Axel Springer

Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para a navegação Saltar para pesquisar

Axel Springer
Axel Springer 1966.jpg
Springer em 1966
Nascer
Axel César Springer

( 1912-05-02 )2 de maio de 1912
Morreu22 de setembro de 1985 (1985-09-22)(73 anos)
OcupaçãoNegócios, publicação
Cônjuge(s)Martha Else Meyer (1933–1938) divorciada
de Erna Frieda Berta Holm (1939–) divorciada de
Rosemarie Alsen (1953–1961) divorciada
de Helga Ludeweg (1962–) divorciada de
Friede Springer (1978–1985)
Crianças3
ParentesWerner Lorenz (sogro)

Axel Cäsar Springer (2 de maio de 1912 - 22 de setembro de 1985) foi um editor alemão e fundador do que hoje é a Axel Springer SE , a maior editora de mídia da Europa. No início da década de 1960, seus títulos impressos dominaram o mercado de imprensa diária da Alemanha Ocidental. Seu Bild Zeitung tornou-se o tablóide do país.

No final da década de 1960, Springer entrou em confronto com a emergente Nova Esquerda . Cobertura hostil de protestos estudantis e uma contínua deriva para a direita nos comentários editoriais foram recebidas com boicotes e bloqueios de impressão e, em 1972, o bombardeio dos escritórios da empresa pela Facção do Exército Vermelho (a "Gangue Baader Meinhof").

No final da década de 1970, as denúncias de negligência jornalística pelo repórter investigativo Günter Wallraff levaram a reprimendas do Conselho de Imprensa. Às vezes referido como Rupert Murdoch da Alemanha , [1] [2] Springer, com contra-processos e pequenos desinvestimentos, foi capaz de resistir às críticas públicas de sua ética editorial e domínio de mercado.

Springer se engajou na diplomacia privada em Moscou em 1958 e, com maior reconhecimento, em Jerusalém em 1966 e 1967. Além da promoção e defesa dos valores da "família de nações ocidentais" e da aliança do Atlântico Norte , Springer declarou "reconciliação de judeus e alemães e o apoio aos direitos vitais do Estado de Israel" para ser um leitmotiv do jornalismo de sua empresa. [3]

Início da vida [ editar ]

Axel Caesar Springer nasceu em 2 de maio de 1912 em Altona , um subúrbio de Hamburgo , filho de Hinrich e Ottilie Springer. Ele foi aprendiz de compositor na pequena gráfica e editora de seu pai, Hammerich & Lesser-Verlag. Quando, em 1941, os jornais de seu pai foram vendidos por ordem do Ministério da Propaganda , ele estava editando as páginas de negócios e esportes do Altonaer Nachrichten. Ficou com a firma de impressão de obras literárias. [4]

Em 1933, Springer casou-se com Martha Else Meyer, uma mulher judia. Eles se divorciaram em 1938. Enquanto os papéis do divórcio listam a infidelidade de Springer como motivo (ele teria cinco esposas ao longo de seus 73 anos), sob a Lei Editorial de 1933, os primeiros regulamentos da era nazista da indústria editorial, Springer teria descobriu que seu casamento com uma pessoa de "descendência não ariana" o impedia de ser editor e editor. [5] [6] Springer mais tarde apoiaria Meyer e sua mãe, que sobreviveram ao Gueto de Theresienstadt . [7]

Springer comentou mais tarde: "Não posso dizer que não sabia o que estava acontecendo. Em 1933 eu estava na Kurfürstendamm em Berlim e assisti tropas de assalto nazistas espancando velhos judeus. Eu era jovem e não podia fazer nada a respeito Mas nunca esqueci". [8]

Senhor da imprensa alemã [ editar ]

De Hörzu a Bild and Die Welt [ editar ]

Springer (esquerda) em 1974

Após a guerra, em 1946, Springer fundou sua própria editora, Axel Springer GmbH , em Hamburgo, publicando a revista de listas de rádio (e depois de TV) Hörzu . Nunca tendo usado um uniforme (graças à asma e diabetes) ou sido membro do partido nazista, Springer conseguiu obter das autoridades de ocupação britânicas uma licença para dirigir um jornal. [7] Seu primeiro diário foi o Hamburger Abendblatt . Competindo em Hamburgo com os outros cinco diários, Springer ofereceu um jornal que descreveu como "voltado para o oprimido e o homenzinho", e aperfeiçoou uma fórmula que lançou no mercado nacional em 1952 com o Bild Zeitung . [8]

Alimentado por uma mistura tablóide de sensação, escândalo, celebridade, esportes e horóscopos, o número de leitores do Bild atingiu o pico em meados da década de 1960, com 4,5 milhões. Teve a maior circulação de qualquer jornal na Europa Ocidental ou na América do Norte. O Bild permitiu a Springer o luxo do jornal nacional Die Welt , um perdedor, mas rival dos jornais de registro , Die Zeit e Süddeutsche Zeitung . [9] Em 1956, Springer também assumiu a prestigiosa editora Ullstein em Berlim, adquirindo entre outros títulos, o Berliner Morgenpost .

