RAI

Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para navegação Pular para pesquisar
RAI
ModeloSocietà per azioni (SpA) (estatal)
IndústriaMídia de massa
Fundado
  • 1924 ; 97 anos atrás (como URI) ( 1924 )
  • 1944 ; 77 anos atrás (como RAI) ( 1944 )
  • 1954 ; 67 anos atrás (como RAI SpA) ( 1954 )
FundadorGoverno da italia
Quartel generalRoma , itália
Área servida
Itália (e outros países vizinhos na UE, consulte a seção principal)
Pessoas chave
  • Carlo Fuortes ( CEO )
  • Marinella Soldi (Presidente)
Produtos
Serviços
ReceitaAumentar 2,493 bilhões (2019) [1]
Diminuir 191,6 milhões (2019) [1]
Diminuir -54,6 milhões (2019) [1]
ProprietárioMinistério da Economia e Finanças
Número de empregados
11.635 (2014) [2]
Subsidiárias
  • Rai Way
  • Rai Pubblicità SpA
  • Rai Com SpA
  • Rai Cinema SpA
  • 01 Distribution Srl
Local na rede Internet

RAI - Radiotelevisione italiana [3] ( pronúncia italiana:  [ˈrai ˌradjoteleviˈzjoːne itaˈljaːna] ; comercialmente denominada Rai desde 2000; conhecida até 1954 como Radio Audizioni Italiane ) [4] é a emissora pública nacional da Itália, de propriedade do Ministério da Economia e finanças .

A RAI opera muitos canais de televisão terrestres e por assinatura e estações de rádio . É uma das maiores emissoras da Itália competindo com a Mediaset , [5] e outras redes menores de rádio e televisão. A RAI tem uma participação de audiência de televisão relativamente alta de 35,9%. [6]

As transmissões da RAI também são recebidas em países vizinhos, incluindo Albânia , Bósnia , Croácia , Malta , Mônaco , Montenegro , San Marino , Eslovênia , Cidade do Vaticano , Suíça , França e Tunísia e outros lugares na televisão paga . Metade das receitas da RAI vem de taxas de licença de recebimento de transmissões , o restante da venda de tempo de publicidade. [7] [8] Em 1950, a RAI se tornou um dos 23 membros fundadores daUnião Europeia de Radiodifusão .

História

1924

A Unione Radiofonica Italiana (URI) foi formada em 1924 com o apoio da Marconi Company seguindo um modelo adotado em outros países europeus. O URI fez a sua transmissão inaugural - um discurso de Benito Mussolini no Teatro Costanzi - a 5 de outubro. A programação regular começou na noite seguinte, com um quarteto interpretando Haydn 's Quartet No. 7 em Lá maior do Palazzo Corradi. Às 21h00 CET , Ines Donarelli Viviani anunciou pela primeira vez: " URI - Estação Unione Radiofonica Italiana Roma 1RO comprimento de onda de 425 metros. A todos os que nos ouvem, boa noite". [9] Guglielmo Marconi s'SA Radiofono-Società Italiana per le Radiocomunicazioni Circolari (Radiofono) realizou 85% das ações da URI e Western Electric 's Società Italiana Radio Audizioni Circolari (SIRAC) realizou os 15% restantes.

De acordo com as disposições do Real Decreto nº 1.067 de 8 de fevereiro de 1923, a radiodifusão sem fio tornou-se um monopólio estatal sob o controle do Ministério dos Correios e Telégrafos; A URI foi contratada para prestar serviços por um período mínimo de seis anos de acordo com o Decreto Real nº 2.191 de 14 de outubro de 1924 "Concessione dei servizi radioauditivi circolari alla Società Anonima Unione Radiofonica Italiana" . [10] No entanto, quando o contrato da URI expirou em 1927, foi sucedido ao abrigo do Real Decreto-Lei n.º 2.207 de 17 de novembro de 1927 pelo parcialmente nacionalizado Ente Italiano per le Audizioni Radiofoniche (EIAR), que se tornou a Radio Audizioni Italiane SpA (RAI) com investimento da Società Idroelettrica Piemontese (SIP) em 1944.

