educacional, ela transmite programação educacional e infantil durante o dia.horas, enquanto veicula a programação de entretenimento preferida por anunciantes e telespectadores no horário nobre. O serviço interrompeu sua transmissão em Calgary e Edmonton em agosto de 2011, devido às despesas de transição das duas estações para digital , e ao fato de que o serviço tinha transporte obrigatório em provedores de televisão que atendem Alberta, independentemente de funcionar sem fio transmissores. O serviço, desde então, operado como parte de Bell Media 's CTV Dois cadeia de estações. [22]

A estação de rádio pública CKUA em Alberta também era operada anteriormente pela Access, antes de ser vendida à Fundação de Rádio CKUA, sem fins lucrativos , que continua a operá-la como uma rede de rádio financiada pela comunidade. A CJRT-FM em Toronto também operou como uma estação de rádio pública do governo por muitos anos; embora não seja mais financiado pelo governo provincial, ainda solicita a maior parte de seu orçamento de ouvintes e doações corporativas e tem permissão para exibir apenas uma pequena quantidade de publicidade comercial.

A cidade de Saskatchewan se originou como a Saskatchewan Communications Network, uma emissora pública educacional e cultural apenas a cabo de propriedade do governo de Saskatchewan . A SCN foi vendida para a Bluepoint Investment Corporation em 2010 e, como a CTV Two Alberta fez quando foi privatizada, incorporou uma programação limitada de programação de entretenimento durante o final da tarde e à noite, mantendo programas educacionais e infantis durante a manhã até o meio da tarde para cumprir suas condições de licenciamento; Mais tarde, Bluepoint vendeu o canal para a Rogers Mediaem 2012, ampliando o relacionamento iniciado com a SCN em janeiro daquele ano, quando a Rogers passou a fornecer programação de entretenimento ao canal por meio de um contrato de afiliação com sua rede de transmissão em inglês, Citytv . [23] [24] [25] Uma estação de televisão, CFTU em Montreal , opera como uma estação educacional de propriedade do CANAL ( francês : Corporation pour l'Avancement de Nouvelles Applications des Langages Ltée , lit. 'Corporation for the Advancement of New Language Applications Ltd. '), um consórcio privado sem fins lucrativos de instituições educacionais na província de Quebec.

Algumas estações comunitárias locais também operam de forma não comercial com financiamento de doadores corporativos e individuais. Além disso, as empresas de cabo são obrigadas a produzir um canal comunitário local em cada mercado licenciado. Esses canais têm tradicionalmente transmitido talk shows da comunidade, reuniões do conselho municipal e outras programações de orientação local, embora esteja se tornando cada vez mais comum para eles adotarem o formato e a marca de um canal de notícias local.

O Canadá também tem um grande número de rádios universitárias e estações de rádio comunitárias.

Colômbia [ editar ]

A Colômbia teve entre 1955 e 1998 um sistema de televisão pública muito semelhante ao adotado pela NPO na Holanda, onde produtores de televisão privada chamados " programadoras " recebiam horas nos dois canais de televisão pública do país ( Cadena Uno e Canal A ). Em 1998, quando o governo colombiano permitiu a abertura da televisão ao mercado privado, concedendo duas licenças de transmissão aos programadoras Caracol Televisión e RCN Televisión, esses produtores de televisão entraram em crise, fazendo com que muitos encerrassem suas atividades ou produzissem conteúdos para a televisão privada canais. Atualmente, a Colômbia possui três canais públicos (um é operado por uma empresa privada formada pelas ações de quatro ex-programadoras ) e oito rádios públicas (três emissoras regionais).

Chile [ editar ]

A televisão chilena foi fundada por meio de universidades, na tentativa de trazer a televisão pública sem que o Estado tivesse que pagar diretamente e controlar o conteúdo. A Universidade do Chile (proprietária dos antigos canais 9 e 11 até 1993), a Universidade Católica do Chile nos canais 2 e 13 até 2010, e a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso nos canais 8 e 4. Canal 8, em Valparaíso , é a primeira e mais antiga emissora do Chile, transmitindo desde 5 de outubro de 1957. Já em 1961 as universidades começaram a transmitir anúncios entre seus programas, sendo o primeiro deles o Canal 9, exibindo um aparelho de TV Motorola. Esse tipo de propaganda disfarçada levou o nome de "Payola". Essa situação, somada ao fato de que a TV só chegava a Santiago eValparaíso , levou à criação de uma rede estadual que deveria atender todo o país. Esta rede, criada em 1964 e em funcionamento desde 24 de outubro de 1969, é conhecida como " Televisión Nacional de Chile ". Depois do governo militar de Augusto Pinochet , a televisão foi praticamente desregulamentada. Assim, nasceram dois novos canais comerciais: Megavisión (Canal 9, em 23 de outubro de 1990) e La Red (Canal 4, em 12 de maio de 1991). O Canal 11 da Universidade do Chile também foi alugado a um operador privado em 1 de outubro de 1993 e agora é conhecido como "Chilevisión".

A Televisión Nacional, popularmente conhecida como Canal 7 devido à sua frequência em Santiago , é governada por um conselho de sete membros nomeado pelo Presidente e pelo Senado . Pretende ser independente de pressões políticas, embora tenham sido feitas acusações de parcialidade, especialmente durante as campanhas eleitorais.

Equador [ editar ]

A Equador TV é o canal de serviço público do Equador, fundado em outubro de 2007. O canal foi estabelecido ao mesmo tempo que a instalação da Assembleia Constituinte do Equador para que as sessões pudessem ser transmitidas ao vivo para todo o país.

El Salvador [ editar ]

A radiodifusão salvadorenha tem um canal de rádio e televisão de serviço público. Em 1 ° de março de 1926 começou a operar como a primeira rede de radiodifusão da América Central chamada "Radio Nacional de El Salvador" com uma freqüência de 96,9 FM MHz fundada pelo presidente da época, Alfonso Quiñónez Molina . Em 4 de novembro de 1964, o Governo de El Salvador fundou a Televisión Educativa de El Salvador como uma televisão educacional com os canais 8 e 10. E desde 1989, o Canal 10 tornou-se o único canal de televisão pública em El Salvador.

México [ editar ]

No México, as estações públicas são operadas por municípios, governos estaduais e universidades, existem cinco canais públicos nacionais. O Canal Once pertence e é operado pelo Instituto Politécnico Nacional . As transmissões começaram em 2 de março de 1959 como a primeira transmissão pública de televisão no México. [26] O governo do México implementou a Telesecundaria em 1968 para fornecer educação secundária a estudantes em áreas rurais por meio de canais de televisão abertos, como XHGC-TV na Cidade do México. Com o lançamento do Morelos IIsatélite, a Telesecundaria começou a transmitir em um de seus canais analógicos em 1988; em 1994, começou a transmitir em formato digital com o advento do satélite Solidaridad I, e a Edusat foi criada e começou a transmitir no México, América Central e certas regiões dos Estados Unidos . Em 1982, o Canal 22 foi fundado e começou a operar onze anos depois pelo Ministério da Cultura como parte do "RED México". Em 2005, a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM em espanhol) começou a transmitir como canal irmão de XEUN-AM e XEUN-FM (ambas estações de rádio fundadas em 1959), TV UNAMque faz parte da difusão universitária e cultural. O Canal Catorce foi fundado em 2012 e é operado pelo Sistema Público de Radiodifusión del Estado Mexicano (SPR), uma agência do Governo Federal.

Estados Unidos [ editar ]

Nos Estados Unidos , as emissoras públicas podem receber algum financiamento de fontes federais e estaduais , mas geralmente a maior parte de seu apoio financeiro vem de subscrição por fundações e empresas (variando de pequenas lojas a corporações), juntamente com contribuições do público por meio de penhoras . A grande maioria opera como corporações privadas sem fins lucrativos . [ citação necessária ]

O Gregory Hall no campus da Universidade de Illinois em Urbana – Champaign sediou uma importante reunião da National Association of Educational Broadcasters na década de 1940, que gerou a PBS e a NPR . [ citação necessária ]
História [ editar ]

As primeiras estações públicas eram operadas por faculdades e universidades estaduais e geralmente eram administradas como parte dos serviços de extensão cooperativa das escolas . As estações nessa época eram financiadas internamente e não dependiam das contribuições do ouvinte para operar; alguns anúncios aceitos. Redes como a Iowa Public Radio , a South Dakota Public Radio e a Wisconsin Public Radio começaram sob essa estrutura. [27] O conceito de uma estação " não comercial e educacional " por si só não apareceu na lei dos Estados Unidos até 1941, quando a banda FM foi autorizada a iniciar a transmissão normal. [28] Houston 's KUHTfoi a primeira estação de televisão pública do país, e foi ao ar em 25 de maio de 1953, no campus da Universidade de Houston . [29] Nas áreas rurais, não era incomum para as faculdades para operar estações comerciais em vez (por exemplo, a Universidade de Missouri 's KOMU , um NBC -affiliated estação de televisão em Columbia ). A FCC reservou quase 250 frequências de transmissão para uso como estações de televisão educacionais em 1953, embora em 1960, apenas 44 estações alocadas para uso educacional tivessem começado a operar. [30] [31]

A aprovação da Lei de Radiodifusão Pública de 1967 precipitou o desenvolvimento do atual sistema de radiodifusão pública nos Estados Unidos. A legislação estabeleceu a Corporation for Public Broadcasting (CPB), uma entidade privada encarregada de facilitar a diversidade de programação entre as emissoras públicas, o desenvolvimento e expansão da transmissão não comercial e fornecimento de financiamento a estações locais para ajudá-las a criar programas; o CPB recebe recursos vinculados ao governo federal e também por meio de doações públicas e privadas. [32] [33]

