BBC Notícias

Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para navegação Pular para pesquisar

BBC Notícias
ModeloDepartamento da BBC
IndústriaMídia de transmissão
Fundado14 de novembro de 1922 ; 98 anos atrás ( 1922-11-14 )
Quartel generalBBC Television Center (1969–2013)
Broadcasting House (2012–),,
Área servida
Serviços específicos para o Reino Unido e resto do mundo
Pessoas chave
Fran Unsworth (diretora de notícias e assuntos atuais)
Mary Hockaday (chefe da redação)
Huw Edwards (apresentador principal)
ServiçosTransmissões de rádio, internet e televisão
Número de empregados
3.500 (2.000 jornalistas )
PaiBBC
Local na rede Internet

A BBC News é uma divisão operacional de negócios [1] da British Broadcasting Corporation (BBC) responsável pela coleta e transmissão de notícias e assuntos atuais. O departamento é a maior organização de notícias de transmissão do mundo e gera cerca de 120 horas de saída de rádio e televisão por dia, bem como cobertura de notícias online. [2] [3] O serviço mantém 50 agências de notícias estrangeiras com mais de 250 correspondentes em todo o mundo. [4] Fran Unsworth é diretor de notícias e assuntos atuais desde janeiro de 2018. [5] [6]

O orçamento anual do departamento é superior a £ 350 milhões; Possui 3.500 funcionários, 2.000 dos quais são jornalistas. [2] As divisões de notícias domésticas, globais e online da BBC News estão localizadas na maior redação ao vivo da Europa , na Broadcasting House, no centro de Londres. A cobertura parlamentar é produzida e transmitida de estúdios em Londres. Por meio da BBC English Regions , a BBC também possui centros regionais em toda a Inglaterra e centros de notícias nacionais na Irlanda do Norte , Escócia e País de Gales . Todas as nações e regiões inglesas produzem seus próprios programas de notícias locais e outros programas de esportes e assuntos atuais.

Em 2017, a BBC Índia foi proibida por um período de 5 anos de cobrir todos os parques nacionais e santuários da Índia . [7] Após a retirada da licença de transmissão da CGTN no Reino Unido em 4 de fevereiro de 2021 pela Ofcom , [8] a China proibiu a transmissão do BBC News na China. [9]

A BBC é uma corporação quase autônoma autorizada por carta real , o que a torna operacionalmente independente do governo, que não tem poder para nomear ou demitir seu diretor-geral e exige que ele relate com imparcialidade. No entanto, como acontece com todos os principais meios de comunicação, ele foi acusado de preconceito político de todo o espectro político, tanto no Reino Unido quanto no exterior.

História

Primeiros anos

Aqui é Londres chamando - 2LO chamando. Aqui está o primeiro boletim de notícias geral, com direitos autorais da Reuters , Press Association , Exchange Telegraph e Central News .

-  Abertura do programa de notícias da BBC durante a década de 1920 [10]

A British Broadcasting Company transmitiu seu primeiro boletim de rádio da estação de rádio 2LO em 14 de novembro de 1922. [11] Desejando evitar a competição, os editores de jornais persuadiram o governo a proibir a BBC de transmitir notícias antes das 19h00 e forçá-la a usar cópia do serviço de notícias em vez de relatar por conta própria. [10] A BBC gradualmente ganhou o direito de editar a cópia e, em 1934, criou sua própria operação de notícias. [12] No entanto, não podia transmitir notícias antes das 18h até a Segunda Guerra Mundial . [10] Além das notícias, os cinejornais da Gaumont British e Movietonetinha sido transmitido no serviço de TV desde 1936, com a BBC produzindo seu próprio programa de noticiário de televisão equivalente a partir de janeiro de 1948. [13] Um noticiário infantil semanal foi inaugurado em 23 de abril de 1950, para cerca de 350.000 receptores. [12] A rede começou a transmitir simultaneamente suas notícias de rádio na televisão em 1946, com uma imagem estática do Big Ben . [10] Os boletins televisionados começaram em 5 de julho de 1954, transmitidos de estúdios alugados no Alexandra Palace em Londres. [14] [ falha na verificação ]

O interesse do público pela televisão e eventos ao vivo foi estimulado pela coroação de Elizabeth II em 1953. Estima-se que até 27 milhões de pessoas [15] assistiram ao programa no Reino Unido, ultrapassando a audiência de 12 milhões de rádios pela primeira vez. [16] Essas imagens ao vivo foram enviadas de 21 câmeras no centro de Londres para Alexandra Palace para transmissão, e depois para outros transmissores do Reino Unido abertos a tempo para o evento. [17] Naquele ano, havia cerca de dois milhões de licenças de TV mantidas no Reino Unido , aumentando para mais de três milhões no ano seguinte, e quatro milhões e meio em 1955. [18]

1950

O noticiário de televisão, embora fisicamente separado de seu equivalente no rádio, ainda estava firmemente sob o controle do noticiário de rádio na década de 1950. Correspondentes forneceram reportagens para ambos os meios de comunicação, e o primeiro boletim televisionado, mostrado em 5 de julho de 1954 no então serviço de televisão da BBC e apresentado por Richard Baker , envolveu sua narração fora da tela enquanto as imagens eram mostradas. [19] Isso foi seguido pelo habitual Television Newsreel com um comentário gravado por John Snagge (e em outras ocasiões por Andrew Timothy ). [ citação necessária ]

Os leitores de notícias na tela foram introduzidos um ano depois, em 1955 - Kenneth Kendall (o primeiro a aparecer em visão), Robert Dougall e Richard Baker - três semanas antes do lançamento do ITN em 21 de setembro de 1955. [20]

A produção de televisão convencional começou a se mudar do Alexandra Palace em 1950 [21] para instalações maiores - principalmente no Lime Grove Studios em Shepherd's Bush , oeste de Londres - levando o Current Affairs (então conhecido como Talks Department) com ele. Foi a partir daqui que o primeiro Panorama , um novo programa de documentário, foi transmitido em 11 de novembro de 1953, com Richard Dimbleby tornando-se âncora em 1955. [22]

Em 1958, Hugh Carleton Greene tornou-se chefe de notícias e assuntos atuais. [23]

1960

Em 1 de janeiro de 1960, Greene tornou - se Diretor-Geral . [24] Greene fez mudanças com o objetivo de tornar a reportagem da BBC mais semelhante ao seu concorrente ITN, que tinha sido altamente avaliado por grupos de estudo mantidos por Greene. [25]

Uma redação foi criada no Alexandra Palace, repórteres de televisão foram recrutados e tiveram a oportunidade de escrever e exprimir seus próprios roteiros - sem ter que cobrir histórias para o rádio também. [ carece de fontes? ] .

Em 20 de junho de 1960, Nan Winton , a primeira apresentadora de notícias da rede BBC, apareceu em visão. [26] 19 de setembro de 1960 viu o início do programa de notícias de rádio e atualidades The Ten O'clock News . [27]

A BBC2 iniciou a transmissão em 20 de abril de 1964 e começou a transmitir um novo programa, Newsroom . [28]

The World at One , um programa de notícias da hora do almoço, começou em 4 de outubro de 1965 no então serviço doméstico, e um ano antes da News Review ter começado na televisão. A News Review era um resumo das notícias da semana, transmitido pela primeira vez no domingo, 26 de abril de 1964 [29] na BBC 2 e remontando ao Newsreel Review of the Week semanal, produzido a partir de 1951, para abrir a programação nas noites de domingo - a diferença é que esta encarnação tinha legendas para surdos e deficientes auditivos. Como esta foi a década antes da geração da legenda eletrônica, cada sobreposição ("super") teve que ser produzida em papel ou cartão, sincronizada manualmente com o estúdio e as imagens de notícias, gravado em fita durante a tarde e transmitido no início da noite. Assim, os domingos não eram mais um dia tranquilo para notícias no Alexandra Palace . O programa funcionou até a década de 1980 [30]  - então usando legendas eletrônicas, conhecidas como Anchor - para ser substituído pela legendagem Ceefax (um formato de teletexto semelhante ), e a assinatura de programas como See Hear (de 1981).

No domingo, 17 de setembro de 1967, The World This Weekend , um programa semanal de notícias e assuntos atuais, foi lançado no que era então Serviço ao Domicílio, mas que em breve seria a Rádio 4 .

Os preparativos para as cores começaram no outono de 1967 e na quinta-feira, 7 de março de 1968, a redação da BBC2 passou para o início da noite, tornando-se o primeiro programa de notícias do Reino Unido a ser transmitido em cores [31]  - do Studio A no Alexandra Palace. A News Review e o Westminster (o último uma revisão semanal dos acontecimentos parlamentares ) foram "coloridos" pouco depois.