1940

Durante a reconstrução após a Segunda Guerra Mundial , grande parte da programação inicial da RAI foi influenciada pelo estilo " Reithiano " da BBC . A ênfase estava no conteúdo educacional. Programas como Non è mai troppo tardi e Un viaggio al Po apresentaram às pessoas como era a vida em outras partes do país, numa época em que a maioria das pessoas não tinha dinheiro para viajar.

Nos anos seguintes, o RAI fez várias alterações em seus serviços. Em novembro de 1946, reorganizou suas estações de rádio em duas redes nacionais, Rete Rossa e Rete Azzurra ("Rede Vermelha" e "Rede Azul"). Adicionou o Terzo Programma baseado na cultura em outubro de 1950. Em 1 de janeiro de 1952, o Rete Rossa tornou-se o Programma Nazionale (com foco no conteúdo informativo) e o Rete Azzurra tornou-se o Secondo Programma (com maior ênfase no entretenimento). Os três canais de rádio acabaram se tornando a atual Rai Radio 1 , Rai Radio 2 e Rai Radio 3 .

1950

Em 1954, a holding estatal Istituto per la Ricostruzione Industriale (IRI) tornou-se a única acionista e a IRI - agora rebatizada de RAI - Radiotelevisione italiana para refletir suas responsabilidades estendidas - finalmente começou um serviço regular de televisão. No dia 3 de janeiro, às 11h00 CET , o primeiro locutor de televisão da RAI apresentou a programação do dia, transmitida da sede do serviço em Milão e das estações retransmissoras de Torino e Roma . Às 14h30, foi transmitido o primeiro programa regular da história da televisão italiana: Arrivi e partenze , apresentado por Armando Pizzo e Mike Bongiorno. A diversão da noite foi uma apresentação de teatro, L'osteria della posta , escrita por Carlo Goldoni . Às 23h15 começou o programa de encerramento do dia, La Domenica Sportiva - a primeira edição de uma série semanal que continua até hoje. [11]

2000

A RAI era originalmente subsidiária da RAI Holding SpA A RAI Holding foi incorporada à RAI em 1 de dezembro de 2004, de acordo com o Artigo 21 da Lei 112/04.

A RAI é administrada por um Conselho de Administração de nove membros. Sete dos membros são eleitos por uma comissão do Parlamento italiano . Os outros dois (um dos quais é o Presidente) são indicados pelo maior acionista: o Ministério do Desenvolvimento Econômico. O Conselho nomeia o Diretor-Geral. O Diretor-Geral e os membros do Conselho de Administração são nomeados por um período renovável de três anos. Em 2005, o governo de Silvio Berlusconi propôs a privatização parcial da RAI com a venda de 20% da propriedade. Essa proposta era muito controversa, em parte porque Berlusconi era o chefe da principal emissora privada Mediaset . Alguns críticos afirmaram que a Mediasetpoderia se tornar o comprador e, assim, aumentar sua posição dominante. No entanto, após a revelação de que a RAI perderia € 80 milhões ($ 96 milhões, £ 54 milhões) em 2006, o plano de privatização foi suspenso em outubro de 2005. [12] [13]

2010s

Em 18 de maio de 2010, Raisat recebeu uma grande atualização e uma nova marca com um novo logotipo e um novo nome. Ele e todos os canais irmãos retiraram a parte de satélite do nome e se tornaram Rai YoYo , Rai 5 (anteriormente conhecido como Rai Extra ), Rai Premium e Rai Movie (anteriormente conhecido como Raisat Cinema ).

Em 11 de junho de 2013, a RAI foi uma das poucas emissoras europeias conhecidas a condenar e criticar o fechamento da emissora estatal grega ERT .