Zehrer e a aproximação a Moscou [ editar ]

A escolha de Springer como editor-chefe do Die Welt foi controversa. Hans Zehrer era um veterano do Kapp Putsch de 1920, e nos últimos anos de Weimar tinha sido o editor do jornal nacionalista e anti-republicano Die Tat . [10] Em 1946, ele foi removido do Die Welt , então controlado pelos britânicos, após protestos do governo trabalhista britânico e dos social-democratas que governavam Hamburgo. [11]

No Die Welt , a Springer permitiu que Zehrer cogitasse a ideia de uma solução austríaca para a Alemanha. [12] Em 1955, a Áustria recuperou sua unidade e independência através de um acordo de quatro potências garantindo o não alinhamento e a neutralidade do país. Em janeiro de 1958, Springer viajou com Zehrer para Moscou. Antes de partir, disse a um repórter: "Sei muito bem que há pessoas que me consideram ingênuo. Mas acredito na reunificação em cinco anos". Além da neutralidade alemã permanente, Springer estava propondo uma Europa Central livre de armas nucleares. [13] [14]

Nikita Khrushchev deixou Springer e Zehrer esperando dezesseis dias por uma entrevista. Não foi bem e não pode ter sido ajudado por Springer tentando convencer o primeiro-ministro soviético das vantagens não apenas da neutralidade alemã, mas também da economia social de mercado da Alemanha Ocidental . [15] [16] Os russos, como os americanos, viam sua posição estratégica na Alemanha como indispensável. A neutralidade não era opção. Springer descreveria a viagem como o "evento político central da minha vida", convencendo-o de que não havia alternativa à Westbindung de Konrad Adenauer : descontar propostas comunistas e perseverar com a aliança do Atlântico Norte. [8]Em seu retorno, ele proibiu qualquer crítica aos aliados ocidentais, fossem os britânicos em Chipre , os franceses na Argélia ou os americanos no Estreito de Taiwan , porque "precisamos deles em Berlim". [17]

Suposto financiamento americano [ editar ]

Há dúvidas sobre como, nos anos magros do pós-guerra, a Springer conseguiu financiar uma expansão tão grande e rápida. [18] Ele operava sem parceiros; mesmo após a reforma monetária em 1948, para um relativamente arrivista, o crédito bancário seria difícil de obter; e sua primeira ação para subscrição pública não foi emitida até meses antes de sua morte em 1985. [19]

Havia rumores de que Springer, nos primeiros anos do pós-guerra, foi o beneficiário dos esforços secretos dos EUA para moldar e direcionar a opinião pública na Alemanha. [20] [21] De acordo com o jornalista investigativo americano Murray Waas , "fontes altamente confiáveis ​​na comunidade de inteligência dos EUA" testemunharam a cifra de "cerca de US$ 7 milhões" canalizados pela CIA para Springer no início dos anos 1950. [22] O caso parece de outra forma circunstancial, baseado no apoio editorial de Springer à política externa dos EUA. [18] Não havia dúvidas quanto ao anticomunismo de Springer (ele era a favor da descrição do social-democrata Kurt Schumacher dos comunistas como " rotlackierte nazistas", nazistas pintados de vermelho). [16] Mas dado seu flerte com o neutralismo, seu alinhamento fixo com os "interesses geopolíticos" americanos só pode ser datado de seu retorno de Moscou em 1958.

É possível que o financiamento da CIA seja confundido com o apoio do programa Government and Relief in Occupied Areas (GARIOA) (concluído em outubro de 1950) que o Die Zeit , entre outros esforços de publicação pró-democráticos e pró-Aliados, são conhecidos por terem beneficiado . [23] Springer sempre sustentou que seu trampolim financeiro era Hörzu que, sintonizado com a nova era do rádio e da televisão, era inovador e não tinha rival no mercado. [8]

O caso Spiegel [ editar ]

Em 26 de outubro de 1962, os escritórios da Der Spiegel em Hamburgo foram invadidos e fechados pela polícia. O editor, Rudolf Augstein , juntamente com os dois editores-chefe do semanário e um repórter foram presos. O ministro da Defesa, Franz Josef Strauss , fez acusações de traição ( Landesverrat ) em relação a um artigo detalhando as projeções da OTAN de "caos inimaginável" no caso de um ataque nuclear soviético e criticando a falta de preparação do governo. Em uma declaração que ele mais tarde foi obrigado a se retratar, Strauss negou-se a iniciar a ação policial. [24]