No entanto, grande parte do material de inserção ainda estava em preto e branco, já que inicialmente apenas uma parte da cobertura do filme filmada em e ao redor de Londres estava em estoque de filme reverso colorido , e todas as contribuições regionais e internacionais ainda estavam em preto e branco. As instalações de cores do Alexandra Palace foram tecnicamente muito limitadas nos dezoito meses seguintes, já que tinha apenas uma máquina de videocassete RCA quadruplex colorida e, eventualmente, dois telecines coloridos Pye plumbicon - embora o serviço de notícias em cores tenha começado com apenas um.

Boletins nacionais em preto e branco na BBC 1 continuaram a se originar do Studio B nos dias de semana, junto com Town and Around , o programa regional de " exclusão " de Londres transmitido ao longo da década de 1960 (e o primeiro programa de notícias regional da BBC para o Sudeste), até começou a ser substituído por Nationwide de terça a quinta-feira do Lime Grove Studios no início de setembro de 1969. Town and Around nunca mudaria para o Television Centre - em vez disso, tornou-se London This Week, que foi ao ar apenas às segundas e sextas-feiras, do novo Estúdios TVC. [32]

O Television News mudou-se para o BBC Television Center em setembro de 1969.

A BBC transferiu a produção do Alexandra Palace em 1969. BBC Television News retomou as operações no dia seguinte com um boletim da hora do almoço na BBC1 - em preto e branco - do Television Centre, onde permaneceu até março de 2013. [ carece de fontes? ]

Essa mudança para um estúdio menor com melhores instalações técnicas permitiu que a Newsroom e a News Review substituíssem a retroprojeção por uma sobreposição de separação de cores . [ carece de fontes? ] Durante a década de 1960, a comunicação por satélite tornou-se possível; [33] no entanto, demorou alguns anos antes que a conversão de loja digital em linha fosse capaz de realizar o processo sem problemas. [ citação necessária ]

Década de 1970

Angela Rippon, retratada em 1983, tornou-se a primeira apresentadora de notícias do sexo feminino em 1975.

Em 14 de setembro de 1970, o primeiro Nine O'Clock News foi transmitido na televisão. Robert Dougall apresentou a primeira semana do estúdio N1 [34]  - descrito pelo The Guardian [35] como "uma espécie de célula acolchoada de poliestireno" [36] - o boletim foi movido desde o início de 20,50 em resposta às classificações alcançado por ITN's News at Ten , apresentado três anos antes no rival ITV. Richard Baker e Kenneth Kendall apresentaram as semanas subsequentes, ecoando assim os primeiros boletins de televisão de meados da década de 1950.

Angela Rippon se tornou a primeira apresentadora de notícias do sexo feminino do Nine O'Clock News em 1975. Seu trabalho fora das notícias era controverso na época, aparecendo no The Morecambe e Wise Christmas Show em 1976 cantando e dançando. [34]

A primeira edição do Newsround de John Craven , inicialmente planejada apenas como uma série curta e mais tarde renomeada apenas Newsround , veio do estúdio N3 em 4 de abril de 1972.

Os boletins de notícias da televisão da tarde, de meados ao final dos anos 1970, eram transmitidos pela própria redação da BBC, e não por um dos três estúdios de notícias. O locutor faria uma apresentação para a câmera sentado na beirada de uma mesa; atrás dele, os funcionários eram vistos trabalhando ativamente em suas mesas. Esse período correspondia a quando o Nine O'Clock News teve sua próxima reformulação e usaria um histórico de CSO da redação daquela mesma câmera todas as noites da semana.

Também em meados da década de 1970, o noticiário noturno na BBC2 foi brevemente renomeado para Newsnight , [37] mas este não duraria, ou seria o mesmo programa que conhecemos hoje - que seria lançado em 1980 - e logo reverteu para sendo apenas um resumo de notícias com as notícias da BBC2 do início da noite expandidas para se tornar Newsday .

As notícias no rádio mudariam na década de 1970, e na Radio 4 em particular, com a chegada do novo editor Peter Woon do noticiário da televisão e a implementação do relatório Broadcasting in the Seventies . Isso incluiu a introdução de correspondentes em boletins de notícias onde antes apenas um apresentador de notícias apresentaria, bem como a inclusão de conteúdo coletado no processo de preparação. Novos programas também foram adicionados à programação diária, PM e The World Tonight como parte do plano para a estação se tornar uma "rede totalmente de fala". [35] Newsbeat foi lançado como serviço de notícias na Radio 1 em 10 de setembro de 1973. [38]

Em 23 de setembro de 1974, foi lançado um sistema de teletexto que foi lançado para levar conteúdos noticiosos nas telas de televisão usando apenas texto. Os engenheiros começaram a desenvolver esse sistema para levar notícias aos surdos, mas o sistema foi expandido. O serviço Ceefax tornou-se muito mais diversificado antes de ser encerrado , a 23 de outubro de 2012: não só tinha legendagem para todos os canais, como também dava informações como meteorologia, horários de voos e críticas de filmes.

No final da década, a prática de filmar para inserções em noticiários estava em declínio, com a introdução da tecnologia ENG no Reino Unido. O equipamento se tornaria gradualmente menos pesado - as primeiras tentativas da BBC foram usando uma câmera colorida Philips com estação base de mochila e gravador portátil Sony U-matic separado na segunda metade da década.

1980

Em 1980, o cerco à embaixada iraniana foi baleado eletronicamente pela equipe de transmissão da BBC Television News Outside , e o trabalho da repórter Kate Adie , transmitindo ao vivo do Prince's Gate , foi indicado para cobertura atual do BAFTA, mas desta vez derrotado pelo ITN em 1980 prêmio. [39]

Newsnight , o programa de notícias e assuntos atuais, deveria ir ao ar em 23 de janeiro de 1980, embora divergências sindicais significassem que seu lançamento de Lime Grove fosse adiado por uma semana. [40] Em 27 de agosto de 1981, Moira Stuart se tornou a primeira locutora afro-caribenha a aparecer na televisão britânica.

Em 1982, a tecnologia ENG havia se tornado suficientemente confiável para Bernard Hesketh usar uma câmera Ikegami para cobrir a Guerra das Malvinas , cobertura pela qual ele ganhou o prêmio de " Câmera do Ano da Royal Television Society " [41] e uma indicação ao BAFTA [42] - a primeira vez que a BBC News confiou em uma câmera eletrônica, em vez de um filme, em uma zona de conflito. A BBC News ganhou o BAFTA por sua cobertura atual, [43] no entanto, o evento se tornou lembrado em termos de televisão pelas reportagens de Brian Hanrahan , onde ele cunhou a frase "Não estou autorizado a dizer quantos aviões se juntaram ao ataque, mas eu contei todos eles e eu contei todos eles de volta "[44] para contornar restrições, e que tem sido citado como um exemplo de boa reportagem sob pressão. [45]

O primeiro programa de televisão do café da manhã da BBC, Breakfast Time, também foi lançado durante a década de 1980, em 17 de janeiro de 1983 no Lime Grove Studio E e duas semanas antes de seu rival ITV , TV-am . Frank Bough , Selina Scott e Nick Ross ajudaram a despertar os espectadores com um estilo descontraído de apresentação. [46]

O Six O'Clock News foi ao ar pela primeira vez em 3 de setembro de 1984, eventualmente se tornando o programa de notícias mais assistido no Reino Unido (no entanto, desde 2006 foi ultrapassado pelo BBC News at Ten ). Em Outubro de 1984, as imagens de milhões de pessoas morrendo de fome na fome na Etiópia foram mostrados em Michael Buerk 's Six O'Clock News relatórios. [47] A equipe da BBC News foi a primeira a documentar a fome, com o relatório de Buerk em 23 de outubro descrevendo-a como "uma fome bíblica no século 20" e "a coisa mais próxima do inferno na Terra". [48] A reportagem da BBC News chocou a Grã-Bretanha, motivando seus cidadãos a inundar agências de ajuda humanitária, como Save the Children, com doações e para chamar a atenção global para a crise na Etiópia. [49] A notícia também foi assistida por Bob Geldof , que iria organizar o single de caridade " Do They Know It's Christmas? " Para arrecadar dinheiro para o combate à fome, seguido pelo show Live Aid em julho de 1985. [47]

A partir de 1981, a BBC deu um tema comum aos seus principais boletins de notícias com novos títulos eletrônicos - um conjunto de "listras" animadas por computador formando um círculo [50] em um fundo vermelho com um texto datilografado "BBC News" aparecendo abaixo dos gráficos do círculo , e uma melodia temática composta por metais e teclados. O Nine usou um número semelhante (listrado) 9. O fundo vermelho foi substituído por um azul de 1985 até 1987.