A RAI é 99% detida pelo Ministério da Economia e Finanças do governo italiano, portanto, afirma-se que ela transmite conteúdo que pode influenciar politicamente as pessoas. [14] [15]

Identidade corporativa

O logotipo Alberto Ribera foi introduzido em 1967, no entanto, não teve uma aplicação significativa, exceto em estúdios e câmeras portáteis. Uma segunda variação do logotipo Carboni foi introduzida em 1977, que não foi oficialmente adotada, mas apareceu em alguns gráficos, incluindo o do sinal de tempo. [16]

Canais de TV

Canais atuais

Logotipo Nome Canal Modelo Lançado Descrição
Rai 1 - Logo 2016.svg
Rai 1 1
Satélite Livre
3 de janeiro de 1954 generalista e voltado para a família
Rai 2 - Logo 2016.svg
Rai 2 2
Satélite Livre
4 de novembro de 1961 generalista, voltado para o público urbano
Rai 3 - Logo 2016.svg
Rai 3 3
Satélite Livre
15 de dezembro de 1979 programação generalista e regional
Rai 4 - Logo 2016.svg
Rai 4 21
Satélite Livre
14 de julho de 2008 Séries de TV, filmes e programas
Rai 5 - Logo 2017.svg
Rai 5 23
Satélite Livre
26 de novembro de 2010 cultura, música, documentários
Rai Gulp - Logo 2017.svg
Rai Gulp 42
Satélite Livre
1 de junho de 2007 crianças / adolescentes
Rai Movie - Logo 2017.svg
Rai Movie 24
Satélite Livre
1 de julho de 1999 filmes
Rai News 24 - Logo 2013.svg
Rai News24 48
Satélite Livre
26 de abril de 1999 todas as notícias
Rai Premium - Logo 2017.svg
Rai Premium 25
Satélite Livre
31 de julho de 2003 ficção
Rai Scuola - Logo 2017.svg
Rai Scuola 146
Satélite Livre
19 de outubro de 2009 educacional
Rai Sport - Logo 2017.svg
Rai Sport 58 Free-to-air 1 de fevereiro de 1999 Esportes
Rai Storia - Logo 2017.svg
Rai Storia 54 Free-to-air 2 de fevereiro de 2009 história
Rai Yoyo - Logo 2017.svg
Rai Yoyo 43 Free-to-air 1 de novembro de 2006 crianças
Rai 1 HD - Logo 2016.svg
Rai 1 HD 501 Free-to-air 25 de outubro de 2013 Versão HD de Rai 1
Rai 2 HD - Logo 2016.svg
Rai 2 HD 502 Free-to-air 25 de outubro de 2013 Versão HD de Rai 2
Rai 3 HD - Logo 2016.svg
Rai 3 HD 503 Free-to-air 25 de outubro de 2013 Versão HD de Rai 3
Rai 4 HD - Logo 2016.svg
Rai 4 HD 521 Free-to-air 22 de janeiro de 2016 Versão HD de Rai 4
Rai 5 HD - Logo 2017.svg
Rai 5 HD 113 Livre para ver 19 de setembro de 2016 Versão HD do Rai 5
Rai Movie HD - Logo 2017.svg
Rai Movie HD 114 Livre para ver 26 de maio de 2016 Versão HD do filme Rai
Rai Premium HD - Logo 2017.svg
Rai Premium HD 525 Free-to-air 26 de maio de 2016 Versão HD do Rai Premium
Rai Sport + HD - Logo 2017.svg
Rai Sport + HD 57 Free-to-air 14 de setembro de 2015 Versão HD do Rai Sport
Rai 4K - Logo 2017.svg
Rai 4K 210 Livre para ver 17 de junho de 2016 Canal de ultra-definição
Rai Italia - Logo 2017.svg
Rai Italia Internacional 1 de janeiro de 1992 alcançando expatriados italianos
Rai World Premium - Logo 2017.svg
Rai World Premium Internacional Cultura italiana
Rai Ladinia.svg
Rai Ladinia Regional Canal de língua ladina em Trentino-Alto Adige / Südtirol
Rai Südtirol - Logo 2019.svg
Rai Südtirol Regional Canal de língua alemã em Trentino-Alto Adige / Südtirol
Rai 3 Bis FJK 2016.png
Rai 3 BIS FJK 103 Regional 1995 Canal de língua eslovena em Friuli-Venezia Giulia / Furlanija Julijska Krajina