A televisão e o rádio públicos nos Estados Unidos têm, desde o final dos anos 1960 em diante, lidado com severas críticas de políticos conservadores e grupos de reflexão (como The Heritage Foundation ), que alegam que sua programação tem um viés esquerdista e tem havido tentativas bem-sucedidas de reduzir - embora não eliminar - o financiamento de emissoras públicas de televisão por parte de algumas legislaturas estaduais. [34]

Rádio [ editar ]

A primeira rede pública de rádio nos Estados Unidos foi fundada em 1949 em Berkeley, Califórnia, como estação KPFA , que se tornou e continua sendo a estação carro-chefe de uma rede nacional chamada Pacifica Radio . Desde o início, a rede recusou financiamento corporativo de qualquer tipo e tem contado principalmente com o apoio do ouvinte. A KPFA distribuiu rádios FM gratuitamente para construir uma base de ouvintes e encorajar os ouvintes a "se inscrever" (apoiar a estação diretamente com doações). É a rede de rádio com suporte de ouvinte mais antiga do mundo. [35] Desde a criação da Corporation for Public Broadcasting, Pacifica às vezes recebeu apoio do CPB. A Pacifica opera outras estações em Los Angeles , Nova York ,Washington DC. e Houston , bem como estações repetidoras e uma grande rede de afiliadas.

Uma rede nacional de rádio pública, National Public Radio (NPR), foi criada em fevereiro de 1970, após a aprovação da Lei de Radiodifusão Pública de 1967. Essa rede substituiu a Rede Nacional de Rádio Educacional, apoiada pela Fundação Ford . Algumas estações de rádio públicas locais independentes compram sua programação de distribuidores como a NPR; Rádio Pública Internacional (PRI); American Public Media (APM); Intercâmbio Público de Rádio (PRX); e a Rádio Pacifica , na maioria das vezes distribuída através do Sistema Público de Rádio por Satélite. [36]Música e programação cultural nativa americana e mexicana também são apresentadas regionalmente. A NPR é coloquialmente, embora imprecisamente, confundida com a rádio pública como um todo, quando na verdade "rádio pública" inclui muitas organizações.

Televisão [ editar ]

Nos Estados Unidos, o Public Broadcasting Service (PBS) atua como o principal provedor de televisão pública do país. Quando foi lançada em outubro de 1970, a PBS assumiu muitas das funções de sua antecessora, a National Educational Television (NET). A NET foi fechada pela Fundação Ford e pela Corporation for Public Broadcasting depois que a rede se recusou a interromper a exibição de documentários sobre várias questões sociais que haviam alienado muitas das afiliadas da rede. [37] A PBS mais tarde adquiriria as estações de televisão educacional , uma organização fundada pela National Association of Educational Broadcasters (NAEB), em 1973. [38] [39] [40]

Uruguai [ editar ]

O Uruguai tem uma forte história de radiodifusão pública na América do Sul. Inaugurada em 1963, a Televisión Nacional Uruguay (TNU) está vinculada ao Ministério da Educação e Cultura do país. Além disso, a Radiodifusión Nacional de Uruguay é uma rede de rádios com 4 estações diferentes em AM e FM que cobrem todo o país.

Venezuela [ editar ]

Recentemente, por iniciativa do governo venezuelano do presidente Hugo Chávez , e com o patrocínio dos governos da Argentina, Bolívia, Cuba, Equador e Nicarágua, foi criada a rede de notícias e documentários teleSUR com o intuito de ser um instrumento da “ concretização da ideia bolivariana “por meio da integração da América, e como contrapeso ao que os governos que a financiam consideram uma“ visão distorcida da realidade latino-americana pelas redes privadas que transmitem para a região ”. [41] Há um debate em curso sobre se a teleSUR será capaz de se tornar um canal de notícias neutro e justo, capaz de conter a enorme influência dos meios de comunicação globais, ou se terminará como umferramenta de propaganda do governo venezuelano, que detém 51 por cento do referido canal. [42] [ precisa de atualização ]

Ásia [ editar ]

Bangladesh [ editar ]

A principal emissora de televisão estatal bengali é a Bangladesh Television, que também transmite para o mundo todo por meio de sua filial com base em satélite, a BTV World . Existem também canais de TV estatais terrestres: Sangsad TV de propriedade e operada pelo parlamento bengali, que cobre os trabalhos do parlamento. O Bangladesh Betar (BB) é a única emissora de rádio estatal do país. A transmissão de rádio na região que agora forma Bangladesh começou em Dhaka em 16 de dezembro de 1939. O Ministério da Informação é responsável pela administração de todos os canais de TV e rádio do governo.

Hong Kong [ editar ]

Broadcasting House, a antiga sede da RTHK

Em Hong Kong, a Radio Television Hong Kong ( RTHK ) é a única emissora de serviço público. Embora seja um departamento governamental sob a hierarquia administrativa, goza de independência editorial . Opera sete canais de rádio e produz programas de televisão e transmitidos em canais de televisão comerciais, uma vez que esses canais são obrigados por lei a fornecer intervalos de tempo para programas de televisão RTHK. A RTHK seria atribuída a um canal de televisão digital terrestre durante 2013 a 2015.

Índia [ editar ]

Na Índia, Prasar Bharati é a emissora pública da Índia. É uma corporação autônoma do Ministério da Informação e Radiodifusão (Índia) , Governo da Índia e compreende a rede de televisão Doordarshan e a All India Radio . A Prasar Bharati foi fundada em 23 de novembro de 1997, após uma exigência de que as emissoras de propriedade do governo na Índia deveriam ter autonomia, como em muitos outros países. O Parlamento da Índia aprovou uma lei para conceder essa autonomia em 1990, mas ela não foi promulgada até 15 de setembro de 1997. Embora seja uma emissora pública, ela vai ao ar anúncios comerciais.

Indonésia [ editar ]

Na Indonésia, existem três emissoras públicas. As duas primeiras são emissoras de escala nacional: Radio Republik Indonesia (RRI) e Televisi Republik Indonesia (TVRI). RRI atualmente opera quatro redes de rádio transportadas por algumas ou todas as ± 89 estações locais, uma delas é uma rede de programação nacional. A TVRI opera três canais de televisão nacionais, além de 30 estações regionais.

Existem também emissoras públicas locais independentes que foram fundadas pelo governo local em várias cidades ou regências. Eles são obrigados a trabalhar em rede com RRI ou TVRI, dependendo do meio, embora não sejam operados nem pertencentes a ambos.

Japão [ editar ]

No Japão, a principal emissora pública é a NHK (Japan Broadcasting Corporation). A emissora foi criada em 1926 e teve como modelo a British Broadcasting Company , a precursora da British Broadcasting Corporation criada em 1927. Assim como a BBC, a NHK é financiada por uma "taxa de recebimento" de todos os lares japoneses, sem publicidade comercial e a manutenção de uma posição de estrita imparcialidade política. No entanto, o não pagamento desenfreado por uma grande quantidade de famílias fez com que a taxa de recebimento se tornasse uma questão política. NHK opera duas estações nacionais de TV terrestre (NHK General e NHK Educational) e duas estações de satéliteapenas serviços (serviços NHK BS1 e NHK BS Premium). A NHK também opera três serviços de rádio nacionais e vários serviços internacionais de rádio e televisão, semelhantes ao Serviço Mundial da BBC . A NHK também foi inovadora na televisão, desenvolvendo a primeira tecnologia de televisão de alta definição do mundo em 1964 e lançando serviços de alta definição no Japão em 1981.

Macau [ editar ]

Em Macau , a Teledifusão de Macau TDM é a empresa de radiodifusão de serviço público. A empresa foi criada em janeiro de 1982 e inspirava-se na Rádio e Televisão de Portugal RTP . O TDM tem dois braços editoriais independentes: o canal de notícias chinês e o canal de notícias português, cada um dos quais pode ter diferentes fontes de informação, pontos de vista e prioridades de notícias. A TDM opera serviços de televisão e rádio.

Malásia [ editar ]

A emissora pública na Malásia é a estatal Radio Televisyen Malaysia (RTM). A RTM era anteriormente financiada publicamente por meio de dinheiro obtido com o licenciamento de televisão , mas atualmente é subsidiada pelo estado, uma vez que as licenças de televisão foram abolidas.

Em 2021, a RTM opera 6 estações de rádio nacionais, 16 estaduais e 11 distritais, bem como 6 canais nacionais de televisão terrestre: TV1 , TV2 , TV Okey , Sukan RTM , Berita RTM e TV6.