Em 1987, a BBC decidiu renomear seus boletins e estabelecer estilos individuais novamente para cada um com títulos e músicas diferentes, os boletins de fim de semana e feriados marcados em um estilo semelhante ao dos Nove , embora a introdução das "listras" continuasse a ser usado até 1989 em ocasiões em que um boletim de notícias foi exibido fora da ordem de execução da programação. [51]

Em 1987, John Birt ressuscitou a prática de correspondentes que trabalhavam para TV e rádio com a introdução do jornalismo bi-mídia, [52] .

Década de 1990

A redação combinada para televisão doméstica e rádio foi inaugurada no Television Centre em West London em 1998.

Durante a década de 1990, uma gama mais ampla de serviços começou a ser oferecida pela BBC News, com a divisão da BBC World Service Television para se tornar BBC World (notícias e assuntos atuais) e BBC Prime (entretenimento leve). O conteúdo de um canal de notícias 24 horas foi, portanto, necessário, seguido em 1997 com o lançamento do equivalente doméstico BBC News 24 . Em vez de definir boletins, relatórios e cobertura contínuos eram necessários para manter os dois canais funcionando e significava que uma maior ênfase no orçamento para ambos era necessária. Em 1998, após 66 anos na Broadcasting House, a operação da BBC Radio News mudou-se para o BBC Television Center . [53]

A nova tecnologia, fornecida pela Silicon Graphics , entrou em uso em 1993 para o relançamento dos principais boletins da BBC 1, criando um cenário virtual que parecia ser muito maior do que era fisicamente. O relançamento também trouxe todos os boletins para o mesmo estilo de conjunto, com apenas pequenas mudanças nas cores, títulos e música para diferenciar cada um. Uma escultura de vidro lapidado gerada por computador do brasão da BBC foi a peça central dos títulos dos programas até a reformulação da marca corporativa em grande escala dos serviços de notícias em 1999.

Em 1999, ocorreu o maior relançamento, com os boletins da BBC One, BBC World, BBC News 24 e BBC News Online, todos adotando um estilo comum. Uma das mudanças mais significativas foi a adoção gradual da imagem corporativa pelos programas de notícias regionais da BBC , dando um estilo comum aos telejornais locais, nacionais e internacionais da BBC. Isso também incluiu Newyddion , o principal programa de notícias do canal de língua galesa S4C , produzido pela BBC News Wales.

2000

Após o relançamento da BBC News em 1999, manchetes regionais foram incluídas no início dos boletins de notícias da BBC One em 2000. [54] As regiões inglesas, no entanto, perderam cinco minutos no final de seus boletins, devido a uma nova rodada de manchetes. às 18:55. [55] 2000 também viu o Nine O'Clock News mudado para o horário posterior às 22:00. [56] Isso foi em resposta ao ITN que tinha acabado de mudar seu popular programa News at Ten para as 23:00. [57] O ITN retornou brevemente o News at Ten, mas após avaliações ruins quando confronto com o Ten O'Clock News da BBC , o boletim do ITN foi movido para as 22h30, onde permaneceu até 14 de janeiro de 2008.

A aposentadoria em 2009 de Peter Sissons [58] e a saída de Michael Buerk do Ten O'Clock News [59] levaram a mudanças na equipe de apresentação do boletim da BBC One em 20 de janeiro de 2003. O Six O'Clock News tornou-se duplamente dirigido com George Alagiah e Sophie Raworth depois que Huw Edwards e Fiona Bruce se mudaram para apresentar o Ten . Um novo design de cenário com um cenário de redação fictício projetado foi introduzido, seguido em 16 de fevereiro de 2004 por novos títulos de programas para combinar com os da BBC News 24.

A BBC News 24 e a BBC World introduziram um novo estilo de apresentação em dezembro de 2003, que foi ligeiramente alterado em 5 de julho de 2004 para marcar os 50 anos da BBC Television News. [60] Os cargos individuais de editor do One and Six O'Clock News foram substituídos por um novo cargo diurno em novembro de 2005. Kevin Bakhurst se tornou o primeiro Controlador da BBC News 24, substituindo o cargo de editor. Amanda Farnsworth tornou-se editora diurna, enquanto Craig Oliver foi posteriormente nomeado editor do Ten O'Clock News . Os boletins também passaram a ser transmitidos simultaneamente com o News 24, como forma de agregar recursos.

Bulletins recebeu novos títulos e um novo design de cenário em maio de 2006, para permitir que Breakfast se mudasse para o estúdio principal pela primeira vez desde 1997. O novo conjunto apresentava telas de videowall da Barco com um plano de fundo do horizonte de Londres usado para boletins principais e originalmente uma imagem de nuvens cirros contra um céu azul no café da manhã . Posteriormente, foi substituído após as críticas dos telespectadores. [61] O estúdio tinha semelhanças com o ITV News produzido pelo ITN em 2004, embora o ITN use um estúdio virtual CSO em vez das telas reais da BBC News. Além disso, em maio foi lançado o World News Today, o primeiro boletim nacional com foco principalmente em notícias internacionais.

A BBC News tornou-se parte de um novo grupo de Jornalismo da BBC em novembro de 2006, como parte de uma reestruturação da BBC. A então diretora da BBC News, Helen Boaden, relatou ao então vice-diretor-geral e chefe do grupo de jornalismo, Mark Byford, até que ele foi despedido em 2010. [62]

Em 18 de outubro de 2007, Mark Thompson anunciou um plano de seis anos, Delivering Creative Future , fundindo o departamento de assuntos atuais da televisão em uma nova divisão de "Programas de Notícias". [63] [64] O anúncio de Thompson, em resposta a um déficit de £ 2 bilhões no financiamento, iria, disse ele, entregar "uma BBC menor, mas mais apta" na era digital, cortando sua folha de pagamento e, em 2013, vendendo o Television Center . [65]

As várias redações separadas para operações de televisão, rádio e online foram fundidas em uma única redação multimídia. A produção de programas nas redações foi reunida para formar um departamento de produção de programas de multimídia. O diretor do BBC World Service , Peter Horrocks, disse que as mudanças alcançariam eficiência em um momento de corte de custos na BBC. Em seu blog, ele escreveu que usar os mesmos recursos nas várias mídias de transmissão significava que menos histórias poderiam ser cobertas ou, ao seguir mais histórias, haveria menos maneiras de transmiti-las. [66]

Um novo sistema de exibição de gráficos e vídeo foi introduzido para a produção de boletins de televisão em janeiro de 2007. Isso coincidiu com uma nova estrutura para os boletins da BBC World News, os editores favorecendo uma seção dedicada à análise das notícias relatadas.

O primeiro novo boletim da BBC News desde o Six O'Clock News foi anunciado em julho de 2007 após um teste bem-sucedido em Midlands. [67] O resumo, com duração de 90 segundos, foi transmitido às 20:00 nos dias de semana desde dezembro de 2007 e tem semelhanças com 60 Seconds na BBC Three , mas também inclui manchetes de várias regiões da BBC e um resumo do tempo.

Como parte de um programa de corte de custos de longo prazo, os boletins foram renomeados para BBC News at One , Six e Ten, respectivamente, em abril de 2008, enquanto a BBC News 24 foi renomeada para BBC News e mudou para o mesmo estúdio que os boletins do BBC Television Center. [68] [69] BBC World foi renomeado como BBC World News e os programas de notícias regionais também foram atualizados com o novo estilo de apresentação, projetado por Lambie-Nairn . [70]

2008 também viu a tri-mídia introduzida na TV, rádio e online. [71]

A mudança do estúdio também significou que o Studio N9, anteriormente usado para a BBC World, foi fechado e as operações mudadas para o estúdio anterior da BBC News 24. O Studio N9 foi posteriormente reformado para se adequar à nova marca e foi usado para as eleições locais da BBC no Reino Unido e cobertura das eleições europeias no início de junho de 2009.

2010s

A nova redação da Broadcasting House

Uma revisão da estratégia da BBC em março de 2010 confirmou que ter "o melhor jornalismo do mundo" formaria uma das cinco políticas editoriais principais, como parte das mudanças sujeitas a consulta pública e aprovação do BBC Trust . [72]

Após um período de suspensão no final de 2012, Helen Boaden deixou de ser diretora da BBC News. [73] Em 16 de abril de 2013, o novo diretor-geral da BBC , Tony Hall, nomeou James Harding , um ex-editor do jornal The Times de Londres, como diretor de notícias e assuntos atuais. [5]

De agosto de 2012 a março de 2013, todas as operações de notícias foram transferidas do Television Center para as novas instalações na remodelada e ampliada Broadcasting House , em Portland Place . A mudança começou em outubro de 2012 e também incluiu o BBC World Service, que se mudou de Bush House após o término do contrato de arrendamento da BBC. Esta nova extensão para o norte e leste, conhecida como "New Broadcasting House", inclui vários novos estúdios de rádio e televisão de última geração centrados em torno de um átrio de 11 andares. [74] A mudança começou com o programa doméstico The Andrew Marr Show em 2 de setembro de 2012 e concluiu com a mudança do canal BBC News e boletins de notícias nacionais em 18 de março de 2013. [75][76] [77] A redação abriga todos os boletins e programas nacionais na televisão e no rádio, bem como asredes de rádio internacionais do Serviço Mundial da BBC e ocanal de televisão internacional BBC World News .