Devido aos direitos de transmissão dos canais de satélite abertos Rai 1, Rai 2, Rai 3 e Rai Sport em alguns programas, as transmissões fora da Itália são criptografadas. Em particular, participa de programas protegidos por direitos autorais (principalmente produções estrangeiras) e competições esportivas internacionais. No passado, era criptografado como Discreto em transmissões de televisão analógica por satélite devido aos direitos de transmissão fora da Itália. Os canais da Rai não serão transmitidos devido aos direitos de transmissão em plataformas digitais fora da Itália.

Canais descontinuadas

  • Rai Azzurri : UEFA Euro 2004 (2004, transmitido usando frequências Rai Utile )
  • Rai Doc : culturas, estilos (1 de abril de 2004 - 1 de junho de 2007)
  • Rai Extra : generalista (31 de julho de 2003 - 26 de novembro de 2010)
  • Rai Festival (transmitido usando frequências Rai Utile )
  • Rai Futura : tecnologias, jogos, etc. (30 de maio de 2005 - 1 de fevereiro de 2007, transmitido nas mesmas frequências do Rai Doc em horários fixos)
  • Rai HD (22 de abril de 2008 - 18 de setembro de 2016)
  • Rai Med (26 de abril de 2001 - abril de 2014)
  • Rai Olimpia : Jogos Olímpicos de Verão de 2004 (2004, transmitido usando frequências Rai Utile)
  • Rai Sport 2 (18 de maio de 2010 - 5 de fevereiro de 2017)
  • Rai Sport 2 HD (1 de agosto - 19 de setembro de 2016, versão HD lançada para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016)
  • Rai UniNettuno Sat Uno (1998 - abril de 2014)
  • Rai UniNettuno sábado devido (2003 - 1 de fevereiro de 2009)
  • Rai Utile (4 de janeiro de 2004 - 1 de janeiro de 2008)
  • Rai Widescreen: Copa do Mundo FIFA de 1998 (1998-1999)
  • Rai On Cultura (IPTV)
  • Rai On Fiction (IPTV)
  • Rai On Fiction Live (IPTV)
  • Rai On News (IPTV)
  • Rai On Ragazzi (IPTV)
  • Rai On Spettacolo (IPTV)
  • Rai On Sport (IPTV)
  • RaiSat 1 (1997-1999)
  • RaiSat 2 (1997-1999)
  • RaiSat 3 / Educacional (1997-2000)
  • Álbum RaiSat (1 de junho de 1999 - 30 de julho de 2003)
  • RaiSat Art (1999 - 30 de julho de 2003)
  • Ficção RaiSat (2000 - 30 de julho de 2003)
  • Canal RaiSat Gambero Rosso (1999 - 31 de julho de 2009)
  • RaiSat Ragazzi (1 de julho de 1999 - 31 de outubro de 2006)
  • RaiSat Show (1 de junho de 1999 - 31 de julho de 2003)
  • RaiSat Smash Girls (1 de novembro de 2006 - 1 de agosto de 2009)

Canais de rádio

Em FM, AM, Satélite, DAB / DAB +, DTT, Filodiffusion, Web:

Apenas no satélite, DAB / DAB +, DTT, Filodiffusion e Web:

