Bild

Da Wikipédia, a enciclopédia livre
(Redireccionado de Bild-Zeitung )
Ir para a navegação Saltar para pesquisar

Bild
Logo BILD.svg
Página de rosto Jornal BILD 13 de novembro de 2019.jpg
13 de novembro de 2019 primeira página do Bild
ModeloTablóide diário (exceto domingos e feriados )
FormatoBroadsheet (tamanho "nordisch": 376 x 528 mm)
Os Proprietários)Axel Springer SE
editorJohannes Boie
Alexandra Würzbach
Fundado24 de junho de 1952 ; 70 anos atrás ( 24-06-1952 )
Alinhamento políticoCentro-direita [1] para direita [2]
Conservadorismo [3]
Populismo [1]
LinguagemAlemão
Quartel generalBerlim
Circulação1.150.181 (Impressão, 2021)
458.952 (Digital, 2020)
Local na rede Internetwww.bild.de _ _

Bild (ou Bild-Zeitung , lit. 'Imagem';[bɪlt] ) é um tablóide alemão publicado pela Axel Springer SE . O jornal é publicado de segunda a sábado; aos domingos, é publicado seu jornal irmão Bild am Sonntag (" Bild on Sunday "), que tem um estilo diferente e seus próprios editores. Bild é tablóide em estilo, masem tamanho broadsheet . É o jornal europeu mais vendido e tem a décima sexta maior circulação mundial. [4] O Bild foi descrito como "notório por sua mistura de fofocas, linguagem inflamatória e sensacionalismo" e como tendo uma enorme influência sobre os políticos alemães. [5]Seu equivalente estilístico e jornalístico em inglês mais próximo é frequentemente considerado o jornal nacional britânico The Sun , o segundo jornal tablóide europeu mais vendido. [6] [7] [8]

História [ editar ]

Bild tablóide máquina de venda automática na Alemanha

O Bild foi fundado por Axel Springer em 1952. Ele consistia principalmente de fotos (daí o nome Bild , alemão para foto). O Bild logo se tornou o tablóide mais vendido, por ampla margem, não apenas na Alemanha, mas em toda a Europa, embora essencialmente para os leitores alemães. Durante a maior parte de sua história, o Bild foi baseado em Hamburgo. O jornal mudou sua sede para Berlim em março de 2008, afirmando que era uma base essencial de operações para um jornal nacional. [9] É impresso em todo o país com 32 edições localizadas. Edições especiais são impressas em alguns destinos de férias alemães favoritos no exterior, como Espanha, Itália, Turquia e Grécia.

Bild vendeu mais de cinco milhões de cópias todos os dias na década de 1980. Em 1993 o jornal tinha uma tiragem de pouco mais de quatro milhões de exemplares, tornando-se o jornal mais lido do país. [10] No período de 1995-96 sua circulação foi de 4.300.000 cópias. [11] Em 2001 o Bild era o jornal mais lido na Europa e também na Alemanha com uma tiragem de 4.396.000 exemplares. [12]

Embora ainda seja o maior jornal da Alemanha, a circulação do Bild , junto com muitos outros jornais, vem caindo nos últimos anos. Até o final de 2005, o número caiu para 3,8 milhões de cópias. [13] Sua circulação em 2010 foi de 3.548.000, tornando o jornal o quinto na lista dos jornais mais vendidos do mundo. [14]

Bild é publicado em formato tablóide . [12] No início do jornal, Springer foi influenciado pelo modelo do tablóide britânico Daily Mirror , [6] embora o tamanho do jornal do Bild seja maior, isso se reflete em sua mistura de fofocas de celebridades, histórias de crimes e análises políticas. No entanto, seus artigos geralmente são consideravelmente mais curtos em comparação com os dos tablóides britânicos, e o jornal inteiro também é mais fino.

Em junho de 2012, o Bild comemorou seu 60º aniversário distribuindo jornais gratuitos para quase todos os 41 milhões de lares alemães. O Bild disse que o Guinness World Records na Alemanha certificou a tiragem como "a maior circulação para a edição especial gratuita de um jornal". [15] Em 2018, em média, 2,2 milhões de cópias do jornal foram impressas em toda a Alemanha [16] e 416.567 leitores aproveitaram a oferta digital paga Bild plus. Em termos de assinantes, é o maior da Europa e o quinto maior do mundo. [17]

Em 2019, o Bild iniciou um jornal político semanal, chamado Bild Politik , que cessou as publicações após alguns meses. [18]

Orientações editoriais [ editar ]

Os editores trabalham na produção de uma edição do Bild, 1977 em Berlim Ocidental. As capas anteriores estão afixadas na parede atrás delas.