2020s

Em janeiro de 2020, a BBC anunciou uma meta de economia da BBC News de £ 80 milhões por ano até 2022, envolvendo cerca de 450 reduções de pessoal dos atuais 6.000. O diretor de notícias e assuntos atuais da BBC, Fran Unsworth, disse que haveria mais movimentos em direção à transmissão digital, em parte para atrair de volta uma audiência jovem, e mais agrupamento de repórteres para impedir que equipes separadas cobrissem as mesmas notícias. [78] [79] Outras 70 reduções de pessoal foram anunciadas em julho de 2020. [80]

Media Broadcasting

Televisão

Helicóptero da BBC News em uso sobre Londres

A BBC News é responsável pelos programas de notícias e conteúdo documental nos canais de televisão gerais da BBC, bem como pela cobertura de notícias no Canal BBC News no Reino Unido, e 22 horas de programação para o canal internacional BBC World News da corporação . [ carece de fontes? ] A cobertura para o Parlamento da BBC é realizada em nome da BBC no Millbank Studios, embora a BBC News forneça conteúdo editorial e jornalístico. [ carece de fontes? ] O conteúdo da BBC News também é produzido nos serviços de televisão digital interativa da BBC sob a marca BBC Red Button , e até 2012, no teletexto Ceefax sistema. [81]

A música em todos os programas de notícias da televisão da BBC foi introduzida em 1999 e composta por David Lowe . [82] Foi parte do re-branding que começou em 1999 e apresenta ' BBC Pips '. [83] O tema geral foi usado em boletins da BBC One , News 24, BBC World e programas de notícias locais nas Nações e Regiões da BBC . [83] Lowe também foi responsável pela música no Newsbeat da Radio One . [83] O tema sofreu várias mudanças desde 1999, a última em março de 2013. [82]

O canal de notícias BBC Arabic Television foi lançado em 11 de março de 2008, [84] um canal em língua persa seguido em 14 de janeiro de 2009, [85] transmitindo da ala Peel da Broadcasting House; ambos incluem notícias, análises, entrevistas, esportes e programas altamente culturais e são administrados pelo BBC World Service e financiados por um subsídio do Ministério das Relações Exteriores britânico (e não pela licença da televisão ). [86]

Rádio

A BBC Radio News produz boletins para as estações de rádio nacionais da BBC e fornece conteúdo para as estações de rádio locais da BBC através do General News Service (GNS), um serviço de distribuição de notícias interno da BBC [87] . A BBC News não produz os boletins de notícias regionais da BBC, que são produzidos individualmente pelas próprias nações e regiões da BBC. O BBC World Service transmite para cerca de 150 milhões de pessoas em inglês, bem como em 27 idiomas em todo o mundo. [88] BBC Radio News é um patrono da Radio Academy . [89]

Online

BBC News Online é o site de notícias da BBC. Lançado em novembro de 1997, é um dos sites de notícias mais populares do Reino Unido, alcançando mais de um quarto dos usuários da Internet do Reino Unido e em todo o mundo, com cerca de 14 milhões de leitores globais todos os meses. [90] O site contém cobertura de notícias internacionais, bem como notícias de entretenimento, esporte, ciência e política. [91]

Aplicativos móveis para sistemas Android , iOS e Windows Phone foram fornecidos desde 2010. [92]

Muitos programas de televisão e rádio também estão disponíveis para visualização nos serviços BBC iPlayer e BBC Sounds . O canal BBC News também está disponível para exibição 24 horas por dia, enquanto videoclipes e clipes de rádio também estão disponíveis em artigos de notícias online. [93]

Em outubro de 2019, a BBC News Online lançou um espelho na rede de anonimato da dark web Tor em um esforço para contornar a censura. [94] [95] [96]

Opiniões

Independência política e comercial

A BBC é obrigada por sua carta a estar livre de influência política e comercial e responde apenas a seus telespectadores e ouvintes. Essa objetividade política às vezes é questionada. Por exemplo, The Daily Telegraph (3 de agosto de 2005) publicou uma carta do desertor da KGB Oleg Gordievsky , referindo-se a ele como "O Serviço Vermelho". Livros foram escritos sobre o assunto, incluindo obras anti-BBC como Truth Betrayed de WJ West e The Truth Twisters de Richard Deacon. A BBC foi acusada de parcialidade por parlamentares conservadores. [97]

As Diretrizes Editoriais da BBC sobre Política e Políticas Públicas afirmam que embora "as vozes e opiniões dos partidos de oposição devam ser rotineiramente transmitidas e desafiadas", "o governo do dia será frequentemente a principal fonte de notícias". [98]

A BBC é regularmente acusada pelo governo do dia de parcialidade a favor da oposição e, pela oposição, de parcialidade a favor do governo. Da mesma forma, em tempos de guerra, a BBC é frequentemente acusada pelo governo do Reino Unido, ou por fortes apoiadores das campanhas militares britânicas, de ser excessivamente simpática à visão do inimigo. Uma edição do Newsnight no início da Guerra das Malvinas em 1982 foi descrita como "quase traiçoeira" por John Page , MP, que se opôs a Peter Snow dizendo "se acreditarmos nos britânicos". [99]

Durante a primeira Guerra do Golfo , os críticos da BBC passaram a usar o nome satírico de "Baghdad Broadcasting Corporation". [100] Durante a Guerra do Kosovo , a BBC foi rotulada de "Belgrade Broadcasting Corporation" (sugerindo favoritismo ao governo da Iugoslávia sobre rebeldes albaneses étnicos ) pelos ministros britânicos, [100] embora Slobodan Milosević (então presidente da RFJ) alegou que a BBC a cobertura foi tendenciosa contra sua nação. [101]

Por outro lado, alguns daqueles que se autodenominam antiestablishment no Reino Unido ou que se opõem a guerras estrangeiras acusaram a BBC de preconceito pró-establishment ou de se recusar a dar vazão a vozes "anti-guerra". Após a invasão do Iraque em 2003, um estudo da Escola de Jornalismo da Universidade de Cardiff sobre o relato da guerra descobriu que nove entre 10 referências a armas de destruição em massa durante a guerra presumiam que o Iraque as possuía, e apenas uma em dez questionou isso suposição. Também descobriu que, entre as principais emissoras britânicas que cobriam a guerra, a BBC era a mais provável de usar o governo e os militares britânicos como fonte. Também era menos provável que usasse fontes independentes, como a Cruz Vermelha, que eram mais críticas à guerra. Quando se trata de relatar as vítimas iraquianas,o estudo encontrou menos reportagens na BBC do que nos outros três canais principais. O autor do relatório,Justin Lewis , escreveu "Longe de revelar uma BBC anti-guerra, nossas descobertas tendem a dar crédito àqueles que criticaram a BBC por ser muito simpática ao governo em sua cobertura de guerra. De qualquer forma, é claro que a acusação da BBC anti - o viés de guerra não resiste a qualquer análise séria ou sustentada. " [102]

Nomeações proeminentes na BBC são constantemente avaliadas pela mídia britânica e pelo sistema político em busca de sinais de preconceito político. A nomeação de Greg Dyke como Diretor-Geral foi destacada por fontes da imprensa porque Dyke era membro do Partido Trabalhista e ex-ativista, além de amigo de Tony Blair . O ex-editor político da BBC, Nick Robinson , foi há alguns anos presidente do Young Conservatives e, como resultado, atraiu críticas informais do antigo governo trabalhista, mas seu antecessor Andrew Marr enfrentou reivindicações semelhantes da direita porque era editor do The Independent , um jornal de tendência liberal, antes de sua nomeação em 2000.

Mark Thompson , ex-diretor-geral da BBC, admitiu que a organização foi tendenciosa "para a esquerda" no passado. Ele disse: "Na BBC que ingressei há 30 anos, havia, em grande parte dos assuntos atuais, em termos de política pessoal das pessoas, que eram bastante vocais, um viés massivo para a esquerda". [103] Ele então acrescentou: "A organização lutava na época com a imparcialidade. Agora é uma geração completamente diferente. Há muito menos tribalismo aberto entre os jovens jornalistas que trabalham para a BBC."