  • Rai Radio Tutta Italiana : apenas música italiana
  • Rai Radio Techete ': apresentando itens dos arquivos da rádio
  • Rai Radio Live: música ao vivo
  • Rai Radio Kids: estação de rádio para crianças de 2 a 10 anos
  • Rai Radio 1 Sport: esportes
  • Rai Radio 2 Indie: música independente

Canais descontinuadas

  • RadioStereoDue (1982-1991)
  • RadioVerdeRai (1991-1994)
  • Rai Italia Radio (1 de julho de 1930 - 31 de dezembro de 2011)
  • Rai Radio 8 Opera (6 de agosto de 2015 - 11 de junho de 2017)

Serviços on demand

Rai Libri

Rai Libri
Anteriormente
  • Rai Eri (1996-2018)
  • Nuova Eri (1987-1995)
  • Edizioni Radio Italiana (ERI) (1949–1987)
IndústriaPublicação
Gênero
  • Revistas
  • Programações de transmissão
  • Relatórios da mídia
AntecessorURI / RAI
Fundado1949 ; 72 anos atrás em Torino, Itália . ( 1949 )
Quartel general
Turin
,
Itália
PaiRAI

Rai Libri é o braço editorial de impressão da Rai, com sede em Torino . Eles publicam principalmente revistas e periódicos de notícias, entretenimento, a indústria de transmissão e, desde o início, programações de transmissão. Eles também publicaram desde 1969 o Dicionário de Ortografia e Pronúncia  [ Wikidata ] , o maior dicionário italiano de seu tipo.

A publicação de história

A história da RAI impressa com a revista semanal Radio Orario da Unione Radiofonica Italiana (URI), que estreou em janeiro de 1925 e se tornou a Radiocorriere em 1930. A Edizioni Radio Italiana (ERI) foi fundada em 1949 em Torino, formada inteiramente na capital da RAI para construir Sucesso da Radiocorriere . Em 1954, a propriedade primária foi dividida entre a RAI e o Istituto per la Ricostruzione Industriale  (IRI). [17] Naquele mesmo ano, a Radiocorriere se tornou a Radiocorriere TV , que continuaria a ser publicada até que a RAI se desfizesse em 1995. [18]

Durante os anos 50 e 60, o ERI publicou Classe Unica , L'Approdo letterario  [ it ] e L'Approdo Musicale  [ it ] , e em 1969 a primeira edição do DOP . A década de 80 viu a estreia dos mensais Moda (1983) e King (1987), [19] junto com o registro de um novo nome de empresa em 1987: Nuova Eri Edizioni Rai-Radiotelevisione Italiana SpA, ou "Nuova ERI". [17]

Desde os anos 90, a RAI / ERI tem se concentrado cada vez mais na publicação de livros escritos por suas próprias estrelas de transmissão, tanto em notícias quanto em entretenimento. Em 1995, a Nuova ERI foi fechada e reaberta em 1996 como "Rai Eri". [20] Em 15 de outubro de 2018, eles renomearam para "Rai Libri".

Rai Libri também edita publicações técnicas: Elettronica e telecomunicazioni desde 1946, [21] Nuova rivista musicale italiana desde 1967, [22] e Nuova civiltà delle macchine desde 1957. [23] Produz seus próprios relatórios sobre comunicações e mídia, com o segundo edição do livro e documentário RicordeRai lançada em 2004 em colaboração com Rai Teche .

Radiocorriere TV

A RAI (originalmente URI) imprimiu suas programações de transmissão quase sem interrupção, começando em 1925 como Radio Orario , então a partir de 1930 como Radiocorriere , [24] [25] então continuamente a partir de 1954 como Radiocorriere TV , até que a RAI se desfez em 1995.