Embora Augstein fosse um crítico liberal, Springer ofereceu suas impressoras, teletipos e escritórios para que a Der Spiegel pudesse continuar publicando. [25] Foi, no entanto, à custa de um maior acesso ao Die Welt que o colunista Sebastian Haffner levou ao Süddeutsche Zeitung para se pronunciar sobre a violação da liberdade de imprensa e das normas constitucionais. [26] [27]

Adenauer parece ter sido suficientemente convencido da confiabilidade política de Springer, que quando em outubro de 1963 ele renunciou ao cargo de chanceler , ele sugeriu (talvez brincando) ao editor-chefe do Bild , Peter Boenisch , que o editor poderia ser o "político" mais adequado para continuar suas políticas. [28]

Crítica e confronto [ editar ]

A campanha SDS Anti-Springer [ editar ]

O caso Spiegel acendeu o protesto da juventude e levou para as ruas a Sozialistischer Deutscher Studentenbund (SDS), a União dos Estudantes Socialistas Alemães. Rapidamente para denunciar aqueles que questionaram a equidade e os custos sociais do Wirtschaftswunder da Alemanha Ocidental ("milagre econômico"), Springer caracterizou a "oposição extraparlamentar" como subversiva. [29]

Em junho de 1967, uma carta aberta de um grande grupo de escritores (entre eles Ingeborg Drewitz , Hans Magnus Enzensberger e Gunther Grass ), acusou a Springer Press de "incitação" em um motim policial em Berlim Ocidental que viu a morte do manifestante estudantil Benno Ohnesorg . [30] Reunidos pelo jornal Konkret de Ulrike Meinhof , os estudantes protestavam contra a visita do Xá do Irã . A resposta do Bild (3 de junho de 1967) à morte foi declarar que onde "os alunos ameaçam: nós atiramos de volta" e "é aqui que a diversão, o compromisso e a tolerância democrática terminam. Temos que nos posicionar contra os métodos da SA ". [31][32] Os manifestantes quebraram janelas nos escritórios da Springer e tentaram interromper a impressão e a entrega, mas os sindicatos mantiveram distância da campanha anti-Springer, e o SDS, cada vez mais focado na Guerra do Vietnã , admitiu que os protestos não conseguiram "mobilizar as massas". Depois de um mês, parou. [29]

Quando em 11 de abril de 1968, o líder do SDS Rudi Dutschke (que havia pedido a expropriação do império de imprensa de Springer) foi baleado na rua em Berlim Ocidental pelo jovem extremista de direita Josef Bachmann , o grito novamente foi que o Bild era cúmplice ( "Bild schoss mit!"). Agitação séria seguiu. Os manifestantes tentaram invadir a casa de Springer em Berlim e incendiar as vans de entrega do Bild . A gráfica de Hamburgo foi sitiada para impedir que o jornal saísse das prensas, e em Munique um manifestante e um policial foram mortos depois que estudantes saquearam a redação do Bild . Foram mais de mil prisões. [29] "Uma manchete tendenciosa no Bild", afirmaram os manifestantes, "é mais violência do que uma pedra contra a cabeça de um policial". [33]

Helmut Schmidt , então líder parlamentar dos social-democratas, procurou intervir com Springer. Schmidt admitiu que o sucesso da editora estava relacionado a novos métodos e formatos jornalísticos que atendiam aos gostos do público, mas acusou Springer de usar essa posição de proeminência para misturar "notícias e comentários sugestivos". Ele poderia ter "menos problemas" se reestruturasse sua editora no modelo de fundações privadas ou instituições públicas de mídia. No caso, quando finalmente Springer consentiu em se encontrar com Schmidt em agosto de 1968, sua discussão foi sobre a crise da Tchecoslováquia (Schmidt assegurando a Springer que era "impossível" que os soviéticos repetissem os eventos de Budapeste 1956 e esmagassem a Primavera de Praga com tanques ).