Nepal [ editar ]

A história da transmissão pública no Nepal começou em 1951. [43]

Paquistão [ editar ]

No Paquistão, as emissoras públicas são a estatal Pakistan Broadcasting Corporation(PBC), também conhecida como Rádio Paquistão e Televisão do Paquistão. No passado, a Rádio Paquistão era parcialmente financiada por dinheiro obtido com as taxas de licença. Em 1999, o governo de Nawaz Sharif aboliu as taxas de licença para a Rádio Paquistão e também aboliu seu status de isenção de impostos protegido pela Lei PBC de 1973. As taxas de licença para a Televisão do Paquistão continuaram. A cobrança das taxas de licença da PTV foi entregue ao WAPDA durante o governo de Musharraf. Atualmente WAPDA arrecada Rs. 35 por casa retida nas contas de eletricidade como taxas de licença PTV. A transmissão televisiva começou no Paquistão com uma pequena estação de TV piloto estabelecida em Lahore Radio, de onde a transmissão foi transmitida pela primeira vez em preto e branco a partir de 26 de novembro de 1964. Os centros de televisão foram estabelecidos em Dhaka, Karachi e Rawalpindi / Islamabad em 1967 e em Peshawar e Quetta em 1974.PTV tem vários canais transmitindo em todo o mundo, incluindo PTV Nacional, PTV Mundial, PTV 2, PTV Global, PTV Bolan etc. Rádio Paquistão tem estações que cobrem todas as principais cidades, cobre 80% do país servindo 95,5 milhões de ouvintes. Tem serviço mundial em onze idiomas diariamente.

Filipinas [ editar ]

A principal emissora de televisão estatal das Filipinas é a People's Television Network (PTV). Criada em 1974 como televisão governamental (GTV), a PTV não é mais subsidiada pelo estado, exceto para um financiamento único de capital para despesas de capital em 1992. Além da PTV, a outra emissora pública é a Intercontinental Broadcasting Corporation (IBC), que o governo já colocou à venda. O governo não detém mais o controle acionário da ex-emissora estatal, Radio Philippines Network (RPN).

O Philippine Broadcasting Service (PBS) é a única emissora de rádio estatal do país. Estabelecida em 1933 como KZFM pelo governo insular colonial dos Estados Unidos , a estação de rádio foi passada para o governo filipino depois que o país se tornou independente em 1946. Atualmente, a PBS transmite sua rede principal Radyo Pilipinas (anteriormente Radyo ng Bayan) por meio de suas 32 estações e selecionadas afiliados em todo o país.

Atualmente, o governo planeja propor a criação de uma lei que fundirá e integrará a PTV e a PBS em uma única entidade, a ser chamada de People's Broadcasting Corporation (PBC).

A partir de agora, embora não seja de propriedade do governo, mas a maioria de seus programas são relacionados ao governo, a UNTV (pronuncia-se "you-en-tee-vee") também apelidada de "Canal de Serviço Público", é uma rede de televisão nas Filipinas que a maior parte do programa é para serviço público. Propriedade de Atom e Larry Henares, é a principal rede de televisão da  Progressive Broadcasting Corporation (conhecida no ar como UNTV-PBC), juntamente com  Breakthrough and Milestones Productions International (conhecida no ar como UNTV-BMPI), o provedor de conteúdo da rede e braço de marketing e organização religiosa cristã  Membros da Igreja de Deus Internacional  (MCGI). Os programas de serviço público e serviços gratuitos da UNTV são administrados pelo presidente e CEO da BMPI,Kuya Daniel Razon ( Kuya é Tagalog para Big Brother). Alguns dos serviços públicos de renome oferecidos pela rede de televisão são 911-UNTV (8688), um conceito de Notícias e Resgate na região metropolitana de Manila e nas principais cidades das Filipinas que visa salvar vidas primeiro em tempos de acidente antes de reportar, Clinic ni Kuya ( clínica gratuita), Law Center ni Kuya (aconselhamento jurídico gratuito), Libreng Sakay (viagem de ônibus gratuita), missão médica diária em diferentes locais e barangay, etc.

Singapura [ editar ]

A Mediacorp é a única emissora pública em Cingapura.

Coreia do Sul [ editar ]

A rede de televisão de radiodifusão pública representativa da Coréia do Sul deve ser a Korean Broadcasting System , ou KBS. Originalmente um canal controlado pelo governo, agora é um sistema de transmissão independente. A KBS começou a transmitir rádio em 1947 e se abriu para a indústria da televisão em 1961, e fundou oficialmente sua própria identidade em 1973. Outro canal de transmissão pública é a Munhwa Broadcasting Corporation , ou MBC. Conhecida como a segunda emissora do país, também divide com a KBS as funções de televisão nacional.

A Coreia do Sul também tem outro canal de transmissão pública chamado Educational Broadcasting System , ou EBS. Originalmente considerado um canal de extensão da KBS, foi desmembrado como um canal educacional, mas manteve suas tarefas de radiodifusão pública. KBS e EBS são financiados principalmente pelos comerciais que fornecem em seus canais, mas devido ao aumento das competições, isso está se tornando um problema para eles também.

Taiwan [ editar ]

O Serviço de Televisão Pública , também chamado de Fundação do Serviço de Televisão Pública de Taiwan, é a primeira instituição de radiodifusão pública independente em Taiwan, que transmite o Serviço de Televisão Pública de Taiwan. Desde sua criação em 1998, a PTS produziu vários programas dramáticos e minisséries aclamados pela crítica, apesar de enfrentar dificuldades de financiamento. O PTS está empenhado em falar pelas minorias, incluindo a promoção do chinês Hakka e da programação em linguagem Formosana, um esforço que muito contribuiu para o movimento de "taiwanização".

Médio Oriente [ editar ]

Afeganistão [ editar ]

A Rádio Televisão do Afeganistão (RTA) é a emissora pública do Afeganistão e data de 1925.

Israel [ editar ]

Em Israel, a Autoridade de Radiodifusão de Israel era o principal serviço de radiodifusão pública do país até 2017.

Em 15 de maio de 2017, foi substituído por KAN (em hebraico para "aqui"), a Corporação Pública de Radiodifusão de Israel.

Em árabe, o IPBC é conhecido pelo nome MAKAN ("lugar" em árabe).

KAN herdou os dois principais canais de TV pública em Israel:

O KAN também inclui as seguintes 8 estações de rádio públicas, retiradas do IBA:

  • Reshet Alef (Rede A), a partir de 2017 " KAN Tarbut " - Podcasts e programas de conversação relacionados à cultura
  • Reshet Bet (Rede B), a partir de 2017 " KAN Bet " - Notícias e assuntos atuais
  • Reshet Gimel (Rede C), a partir de 2017 " KAN Gimel " - música israelense
  • Reshet Dalet (Rede D), a partir de 2017 " MAKAN Radio " - estação de língua árabe
  • Reshet Hey (Rede E), a partir de 2017 " KAN Farsi " - estação em língua persa, apenas internet
  • 88FM, a partir de 2017 " KAN 88 " - Música alternativa
  • Kol Hamusika ("The Sound of Music"), a partir de 2017 " KAN Kol Hamusika " - música clássica, jazz
  • REKA - Reshet Klitat Aliyah (rede de integração Aliyah), a partir de 2017 " KAN Reka " - estação multilíngue, principalmente em russo
  • Reshet Moreshet, a partir de 2017 " KAN Moreshet " - notícias e programação sobre judeus

As Forças de Defesa de Israel possuem sua própria rede de transmissão conhecida como IDF Waves, que inclui 2 estações de rádio:

  • IDF Waves ( Galey Tzahal ) - transmitindo notícias e assuntos atuais
  • Galgalatz - transmitindo música e relatórios de tráfego

Além disso, o ministério da educação é dono da Televisão Educacional Israelense , conhecida como Hinuchit , o primeiro canal de televisão israelense. Ele foi criado pelo fundo Rothschild para ajudar o trabalho do ministério no ensino de crianças do jardim de infância ao ensino médio e para promover o uso da televisão em Israel, numa época em que o governo considerava o dispositivo uma "decadência cultural". É financiado e operado pelo ministério e, desde a década de 1980, ampliou sua orientação tanto para adultos quanto para crianças. Em agosto de 2018, a Televisão Educacional foi fechada e substituída pela KAN Hinuchit .

Qatar [ editar ]

O serviço público de radiodifusão do Qatar inclui a Qatar Media Corporation (que sucedeu a Qatar General Broadcasting and Television Corporation em 2009 e também herdou seus ativos), que se concentra predominantemente em assuntos locais, e a Al Jazeera , uma fundação privada de radiodifusão pública internacional que atrai um público pan-árabe em sua transmissão em árabe padrão e para diversos públicos em alguns outros idiomas, incluindo o canal pan-global em inglês .

Europa [ editar ]

Na maioria dos países da Europa, as emissoras estatais são financiadas por meio de uma combinação de publicidade e finanças públicas, seja por meio de uma taxa de licença ou diretamente do governo.

Albânia [ editar ]

A Radio Televizioni Shqiptar (RTSH) é a emissora pública da Albânia .

TV analógica

  • Televizioni Shqiptar (TVSH) é o nome do primeiro canal público da Albânia. O programa de TV nacional é distribuído de forma analógica em todo o país e digitalmente em Tirana por meio da RTSH HD.
  • TVSH 2 é o segundo canal de TV público dedicado principalmente a esportes e eventos ao vivo lançado em 2003.

Televisão digital

  • O RTSH HD, um canal digital lançado em 2012, transmite programas da TVSH em qualidade de alta definição.
  • RTSH Sport
  • RTSH Muzikë
  • Arte RTSH
  • TVSH Sat , é a versão internacional do programa nacional transmitido para a Eurovisão, de forma gratuita, via satélite .