Desde o início, a tendência editorial era conservadora e nacionalista. [19] A RDA foi referida como a Zona de Ocupação Soviética (alemão: Sowjetische Besatzungszone ou SBZ ). O uso continuou até a década de 1980, quando o Bild começou a usar o nome oficial da RDA com cautela, colocando-o entre aspas. Bild (junto com o colega Springer tablóide BZ ) influenciou fortemente a opinião pública contra o movimento estudantil alemão e o terrorismo de esquerda nos anos seguintes a 1966, e foi responsabilizado por alguns pelo clima que contribuiu para a tentativa de assassinato do ativistaRudi Dutschke em 1968 — um bordão popular nos círculos de esquerda simpatizantes do radicalismo estudantil era "Bild hat mitgeschossen!" ("Bild atirou nele também!"). [20]

Em 1977, o jornalista investigativo Günter Wallraff trabalhou por quatro meses como editor do tablóide Bild em Hanover , [19] dando a si mesmo o pseudônimo de "Hans Esser". Em seus livros Der Aufmacher ("Lead Story") e Zeugen der Anklage ("Testemunhas de Acusação") ele retrata suas experiências na redação do jornal e no jornalismo que encontrou lá. A equipe geralmente demonstrava desprezo pela humanidade, falta de respeito pela privacidade das pessoas comuns e conduta generalizada de pesquisas antiéticas e técnicas de edição. As investigações de Wallraff também serviram de base para o filme de 1990 The Man Inside .

Após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria na Europa, o Bild se concentrou em histórias de celebridades e se tornou menos político. [19] Apesar de seu apoio geral aos partidos conservadores da Alemanha e especialmente ao ex-chanceler Helmut Kohl , sua retórica, ainda populista em tom, é menos feroz do que era há trinta anos. [19] Seu jornal de domingo tradicionalmente menos conservador Bild am Sonntag até apoiou Gerhard Schröder , um social-democrata , em sua candidatura a chanceler em 1998.

Em 2004, o Bild começou a cooperar com a gigante do fast-food McDonald's para vender o tablóide em seus 1.000 restaurantes de fast-food na Alemanha. A cooperação ainda continua, muitas vezes anunciando a cadeia de restaurantes em artigos de "notícias". Mulheres jovens em roupas minúsculas apareceram na primeira página do Bild abaixo da dobra como Seite-eins-Mädchen ou "Page One Girls". Em 9 de março de 2012, o Bild anunciou a eliminação das "Page One Girls", em vez de mover suas fotos carnudas para suas páginas internas. [21]

Em 2004 , o Bild foi repreendido publicamente doze vezes pelo Deutscher Presserat  [ de ] (Conselho de Imprensa Alemão). [6] Isso equivale a um terço das reprimendas que este conselho de auto-regulação da imprensa alemã declarou naquele ano. Até 2012, havia recebido mais reprimendas do que qualquer outro jornal desse órgão de vigilância. [5]

Depois que Julian Reichelt se tornou editor em 2018, o Bild adotou uma linha geralmente anti- Angela Merkel e fortaleceu sua posição anti-Putin, pró-OTAN e pró-Israel. [19]

A revista Spiegel frequentemente acusa o Bild de pressionar a Alemanha ainda mais para a direita e questiona os padrões morais e a qualidade jornalística do Bild. [22]

Relações Internacionais [ editar ]

  • Durante a pandemia de COVID-19 , o editor do Bild Julian Reichelt acusou o líder chinês Xi Jinping de vigilância e outros crimes de direitos humanos em um editorial intitulado "O que a China nos deve" em 20 de abril de 2020 . "nacionalismo, preconceito e hostilidade contra a China", Reichelt respondeu: "Você [ Jinping ] , seu governo e seus cientistas tinham que saber há muito tempo que o coronavírus é altamente infeccioso, mas você deixou o mundo no escuro sobre isso .” [23]
  • Durante o conflito de Nagorno-Karabakh de 2020 , Paul Ronzheimer , vice-editor-chefe e correspondente do Bild , twittou que Ilham Aliyev , o presidente do Azerbaijão , concordou em ser entrevistado pelo jornal, e que de repente mudou de ideia, especificando que o próprio lado do Azerbaijão se ofereceu para realizar uma entrevista com Aliyev. Então, o assessor do presidente do Azerbaijão, Hikmet Hajiyev , respondeu com um tweet, chamando sua declaração de pouco profissional e afirmando que Aliyev preferia dar entrevistas a profissionais do que à imprensa amarela . [24]