Em 19 de maio de 1972, a Facção do Exército Vermelho (o "Baader Meinhof Gang") bombardeou os escritórios da Springer em Hamburgo, ferindo 17 funcionários, dois deles gravemente. [35] Os críticos da Springer lamentaram a escalada, mas aceitaram a tese de The Lost Honor of Katharina Blum, ou: Como a violência se desenvolve e onde ela pode levar , romance de 1974 de Heinrich Böll , no qual a violência é enquadrada e conduzida por uma visão demagógica e sem escrúpulos. tablóides. "Ninguém", argumentou Haffner no semanário liberal Stern , "plantou as sementes da violência mais profundamente do que o jornalismo Springer". [36] [29]

Investigações [ editar ]

Springer declarou que nenhum ministro do governo precisa dizer a ele "o que as pessoas pensam". Os críticos, no entanto, se concentraram menos em seu senso supostamente sagaz para o público do que em sua capacidade da imprensa de moldar a opinião. Dizia-se que os ministros federais começavam a cada dia "vasculhando o Die Welt em busca de sinais de que Springer estava sorrindo ou desaprovando-os". [8] Mesmo que apenas em sua manchete, a primeira página do Bild também foi vista como "configuração de agenda". [37]

Em 1968, uma comissão do governo concluiu que o grau de controle que Springer havia alcançado sobre a indústria editorial na Alemanha Ocidental (40% dos jornais e cerca de 20% das revistas) ameaçava a liberdade de imprensa constitucionalmente garantida. [38] Mas os passos oficiais para a descartelização foram antecipados com sucesso pela venda de Springer de meia dúzia de seus títulos menores. de televisão comercial, e isso foi adiado na Alemanha Ocidental até 1984, um ano antes de sua morte. [29] ( Willi Brandtlembra que suas "relações amistosas" com Axel Springer sofreram pela primeira vez no início dos anos 1960, quando, como prefeito de Berlim Ocidental, recusou o pedido de Springer para ajudá-lo a abrir a República Federal à televisão comercial, licenciando uma emissora local). [40]

Um constrangimento mais sério para Springer foram as investigações do jornalista Günter Wallraff . Em 1977, seu emprego, disfarçado, como editor do Bild levou a uma exposição ( Der Aufmacher - um trocadilho que significa "Lead Story" e "aquele que abre" - e Zeugen der Anklage , "Testemunhas da acusação") dos tipos de más práticas jornalísticas e métodos de pesquisa antiéticos que Böll descreveu em seu romance (dirigido em 1975 como um filme por Volker Schlöndorff e Margarethe von Trotta). Wallraff (denunciado por Springer como um "mentiroso", um "psicopata" e um "comunista clandestino") observou que "o Bild regularmente invadia a esfera privada e até íntima das pessoas sobre as quais estava relatando", e ele alegou ter visto notas de suicídio escritas por pessoas que tiveram suas vidas publicamente escandalizadas pelo jornal. [41]

O Conselho de Imprensa alemão emitiu seis reprimendas ao Bild . Após uma extensa ação legal movida pela Springer, um tribunal federal em 1981 decidiu em favor do Sr. Wallraff. Ele disse que seus escritos se concentraram em "uma aberração no jornalismo, cuja discussão deve ser de grande interesse para o público". [4] As liminares, no entanto, impediram a publicação de alguns dos materiais mais condenatórios. Cópias não editadas da reportagem original de Wallraff não foram publicadas até 2012. [29]

Oposição a Brandt e Ostpolitik [ editar ]

Springer manteve uma posição, não muito bem-vinda pela direita conservadora, de que os alemães eram os culpados pela divisão de seu país: "O que a Alemanha fez sob Hitler foi terrível, e estávamos destinados a sofrer por isso". Mas observando que "as pessoas na outra parte da Alemanha não eram mais culpadas do que nós aqui", ele insistiu que eles mereciam "o mesmo tipo de chance" de reabilitação que as liberdades democráticas e de mercado permitiram a seus compatriotas no oeste. [8] Com base nisso, ele recusou qualquer reconhecimento que pudesse "normalizar" o regime SED da Alemanha Oriental . Quando Murarsubiu em Berlim em 1961, Springer construiu sua sede de 22 andares no centro da cidade, para que todos os dias pudesse olhar e ser visto do que seus escritores regularmente chamavam de Zona de Ocupação Soviética. (Alemão: Sowjetische Besatzungszone ou SBZ ). Enquanto dissidentes, como Sebastian Haffner concluíram que agora não havia alternativa ao reconhecimento formal, [42] Springer foi inflexível. Ele condenou o acomodacionista Ostpolitik perseguido desde 1969 por Brandt.