A revista foi reiniciada pela editora Rcc edizioni  [ it ] com uma edição impressa de 1999 a 2008, fechando devido às vendas fracas. Ela foi reaberta em 2012 como uma publicação apenas online, com um punhado de tiragens independentes para ocasiões especiais nos anos seguintes, incluindo 2005 (seu 80º aniversário), [26] 2010 (transição para DTTV ), [27] e 2011 ( 150º aniversário da Unificação da Itália ). [28] O site "Rai Ufficio Stampa [assessoria de imprensa]", entretanto, publicou calendários de programação e sinopses de televisão online desde 2011 sob o nome da revista. Em 3 de janeiro de 2014, Rai Teche publicou online os arquivos completos de 1925-1995 da URI / RAIRádio Orario / Radiocorriere / TV . [29]

Sede e escritórios

Assento Centros de produção de televisão Auditórios / teatros Estúdios
Roma Centro radiotelevisivo "Biagio Agnes", Saxa Rubra 16
Roma CPTV Via Teulada, 66 9
Roma CPTV Studi "Fabrizio Frizzi", Via Ettore Romagnoli, 30 6
Roma Teatro delle Vittorie 1 teatro
Roma Auditório do Foro Itálico 1 auditório
Milão CP Corso Sempione, 27 3 auditórios 5
Milão CPTV Via Mecenate, 76 4
Nápoles CP Viale Marconi, 9 1 auditório 7
Turin CP Via Verdi, 16 1 auditório 6

Escritórios locais

Escritórios estrangeiros

Existem escritórios da RAI em países estrangeiros, que produzem reportagens que são transmitidas ao vivo na Itália. Esses escritórios estão em: Bruxelas , Paris , Berlim , Londres , Nova York , Pequim , Cairo , Jerusalém , Nairobi , Moscou , Rio de Janeiro .

Finanças

Nível de endividamento

Em março de 2015, a RAI tinha uma dívida de € 442 milhões e o Tribunal de Contas da Itália estava preocupado com o tamanho da dívida da RAI pelo impacto que isso poderia ter sobre os italianos, uma vez que a empresa é propriedade do Estado. [30]

Taxa anual obrigatória em todas as televisões na Itália

Os italianos devem comprar uma licença anual de televisão por cerca de € 90 todos os anos para possuir legalmente uma TV ou HDTV. É conhecido como Canone Rai , "Rai Tax" porque é usado para financiar parcialmente o RAI. Desde 2016, é financiado por meio da conta de luz. [31]