Lema [ editar ]

Seu lema , exibido em destaque abaixo do logotipo, é unabhängig, überparteilich ("independente, apartidário"). Outro slogan usado com destaque na publicidade é Bild dir deine Meinung! , que se traduz como "Forme sua própria opinião!" (através da leitura de Bild ), um trocadilho baseado no fato de que, em alemão , Bild é um homófono da forma imperativa do verbo bilden (inglês: formar, construir, educar ) e do substantivo Bild (inglês: picture, imagem ). [25] [26]

Locais de impressão [ editar ]

O Bild é impresso em Ahrensburg , Hanover, Berlim, Leipzig, Essen , Neu-Isenburg , Esslingen , Munique e Syke . Fora da Alemanha, também é impresso em Madrid, Palma de Maiorca , Las Palmas , Milão, Atenas e Antalya . Os locais estrangeiros atendem principalmente turistas e expatriados alemães.

Editores chefes [ editar ]

Recepção [ editar ]

Der Spiegel escreveu em 2006 que o Bild "voa logo abaixo do limiar sem sentido dos tablóides americanos e britânicos ... Para os alemães desesperados, é uma dose diária de pornografia suave de alta resolução". [29]

Argumenta-se que a sede de sensacionalismo do Bild resulta no terror de celebridades proeminentes e as histórias são frequentemente baseadas nas evidências mais duvidosas. Os padrões jornalísticos do Bild são alvo de críticas frequentes.

BILDblog  [ de ] é um popular blog alemão que, quando fundado, se dedicava exclusivamente a documentar erros e invenções em artigos do Bild . [19] Em 2005 BILDblog recebeu o Prêmio Grimme Online por seu trabalho. Desde 2009, o BILDblog também relatou erros e invenções em outros jornais da Alemanha e de outros lugares.

O romance de 1974 de Heinrich Böll , The Lost Honor of Katharina Blum , e o filme de 1975 baseado nele, usaram um substituto fictício para o Bild para defender suas práticas jornalísticas supostamente antiéticas. O ensaio de Böll na edição de 10 de janeiro de 1972 do Der Spiegel (intitulado " Will Ulrike Gnade oder freies Geleit?  [ de ] ) [30] foi fortemente crítico da cobertura sensacionalista do Bild da Baader-Meinhof Gang . No ensaio, Böll afirmou que o que o Bild faz "não é mais criptofascista , não é fascista, mas fascismo nu. Agitação, mentiras, sujeira." [30]

Judith Holofernes , vocalista da banda alemã Wir sind Helden , escreveu uma carta aberta contundente à agência de publicidade do Bild depois que eles a convidaram para estrelar uma campanha. "Bild não é um prazer culpado inofensivo", ela escreveu, mas um "instrumento político perigoso - não apenas um telescópio de alta ampliação no abismo, mas uma criatura maligna". [22]

Imagens de mulheres de topless [ editar ]

Por 28 anos, de 1984 a 2012, o Bild teve mulheres de topless em sua primeira página; no total, o jornal publicou mais de 5.000 fotos de topless. [31]

Em 2014, Sophia Becker e Kristina Lunz lançaram uma campanha, Stop Bild Sexism , para acabar com o uso de imagens sexualizadas de mulheres no Bild. A campanha foi inspirada na campanha No More Page 3 para fazer o The Sun no Reino Unido parar de publicar imagens de mulheres seminuas na página 3 . [32] [33] [34] Lunz argumenta que o uso frequente de imagens de mulheres despidas pelo Bild torna sua reportagem de agressão sexual e assédio " sexista e voyeurista ". [35] Becker diz que o Bildcontribui para a normalização do sexismo na sociedade alemã. [36] A petição teve mais de 35.000 assinaturas em janeiro de 2015, [32] e Springer , a editora do jornal, respondeu emitindo uma declaração de valores. Isso inclui a importância do respeito mútuo e a manutenção de interações respeitosas. [37] O Bild parou de publicar "produções próprias de topless com mulheres" em março de 2018, três anos depois do The Sun , enquanto continuava a publicar fotos de modelos com poses provocantes vestidas apenas com roupas íntimas. [38]

Televisão [ editar ]

Em 2021, foi criado o canal de televisão Bild .

Na cultura popular [ editar ]

  • Em sua canção de 2007 Lasse redn (liderou no número 6 das paradas alemãs), a banda de punk rock Die Ärzte resumiu o conteúdo do Bild como "medo, ódio, tetas e o boletim meteorológico" (Aus Angst, Hass, Titten und dem Wetterbericht ) . [39]
  • Bild Lilli foi a inspiração para a Barbie de Ruth Handler .