O historiador Mark Curtis descobriu que as notícias da BBC se assemelham a um "órgão de propaganda estatal direto" que fornece "apoio crítico para a promoção da política externa da elite [britânica e ocidental]", como a guerra de agressão de 2003 contra o Iraque. Ele diz que esse nacionalismo militante "nem mesmo é sutil" e, citando a Universidade de Glasgow, diz que a BBC News é um exemplo de "produção manufaturada de ideologia". [104]

Desde o rescaldo do referendo da UE, alguns críticos acusaram a BBC de ser tendenciosa a favor de deixar a UE. Por exemplo, em 2018, a BBC recebeu muitas reclamações de Remainers que contestaram a BBC não cobrindo suficientemente as marchas anti-Brexit, embora dando a eventos de menor escala hospedados pelo ex-líder do UKIP Nigel Farage mais tempo no ar. [105] Tal preconceito também foi expresso por gente como Andrew Adonis, seu colega trabalhista, que pensava que a BBC 'nem mesmo percebe isso'. [106] Por outro lado, uma pesquisa divulgada pelo YouGov mostra que 45% dos eleitores deixados pensam que a BBC é 'ativamente anti-Brexit' em comparação com 13% dos mesmos tipos de eleitores que pensam que a BBC é pró-Brexit. [107]

Índia

Em 2008, a BBC Hindi foi criticada por alguns veículos indianos por se referir aos terroristas que realizaram os ataques de novembro de 2008 em Mumbai como "homens armados". [108] [109] A resposta a isso adicionado às críticas anteriores de alguns comentaristas indianos, sugerindo que a BBC pode ter um viés indofóbico . [110] Em março de 2015, a BBC Hindi foi criticada por exibir um documentário entrevistando um dos estupradores na Índia. Apesar da proibição ordenada pelo tribunal superior indiano, a BBC ainda transmitiu o documentário. [111]

Hutton Inquiry

A BBC News estava no centro de uma controvérsia política após a invasão do Iraque em 2003 . Três relatórios da BBC News (de Andrew Gilligan no Today , Gavin Hewitt no The Ten O'Clock News e outro no Newsnight ) citavam uma fonte anônima que afirmou que o governo britânico (particularmente o gabinete do primeiro-ministro) embelezou o Dossiê de setembro com exageros enganosos das capacidades das armas de destruição em massa do Iraque . O governo denunciou as reportagens e acusou a corporação de jornalismo pobre.

Nas semanas seguintes, a corporação manteve o relatório, dizendo que ele tinha uma fonte confiável. Após intensa especulação da mídia, David Kelly foi citado pela imprensa como a fonte da história de Gilligan em 9 de julho de 2003. Kelly foi encontrado morto, por suicídio, em um campo perto de sua casa no início de 18 de julho. Um inquérito liderado por Lord Hutton foi anunciado pelo governo britânico no dia seguinte para investigar as circunstâncias que levaram à morte de Kelly, concluindo que "Dr. Kelly tirou a própria vida". [112]

Em seu relatório de 28 de janeiro de 2004, Lord Hutton concluiu que a acusação original de Gilligan era "infundada" e que os processos editoriais e administrativos da BBC eram "defeituosos". Em particular, criticou especificamente a cadeia de gestão que levou a BBC a defender sua história. O diretor de notícias da BBC, Richard Sambrook , disse o relatório, aceitou a palavra de Gilligan de que sua história era precisa, apesar de suas anotações estarem incompletas. Davies disse então ao Conselho de Governadores da BBC que estava feliz com a história e disse ao primeiro-ministro que um inquérito interno satisfatório havia ocorrido. O Conselho de Governadores, sob a orientação do presidente, Gavyn Davies , aceitou que mais investigações das queixas do governo eram desnecessárias.

Por causa das críticas no relatório Hutton, Davies renunciou no dia da publicação. A BBC News enfrentou um teste importante, relatando sobre si mesma com a publicação do relatório, mas por consentimento comum (do Conselho de Governadores) administrou isso "de forma independente, imparcial e honesta". [113] A renúncia de Davies foi seguida pela renúncia do diretor-geral , Greg Dyke , no dia seguinte, e pela renúncia de Gilligan em 30 de janeiro. Embora sem dúvida uma experiência traumática para a empresa, uma pesquisa da ICM em abril de 2003 indicou que ela havia sustentado sua posição como o melhor e mais confiável provedor de notícias. [114]

Conflito israelense-palestino

A BBC tem enfrentado acusações de ter preconceitos anti- Israel e anti- Palestina .

Douglas Davis, o correspondente de Londres do The Jerusalem Post , descreveu a cobertura da BBC do conflito árabe-israelense como "um retrato implacável e unidimensional de Israel como um estado demoníaco e criminoso e os israelenses como opressores brutais [que] carregam todos os marcas de uma campanha combinada de difamação que, intencionalmente ou não, tem o efeito de deslegitimar o estado judeu e bombear oxigênio para um velho ódio europeu escuro que não ousou pronunciar seu nome durante o último meio século. " [115] No entanto, dois grandes estudos independentes, um conduzido pela Universidade de Loughborough e o outro pelo Grupo de Mídia da Universidade de Glasgow concluíram que as perspectivas israelenses têm maior cobertura. [116] [117]

Os críticos da BBC argumentam que o Balen Report prova um preconceito sistemático contra Israel na programação das manchetes. O Daily Mail e o The Daily Telegraph criticaram a BBC por gastar centenas de milhares de libras dos contribuintes britânicos para impedir que o relatório fosse divulgado ao público. [118] [119]

Jeremy Bowen , o Editor do Oriente Médio para as notícias mundiais da BBC, foi apontado especificamente para preconceito pela BBC Trust, que concluiu que ele violou as "diretrizes da BBC sobre precisão e imparcialidade." [120]

Um painel independente nomeado pela BBC Trust foi estabelecido em 2006 para revisar a imparcialidade da cobertura da BBC do conflito israelense-palestino . [121] A avaliação do painel foi que "além dos lapsos individuais, havia pouco a sugerir um viés deliberado ou sistemático". Embora observando um "compromisso de ser justo, preciso e imparcial" e elogiando grande parte da cobertura da BBC, o painel independente concluiu "que a produção da BBC não fornece um relato completo e justo do conflito. Em alguns aspectos, o quadro é incompleto e, de nesse sentido, enganoso. " Ele observa que, "o fracasso em transmitir adequadamente a disparidade na experiência israelense e palestina, [reflete] o fato de que um lado está no controle e o outro vive sob ocupação ”.

Escrevendo no Financial Times , Philip Stephens , um dos painelistas, acusou mais tarde o diretor-geral da BBC, Mark Thompson, de deturpar as conclusões do painel. Ele opinou ainda: "Minha sensação é que o noticiário da BBC também perdeu um compromisso outrora rígido com a objetividade e um respeito necessário pelo processo democrático. Se eu estiver certo, a BBC também está perdida". [122] Mark Thompson publicou uma refutação no FT no dia seguinte. [123]

A descrição de um correspondente da BBC relatando o funeral de Yassir Arafat de que ela havia ficado com lágrimas nos olhos levou a outras questões de imparcialidade, particularmente de Martin Walker [124] em um artigo de opinião de um convidado do The Times , que escolheu o aparente caso de Fayad Abu Shamala, o correspondente do Serviço Árabe da BBC , que disse em um comício do Hamas em 6 de maio de 2001, que os jornalistas em Gaza estavam "travando a campanha ombro a ombro, juntamente com o povo palestino". [124]

Walker argumenta que o inquérito independente foi falho por duas razões. Em primeiro lugar, porque o período de tempo durante o qual foi conduzido (agosto de 2005 a janeiro de 2006) cercou a retirada israelense de Gaza e o derrame de Ariel Sharon , que produziu uma cobertura mais positiva do que o normal. Além disso, escreveu ele, a investigação apenas analisou a cobertura doméstica da BBC e excluiu a produção do BBC World Service e da BBC World. [124]

Tom Gross acusou a BBC de glorificar os homens-bomba do Hamas e condenou sua política de convidar pessoas como Jenny Tonge e Tom Paulin, que compararam os soldados israelenses aos nazistas . Escrevendo para a BBC, Paulin disse que os soldados israelenses deveriam ser "mortos a tiros" como as SS de Hitler , e disse que podia "entender como se sentem os homens-bomba". [ carece de fontes? ] De acordo com Gross, Paulin e Tonge continuam a ser convidados como convidados regulares, e estão entre os contribuintes mais frequentes para seu programa de artes mais exibido. [125]

A BBC também enfrentou críticas por não ter transmitido um apelo de ajuda do Disasters Emergency Committee para palestinos que sofreram em Gaza durante a guerra de 22 dias no final de 2008 / início de 2009. A maioria das outras grandes emissoras do Reino Unido transmitiu esse apelo, mas a rival Sky News não o fez. [ citação necessária ]

A jornalista britânica Julie Burchill acusou a BBC de criar um "clima de medo" para os judeus britânicos por causa de sua "cobertura excessiva" de Israel em comparação com outras nações. [126]