A hostilidade de Springer ao regime do SED foi recíproca. Ao longo de dois anos, de 1968 a 1970, a televisão estatal da RDA transmitiu uma minissérie de 10 horas de produção luxuosa, Ich – Axel Cäsar Springer , retratando o magnata da mídia como o fantoche de uma cabala nazista secreta do pós-guerra. [43] Ao mesmo tempo, os alemães orientais ficaram tão impressionados com o aparente poder do Bild que, entre 1957 e 1973, tentaram, com diferentes formatos de tablóides, vender seu próprio NEUE Bild Zeitung aos alemães ocidentais que cruzavam a fronteira. [44]

Os esforços de Springer, que seus escritores podem ter entendido como um meio geral de desacreditar os social-democratas, foram inúteis. Trabalhadores de colarinho azul que formavam o núcleo de leitores agora em declínio do Bild (queda de 800.000 em 1972) votaram em Brandt independentemente. Significativamente Springer, que sempre citou a "enquete" no quiosque de jornais e revistas ( Abstimmung am Kiosk ) como a justificativa final para seu jornalismo, não importa o quão controverso, [16] mostrou-se disposto a se ajustar. [8] Ele se mudou, ou se separou de seus empregados que estavam atacando Brandt de posições cada vez mais extremas de direita. Entre eles estavam Peter Boenisch , editor-chefe do Bild ; e Welt am Sonntagcolunista Willi Schlamm (ex-comunista austríaco e americano John Bircher ). Uma vez que ficou claro que os democratas-cristãos não reverteriam o curso do reconhecimento, o Bild começou, embora entre aspas, a se referir à Alemanha Oriental como RDA ( República Democrática Alemã ). [45]

A partir de agosto de 1971, Günter Prinz, sucessor de Boenisch no Bild, restaurou a circulação do jornal ao retornar a uma "mistura de sexo, fatos e ficção" menos politicamente carregada. [1]

Kniefall de Brandt von Warschau [ editar ]

O filho de Springer, Axel Springer Jr. (1941-1980), foi o fotógrafo e jornalista "Sven Simon", e foi por um período editor-chefe do Welt am Sonntag . Em 1980, aos 38 anos, ele tirou a própria vida. Ele é talvez mais lembrado por sua imagem icônica de Willi Brandt ajoelhado em 7 de dezembro de 1970 diante do memorial da Revolta do Gueto em Varsóvia . [46]

A ocasião da visita de Brandt à Polônia foi a assinatura do Tratado de Varsóvia entre a Alemanha Ocidental e a Polônia . Este reconheceu a Linha Oder-Neisse como a fronteira final da Alemanha no leste e, com base nisso, estabeleceu relações diplomáticas entre a República Federal e a República Popular da Polônia. Escrevendo-se em Die Welt , Springer expressou indignação por um governo alemão democraticamente eleito licenciar um regime comunista na anexação de um quarto do país. Em Bild,Boenisch observou que, enquanto Brandt tentava "ajoelhar" os crimes dos nazistas, as vítimas de seus anfitriões stalinistas estavam sendo obrigadas a se ajoelhar por coronhadas de rifles na virilha. [47]

Amigo de Israel [ editar ]

O jornalismo de Springer não explorou a história da era nazista à maneira de Der Spiegel ou Stern . Bild editor-chefe Rudolf Michael (1952-1958) foi contra "educar os leitores". No entanto, sob Karl-Heinz Hagen (1960-1962), o jornal começou, sensacionalmente como de costume, a relatar julgamentos de criminosos de guerra nazistas, incluindo em 1961 o julgamento de Adolf Eichmann em Jerusalém . Isso foi numa época em que as pesquisas sugeriam que apenas a cada segundo a Alemanha Ocidental apoiava os processos; que um terceiro desejava o fim da discussão sobre o regime de Hitler ; e que 73% consideravam os judeus como "uma raça diferente". [7]

Ao lado do chanceler do pós-guerra Konrad Adenauer , foi dito que "nenhum alemão desempenhou um papel mais significativo no esforço para reparar a relação sobrecarregada de seu país com os judeus e garantir seu apoio ao seu estado, do que Axel Springer". [6] Foi uma causa à qual, já em 1957, dedicou editorialmente os seus jornais e à qual deu as suas próprias contribuições pessoais. [7]

Assim como Adenauer na esteira de seu Acordo de Reparações de 1952 , Springer descobriu que em Israel o "dinheiro alemão" não era universalmente bem-vindo. Durante sua primeira visita a Israel em 1966, Springer propôs uma doação de 3,6 milhões de marcos alemães (US$ 900.000) ao Museu de Israel, em Jerusalém , que nomearia um auditório em sua homenagem. Os manifestantes foram às ruas, e o jornal israelense LaMerhav declarou que o museu aceitar dinheiro de um alemão seria uma "renegação da memória judaica". (Finalmente foi decidido que a generosidade de Springer deveria ser homenageada com uma placa). [6]