Rádio

  • Rádio Tirana (também, Rádio Tirana 1) é o nome do primeiro programa de rádio da Albânia, concentrando-se em notícias, conversas e recursos
  • Rádio Tirana 2 é o nome do segundo programa de rádio, que veicula principalmente música e dirige-se ao público jovem.
  • Rádio Tirana 3 (Programi i Tretë, Radio Tirana International) é o nome do terceiro programa, transmitindo o serviço internacional em ondas curtas de rádio em albanês, inglês e francês. Grego, alemão, italiano, sérvio e turco

Regional

  • Radio Televizioni Gjirokastra é a versão local do RTSH em Gjirokastër
  • Radio Televizioni Korça é a versão local da RTSH em Korçë
  • Radio Kukësi é a versão local do RT em Kukës
  • Radio Shkodra é a versão local da RT em Shkodër

Áustria [ editar ]

ORF ( Österreichischer Rundfunk ) é a emissora pública da Áustria. Apesar do fato de que as empresas de radiodifusão privadas foram autorizadas na Áustria no final de 1990, ORF ainda é o jogador-chave no campo. Tem três canais de rádio de âmbito nacional ( Ö1 , Ö3 , FM4 ), nove regionais (um para cada Bundesland ). Seu portfólio de TV inclui dois canais de interesse geral ( ORF 1 e ORF 2 ), um canal cultural-instrucional ( ORF III ), uma versão para toda a Eurovisão do ORF 2 e um canal de esportes ( ORF Sport + ). A ORF também participa da rede de TV via satélite de língua alemã3sat .

Bélgica [ editar ]

A Bélgica tem três redes, uma para cada comunidade linguística:

Originalmente denominada INR— Institut national belge de radiodiffusion (holandês: NIR — Belgisch Nationaal Instituut voor de Radio-omroep ) —a organização de radiodifusão estatal foi criada por lei em 18 de junho de 1930. A transmissão televisiva de Bruxelas começou em 1953, com duas horas de duração de programação a cada dia. Em 1960, o INR foi subsumido em RTB ( francês : Radio-Télévision Belge ) e BRT ( holandês : Belgische Radio- en Televisieomroep ).

Em 1º de outubro de 1945, o INR-NIR começou a transmitir alguns programas em alemão. Em 1961, a RTB-BRT iniciou uma estação de rádio em alemão, transmitindo de Liège .

Em 1977, após a federalização belga e o estabelecimento de comunidades linguísticas separadas , a seção de língua francesa da RTB-BRT tornou-se RTBF (francês: Radio-Télévision Belge de la Communauté française ), a seção de língua alemã tornou-se BRF (alemão: Belgischer Rundfunk ) e o idioma holandês permanece BRT.

BRT foi renomeado em 1991 para BRTN (holandês: Belgische Radio- en Televisieomroep Nederlandstalige Uitzendingen ) e novamente em 1998 para VRT ( holandês : Vlaamse Radio- en Televisieomroeporganisatie ).

Bulgária [ editar ]

Existem dois meios de comunicação públicos na Bulgária - a Televisão Nacional da Bulgária (BNT) e a Rádio Nacional da Bulgária (BNR). A Televisão Nacional da Bulgária foi fundada em 1959 e a Rádio Nacional da Bulgária em 1935. A BNT transmite 4 programas nacionais (BNT 1, BNT 2, BNT HD, BNT World). O BNR transmite 2 programas nacionais (Horizont e Hristo Botev Program), 9 programas regionais e Internet Radio Binar.

Croácia [ editar ]

Croata Radiotelevision (Croata: Hrvatska radiotelevizija , HRT ) é uma empresa de radiodifusão pública croata . Opera vários canais de rádio e televisão, através de uma rede transmissora doméstica e também por satélite. Em 2002 , 70% do financiamento da HRT provém de taxas de usuário de transmissão, sendo que cada casa na Croácia deve pagar 79 HRK, kuna, por mês por uma única televisão (dispositivo de rádio, computador ou smartphone), com o restante sendo composto de publicidade . [44]

República Tcheca [ editar ]

A Televisão Tcheca e a Rádio Tcheca são empresas públicas de radiodifusão na República Tcheca. A televisão tcheca transmite três estúdios em Praga , Brno e Ostrava e opera seis canais de TV ČT1, ČT2, ČT24, ČTSport, ČT: D e ČT Art. A televisão tcheca é financiada por meio de uma mensalidade de 135 CZK, que todas as famílias que possuem uma TV ou rádio devem pagar. Desde outubro de 2011, a publicidade na TV tcheca foi restrita de quatro para dois canais, ou seja, ČT2 e ČTSport. [45]A Rádio Tcheca transmite quatro estações nacionais Radiožurnál, Dvojka, Vltava e Plus, várias estações digitais regionais e especializadas. Rádio Tcheca 7 - A Rádio de Praga transmite para o exterior em seis idiomas. A Rádio Tcheca é financiada por meio de uma taxa mensal de 45 CZK . Na República Tcheca, existe também a Agência Tcheca de Notícias (ČTK), uma empresa pública estabelecida por lei. O estado não é responsável por quaisquer obrigações da ČTK e a ČTK não é responsável por quaisquer obrigações do estado.

Dinamarca [ editar ]

DR é a emissora de serviço público nacional. A organização foi fundada em 1925, com princípios semelhantes aos da BBC do Reino Unido. A DR possui seis canais de televisão e oito canais de rádio em todo o país. O financiamento vem principalmente de uma taxa de licença anual, que todos os que possuem um aparelho de televisão, um computador ou outros dispositivos com acesso à Internet devem pagar. Parte das taxas cobradas também é utilizada para financiar a rede de estações de serviço público regionais que operam sob a marca TV 2. TV 2 em si, no entanto, é uma televisão comercial estatal financiada por assinaturas e publicidade, com funções de serviço público específicas, como permitir que estações regionais transmitam seus noticiários em intervalos de tempo específicos do canal TV 2 principal.

Ilhas Faroé [ editar ]

Kringvarp Føroya é a organização nas Ilhas Faroé com obrigações de serviço público. Formado em 1957 como locutor de rádio Útvarp Føroya . Fusão com a estação de TV Sjónvarp Føroya em 1 de janeiro de 2007 para formar a Kringvarp Føroya . Financiado por taxas de licença.

Estónia [ editar ]

Estonian Public Broadcasting (ERR) organiza as estações públicas de rádio e televisão da Estónia. Eesti Televisioon (ETV), a estação de televisão pública, fez sua primeira transmissão em 1955 e, juntamente com seu canal irmão ETV2, tem cerca de 20% de audiência.

Finlândia [ editar ]

Yle - The Finnish Broadcasting Company , (pronuncia-se / yle /) ou Yleisradio (em finlandês ) e Rundradion (em sueco ) é a empresa de mídia de serviço público nacional da Finlândia . Fundada em 1926, é uma sociedade anônima de propriedade majoritária do estado finlandês, empregando cerca de 2.800 pessoas. O Yle é financiado por um imposto Yle especial. Yle tem quatro canais de televisão, três slots de canais de televisão, seis canais de rádio de âmbito nacional e três serviços de rádio. [46]

Yle TV1 é o canal de TV mais visto na Finlândia e Yle Radio Suomi o canal de rádio mais popular. [47] Yle foi a primeira das emissoras públicas nórdicas a implementar o regulamento de portabilidade da Eurovisão em seu serviço de mídia online Yle Areena . [48] Yle Areena é o serviço de streaming mais usado na Finlândia, batendo até mesmo o Netflix, que é o serviço de streaming mais popular em todos os outros lugares. [49]

Yle se concentra fortemente no desenvolvimento de seus serviços digitais. Em 2016, um estudo do Reuters Institute com empresas europeias de serviço público mostra que Yle e BBC são as pioneiras do serviço público no desenvolvimento digital e têm o melhor desempenho, ao mesmo tempo que introduzem serviços digitais inovadores em suas operações de notícias, desenvolvendo serviços móveis e promovendo o desenvolvimento de novas abordagens digitais. [50] O robô Voitto de Yle baseado em aprendizado de máquina é o primeiro assistente pessoal de notícias do mundo a dar recomendações diretamente na tela de bloqueio do aplicativo Yle NewsWatch . [51]

França [ editar ]

Em 1949, a Radiodiffusion-télévision française (RTF - televisão francesa e radiodifusão) foi criada para substituir à anterior Radiodiffusion française a responsabilidade pela operação das três redes públicas de rádio do país e pela introdução de um serviço público de televisão. Uma quarta rede de rádio foi adicionada em 1954 e um segundo canal de televisão em 1963.

A RTF foi transformada no Office de radiodiffusion télévision française (ORTF), uma estrutura mais independente, em 1964. A ORTF supervisionou a introdução de um terceiro canal de televisão em 1972, dois anos antes da dissolução da estrutura em 1974. Entre esta data e 2000 , cada canal tinha sua própria estrutura de direção. O primeiro canal ( TF1 ) foi vendido para o setor privado em 1987. (Na época, o canal com maior audiência era o outro canal público Antenne 2 ).

Em 1986, foi criado um canal público francês / alemão, ARTE , originalmente transmitido por cabo e satélite. Mais tarde, a queda do canal privado La Cinq libertou algumas frequências que utilizava todos os dias a partir das 19h00. Em 1994, um novo canal público, La cinquième, foi criado para usar o tempo restante nas mesmas frequências. Posteriormente, La cinquième e ARTE compartilharam os mesmos canais, com exceção dos canais de satélite, cabo e internet, onde ambos podiam ser transmitidos durante todo o dia. Em 2000, todos os canais públicos foram reunidos em uma estrutura, a France Télévisions .

Alemanha [ editar ]

Após a Segunda Guerra Mundial , quando as emissoras regionais foram fundidas em uma rede nacional pelos nazistas para criar um meio poderoso de propaganda , os Aliados insistiram em uma estrutura descentralizada e independente para a radiodifusão pública alemã e criaram agências públicas regionais de radiodifusão que, por e grandes, ainda existem hoje.