Parceiros

A BBC e a ABC compartilham segmentos de vídeo e repórteres conforme necessário na produção de seus noticiários. com a BBC mostrando ABC World News Tonight com David Muir no Reino Unido. No entanto, em julho de 2017, a BBC anunciou uma nova parceria com a CBS News que permite que ambas as organizações compartilhem vídeo, conteúdo editorial e recursos adicionais de coleta de notícias em Nova York, Londres, Washington e em todo o mundo. [127]

A BBC News assina serviços de notícias de agências internacionais líderes, incluindo PA Media (anteriormente Press Association), Reuters e Agence France-Presse . Em abril de 2017, a BBC abandonou a Associated Press em favor de um serviço aprimorado da AFP. [128]

A visão de governos estrangeiros

Os repórteres e as transmissões da BBC News estão agora e no passado foram proibidos em vários países, principalmente por relatar o que era desfavorável ao governo no poder. Por exemplo, correspondentes foram proibidos pelo antigo regime de apartheid da África do Sul. A BBC foi proibida no Zimbábue sob Mugabe [129] por oito anos como uma organização terrorista até ser autorizada a operar novamente mais de um ano após as eleições de 2008 . [130]

A BBC foi proibida na Birmânia (oficialmente em Mianmar ) após sua cobertura e comentários sobre protestos antigovernamentais em setembro de 2007. A proibição foi suspensa quatro anos depois, em setembro de 2011. Outros casos incluíram Uzbequistão , [131] China, [132] e Paquistão . [133] A versão persa do site de notícias online da BBC foi bloqueada da Internet iraniana em 2006. [134] O site da BBC News foi disponibilizado na China novamente em março de 2008, [135] mas em outubro de 2014 , foi bloqueado novamente. [136]

Em junho de 2015, o governo de Ruanda proibiu por tempo indeterminado as transmissões da BBC após a exibição de um polêmico documentário sobre o genocídio de Ruanda em 1994 , Ruanda's Untold Story , transmitido pela BBC2 em 1 de outubro de 2014. O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido reconheceu "o dano causado em Ruanda por algumas partes do documentário ". [137]

Em fevereiro de 2017, repórteres da BBC (bem como do Daily Mail , The New York Times , Politico , CNN e outros) tiveram o acesso negado a um briefing da Casa Branca dos Estados Unidos. [138]