Springer retornou a Jerusalém em 10 de junho de 1967, para comemorar, na companhia do prefeito vienense Teddy Kollek , a conquista da Cidade Velha na Guerra dos Seis Dias . Ele havia ordenado que seus jornais cobrissem a guerra obsessivamente e com um viés descaradamente pró-Israel, mais tarde brincando que ele simplesmente publicou jornais israelenses em alemão. [6] "Os israelenses", comentou ele na primeira página do Bild, "têm o direito de viver em paz sem novas chantagens árabes permanentes". [7]

Honras [ editar ]

Escultura de bronze de Springer no pátio do Hamburger Abendblatt

Springer recebeu títulos honorários da Universidade Bar-Ilan em Ramat Gan (1974) e da Universidade Hebraica de Jerusalém (1976). [48] ​​Em 1977 ele recebeu a Medalha da Amizade Americana. [49]

Em 1978, ele foi premiado com a medalha inaugural Leo Baeck . [50] [51] [52] Em 1985, ele recebeu a medalha de ouro da organização de serviço judaica B'nai B'rith . [53]

Em 1981, Franz Josef Strauss entregou à Springer o Prêmio Konrad Adenauer Freedom em reconhecimento à sua contribuição para a fundação de um sistema de imprensa liberal, seu compromisso com a reunificação da Alemanha em paz e liberdade e sua atividade exemplar em apoio à reconciliação entre a Alemanha e a povo judeu. [54] [55]

Morte [ editar ]

Springer morreu em Berlim Ocidental em 1985. [56] Sua herdeira é sua quinta (e última) esposa Friede Springer (nascida em 1942) que, 30 anos mais nova que Springer, foi babá de seu filho. [57]

Em 1971, Springer publicou uma coletânea de seus discursos e ensaios: Von Berlin aus gesehen. Zeugnisse eines engagierten Deutschen Seewald Verlag, Hamburgo).

Veja também [ editar ]

Referências [ editar ]