Mapa de membros ARD

Além dessas nove emissoras regionais de rádio e TV, que cooperam com a ARD , um segundo serviço nacional de televisão - na verdade, chamado Second German Television (em alemão : Zweites Deutsches Fernsehen , ZDF) - foi criado posteriormente em 1961 e um serviço nacional de rádio com duas redes ( Deutschlandradio ) emergiu das ruínas de estações de propaganda da Guerra Fria em 1994. Todos os serviços são financiados principalmente por taxas de licença pagas por cada família e são governados por conselhos de representantes da " sociedade grupos relevantes ". As emissoras públicas de TV e rádio gastam cerca de 60% dos ≈10 bilhões de euros gastos no total com transmissão na Alemanha por ano, tornando-a o sistema de transmissão pública mais bem financiado do mundo.

O Hans-Bredow-Institut ou Hans-Bredow-Institute for Media Research da Universidade de Hamburgo (HBI) é uma fundação independente sem fins lucrativos com a missão de pesquisa de mídia em comunicação pública, especialmente para transmissão de rádio e televisão (incluindo o público prestadores de serviços de mídia) e outras mídias eletrônicas, de forma interdisciplinar. [52] [53] [54]

Na Alemanha, também existem emissoras públicas estrangeiras. Estes são AFN para militares dos EUA na Alemanha, BFBS para militares britânicos, Voice of Russia, RFE e Radio Liberty.

Eventualmente, Arte é um canal de TV cultural francês / alemão operado em conjunto pela France Télévisions , ZDF e ARD . É um canal binacional transmitido em ambos os países.

Grécia [ editar ]

Logotipo da ERT

Hellenic Broadcasting Corporation (em grego : Ελληνική Ραδιοφωνία Τηλεόραση ή ERT) é a emissora pública estatal da Grécia. Transmite cinco canais de televisão: ERT1 , ERT2 , ERT3 (localizado na cidade de Thessaloniki), ERT SPORTS HD são os canais de transmissão terrestre, bem como ERT WORLD, um canal de satélite voltado para a diáspora grega. ERT também está transmitindo cinco nacionais ( ERA 1 , ERA 2 , ERA 3 , Kosmos , ERA Sport) e 21 estações de rádio locais (duas delas localizadas em Salónica, a segunda maior cidade da Grécia). Todas as estações nacionais de televisão e rádio são transmitidas através dos multiplexes digitais ERT em todo o país e via satélite, através das duas plataformas digitais (NOVA e Cosmote).

Além disso, opera um serviço de web TV com transmissão ao vivo de todos os canais terrestres e via satélite, bem como 4 canais OTT independentes (ERT PLAY 1, 2, 3 e 4) que veicula principalmente eventos esportivos e programas antigos arquivados.

A ERT opera 8 estúdios de televisão em três edifícios em Atenas: cinco deles na sede denominada "Radiomegaro" ("Ραδιομέγαρο" que significa "palácio do rádio") localizados na área de Agia Paraskevi, dois deles em Katehaki str. e uma pequena no centro de Atenas, perto do Parlamento, na rua Mourouzi. instalação. Em Thessaloniki, ERT opera dois estúdios de televisão na avenida L. Stratou e outros três estúdios em cidades menores (Heraclion, Patras e Corfu) que podem ser usados ​​apenas para correspondências de televisão.

A ERT opera vários estúdios de rádio em "Radiomegaro", em Thessaloniki (localizado na rua Aggelaki, além do centro de exposições internacionais) e em 19 cidades gregas, bem como um site de notícias nacional.

Hungria [ editar ]

Magyar Televízió (MTV) e Magyar Rádió (MR, também conhecida internacionalmente como Rádio Budapeste) é uma organização de radiodifusão pública nacional na Hungria . Com sede em Budapeste , é a emissora mais antiga da Hungria e exibe quatro canais de TV ( M1 HD , M2 HD , M4 Sport e M5) e seis redes de rádio ( Kossuth Rádió , Petőfi Rádió, Bartók Rádió, Dankó Rádió, Nemzetiségi Adások e Parlamenti adások) também.

Em maio de 2019, o M3 deixou de transmitir, pois foi substituído por um canal de TV online, m3.hu (Link: https://www.m3.hu ), muito parecido com a BBC Three no Reino Unido, que parou de transmitir cinco anos antes do M3, mas praticamente da mesma maneira.

Tanto a MTV quanto a MR são administradas e financiadas principalmente pelo Fundo de Gerenciamento de Ativos e Apoio de Serviços de Mídia ( húngaro : Médiaszolgáltatás-támogató és Vagyonkezelő Alap , abreviado MTVA). [55] Esta organização governamental , formada em 2011, também administra as emissoras de serviço público Duna Televízió , bem como a agência de notícias húngara Magyar Távirati Iroda . [56]

Em 1 de julho de 2015, Magyar Rádió e Magyar Televízió estavam entre várias organizações de mídia públicas administradas pelo MTVA que foram fundidas em uma única organização chamada Duna Media Service ( húngaro : Duna Médiaszolgáltató ). [57] Esta organização é a sucessora legal de Magyar Rádió e Magyar Televízió e é um membro ativo da European Broadcasting Union . [58] [59]

Como alguns países, a Hungria tem outra emissora pública chamada Duna (que recebeu o nome de um rio), que vai ao ar dois canais de TV ( Duna TV (em 2015, ela transmite programas anteriores do M1 quando M1 se tornou o canal de notícias 24 horas ), Duna World (que atua como canal internacional de sua emissora irmã )), e apenas uma rede de rádio chamada Duna Világrádió.

Islândia [ editar ]

Ríkisútvarpið (RÚV) ("O Serviço Nacional de Radiodifusão da Islândia ") é o organismo nacional de radiodifusão de serviço público da Islândia . A RÚV começou a transmitir rádio em 1930 e suas primeiras transmissões de televisão foram feitas em 1966. Em ambos os casos, a cobertura alcançou rapidamente quase todos os lares na Islândia. A RÚV é financiada por uma licença de televisão cobrada de todos os contribuintes do imposto de renda, bem como pela receita de publicidade. A RÚV é membro ativo de pleno direito da European Broadcasting Union desde 1956.

A RÚV - que pelos termos de sua carta é obrigada a "promover a língua islandesa, a história islandesa e a herança cultural da Islândia" e "honrar as regras democráticas básicas, os direitos humanos e a liberdade de expressão e opinião" [60] - leva a cabo uma quantidade substancial de artes, mídia e programação de assuntos atuais, além do que também fornece entretenimento geral na forma de filmes e séries dramáticas de televisão internacionalmente populares como Lost and Desperate Housewives . O lineup da RÚV também inclui coberturas esportivas, documentários, programas de entretenimento de produção nacional e programação infantil.

Irlanda [ editar ]

Na Irlanda, existem duas emissoras de serviço público estatais, RTÉ e TG4 . A RTÉ foi fundada em 1960 com a fusão da Raidió Éireann (1926) e Teilifís Éireann (1960). A TG4 foi formada como uma subsidiária da RTÉ em 1996 como Teilifís na Gaeilge (TnaG) , foi renomeada como TG4 em 1999 e tornou-se independente da RTÉ em 2007.

Ambas as emissoras de serviço público irlandesas recebem parte da taxa de licença, cabendo à RTÉ a maior parte do financiamento. A publicidade representa 50% da receita do RTÉ e apenas 6% da receita do TG4. 7% da taxa de licença é fornecida à Broadcasting Authority of Ireland desde 2006. Até 2006, a taxa de licença era atribuída inteiramente à RTÉ .

A RTÉ oferece uma gama de serviços gratuitos na televisão; RTÉ 1 , RTÉ 2 , RTÉjr e RTÉ News Now . No rádio; RTÉ Radio 1 , RTÉ 2FM , RTÉ Lyric FM e RTÉ Raidió na Gaeltachta , além de diversos canais no DAB .

O Fundo de Som e Visão é operado pela Autoridade de Radiodifusão da Irlanda , este fundo recebe 7% da taxa de licença. O fundo é usado para ajudar as emissoras a comissionar a programação de radiodifusão de serviço público. Está aberto a todos os produtores independentes, desde que tenham o apoio de uma emissora de transmissão gratuita ou comunitária, como a Virgin Media , Today FM , BBC da Irlanda do Norte, RTÉ , Channel 4 , UTV , etc. A emissora de TV paga Setanta Sports também tem recebeu financiamento para programação através do Fundo, desde que a disponibilizassem de forma gratuita .

A TG4 é uma emissora de serviço público independente em língua irlandesa que é financiada por subsídio do governo, parte da taxa de licença e por receitas de publicidade.

A Virgin Media é a única emissora independente que tem compromissos de serviço público. [ citação necessária ]

Itália [ editar ]

Marca RAI

A emissora nacional italiana é a RAI - Radiotelevisione Italiana, fundada como URI em 1924. A RAI transmite treze canais: Rai 1 , Rai 2 , Rai 3 , Rai 4 , Rai 5 , Rai News 24 , Rai Premium , Rai Movie , Rai Sport , Rai Storia , Rai Gulp , Rai Yoyo , Rai Scuola(todos disponíveis também em alta definição). A RAI também transmite via satélite e está envolvida com rádio, publicação e cinema. A RAI tem a maior parcela de audiência (45%) de qualquer rede de televisão italiana. As receitas provêm de uma taxa fixa periódica (90 euros por agregado familiar em 2017 [61] ) e da publicidade. Os principais concorrentes da RAI são a Mediaset , maior emissora privada nacional, dividida em doze canais (dois dos quais SD e HD), La7 e La7d, de propriedade da Cairo Editore; outros concorrentes são Sky Italia (com três canais FTA) e Discovery Italia (com sete canais FTA).