Veja também

Referências

  1. ^ "Gerência sênior do grupo de notícias" . BBC. Dezembro de 2014. Arquivado do original em 30 de dezembro de 2016 . Retirado em 21 de dezembro de 2014 .
  2. ^ a b Boaden, Helen (18 de novembro de 2004). "NewsWatch - Sobre a BBC News - Esta é a BBC News" . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  3. ^ "Conteúdo" . Arquivado do original em 27 de fevereiro de 2007 . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  4. ^ Herbert J, John (11 de fevereiro de 2013). Praticando jornalismo global: explorando questões de reportagem em todo o mundo . 11 de fevereiro de 2011 . CRC Press, Capítulo 1, Página 24. ISBN 9781136029868. Retirado em 6 de março de 2015 .
  5. ^ a b O ex-editor dos tempos James Harding para ser o chefe da notícia na BBC , Gordon MacMillan, MediaWeek, Londres, 16 de abril de 2013 . Recuperado em: 16 de abril de 2013.
  6. ^ "BBC indica o próximo chefe de notícias" . BBC News . 15 de dezembro de 2017.
  7. ^ "Filme de Kaziranga: BBC banido por 5 anos de todos os parques nacionais, santuários" . The Indian Express . 15 de abril de 2017 . Página visitada em 18 de abril de 2021 .
  8. ^ "Ofcom revoga a licença britânica da emissora chinesa CGTN" . BBC News . 4 de fevereiro de 2021 . Retirado em 4 de fevereiro de 2021 .
  9. ^ China proíbe BBC News depois que o Reino Unido retira a licença da CGTN
  10. ^ a b c d Crisell, Andrew (1997). Uma história introdutória da radiodifusão britânica . Routledge. pp.  15 , 26-27, 92. ISBN 0-415-12802-1.
  11. ^ Burke, professor de história cultural e membro do Emmanuel College Peter; Briggs, Asa; Burke, Peter (29 de julho de 2005). A Social History of the Media: From Gutenberg to the Internet . Polity. ISBN 978-0-7456-3511-8.
  12. ^ a b "marcos miliários da tevê britânica dos anos 1950" . Arquivado do original em 27 de abril de 2007 . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  13. ^ Moore, Martin (outubro de 2004). "O desenvolvimento da comunicação entre o governo, a mídia e o povo na Grã-Bretanha, 1945-51" (PDF) . A London School of Economics and Political Science . Página visitada em 31 de maio de 2020 .
  14. ^ "Alexandra Palace - A History of the Palace" . Arquivado do original em 4 de abril de 2007 . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  15. ^ "Datas do marco da TV britânica" . Arquivado do original em 6 de maio de 2007 . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  16. ^ "Chronomedia: 1953" . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  17. ^ "1950" . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  18. ^ Owens, Edward (2019). " ' Desta vez eu estava LÁ participando ' ".'Desta vez eu estava LÁ participando': a transmissão televisiva da coroação de 1953 . The Family Firm: monarquia, meios de comunicação de massa e o público britânico, 1932-53 . University of London Press. pp. 331–372. ISBN 978-1-909646-94-0. JSTOR  j.ctvkjb3sr.12 .
  19. ^ "A BBC realiza uma cirurgia interna dolorosa" . The Economist . ISSN 0013-0613 . Página visitada em 31 de maio de 2020 . 
  20. ^ "Obituário: Kenneth Kendall, locutor e apresentador" . www.scotsman.com . Página visitada em 31 de maio de 2020 .
  21. ^ "Chronomedia: 1950" . Arquivado do original em 16 de outubro de 2007 . Página visitada em 8 de outubro de 2007 .
  22. ^ "Em imagens: Past Faces of Panorama" . BBC News . Página visitada em 9 de abril de 2010 .
  23. ^ Chignell, Hugh (2 de setembro de 2011). Rádio Pública: Palestras, Notícias e Atualidades no Século XX . Palgrave Macmillan. ISBN 978-0-230-24739-0.
  24. ^ Apertado, Malcolm (2012). Educação para adultos . Routledge. ISBN 978-0-415-68517-7.
  25. ^ Chignell, Hugh (2011). “A Reinvenção do Rádio - Anos 1960”. Em Chignell, Hugh (ed.). Rádio de emissão pública . Rádio Pública: Palestras, Notícias e Atualidades no Século XX . Palgrave Macmillan UK. pp. 80–100. doi : 10.1057 / 9780230346451_5 . ISBN 978-0-230-34645-1.
  26. ^ "Nan Winton, a primeira mulher a ler o noticiário nacional na televisão BBC" . The Independent . 30 de maio de 2019 . Página visitada em 31 de maio de 2020 .
  27. ^ Chignell, Hugh (2 de setembro de 2011). Rádio Pública: Palestras, Notícias e Atualidades no Século XX . Palgrave Macmillan. ISBN 978-0-230-24739-0.
  28. ^ "House of Lords - Communications - Minutes of Evidence" . publicações.parlamentação.uk . Página visitada em 31 de maio de 2020 .
  29. ^ "Chronomedia: 1964" . Arquivado do original em 3 de março de 2007 . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  30. ^ "TV Ark: BBC News" . Arquivado do original em 16 de maio de 2007 . Página visitada em 16 de agosto de 2007 .
  31. ^ História da BBC - página 5 das datas principais Arquivado em 24 de abril de 2009 na Wayback Machine BBC Heritage 1960s.
  32. ^ London This Week começou no início de 1969 como um "opt out" uma vez por semana, substituindo a edição Friday da Town and Around "TV & Radio Bits: BBC South East: History" . Página visitada em 21 de junho de 2007 .[ link morto ]
  33. ^ "História da TV britânica - Primeiros relés de satélite de / para a Grã-Bretanha" . Arquivado do original em 10 de maio de 2011. Década de 60 e 70, história da TV britânica
  34. ^ a b "Sobre as notícias das dez horas" . BBC News . 17 de janeiro de 2003 . Página visitada em 15 de agosto de 2007 .
  35. ^ a b "Sobre BBC NEWS - Cronograma de eventos - 1970" . BBC News . Página visitada em 25 de agosto de 2007 .
  36. ^ "Northern Echo: Archive" . Arquivado do original em 29 de setembro de 2007 . Página visitada em 17 de agosto de 2007 . - Robert Dougall foi ainda menos lisonjeiro sobre o primeiro conjunto, e é citado como tendo dito que a telha era "cinza e lavatorial" 1970 Vozes do campo junto com "uma coisa enorme redonda" no fundo - referindo-se ao novo logotipo giratório do mostrador do relógio e tela CSO. Newswatch, BBC.
  37. ^ "The TV Room +" . Arquivado do original em 4 de fevereiro de 2013 . Página visitada em 5 de abril de 2009 .
  38. ^ História da BBC - datas importantes página 4 BBC Heritage 1970s.
  39. ^ BAFTA premia a Academia Britânica de Cinema e Televisão em 1981 .
  40. ^ "Sobre BBC NEWS - Linha do tempo de eventos - 1980" . BBC News . Página visitada em 25 de agosto de 2007 .
  41. ^ "RTS Hall of Fame - página 46" (PDF) . Arquivado do original (PDF) em 24 de setembro de 2006 . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  42. ^ BAFTA 1981 prêmios British Academy of Film and Television Arts .
  43. ^ BAFTA 1982 - página 10 British Academy of Film and Television Arts (PDF).
  44. ^ Barnes, Julian (25 de fevereiro de 2002), "A pior guerra relatada desde a Crimeia" , The Guardian .
  45. ^ Media & War - Museu Imperial da Guerra do Conflito das Malvinas .
  46. ^ "BBC neste dia - 17 de janeiro. 1983: BBC acorda com a TV matinal" . BBC News . 17 de janeiro de 1983 . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  47. ^ a b "Live Aid: O show que abalou o mundo" . BBC. Obtido em 7 de janeiro de 2018
  48. ^ "Higgins maravilha-se com a mudança na província de Tigray, na Etiópia" . The Irish Times. 7 de janeiro de 2018.
  49. ^ "Live Aid: Contra todas as probabilidades: Episódio 1" . BBC. 7 de janeiro de 2018.
  50. ^ O círculo tem sido um tema recorrente do logotipo da BBC1 desde o início do Nine em 1970, visto que foi pensado para se encaixar perfeitamente com o identificador de globo da BBC 1 de longa duração e o mostrador do relógio que normalmente precede as transmissões de notícias. Usada até 1986, a versão de notícias com fio era conhecida como ANT (Animated News Titles) BBCEng.info e este novo logotipo foi desenhado ao vivo - acionado por um tom de áudio na faixa dois da fita de áudio mono de quarto de polegada de duas faixas de abertura música título para garantir a sincronização - e também produziu o "venetian blind" wipe para a história de abertura.
  51. ^ "TV Ark: BBC News Report: Zeebrugge ferry desastre de 6 de março de 1987" . Arquivado do original em 29 de setembro de 2007 . Página visitada em 1 de outubro de 2007 .
  52. ^ Forgan, Liz (17 de outubro de 2000). "Comentário: Liz Forgan na rádio BBC em White City" . The Guardian . ISSN 0261-3077 . Página visitada em 31 de maio de 2020 . 
  53. ^ "BBC NEWS - Nova era para as notícias de rádio da BBC" . BBC News . 26 de junho de 1998 . Página visitada em 18 de agosto de 2007 .
  54. ^ "BBC One London - 1 de janeiro de 2000 - BBC Genome" . genome.ch.bbc.co.uk . Retirado em 8 de março de 2021 .
  55. ^ Kevin, Deirdre. "Instantâneo: televisão regional e local no Reino Unido" (PDF) . www.vau.net .
  56. ^ McQueen, David. "Uma marca muito conscienciosa: um estudo de caso da série de assuntos atuais da BBC, Panorama" (PDF) . www.core.ac.uk .
  57. ^ "Movimento de notícias da BBC 'para declínio ' " . 15 de outubro de 2001 . Retirado em 8 de março de 2021 .
  58. ^ "Lembrando Peter Sissons, o apresentador de notícias da TV com autoridade inabalável na tela" . The Independent . 17 de outubro de 2019 . Retirado em 8 de março de 2021 .
  59. ^ "Buerk sai da BBC Ten o'Clock News" . o Guardião . 7 de junho de 2002 . Retirado em 8 de março de 2021 .
  60. ^ Ouvido, Chris (5 de julho de 2004). “Cinqüenta anos de notícias na TV” . BBC News . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  61. ^ "Novo visual do café da manhã" . BBC News . 5 de junho de 2006 . Página visitada em 3 de abril de 2007 .
  62. ^ Mark Byford da BBC tornado redundante , Neil Midgley, Daily Telegraph, 11 de outubro de 2010 . Recuperado: 2 de abril de 2013.
  63. ^ "Reforma radical para entregar uma BBC mais focada" . BBC Press Office. 18 de outubro de 2007. Arquivado do original em 20 de outubro de 2007 . Página visitada em 25 de outubro de 2007 .
  64. ^ Hewlett, Steve (22 de outubro de 2007). "Cortes da BBC: veja o lado bom" . Guardian . Londres. Arquivado do original em 24 de outubro de 2007 . Página visitada em 25 de outubro de 2007 .
  65. ^ "BBC corta programas e trabalhos" . BBC News Online . 18 de outubro de 2007. Arquivado do original em 20 de outubro de 2007 . Página visitada em 25 de outubro de 2007 .
  66. ^ "Notícias multimídia" . BBC News Online . 12 de novembro de 2007. Arquivado do original em 15 de novembro de 2007 . Página visitada em 19 de dezembro de 2007 .
  67. ^ "BBC One recebe boletim de notícias extra" . BBC News . 11 de julho de 2007. Arquivado do original em 14 de julho de 2007 . Página visitada em 11 de julho de 2007 .
  68. ^ Gadher, Dipesh (13 de abril de 2008). "BBC toca mudanças com renovação de notícias" . The Times . Londres . Página visitada em 30 de abril de 2009 .