  1. ^ "Rupert Murdoch da Alemanha completa 100 anos" . O Local de . 2 de maio de 2012.
  2. ^ Kirchick, James. "O Murdoch Alemão" . Comprimido . Nº 8 de maio de 2013 . Recuperado em 14 de fevereiro de 2021 .
  3. ^ Princípios Corporativos, Valores e Diretrizes da Axel Springer AG Arquivado em 27 de setembro de 2007 no Wayback Machine
  4. ^ a b Kerr, Peter (23 de setembro de 1985). "Axel Springer, editor alemão, está morto aos 73 anos" . New York Times . Recuperado em 15 de fevereiro de 2021 .
  5. ^ "Uma lei editorial que permite a censura nazista" . História Alfa . agosto de 2012 . Recuperado em 14 de fevereiro de 2021 .
  6. ^ a b c d Kirchick, James. "The Good Murdoch: O papel significativo e não anunciado do magnata da mídia Axel Springer na reparação das relações germano-judaicas" . Comprimido . Nº 8 de maio de 2013 . Recuperado em 14 de fevereiro de 2021 .
  7. ^ a b c d e Avidan, Igal (4 de junho de 2012). "O homem na colina" . Os Tempos de Israel . Recuperado em 14 de fevereiro de 2021 .
  8. ^ a b c d e f g Goshko, John (22 de abril de 1973). "Axel Springer: Luce da Alemanha" (PDF) . Washington Post . Recuperado em 15 de fevereiro de 2021 .
  9. ^ Peter Humphreys (1996). Mídia de massa e política de mídia na Europa Ocidental . Imprensa da Universidade de Manchester. pág. 82. ISBN 9780719031977. Recuperado em 29 de outubro de 2014 .
  10. Dicionário biográfico da extrema direita desde 1890 editado por Philip Rees (1991, ISBN 0-13-089301-3 ), pp. 417–418. 
  11. ^ Demant, Ebbo (1971) Hans Zehrer als politischer Publizist. Von Schleicher zu Springer , Verlag von Hase und Köhler, Mainz 1971, ISBN 3-7758-0815-9 . 
  12. ^ Muller, Hans Dieter (1969). Poder da imprensa: Um estudo de Axel Springer . Londres: Macdonald & Co. pp. 143-148. ISBN 978-0-356-02689-3.
  13. ^ von Sothen, Hans Becker (2005), Hans Zehrer als politischer Publizist em 1945. Em Frank-Lothar Kroll ed. Die kupierte alternativa. Konservatismus in Deutschland em 1945. pp. 125–178. Duncker & Humblot, Berlim, ISBN 3-428-11781-6 
  14. ^ Keil, Lars-Broder. ""O mundo é mudado por sonhos"" . Axel Springer SE . Recuperado em 16 de fevereiro de 2021 .
  15. A entrevista foi impressa e discutida em Die Welt (7 de fevereiro de 1958). Uma transcrição russa é mantida Stiftung Archiv der Parteien und Massenorganisationen der DDr im Bundesarchiv "Niederschrift der vertaulichedn Unterredung NS Chuschtschows mit den westdeutschedn Pressevertreten A. Springer und H. Zehrer, 29.1.1958", DY30/J IV 2/202;75
  16. ^ a b c Kruip, Gudrun (25-27 de março de 1999). "Suporte Restrito. O Papel da Axel Springer Verlag no Processo de Ocidentalização" (PDF) . O Impacto Americano na Europa Ocidental. Conferência no Instituto Histórico Alemão, Washington DC : 15, 19, 10 . Recuperado em 25 de fevereiro de 2021 .
  17. ^ von Poscenzsky, Gert (1962). "As Befahl die Schwenkung" . Der Spiegel . Nº 48 . Recuperado em 20 de fevereiro de 2021 .
  18. ^ a b Kruip, Gudrun (31 de janeiro de 1999). Das "Welt"-"Bild" des Axel Springer Verlags: Journalismus zwischen westlichen Werten und deutschen Denktraditionen . Berlim: De Gruyter. doi : 10.1515/9783486595918 . ISBN 978-3-486-59591-8.
  19. ^ Noam, Eli (1991). Televisão na Europa . Imprensa da Universidade de Oxford . pág. 90 . ISBN 0-19-506942-0.
  20. ^ "CIA und die Presse" . Die Tageszeitung: Taz . 28 de julho de 2003. p. 4 . Recuperado em 30 de janeiro de 2021 .{{cite news}}: CS1 maint: url-status ( link )
  21. ^ Blum, William (1986). A CIA, uma História Esquecida: Intervenções Globais dos EUA desde a Segunda Guerra Mundial . Londres: Zed Books. págs. 114–116. ISBN 978-0-86232-480-3.
  22. ^ Waas, Murray (19 de junho de 1982). "Cobrança Oculta". A Nação .
  23. ^ Kruip, Gudrun (1998). Das "Welt"-"Bild" des Axel Springer Verlags: Journalismus zwischen westlichen Werten und deutschen Denktraditionen . Oldenbourg, Munique. págs. 91-92. ISBN 978-3-486-56343-6.
  24. ^ Gunkel, Christoph (21 de setembro de 2012). "50º aniversário do 'caso Spiegel': um momento decisivo para a democracia da Alemanha Ocidental" . Der Spiegel . Recuperado em 26 de agosto de 2013 .
  25. ^ Blair, Fraser (1 de dezembro de 1962). "Como Adenauer despertou a democracia alemã: ele invadiu o jornal do povo" . O de Maclean . Recuperado em 13 de fevereiro de 2021 .
  26. ^ Taylor, Frederick (2011), Exorcising Hitler , Londres: Bloomsbury Press, p. 371.
  27. ^ Soukup, Uwe (2001). Ich bin nun mal Deutscher. Sabastian Haffner, Eine Biographie . Berlim: Aufbau Verlag. ISBN 3-596-15642-4.
  28. ^ "Como Adenauer sugeriu Axel Springer como seu sucessor" . Axel Springer SE . Recuperado em 6 de março de 2021 .