Lituânia [ editar ]

A Rádio e Televisão Nacional da Lituânia (LRT) é a emissora nacional da Lituânia. Foi fundada em 1926 como radialista, e abriu uma subdivisão televisão em 1957. transmissões LRT três estações de rádio ( LRT Radijas , LRT Klasika e LRT Opus), e três canais de TV ( Televizija LRT , LRT Cultura e LRT Lituanica ).

Malta [ editar ]

Public Broadcasting Services (PBS) é a emissora nacional de Malta. Opera três serviços de televisão ( TVM , TVM2 e Parliament TV ) e três serviços de rádio ( Radju Malta , Radju Malta 2 e Magic Malta ).

Moldávia [ editar ]

A Teleradio-Moldova (TRM) é a emissora de rádio-TV com financiamento público da Moldávia. É proprietária dos canais de TV Moldova 1 e TVMI e dos canais de rádio Radio Moldova e Radio Moldova International .

Montenegro [ editar ]

RTCG (Rádio Televisão de Montenegro) é a emissora pública em Montenegro.

Holanda [ editar ]

A Holanda usa um sistema bastante incomum de transmissão pública. As associações de radiodifusão pública recebem dinheiro e tempo para transmitir seus programas nos canais de televisão e rádio de propriedade pública, coletivamente conhecidos como NPO . O tempo e o dinheiro são alocados em proporção ao número de membros. O sistema pretende refletir a diversidade de todos os grupos que compõem a nação.

Países nórdicos [ editar ]

As emissoras públicas nacionais nos países nórdicos seguiram o modelo da BBC e foram estabelecidas uma década depois: Radioordningen (agora DR ) na Dinamarca, Kringkastingselskapet (agora NRK ) na Noruega e Radiotjänst (agora Sveriges Radio e Sveriges Television ) na Suécia (todas em 1925 ) Em 1926, a Yleisradio (sueco: Rundradion), agora a Yle foi fundada na Finlândia. Todos os quatro são financiados por taxas de licença de televisão que custam (em 2007) cerca de € 230 ( US $ 300 ) por família por ano.

Polônia [ editar ]

As emissoras públicas incluem a televisão Telewizja Polska (TVP) e a Rádio Polskie . No entanto, a TVP nos últimos anos foi considerada mídia estatal por várias organizações de liberdade de imprensa devido ao seu forte viés a favor do partido no poder, com Repórteres Sem Fronteiras chamando-a de porta-voz do governo . TVP opera três canais principais: TVP 1 , TVP 2 e TVP 3 . Também transmite vários canais digitais (incluindo TVP 1, TVP1 HD, TVP 2, TVP2 HD, TVP Info , TVP Kultura , TVP História , TVP HD , TVP Polonia , TVP Sport, TVP Seriale ) via satélite e sistema de televisão digital terrestre e 16 afiliados regionais (conhecidos como TVP Regionalna, os canais regionais cooperam na criação da maioria dos materiais). A TVP também opera serviços de notícias, serviço de streaming de vídeo (video on demand) e streaming ao vivo de todos os seus canais. Rádio Polskieopera quatro canais de rádio de âmbito nacional (também disponíveis no site da emissora). Existem também 17 estações de rádio estatais transmitindo em regiões específicas. A TVP e a Rádio Polonesa são financiadas por várias fontes: financiamento do Estado, publicidade, impostos obrigatórios sobre todos os receptores de TV e rádio e dinheiro de autores / associações de direitos autorais. As emissoras públicas oferecem uma mistura de programas comerciais e programas que, por lei, são obrigados a transmitir (ou seja, não comerciais, programas de nicho; programas para crianças; programas que promovam diferentes pontos de vista e diversidade; programas para diferentes grupos religiosos e nacionais; cobertura ao vivo da sessão do parlamento em seu canal dedicado: TVP Parlament; etc.). Tem de ser politicamente neutro, embora no passado tenha havido casos de pressão política do partido do governo na TVP e na Rádio Polskie. Recentemente, uma nova lei foi aprovada pelo partido governante Law & Justice, que na percepção do público permitiu ao partido ter um controle muito maior sobre a mídia, o que era possível antes. O partido afirma que esta lei é o primeiro passo para um exagero total da mídia pública. Muitos temem que essas melhorias não estejam realmente chegando e que essas leis recentes sejam apenas mais um passo para assumir o controle de todo o país pelo partido Lei e Justiça.

Há um debate em andamento na Polônia sobre a natureza semicomercial de TVP e PR. Muitas pessoas temem que transformá-los em emissoras totalmente não comerciais resultaria no aumento da taxa de licença a pagar pelas famílias e menos pessoas interessadas nos programas que oferecem; outros dizem que a TVP em particular é muito voltada para o lucro e deveria se concentrar em uma programação que beneficie a sociedade.

Portugal [ editar ]

Marca RTP

Em Portugal, a emissora pública nacional é a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), que em 1957 iniciou as emissões regulares do seu primeiro canal, agora RTP1 . Em 1968 surge o seu segundo canal, então denominado " segundo programa ", hoje RTP2 . Na década de 1970, a TV chega às ilhas portuguesas da Madeira e dos Açores , com a criação de dois canais regionais: RTP Madeira em 1972 e RTP Açores em 1976.

Até à década de 1990 o Estado detinha o monopólio da emissão televisiva, pelo que a RTP1 e a RTP2 eram os únicos canais portugueses, ambas com programas generalistas semelhantes . Em 1990, RTP1 foi renomeado para "Canal 1", e em 1992 RTP2 foi renomeado para "TV2". Com a criação dos dois canais privados, a SIC em 1992 e a Televisão Independente em 1993, a filosofia do serviço público mudou: em 1995, a TV2voltou a chamar-se RTP2 e passou a ser um canal alternativo dedicado à cultura, ciência, artes, documentários, desporto (exceto futebol), minorias e crianças. Desde então, a RTP2 não veicula publicidade. O Canal 1, rebatizado de RTP1 também em 1995, continuou a ser o canal comercial do grupo RTP, focado no entretenimento, informação e grandes competições desportivas. Em 2004, após um grande período de reestruturação, a RTP deu início ao seu atual branding. Nesse ano também foram criados os dois canais temáticos do grupo - RTPN, um canal de notícias 24 horas que passou a ser RTP Informação em 2011 e RTP3 em 2015; e RTP Memória , dedicado à programação RTP clássica. Em 2014, a sede da RTP2 foi transferida de Lisboa para o Porto .

O grupo tem ainda dois canais internacionais: RTP Internacional , fundada em 1992 e dedicada à Eurovisão, Ásia e Américas, e RTP África , fundada em 1998 com foco na África, principalmente nos países da CPLP Angola , Cabo Verde , Guiné-Bissau , Moçambique e São Tomé e Príncipe .

O grupo RTP é financiado pelas receitas de publicidade da RTP1, RTP Informação, RTP Memória, RTP África e RTP Internacional, e ainda pela taxa de contribuição audiovisual , que se encontra incorporada na fatura de eletricidade. O financiamento do orçamento do Estado cessou em 2014, durante a crise financeira portuguesa .

Romênia [ editar ]

A Televisão Romena (TVR) é a emissora de TV pública nacional da Romênia. Opera cinco canais: TVR1 , TVR2 , TVR3 , TVRi e TVR HD , junto com seis estúdios regionais em Bucareste , Cluj-Napoca , Iași , Timișoara , Craiova e Târgu Mureș .

A emissora de rádio pública é a Empresa de Transmissão de Rádio Romena (Rádio Romênia). Opera FM e AM e canais de rádio nacionais, regionais e locais da Internet . As emissoras regionais e locais têm a marca Rádio România Regional . Com transmissão em 12 idiomas, a Radio Romania International é a estação de rádio internacional da empresa.

A TVR e a Rádio Romênia são financiadas por meio de um sistema de financiamento híbrido, retirado do orçamento do Estado, um imposto especial (incorporado nas contas de eletricidade) e também da publicidade.

Sérvia [ editar ]

A Rádio Televisão da Sérvia (RTS) é a emissora pública nacional da Sérvia . Opera um total de cinco canais de televisão (RTS1, RTS2, RTS Digital, RTS HD e RTS SAT) e cinco estações de rádio (Rádio Belgrado 1, Rádio Belgrado 2, Rádio Belgrado 3, Rádio Belgrado 202 e Stereorama). A RTS é financiada principalmente por meio de taxas de licença de televisão pública agrupadas com contas de eletricidade pagas mensalmente, bem como publicidade . [62]

Eslováquia [ editar ]

Rádio e Televisão da Eslováquia (RTVS) é a emissora pública nacional da Eslováquia , com sede em Bratislava . Esta organização foi criada em 2011 pela fusão da Televisão Eslovaca e da Rádio Eslovaca. A RTVS transmite dois canais de televisão (STV1, STV2), cinco estações de rádio FM (Rádio Slovensko, Rádio Devín, Rádio Regina, Rádio_FM e Rádio Patria), um canal de rádio por satélite ( Radio Slovakia International ) e três estações de rádio exclusivamente digitais (Rádio Klasika, Rádio Litera e Rádio Junior). O RTVS é financiado através de mensalidade de € 4,64, que todos os agregados familiares com ligação à electricidade devem pagar. O diretor da RTVS é Václav Mika. A RTVS é membro de pleno direito do sindicato europeu de radiodifusão .