Edifício [ editar ]

Os escritórios de Berlim têm um elevador paternoster de 19 andares , cuja continuidade de operação foi vigorosamente defendida editorialmente pelo jornal. [40] [41]

Veja também [ editar ]

Referências [ editar ]

  1. ^ a b Jordana Silverstein, Rachel Stevens, ed. (2021). Jornadas de Refugiados: Histórias de Reassentamento, Representação e Resistência . ANU Pressione . pág. 91. ISBN 9781760464196. ... Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ), centro-direita, conservador liberal • Süddeutsche Zeitung (SZ), centro-esquerda, liberalismo progressista • Bildzeitung, centro-direita, tablóide populista conservador • Frankfurter Rundschau (FR), ...
  2. ^ "Como o tablóide de direita da Alemanha aprendeu a amar os refugiados" . Bloomberg . com . 8 de dezembro de 2015 . Recuperado em 18 de novembro de 2019 .
  3. Noack, Rick (31 de agosto de 2015). "Na Alemanha, os tablóides acolhem os refugiados. Na Grã-Bretanha, propõem enviar o exército para mantê-los afastados" . O Washington Post . Arquivado a partir do original em 15 de setembro de 2015 . Recuperado em 13 de maio de 2019 .
  4. Milosevic, Mira (2016). "Tendências da Imprensa Mundial 2016" (PDF) . WAN-IFRA. pág. 58. Arquivado do original (PDF) em 15 de janeiro de 2018 . Recuperado em 15 de janeiro de 2018 .
  5. ^ a b Steininger, Michael (18 de janeiro de 2012). "O tablóide alemão Bild derruba políticos com seu megafone inigualável" . O Monitor da Ciência Cristã . Recuperado em 22 de março de 2012 .
  6. ^ a b c Sex, Smut and Shock: Bild Zeitung Rules Germany Spiegel Online 25 de abril de 2006
  7. ^ Gray, Sadie. "Os alemães empatam com pênaltis em uma disputa de pênaltis sobre espreguiçadeiras e clichês" . Os Tempos .
  8. ^ "Esporte" . O Telégrafo Diário .[ link morto ]
  9. ^ " Die "Bild"-Zeitung ist jetzt ein Berliner " (em alemão) . Die Welt . 17 de março de 2008. Recuperado em 28 de novembro de 2016.
  10. ^ Peter Humphreys (1996). Mídia de massa e política de mídia na Europa Ocidental . Imprensa da Universidade de Manchester. pág. 82. ISBN 9780719031977. Recuperado em 29 de outubro de 2014 .
  11. ^ Política dos meios: Convergência, concentração & comércio . Publicações SAGE. 24 de setembro de 1998. p. 10. ISBN 978-1-4462-6524-6. Recuperado em 3 de fevereiro de 2014 .
  12. ^ a b Adam Smith (15 de novembro de 2002). "Os principais jornais da Europa" . campanha . Recuperado em 5 de fevereiro de 2015 .
  13. ^ "Startseite | Informationsgemeinschaft zur Feststellung der Verbreitung von Werbeträgern eV" www.ivw.de .
  14. ^ "Jornais mais vendidos do mundo" . execução de pressão . 19 de outubro de 2010. Arquivado a partir do original em 5 de outubro de 2013 . Recuperado em 5 de outubro de 2013 .
  15. ^ "Jornal Bild da Alemanha completa 60 anos e comemora com 41 milhões de circulação" . 24 de junho de 2012 . Recuperado em 23 de janeiro de 2014 .
  16. ^ "Titelanzeige | Informationsgemeinschaft zur Feststellung der Verbreitung von Werbeträgern eV" www.ivw.de . Recuperado em 9 de janeiro de 2019 .
  17. ^ "Conteúdo pago läuft bei Bild und Welt" . Recuperado em 4 de maio de 2020 .
  18. ^ "Testphase abgeschlossen: Springers Magazin "Bild Politik" erscheint am 5. Juli vorerst zum letzten Mal" . media.de (em alemão). 2 de julho de 2019 . Recuperado em 16 de janeiro de 2020 .
  19. ^ a b c d e f Meaney, Thomas (17 de julho de 2020). "Bild, Merkel e as guerras culturais: a história interna do maior tablóide da Alemanha" . O Guardião . Recuperado em 17 de julho de 2020 .