Veja também

Referências

  1. ^ a b c [1] (em inglês) Obtido em 23-04-2021
  2. ^ [2] (em inglês) Obtido em 13-01-2016
  3. ^ "Rai.it - ​​Il gruppo Rai" . www.rai.it . Retirado em 25 de dezembro de 2017 .
  4. ^ Originalmente, uma distinção era feita em italiano entre telegrafia sem fio ( radiofonia ) e telefonia sem fio ( radioaudizione circolare ). O último termo caiu em desuso. La radio in Italia cronologia Arquivado em 18 de outubro de 2017 na Wayback Machine (em italiano) Página visitada em 28/11/2007
  5. ^ Pusterla, Sabrina (27 de novembro de 2018). "O sistema de televisão italiano explicado" . Revista Itálica . Retirado em 3 de julho de 2019 .
  6. ^ "RAI - Un 2019 ricco di ascolti tra film, fiction, sport and programmi TV" . Cinemaitaliano.info . Página visitada em 6 de janeiro de 2020 .
  7. ^ "Basta con il governo padrone, così cambierà la Tv pubblica" Arquivado 2007-12-27 em archive.today (em italiano) Página visitada em 2007-10-10
  8. ^ "DDL Riforma Rai" Arquivado em 2007-12-13 em archive.today (em italiano) Ministério das Comunicações italiano, recuperado em 2007-10-10
  9. ^ As origens da transmissão de rádio na Itália Arquivado em 7 de agosto de 2016 na Wayback Machine Comitato Guglielmo Marconi International (recuperado em 27 de novembro de 2011)
  10. ^ Gazzetta Ufficiale No. 11 de 15 de janeiro de 1925 pp. 164-167
  11. ^ recuperado em 21/06/2009 Arquivado em 7 de outubro de 2011 na Wayback Machine (em italiano)
  12. ^ " " A privatização da RAI está de facto suspensa ", disse o seu novo director geral, Alfredo Meocci, a uma comissão parlamentar de vigilância" . Arquivado do original em 14 de maio de 2006 . Página visitada em 28 de março de 2006 .
  13. ^ "Berlusconi suspende plano de venda da emissora estatal" . Financial Times . Retirado em 5 de julho de 2015 .
  14. ^ "Il pubblico in fuga da una Rai faziosa" . 17 de maio de 2011 . Retirado em 5 de julho de 2015 .
  15. ^ " " Rai faziosa "Brunetta lancia l'osservatorio online" . Arquivado do original em 24 de setembro de 2015 . Retirado em 5 de julho de 2015 .
  16. ^ Storia ed evoluzione del logo RAI - Radiotelevisione italiana (recuperado em 14 de março de 2020)
  17. ^ a b Annuario RAI 1988 1989 , Torino, Nuova ERI, 1989
  18. ^ "Rai Eri, la Rai da Leggere" . Arquivado do original em 9 de abril de 2016 . Recuperado em 17 de fevereiro de 2016 - via www.eri.rai.it.
  19. ^ Websushi.it, ed. (30 de julho de 2009). "Moda e King, l'ironia patinata" . Arquivado do original em 30 de julho de 2016 . Página visitada em 17 de fevereiro de 2016 - via Retrovisore– un sito di Luca Pollini.
  20. ^ "ERI". Enciclopedia Treccani . Página visitada em 23 de outubro de 2018 .
  21. ^ Rivista tecnica dal 1946, cfr. il sito .
  22. ^ Nata nel 1967 é oggi dirigido por Giovanni Carli Ballola , Paolo Donati , Giorgio Pestelli , Giancarlo Rostirolla e Roman Vlad
  23. ^ Su progetto di Leonardo Sinisgalli che ne diresse la primeira serie (1957-1979) é oggi dirigido pelo comitato científico de Dario Antiseri , Edoardo Boncinelli , Umberto Bottazzini , Vittorio Marchis e Silvano Tagliagambe em colaboração com o Centro E DIEA (Documentazione su Ingegneria Ambientale) della Facoltà di Ingegneria dell ' Università di Bologna .
  24. ^ Radio Orario - História (1925)
  25. ^ Imagens de Radiocorriere da década de 1930: "Copertina del Radiocorriere del 24 ottobre 1937" (JPEG) . Página visitada em 23 de outubro de 2018 . , "Copertina del Radiocorriere del 31 dicembre 1939" (JPEG) . Página visitada em 23 de outubro de 2018 . , Altre prime pagine dal 1936 al 1977 .
  26. ^ http://www.ipzs.it/news/comunicato_radioccorriere.pdf
  27. ^ Radiocorriere TV 2010 TVRD edition [ link morto ]
  28. ^ AGI.it - ​​'NATA PER UNIRE', CD CANZONI 150 ° UNITA 'ITALIA Arquivado em 21/02/2011 na máquina Wayback
  29. ^ "Settant'anni di storia della radio and della tv italiane nelle pagine del Radiocorriere" . Spettacoli - La Repubblica (em italiano). 8 de janeiro de 2014 . Página visitada em 24 de fevereiro de 2018 .
  30. ^ "Corte dei Conti, alert sul debito della Rai" . Repubblica.it . 13 de março de 2015 . Retirado em 5 de julho de 2015 .
  31. ^ "RAI - Radiotelevisione italiana - Abbonamenti" .

Ligações externas

Mídia relacionada à RAI (emissora) no Wikimedia Commons

Coordenadas : 41 ° 55′4 ″ N 12 ° 27′59 ″ E / 41.91778°N 12.46639°E / 41.91778; 12.46639