Espanha [ editar ]

Na Espanha, por ser um país altamente descentralizado, coexistem dois sistemas públicos de radiodifusão: uma emissora de televisão nacional, Radio y Televisión Española (RTVE), que pode ser assistida em toda a Espanha, e muitos canais de TV autônomos, que só transmitem dentro de suas respectivas Comunidades Autônomas . A Televisión Española foi fundada em 1956, durante a ditadura de Franco. Ele transmite dois canais de TV diferentes: TVE1 (também conhecido como La Primera ou La uno ), que é um canal geral de audiência de amplo alcance; e TVE2 , (também conhecido como La dos), que tende a oferecer programação cultural, além de competições esportivas. Durante a maior parte de sua história, a RTVE foi financiada tanto por fontes públicas quanto por publicidade privada; no entanto, a partir de setembro de 2009, os canais da RTVE foram financiados por uma mistura de receitas fiscais públicas e fundos coletados de estações de TV privadas da Espanha, removendo assim a publicidade da emissora. Uma taxa de licença de TV foi sugerida, mas com pouco sucesso popular.

Além disso, a maioria das comunidades autônomas da Espanha têm sua própria emissora pública, e quase todas são membros da FORTA , geralmente composta por um ou dois canais públicos que tendem a reproduzir o modelo estabelecido pela Televisión Española: um canal geral e outro que concentra-se na programação cultural. Nas Comunidades Autónomas que têm a sua própria língua oficial além do espanhol (castelhano), esses canais podem transmitir não em espanhol, mas na outra língua co-oficial. Por exemplo, isso ocorre na Catalunha , onde a Televisió de Catalunya transmite principalmente em catalão . Na Comunidade Valenciana , CVMCtransmite um canal de TV e uma rede de rádio, ambos com a marca À Punt [63] e transmitidos principalmente em Valencian . No País Basco , a Euskal Telebista (ETB) tem três canais, dois dos quais emitidos apenas em basco ( ETB 1 e ETB 3 ), enquanto o outro ( ETB 2 ) em espanhol. Na Galiza , a Televisão de Galicia e o G2 . Todas as redes comunitárias autônomas são financiadas por uma mistura de subsídios públicos e publicidade privada.

Suécia [ editar ]

O logotipo da SVT
O logotipo da Sveriges Radio

A Suécia tem três emissoras de serviço público, nomeadamente a Sveriges Television (SVT), a Sveriges Utbildningsradio (UR) e a Sveriges Radio (SR), tendo anteriormente detido o monopólio governamental. SVT é a emissora de televisão pública nacional com 4 canais (SVT 1, SVT 2, SVT Barnkanalen e SVT 24). O objetivo é fazer programas para todos. Por exemplo, a Suécia tem a histórica minoria Sami e a SVT faz programas em seu idioma para eles assistirem. Há também uma minoria finlandesa na Suécia, portanto, o SVT mostra notícias em finlandês no SVT Uutiset . SR é o equivalente de rádio do SVT, com canais P1, P2, P3, P4, P5 e o canal finlandês SR Sisuradio.

Reino Unido [ editar ]

O Reino Unido tem uma forte tradição de serviço público de radiodifusão. Além da BBC , fundada em 1922, há também o Channel 4 , uma emissora de serviço público de propriedade pública e financiada comercialmente, e a S4C , uma emissora em língua galesa no País de Gales. Além disso, as duas emissoras comerciais ITV e Channel 5 também têm obrigações de serviço público significativas impostas como parte de sua licença de transmissão.

No Reino Unido, também existem pequenas emissoras comunitárias. Existem agora 228 estações com licenças de transmissão FM (licenciadas pela Ofcom ). As estações de rádio comunitárias geralmente cobrem uma pequena área geográfica com um raio de cobertura de até 5 km e funcionam sem fins lucrativos. Eles podem atender comunidades inteiras ou diferentes áreas de interesse - como um determinado grupo étnico, faixa etária ou grupo de interesse. As estações de rádio comunitárias refletem uma mistura diversificada de culturas e interesses. Por exemplo, você pode ouvir estações de catering para música urbana ou experimental, enquanto outras se destinam a jovens, comunidades religiosas ou às forças armadas e suas famílias.

Oceania [ editar ]

Austrália [ editar ]

Na Austrália, a Australian Broadcasting Corporation (ABC) é propriedade do governo australiano e é 100% financiada pelo contribuinte. O multicultural Special Broadcasting Service (SBS), outra emissora pública, agora aceita patrocínio e publicidade limitados.

Além disso, há um grande setor de rádios comunitárias australianas , financiado em parte por subsídios federais por meio da Community Broadcasting Foundation, mas em grande parte sustentado por assinaturas, doações e patrocínio comercial. Em fevereiro de 2020, havia mais de 450 estações de rádio comunitárias totalmente licenciadas [64] e uma série de estações de televisão comunitárias (a maioria operando como Canal 31, apesar de não estar relacionada em diferentes estados). Eles são organizados de forma semelhante às estações PBS e NPR nos Estados Unidos e assumem o papel que as estações de televisão de acesso público têm nos Estados Unidos.

Nova Zelândia [ editar ]

Na Nova Zelândia, todas as emissoras recebem uma pequena fatia da responsabilidade da transmissão pública, por causa da agência financiada pelo estado NZ On Air . Isso se deve à exigência da NZ On Air de programas de serviço público em todos os canais e estações, em vez de serem colocados em uma única rede. A ex-emissora pública BCNZ (anteriormente NZBC - New Zealand Broadcasting Corporation ) foi dividida em empresas estatais separadas, Television New Zealand (TVNZ) e Radio New Zealand (RNZ). Enquanto a RNZ permanece sem comerciais, cerca de 90% do financiamento da TVNZ vem da venda de anúncios durante os programas em suas duas estações. [65] [66] A TVNZ continua a ser uma emissora pública; no entanto comoA CBC Television no Canadá é essencialmente uma rede totalmente comercial em contínuas batalhas de classificação com outras estações, o que continua a ser um assunto controverso na Nova Zelândia. Com o fechamento da TVNZ 7, a única rede de serviço público totalmente não comercial na Nova Zelândia é a Rádio Nova Zelândia .

Além da televisão, a Nova Zelândia tem uma rica cultura de rádio pública, sendo a Radio New Zealand o principal provedor, com uma rede variada ( Radio New Zealand National ) e uma rede de música clássica ( Radio New Zealand Concert ). A RNZ também fornece ao Pacífico sua Rádio New Zealand International . Além da RNZ, quase todas as 16 regiões da Nova Zelândia têm uma rede de " rádio de acesso ". Todas essas redes são livres de comerciais. [66]

No final de janeiro de 2020, o governo de coalizão liderado pelos trabalhistas anunciou que planejava fundir a TVNZ e a Radio New Zealand para criar um novo serviço público de radiodifusão. [67] [68] Em resposta, o Partido Nacional de oposição anunciou que se oporia a quaisquer planos de fusão da Radio NZ e TVNZ. [69]

Lista de emissoras públicas [ editar ]

Veja também [ editar ]

Referências [ editar ]