  69. ^ "Canal de notícias da BBC - 2008" . TV Ark. 21 de abril de 2008. Arquivado do original em 10 de maio de 2011 . Página visitada em 30 de abril de 2009 .
  70. ^ Peter Horrocks (21 de abril de 2008). "BBC NEWS - The Editors Blog - New News" . BBC . Página visitada em 30 de abril de 2009 .
  71. ^ "Evidência não corrigida m274" . publicações.parlamentação.uk . Página visitada em 31 de maio de 2020 .
  72. ^ "BBC 6 Music e Asian Network face machado em sacudida" . BBC News Online . 2 de março de 2010. Arquivado do original em 3 de março de 2010 . Página visitada em 2 de março de 2010 .
  73. ^ Helen Boaden torna-se diretora da BBC Radio , BBC News, 14 de fevereiro de 2013 . Recuperado em: 16 de abril de 2013.
  74. ^ Sabbagh, Dan (7 de setembro de 2012). "A notícia da BBC: sua nova base de £ 1 bilhão está finalmente no ar" . Guardian . Londres . Página visitada em 26 de dezembro de 2012 .
  75. ^ Coomes, Phil (6 de julho de 2012). "Goodbye Television Center" . BBC News . Página visitada em 26 de dezembro de 2012 .
  76. ^ "BBC News começa a se mover para Broadcasting House" . Estúdio de notícias . Página visitada em 26 de dezembro de 2012 .
  77. ^ "BBC TV Center transmite os últimos boletins de notícias da rede" . BBC News . 18 de março de 2013 . Retirado em 18 de março de 2013 .
  78. ^ "BBC News vai fechar 450 postagens como parte da economia de £ 80 milhões" . BBC News . 29 de janeiro de 2020 . Página visitada em 14 de dezembro de 2020 .
  79. ^ "Cortes no orçamento não resolverão os problemas da BBC" . The Daily Telegraph . 29 de janeiro de 2020 . Página visitada em 14 de dezembro de 2020 .
  80. ^ Waterson, Jim (15 de julho de 2020). "A BBC anuncia mais 70 cortes de empregos na divisão de notícias" . The Guardian . Página visitada em 15 de dezembro de 2020 .
  81. ^ Perraudin, Frances (16 de setembro de 2019). "BBC desativará o serviço de informações do Red Button em 2020" . The Guardian . ISSN 0261-3077 . Página visitada em 31 de maio de 2020 . 
  82. ^ a b "Coluna: David Lowe - o homem que mudou a música dos noticiários para sempre" . NewscastStudio . Página visitada em 31 de maio de 2020 .
  83. ^ a b c "Qual é a música usada nos programas de notícias da TV? | Classical-Music.com" . www.classical-music.com . Página visitada em 31 de maio de 2020 .
  84. ^ "Canal de televisão BBC em língua árabe a ser lançado em 11 de março" . Mídia e sociedade árabes . 16 de fevereiro de 2008 . Página visitada em 31 de maio de 2020 .
  85. ^ Comitê, Grã-Bretanha: Parlamento: Casa dos Comuns: Negócios Estrangeiros (2009). Relatório anual do Foreign and Commonwealth Office 2007-08: relatório, juntamente com as atas formais, provas orais e escritas . O escritório de artigos de papelaria. ISBN 978-0-215-52627-4.
  86. ^ آگهی استخدام در تلویزیون فارسی بی بی سی. BBC News (em persa). 26 de abril de 2007 . Página visitada em 4 de janeiro de 2009 .
  87. ^ Smith, Mort (23 de outubro de 2012). “Ceefax: Os primeiros dias” . BBC.
  88. ^ "Sobre o Serviço Mundial" . Ajuda . BBC . Retirado em 18 de março de 2013 .
  89. ^ The Radio Academy "Patrons" Arquivado em 7 de janeiro de 2010 na Wayback Machine .
  90. ^ "Novo editor da BBC News Interactive" . BBC News . 2 de dezembro de 2005 . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  91. ^ "Ajuda - Sobre nosso site" . BBC News . 28 de novembro de 2003. Arquivado do original em 28 de março de 2007 . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  92. ^ "O aplicativo BBC News para iPhone e iPad é lançado no Reino Unido" . BBC News . 23 de julho de 2010 . Retirado em 1 de fevereiro de 2015 .
  93. ^ "Ajuda - Seu guia para o BBC News Player" . BBC News . 25 de agosto de 2006. Arquivado do original em 15 de março de 2007 . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  94. ^ "BBC News lança espelho 'dark web' Tor" . BBC News . 23 de outubro de 2019. Arquivado do original em 19 de março de 2021 . Página visitada em 25 de março de 2021 .
  95. ^ Zialcita, Paolo (24 de outubro de 2019). "BBC lança site Tor Mirror para impedir a censura da mídia" . NPR . Arquivado do original em 25 de outubro de 2019 . Página visitada em 25 de outubro de 2019 .
  96. ^ Porter, John (24 de outubro de 2019). "BBC News dirige-se à dark web com o novo espelho Tor" . The Verge . Arquivado do original em 24 de outubro de 2019 . Página visitada em 25 de outubro de 2019 .
  97. ^ "Taxa de licença da BBC: Tory MPs adverte nº 10 contra a luta" . BBC News . 17 de fevereiro de 2020 . Página visitada em 4 de junho de 2021 .
  98. ^ "Editorial Guidelines Extracts" Arquivado em 7 de março de 2013 na Wayback Machine , BBC .
  99. ^ Denis Taylor, "BBC broadcasts jammed", The Times , 4 de maio de 1982, p. 2
  100. ^ a b "BBC contra o governo britânico" . Notícias 24. 21 de julho de 2003. Arquivo do original em 9 de março de 2008.
  101. ^ "Milosevic ataca BBC 'viés ' " . BBC News . 22 de agosto de 2002 . Página visitada em 1 de janeiro de 2010 .
  102. ^ McNair, Brian (18 de fevereiro de 2009). Notícias e jornalismo no Reino Unido . Routledge. p. 79. ISBN 978-1134128846. Retirado em 17 de março de 2014 .
  103. ^ Yesawich, Avi. "Relatório: BBC dir.-gen. Admite preconceito organizacional anterior" . Jerusalem Post . Retirado em 22 de setembro de 2011 .
  104. ^ Curtis, Mark (2003). Web of Deceit: o verdadeiro papel da Grã-Bretanha no mundo . Vintage.
  105. ^ Galsworthy, Mike. "HOMECOMMENT & ANALYSISCOMMENTO QUE ESTÁ REALMENTE ACONTECENDO COM A BBC E O BREXIT BIAS? O que está realmente acontecendo com o viés da BBC e do Brexit?" . political.co.uk . Recuperado em 29 de março de 2019 .
  106. ^ Adonis, Andrew [@Andrew_Adonis] (15 de fevereiro de 2018). "Surpreendentemente, a BBC está se aprofundando. Kamal Ahmed me disse que 'cadáver da UE' era uma manchete porque ecoava um discurso anti-UE de Douglas Carswell de 2012! O preconceito de Brexit é agora tão profundo que a BBC nem percebe. " (Tweet) . Recuperado em 29 de março de 2019 - via Twitter .
  107. ^ Smith, Matthew. "A BBC News é pró-Brexit ou anti-Brexit?" . YouGov . Recuperado em 29 de março de 2019 .
  108. ^ BBC falador [ link morto ]
  109. ^ "A BBC não consegue ver a diferença entre um criminoso e um terrorista" . Rediff.com . Retirado em 5 de julho de 2012 .
  110. ^ "Cobertura da BBC tendenciosa, digamos hindus britânicos" . Indianexpress.com. 2 de março de 2004 . Retirado em 22 de setembro de 2011 .
  111. ^ "Links rápidos" . CNN .
  112. ^ Vikram Dodd (16 de julho de 2013). “Dr. David Kelly: 10 anos depois, a morte do cientista permanece sem solução para alguns” . The Guardian .
  113. ^ "A cobertura da guerra do Iraque da BBC criticada" . BBC News . 13 de julho de 2004 . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  114. ^ "Relatório da BBC 2004: Num relance" . BBC News . 13 de julho de 2004 . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  115. ^ Davis, Douglas. "Ódio no ar: a BBC, Israel e o anti-semitismo" em Iganski, Paul & Kosmin, Barry. (eds) Um novo anti-semitismo? Debatendo a Judeofobia na Grã-Bretanha do século 21 . Profile Books, 2003, p. 130
  116. ^ Downey, John; Diácono, David; Golding, Peter; Oldfield, B; Wring, Dominic (2006). "Reportagem da BBC sobre o conflito israelense-palestino". hdl : 2134/3158 . Citar diário requer |journal=( ajuda )
  117. ^ Leia, James (22 de junho de 2004). "A questão da Palestina confunde os britânicos" . BBC News .
  118. ^ A BBC luta para suprimir o relatório interno em alegações de polarização contra Israel Arquivado em 13 de outubro de 2008 na máquina de Wayback por Andy McSmith ( o independente ) 28 de março de 2007.
  119. ^ T Telegraph , BBC monta a luta judicial para manter o relatório "crítico" em segredo , 15 de outubro de 2006.
  120. ^ The Independent , 16 de abril de 2009, Bowen 'violou regras sobre a imparcialidade' .
  121. ^ "Revisão da imparcialidade: Conflito israelense-palestino" (PDF) . Governadores da BBC. Arquivado do original (PDF) em 14 de junho de 2007 . Página visitada em 14 de maio de 2007 .
  122. ^ Philip Stephens: A BBC está perdendo o enredo do serviço público, Financial Times , 20 de junho de 2006.
  123. ^ A história de sucesso da BBC tem um enredo de serviço público, Mark Thompson, Financial Times , 21 de junho de 2006.
  124. ^ a b c Walker, Martin (11 de maio de 2006). "A BBC pró-Israel? O Papa é judeu? -Comentário-Colunistas-Contribuintes convidados" . The Times . Londres . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  125. ^ Tom Gross na BBC arquivou o 28 de junho de 2010 narevisão nacional da máquina de Wayback em linha.
  126. ^ Burchill, Julie (18 de junho de 2010). "Como os meios de comunicação britânicos se divertem" . Jpost.com . Retirado em 5 de julho de 2012 .
  127. ^ "CBS News e BBC News unem forças ao redor do globo" . CBS News . CBS Interactive. 13 de julho de 2017.
  128. ^ "A BBC descarta AP para AFPTV - leia a declaração AP" . 30 de março de 2017.
  129. ^ "A transmissão da BBC no Zimbábue parou" . afrol - Agência Africana de Notícias . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  130. ^ "Retomando as operações no Zimbábue" . Página visitada em 29 de julho de 2009 .
  131. ^ Whitlock, Monica (5 de novembro de 2005). "BBC NEWS - Programas - Do Nosso Próprio Correspondente - Os uzbeques banem a BBC após relatos de massacre" . BBC News . Arquivado do original em 14 de março de 2007 . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  132. ^ "AsiaMedia: China: Censor bloqueia questões sensíveis na série da BBC" . Arquivado do original em 10 de março de 2007 . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  133. ^ BBC Urdo descolou o rádio de Paquistão - BBC News: 15 de novembro de 2005.
  134. ^ Smith, James F .; Barnard, Anne (18 de dezembro de 2006). "Blogueiros do Irã testam a tolerância do regime" . The Boston Globe . Página visitada em 11 de abril de 2007 .
  135. ^ O site da BBC News obtém acesso na China Arquivado em 8 de abril de 2009 na Wayback Machine Dinesh Singh-Rawat, ABC Live, 25 de março de 2008.
  136. ^ Declaração da BBC sobre o bloqueio do site da BBC News na China Arquivado em 8 de dezembro de 2019 no Wayback Machine BBC News em 25 de outubro de 2014
  137. ^ Baird, Dugald (1º de junho de 2015). "Ruanda proíbe por tempo indeterminado as transmissões da BBC sobre documentários de genocídio" . The Guardian . Retirado em 10 de janeiro de 2016 .
  138. ^ Siddiqui, Sabrina (25 de fevereiro de 2017). "Proibição de imprensa de Trump: BBC, CNN e Guardian negaram acesso ao briefing" . The Guardian . Retirado em 25 de fevereiro de 2017 .

Ligações externas