  20. ^ Meyer, Michael (18 de janeiro de 2010). "Medienhetzer und Politgammler: Springer und die 68er" (em alemão). Deutschlandfunk . Recuperado em 24 de março de 2020 .
  21. ^ Ta Ta !: German Tabloid Strips Front Page of Daily Nude , Spiegel Online , 3 de setembro de 2012
  22. ^ a b Pidd, Helen (28 de fevereiro de 2011). "A revista Spiegel acusa o rival Bild de empurrar a Alemanha ainda mais para a direita" . O Guardião .
  23. ^ "O maior jornal da Alemanha para o presidente da China: Você está colocando em risco o mundo" .
  24. ^ "Помощник Алиева назвал немецкую газету Bild желтой прессой" (em russo). RIA Novosti . 22 de outubro de 2020 . Recuperado em 22 de outubro de 2020 .
  25. ^ "BILD" . Marca Z . Recuperado em 28 de novembro de 2018 .
  26. ^ ""Bild - unabhängig · überparteilich"? Die Wahlberichterstattung der erfolgreichsten Boulevardzeitung Deutschlands" . Recuperado em 28 de novembro de 2018 .
  27. ^ ""Bild"-Chefredaktion: Tanit Koch folgt auf Kai Diekmann" . Spiegel Online . 5 de novembro de 2015 . Recuperado em 27 de novembro de 2015 .
  28. ^ "O principal tablóide alemão 'Bild' recebe a primeira editora-chefe feminina" . Deutsche Welle . 5 de novembro de 2015 . Recuperado em 6 de junho de 2016 .
  29. ^ "Sex, Smut and Shock Bild Zeitung Rules Germany" . Der Spiegel . 25 de abril de 2006 . Recuperado em 26 de agosto de 2012 .
  30. ^ a b Böll, Heinrich (10 de janeiro de 1972). "Will Ulrike Gnade ou freies Geleit? Schriftsteller Heinrich Böll über die Baader-Meinhof-Gruppe und "Bild"" . Der Spiegel (em alemão) . Recuperado em 3 de fevereiro de 2016 .
  31. ^ Greenslade, Roy (9 de março de 2012). "Bild bane suas fotos de modelo de topless após 28 anos" . O Guardião .
  32. ^ a b Barfield, Tom (22 de janeiro de 2015). "Conheça as mulheres que lutam contra o sexismo dos tablóides alemães" . O Local (edição alemã) . Recuperado em 29 de janeiro de 2015 .
  33. ^ Greenslade, Roy (23 de janeiro de 2015). "No More Page 3 inspira campanha contra fotos de topless na Alemanha" . O Guardião . Recuperado em 29 de janeiro de 2015 .
  34. Hildebrand, Kathleen (30 de janeiro de 2015). "Kritik an Bild-Zeitung: Girls und Sexismus" . Süddeutsche Zeitung (em alemão). ISSN 0174-4917 . Recuperado em 20 de agosto de 2015 . 
  35. ^ Lunz, Kristina (6 de junho de 2015). "Der tägliche Herrenwitz. Mit Macht kommt Verantwortung – die "Bild"-Zeitung nutzt ihren medialen Einfluss trotzdem viel zu oft für sexistische Berichterstattung" . O Europeu. Das Debatten-Magazin. Debatten: Sexismus im Deutschland . Recuperado em 19 de agosto de 2015 .
  36. ^ "Sexismo na mídia e suas implicações violentas" . Recuperado em 20 de agosto de 2015 .
  37. ^ "Petition gegen Sexismus in der BILD" . andersundgleich . 16 de janeiro de 2015. Arquivado a partir do original em 17 de novembro de 2015 . Recuperado em 19 de agosto de 2015 .
  38. Young-Powell, Abby (12 de março de 2018). "O tablóide alemão Bild elogia o 'fim de uma era' ao lançar modelos de topless" . O Telégrafo Diário . Arquivado a partir do original em 12 de janeiro de 2022 . Recuperado em 17 de março de 2018 .
  39. ^ "A maior editora de jornais da Europa: 'Uma empresa de mídia falida é melhor do que uma financiada pelo governo'" . Spiegel Online . 5 de março de 2009.
  40. Benoit, Bertrand (25 de junho de 2015). "É hora dos elevadores sem porta da Alemanha seguirem em frente?" . Wall Street Journal . Recuperado em 26 de junho de 2015 .
  41. Dullroy, Joel (23 de janeiro de 2017). "Subindo: elevadores Paternoster sobreviventes de Berlim" . Blogfabrik .

Links externos [ editar ]