  1. ^ Webster, David. Building Free and Independent Media (agosto de 1992).
  2. ^ "Transmissão pública - por que, como?" (PDF) . UNESCO e Conselho Mundial de Rádio e Televisão . Retirado em 17 de agosto de 2011 .
  3. ^ "Definição BRU de serviço público de radiodifusão" . Página visitada em 13 de outubro de 2014 .
  4. ^ a b c Raboy, Marc (1995). Radiodifusão pública para o século 21 . Indiana University Press. pp. 6–10. ISBN 1-86020-006-0.
  5. ^ Banerjee, Indrajit (2006). Radiodifusão de serviço público na era da globalização . Centro Asiático de Informação e Comunicação para a Mídia (AMIC). ISBN 981-4136-01-8.
  6. ^ a b Simon P. Anderson; Stephen Coate (outubro de 2005). "Provisão de mercado de radiodifusão: uma análise de bem-estar". The Review of Economic Studies . 72 (4): 947–972. doi : 10.1111 / 0034-6527.00357 .
  7. ^ Carta da Corporação (ABC). Lei da Australian Broadcasting Corporation de 1983: Seção 6 .
  8. ^ "EBC virou 'cabide de emprego' e símbolo de aparelhamento político, diz ministro" . O Globo (em português). 11 de junho de 2016 . Obtido em 10 de abril de 2021 .
  9. ^ "Com desenho animado e programas chapa-branca, para que serve uma TV Brasil? | Tela Plana" . Veja (em português) . Obtido em 10 de abril de 2021 .
  10. ^ "Promessa de campanha, privatização da EBC fica para depois de 2022 | Radar Econômico" . Veja (em português) . Obtido em 10 de abril de 2021 .
  11. ^ "EBC e Eletrobras são incluídas no programa de privatização" . Agência Brasil (em português). EBC. 10 de abril de 2021 . Obtido em 10 de abril de 2021 .
  12. ^ Castro, Daniel (19 de junho de 2015). "Funcionários da TV Cultura entram em greve por aumento e abono" . Notícias da TV (em português) . Obtido em 10 de abril de 2021 .
  13. ^ "Extinções da Fundação Piratini e da Cientec são publicadas no Diário Oficial do Rio Grande do Sul" . G1 (em português) . Obtido em 10 de abril de 2021 .
  14. ^ "Televisões universitárias e a força das transmissões" . Observatório da Imprensa (em português) . Obtido em 10 de abril de 2021 .
  15. ^ "UPFTV transmitirá a programação da TV Cultura" . Universidade de Passo Fundo (em português) . Obtido em 10 de abril de 2021 .
  16. ^ "Radiodifusão: licenças e outorgas" . ABERT (em português) . Obtido em 10 de abril de 2021 .
  17. ^ "O nascimento e a morte da comissão canadense de radiodifusão (1932-1936)" . Fundação Canadense de Comunicações . Recuperado em 23 de junho de 2017 .
  18. ^ "Regulamentações de distribuição de radiodifusão (ss. 17 (d) e 17 (f))" . Site de Leis de Justiça . Departamento de Justiça . 28 de fevereiro de 2014 . Recuperado em 23 de junho de 2017 .
  19. ^ "Cablecos canadenses para fazer o trote FOX". Relatório / Newsmagazine de Alberta . 12 de setembro de 1994. p. 43
  20. ^ Etan Vlessing (31 de julho de 2009). "Mudança da estação transfronteiriça Canadá-EUA" . The Hollywood Reporter . A Nielsen Company . Associated Press . Recuperado em 23 de junho de 2017 .
  21. ^ "Decisão CRTC 95-472" . CRTC. 20/07/1995 . Página visitada em 03-09-2011 .
  22. ^ "Resposta do requerente datada de 6 de dezembro de 2010" . Página visitada em 2011-03-17 .
  23. ^ Sask. Rede de TV vendida para a firma de Ontário , CBC News , 2010-06-21, acessado em 2010-06-21
  24. ^ Citytv e SCN assinam acordo de afiliado Comunicado à imprensa do CNW 2011-12-20
  25. ^ Citytv expandindo para Quebec e Canadá Ocidental Arquivado em 9 de maio de 2012, em Wayback Machine , CityNews , 3 de maio de 2012.
  26. ^ "El Once y su historia" . Retirado em 16 de agosto de 2019 .
  27. ^ "The History of Public Broadcasting" . UNC-Chapel Hill Mestre em Administração Pública . 21 de outubro de 2013 . Recuperado em 21 de junho de 2017 .
  28. ^ "Regulamentos Federais Título 47, Parte 73, §73.501 Canais disponíveis para atribuição" . Governo dos Estados Unidos . Página visitada em 2016-11-22 .
  29. ^ "Sobre nós: 50 anos de história de HoustonPBS" . KUHT - HoustonPBS. Arquivado do original em 11 de maio de 2011 . Recuperado em 19 de julho de 2008 .
  30. ^ John Edward Burke (1980). Um estudo histórico-analítico das origens legislativas e políticas da Lei de radiodifusão pública de 1967 . Dissertações em Radiodifusão . Publicação de Ayer. ISBN 0-405-11756-6. Recuperado em 21 de junho de 2017 .
  31. ^ "Televisão nos Estados Unidos" . Encyclopædia Britannica . Recuperado em 21 de junho de 2017 .
  32. ^ "Public Broadcasting Act of 1967" (PDF) . Corporation for Public Broadcasting . Recuperado em 21 de junho de 2017 .
  33. ^ Emily Hellewell (8 de novembro de 2012). "Como a rádio pública gravou sua entrada na lei de radiodifusão pública" . NPR . Recuperado em 21 de junho de 2017 .
  34. ^ Keach Hagey (23 de outubro de 2010). "Defunding NPR? Não é assim tão fácil" . Politico . Capitol News Company . Recuperado em 20 de junho de 2017 .
  35. ^ Meikle, Graham (2002). Future Active: Media Activism and the Internet . Psychology Press. p. 71. ISBN 978-0-415-94322-2.
  36. ^ George H. Gibson, transmissão pública; The Role of the Federal Government, 1919–1976 (Praeger Publishers, 1977).
  37. ^ Public Broadcasting PolicyBase (14 de janeiro de 2000). "Contrato Social do Serviço Público de Radiodifusão" . Atual . Arquivado do original em 6 de abril de 2001 . Recuperado em 12 de janeiro de 2008 .
  38. ^ Laurence Ariel Jarvik (1997). PBS, atrás da tela . Rocklin, Califórnia : Forum. ISBN 0761506683.
  39. ^ "A TV pública enfrenta lutas de fundos" . The Morning Record . Recuperado em 28 de outubro de 2013 - via Google News .
  40. ^ James Day (16 de setembro de 1969). The Vanishing Vision: The Inside Story of Public Television . ISBN 9780520086593. Recuperado em 23 de outubro de 2013 - via Google Books .
  41. ^ "Líder latino rebeldes contra notícias centradas nos EUA" , Christian Science Monitor (acessado em 8 de janeiro de 2009)
  42. ^ Bruce, Iain (28 de junho de 2005). "Venezuela cria 'rival da CNN ' " . BBC News .
  43. ^ "Serviço público de radiodifusão no Nepal" . Recuperado em 13 de outubro de 2014 .
  44. ^ Arranjos de financiamento arquivados 09-10-2009 na máquina Wayback
  45. ^ "Zprávy z ekonomiky - ČeskéNoviny.cz" . Página visitada em 13 de outubro de 2014 .
  46. ^ "Este é Yle" .
  47. ^ "Ano Yle 2018: Os conteúdos mais usados ​​do ano" .
  48. ^ "Comunicado de imprensa: O seu local de residência permanente é na Finlândia? Agora você pode levar todo o conteúdo de vídeo da Areena com você quando viajar dentro do Eurovision" .
  49. ^ "Novo estudo: Netflix continua a dominar o mercado de streaming" . 17 de janeiro de 2019.
  50. ^ "Reuters Institute: As organizações de notícias de serviço público podem permanecer competitivas em um ambiente digital?" .
  51. ^ "Comunicado de imprensa: O primeiro de seu tipo no mundo: o assistente inteligente Voitto de Yle NewsWatch mostra recomendações diretamente na tela de bloqueio" .
  52. ^ Khabyuk, Olexiy; Manfred Kops (2011). Serviço público de radiodifusão: uma troca de opiniões alemão-ucraniana . LIT Verlag Münster. ISBN 9783643800947.
  53. ^ Chen, (程宗明) (25/05/2001). "Conexões internacionais para pesquisa e desenvolvimento de mídia pública [公共 媒體 研發 之 國際 連線 - 以 數 位 化 知識 為例 (歐洲 篇)]" . Public Television Service Foundation (Taiwan) 公共 電視台 研究 發展 部. Recuperado em 08/09/2013 .
  54. ^ Mediennetz Hamburgo [Hamburgo Media Network] (2010-09-27). "Hans-Bredow-Institut für Medienforschung feierte seinen Geburtstag" . Recuperado em 08/09/2013 .
  55. ^ "Lei de mídia na Hungria" . Centro de Estudos de Mídia e Comunicação (CMCS) . Retirado em 23 de agosto de 2015 .
  56. ^ "MTVA - Médiaszolgáltatás-támogató és Vagyonkezelő Alap portálja - ENGLISH" . Media Service Support and Asset Management Fund (MTVA). Arquivado do original em 29 de maio de 2014 . Retirado em 29 de maio de 2014 .
  57. ^ "Fusão das empresas de mídia de serviço público húngara - MTVA" . Media Service Support and Asset Management Fund (MTVA). Arquivado do original em 22 de dezembro de 2015 . Retirado em 23 de agosto de 2015 .
  58. ^ Polyák, Gábor (2015). "Hungria: Nova Emenda à Lei dos Meios de Comunicação" . IRIS Legal Observations of the European Audiovisual Observatory . Estrasburgo, França: Observatório Europeu do Audiovisual (2). Arquivado do original em 6 de dezembro de 2017 . Retirado em 23 de agosto de 2015 .
  59. ^ "EBU - Membros Ativos" . União Europeia de Radiodifusão . Retirado em 23 de agosto de 2015 .
  60. ^ Site oficial da RÚV (versão em inglês) Arquivado em 2006-05-22 na Biblioteca Nacional e Universitária da Islândia
  61. ^ (em italiano) Canone RAI 90 euro dal 2017 , PMI.it
  62. ^ "Grupo de proteção ao consumidor deseja abolir as taxas de TV" . B92 . Arquivado do original em 19 de outubro de 2013 . Recuperado em 13 de outubro de 2014 .
  63. ^ "À Punt Mèdia" . À Punt Mèdia, a mídia pública valenciana .
  64. ^ "Sobre a transmissão da comunidade" . 14 de novembro de 2014.
  65. ^ "A Carta TVNZ" . Página visitada em 2011-02-20 .
  66. ^ a b McMillan, Kate. "Mídia e política - Propriedade e regulamentação" . Te Ara - A Enciclopédia da Nova Zelândia . Página visitada em 30 de janeiro de 2020 .
  67. ^ Patterson, Jane (29 de janeiro de 2020). "Novos detalhes revelados conforme o Gabinete concorda com a RNZ, a decisão de transmissão pública da TVNZ" . Radio New Zealand . Página visitada em 30 de janeiro de 2020 .
  68. ^ "PM: A potencial fusão RNZ-TVNZ não prejudicaria as emissoras comerciais" . Newstalk ZB . 29 de janeiro de 2020 . Página visitada em 30 de janeiro de 2020 .
  69. ^ "National ameaça abandonar a fusão RNZ-TVNZ se eleito" . New Zealand Herald . 29 de janeiro de 2020 . Página visitada em 30 de janeiro de 2020 .

Citations [ editar ]

Ligações externas [ editar ]