  29. ^ a b c d e f Sedlmaier, Alexander (2014). Consumo e Violência: Protesto Radical na Alemanha Ocidental da Guerra Fria . Ann Arbor: University of Michigan Press. págs. 168–204. JSTOR j.ctv3znzm0.8 . Recuperado em 13 de fevereiro de 2021 . 
  30. ^ "Zum Tod des Studenten Benno Ohnesorg" em Vaterland, Muttersprache: Deutsche Schriftsteller und ihr Staat von 1945 bis heute , eds. Klaus Wagenbach, Winfried Stephan e Michael Krüger. Klaus Wagenbach Berlim, 1980, ISBN 380310100X . pág. 247 
  31. ^ "- Presse-Cäsar mit "Bild"-Zeitung" . Deutschlandfunk Kultur (em alemão) . Recuperado em 4 de março de 2021 .
  32. ^ "Studenten drohen: Wir schießen zurück", "Hier hören der Spaß und der Kompromiss und die demokratische Toleranz auf. Wir haben etwas gegen SA-Methoden." Kai Herrmann: Die Polizeischlacht von Berlin . In: Die Zeit , nº. 23/1967
  33. ^ "'Gefáhr für uns alle', Studenten gegen Springer", Der Spiegel , 6 de maio de 1968, p. 42
  34. ^ "Cimeira tripartida após tentativa de assassinato de Dutschke" . www.axelspringer.com . 2019. Arquivado a partir do original em 11 de agosto de 2020 . Recuperado em 13 de dezembro de 2021 .
  35. ^ "Facção do Exército Vermelho: Uma Cronologia do Terror" . DW . Deutsche Welle . Recuperado em 9 de fevereiro de 2021 .
  36. Sebastian Haffner, "Blutiges Spiel", Stern , 4 de junho de 1972.
  37. ^ Koss, Jennifer (2010). Bildzeitung und Agenda-Setting: Die Titelseite der BILD als Beispiel für mediale Thematisierungsmacht . GRIN Verlag. ISBN 978-3-640-59818-2.
  38. ^ "Die Pressefreiheit ist bedroht" . In: Die Zeit , nº. 22/1968, 31 de maio de 1968, data de acesso 17 de fevereiro de 2021
  39. ^ "Spiegel-Interview mit dem Vorsitzenden der Bonner Presse-Kommission Dr. Eberhard Günther" , Der Spiegel , 17 de fevereiro, no. 27, 1968
  40. ^ Brandt, Willi (1992). Minha Vida na Política . Londres: Viking. pág. 266. ISBN 0-670-84435-7.
  41. ^ Welle (www.dw.com), Deutsche. "60 anos, jornal 'Bild' divisor como sempre | DW | 22 de junho de 2012" . DW.COM . Recuperado em 24 de fevereiro de 2021 .
  42. ^ Lange, Nils (2018). Von Kommunisten und Kolumnisten Sebastian Haffner, Matthias Walden und das Problem der Anerkennung der DDR . Ernste Reuter Hefte. ISBN 978-3-95410-215-0.
  43. ^ Jochen Staadt, Tobias Voigt, Stefan Wolle: Feind-bild Springer: Ein Verlag Und Seine Gegner . Vandenhoeck und Ruprecht, 2009. ISBN 9783525363812 . págs. 165-166. 
  44. ^ "So fälschte die DDR BILD: An der Grenze wurde sie für 10 Pfennig verkauft" . bild.de (em alemão). 2 de julho de 2012 . Recuperado em 17 de fevereiro de 2021 .
  45. Meaney, Thomas (17 de julho de 2020). "Bild, Merkel e as guerras culturais: a história interna do maior tablóide da Alemanha" . O Guardião . Recuperado em 17 de julho de 2020 .
  46. Sontheimer, Michael (6 de dezembro de 2020). "Willy Brandt em Warschau, Kniefall vor der Geschichte" . Der Spiegel . Recuperado em 14 de fevereiro de 2021 .
  47. ^ ""Bild" lässt Willy Brandt für sich knien — BILDblog" (em alemão) . Recuperado em 24 de fevereiro de 2021 .
  48. ^ Alemães e judeus desde o Holocausto . Macmillan International Higher Education. 24 de novembro de 2015. ISBN 9781137570291.
  49. ^ Dicionário histórico da Alemanha contemporânea . Rowman & Littlefield. 18 de outubro de 2016. ISBN 9781442269576.
  50. ^ Alemães e judeus desde o Holocausto . Macmillan International Higher Education. 24 de novembro de 2015. ISBN 9781137570291.
  51. ^ Dicionário histórico da Alemanha contemporânea . Rowman & Littlefield. 18 de outubro de 2016. ISBN 9781442269576.
  52. ^ Der deutsch-israelische Dialog: Dokumentation eines erregenden Kapitels deutscher Aussenpolitik . KG Saur. 1987. ISBN 9783598219405.
  53. ^ "Springer, Axel César" . encyclopedia . com . Recuperado em 14 de fevereiro de 2021 .
  54. ^ Dicionário histórico da Alemanha contemporânea . Rowman & Littlefield. 18 de outubro de 2016. ISBN 9781442269576.
  55. ^ Limitado, Alamy. "Foto de Stock - 9 de janeiro de 1958 [na verdade, 1981] - Axel Springer recebeu o prêmio Konrad-Adenauer-Freedom: O prêmio Konrad-adenauer-freedom deste ano foi dado ao editor de Berlim Ocidental Axel Springer pelo" . Alamy . Recuperado em 6 de março de 2021 .{{cite web}}: CS1 maint: url-status ( link )
  56. ^ "Breve Biografia de Axel Springer em www.axelspringer.com" . Arquivado a partir do original em 18 de julho de 2011 . Recuperado em 6 de agosto de 2010 .
  57. ^ Karacs, Imre; Koenig, Peter (31 de maio de 1998). "É como ver dois elefantes velhos e arruinados dançando" . O Independente . Recuperado em 2 de julho de 2014 .